Como utilizar o metro de Paris
O meio de transporte mais utilizado em Paris é o metro. Saber utilizá-lo é essencial para tirar o máximo partido da sua estadia e visitar todas as atracções que a cidade tem para oferecer.
Embora não haja nada como andar a pé para conhecer uma cidade, a dimensão de Paris torna por vezes necessário utilizar algum tipo de transporte público para ver tudo o que há para ver em Paris. A cidade francesa dispõe de uma boa rede de autocarros urbanos, mas o metro é, sem dúvida, a melhor forma de se deslocar na cidade.
O metro de Paris está em funcionamento há mais de 100 anos e a cidade tem vindo a modernizá-lo e a ampliá-lo para o tornar num dos maiores sistemas de transporte subterrâneo da Europa. A prova da sua utilidade é o facto de a distância entre as estações (mais de 200) não ultrapassar geralmente os 500 metros.
Como funciona o metro de Paris
A primeira coisa que deve saber é que pode comprar bilhetes para o metro de Paris:
- Nasmáquinas de autosserviço nas estações: esta é a melhor opção e as instruções estão disponíveis em várias línguas, incluindo o inglês.
- Nas bilheteiras: normalmente não estão abertas.
Depois de ter comprado o seu bilhete, tem de o inserir nos torniquetes da estação para poder passar. Nunca se esqueça de pegar no seu passe ou bilhete depois de passar a barreira dos torniquetes, pois vai precisar dele para sair da estação no seu destino. Ao contrário do que acontece noutras cidades, terá de premir um botão para entrar na carruagem, uma vez que as portas não se abrem automaticamente.
Diferenças entre o metro e o RER
O RER é uma espécie de comboio suburbano que o leva a locais próximos de Paris, mas fora da cidade. Existem cinco linhas de RER, embora o mais provável seja utilizar apenas três delas durante a sua visita:
- Linha A: liga Paris à Disneyland Paris e é uma das formas mais populares de chegar ao parque se não tiver reservado uma excursão a partir da capital.
- Linha B: leva aos aeroportos de Orly e Charles de Gaulle.
- Linha C: liga a capital francesa ao Palácio de Versalhes.
Outro aspeto importante é o facto de poder utilizar o mesmo bilhete para os dois tipos de transporte (RER e metro), caso necessite de fazer uma transferência entre eles.
Zonas de metro de Paris
Quando se olha pela primeira vez para um mapa do metro de Paris, nota-se a divisão da cidade em zonas. Estas são uma espécie de anéis imaginários que dividem a cidade e são importantes quando se trata de utilizar o metro, uma vez que afectam o custo do transporte.
No entanto, não se deve preocupar muito, uma vez que a grande maioria dos hotéis e atracções turísticas estão concentrados nas zonas 1-3. Normalmente, só sairá destas zonas se for para a Disneyland Paris, Versalhes ou para os aeroportos Charles de Gaulle ou Orly.
Tarifas do Metro de Paris
A maioria das pessoas que visitam Paris por alguns dias optam por comprar um bilhete de Metro chamado T+. Esta é a opção mais barata e mais fácil de utilizar, mas vale a pena fazer as contas para ver se é melhor comprar um passe.
O bilhete de metro T+ é válido para uma única viagem e também pode ser utilizado no RER, nos eléctricos parisienses e nos autocarros públicos. Cada bilhete custa pouco menos de 2 euros, mas se comprar 10 bilhetes deste tipo terá um desconto de cerca de 40 cêntimos por viagem.
Com um bilhete Metro T+, pode viajar nas zonas 1 e 2, tanto no Metro como no RER. Isto cobre grande parte das principais atracções da cidade, como os museus mais importantes de Paris.
Passes de Metro de Paris
Se a sua estadia em Paris for longa(4 dias ou mais em Paris) e se tencionar utilizar o metro com muita frequência, será normalmente preferível adquirir um dos passes existentes. Note-se que este transporte já não está incluído no cartão turístico Paris Pass, embora continue a ser interessante para visitas.
Estes passes permitem-lhe utilizar todos os tipos de transporte nas diferentes zonas da capital. Se estiver interessado, pode escolher entre os seguintes:
- Paris Visite: até há pouco tempo, este passe estava incluído no Paris Pass, mas agora é necessário comprá-lo separadamente. A sua posse permite viagens ilimitadas durante um período que varia entre 2 e 6 dias, consoante a modalidade paga. Inclui também descontos em algumas atracções.
- Navigo Pass: Em princípio, este passe permite o mesmo tipo de deslocação que o Paris Visite, mas só funciona para semanas completas, ou seja, de segunda a domingo. Para o adquirir, é necessária uma fotografia tipo passe.
Horários e frequências do metro de Paris
O primeiro comboio de cada linha do metro de Paris parte às 05:30 da manhã, enquanto o último comboio parte às 13:15 de domingo a quinta-feira e às 14:15 às sextas e sábados.
Para saber se o comboio é o último do dia, basta olhar para as luzes na parte da frente do comboio: se estiverem a piscar, é o último comboio do dia. Se tiver azar e o perder, só lhe resta utilizar um dos autocarros noturnos para se deslocar em Paris, o chamado Noctilien, ou chamar um táxi.
A frequência varia consoante a hora do dia, mas, em geral, não terá de esperar mais de 4 minutos durante a maior parte do dia.
Linhas mais importantes do metro de Paris
O metro de Paris tem 16 linhas que completam uma rede de transportes de cerca de 200 quilómetros. Existem mais de 300 estações na cidade, para que nenhum parisiense ou visitante tenha de andar muito para encontrar uma.
Cada uma das linhas está numerada e tem uma cor atribuída, para que possam ser facilmente distinguidas num mapa. É provável que, se estiver a visitar a cidade para ver os seus melhores museus, monumentos ou jardins, apenas utilize algumas das linhas. A este respeito, há três que se destacam das restantes:
- Linha 12: vai permitir-lhe ver o interessante bairro de Montmartre e oferece várias possibilidades para chegar à basílica do Sacré-Coeur. Da mesma forma, a sua estação Concorde é ideal para chegar ao Jardim das Tulherias, mesmo ao lado do Museu do Louvre. As suas paragens seguintes são também perfeitas para visitar o Museu d'Orsay.
- Linha 6: A estação Charles de Gaulle Etoile da linha 6 levá-lo-á muito perto dos Campos Elísios e do Arco do Triunfo. Por outro lado, se sair na paragem do Trocadero, situada na praça com o mesmo nome, terá uma excelente vista da Torre Eiffel. A linha 6 também lhe permitirá chegar à Torre Montparnasse e às Catacumbas de Paris.
- Linha 1: o trajeto desta linha liga, entre outros locais, os Campos Elísios ao Arco do Triunfo. Por outro lado, se sair nas estações Concorde ou Tuileries, pode facilmente visitar o Louvre. A viagem pode ser prolongada até à Ile de la Cite, onde se pode ver a magnífica Catedral de Notre Dame ou a Conciergerie.
Tome nota destas estações para facilitar a chegada aos seus destinos
Ao viajar no Metro de Paris, não é apenas importante conhecer o percurso de cada linha. Saber os nomes das estações que mais lhe interessam é essencial para não acabar por sair no sítio errado. Aqui estão alguns dos que pode precisar:
- Champ de Mars: Champs de Mars e Torre Eiffel
- Ópera: Ópera Garnier
- Trocadero: Praça do Trocadero e Torre Eiffel
- Abbesses: Montmartre
- Louvre Rivoli: Museu do Louvre
- Cité: Catedral de Notre Dame
- Saint Germain de Prés: Bairro de Saint Germain
Estações de metro de Paris que merecem uma visita
O metro de Paris não é apenas um excelente meio de transporte, mas muitas das suas estações são, por si só, atracções turísticas. Algumas das estações mais antigas têm entradas Art Nouveau, enquanto outras mais modernas tentaram dar um toque original ao seu design:
- Estação Arts et Métiers: (linhas 3 e 11) está decorada num estilo que lembra os romances de Júlio Verne.
- Estação Cluny - La Sorbonne: tem fabulosos mosaicos a decorar os seus tectos.
- Gare Cité: tem belos candeeiros de estilo retro.
- Louvre-Rivoli: está decorada com cópias de algumas das obras mais importantes expostas no Louvre.
- Abbesses: tem um maravilhoso fresco que representa um período da história francesa.
Conselhos gerais para utilizar o metro em Paris
Uma boa ferramenta para se deslocar sem problemas no metro de Paris é descarregar a aplicação Next Stop, a aplicação oficial da empresa RATP, responsável pela gestão dos transportes da cidade.
A aplicação está disponível em 10 línguas (incluindo o inglês), inclui pequenos guias áudio de algumas das atracções turísticas mais importantes de Paris e pode ser utilizada offline. No entanto, muitas das estações de metro de Paris dispõem de uma ligação WiFi gratuita que não requer registo prévio.
Se está preocupado com a segurança, saiba que toda a rede é permanentemente vigiada por guardas, inspectores e câmaras de segurança. No entanto, deve estar sempre atento aos seus pertences nas secções mais movimentadas, pois pode haver carteiristas na zona a tentar tirar partido das multidões.