Onde ver as luzes de Natal em Paris

Já imaginou poder visitar a cidade das luzes em pleno funcionamento? Se vai a Paris no Natal, leia as minhas dicas para descobrir os melhores sítios para ver as luzes que iluminam a capital francesa.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Onde ver as luzes de Natal em Paris

Vista do Arco do Triunfo na época do Natal | ©Craig Philbrick

Está a planear uma viagem a Paris para o Natal? Uma das melhores formas de celebrar o Natal em Paris é ver as luzes que enchem os locais mais emblemáticos da cidade. Desde as grandes avenidas, como os Campos Elísios, até aos bairros mais calmos da periferia.

As luzes costumam ser acesas entre o final de novembro e o início de janeiro, pelo que tem tempo de sobra para ir a Paris e viver um Natal especial, visitando as atracções turísticas que ficam ainda mais impressionantes nesta época do ano. Porque quando a noite cai em Paris, o Natal aparece sob a forma de milhares e milhares de lâmpadas que o acompanharão na sua viagem.

O espetáculo de luzes da Torre Eiffel

Paris à noite| ©Luciano Teixeira
Paris à noite| ©Luciano Teixeira

Todas as noites a Torre Eiffel se ilumina, mas de novembro a janeiro as luzes de cerca de 20.000 lâmpadas tornam-se ainda mais especiais, pois a torre mais famosa do mundo não é a única a brilhar, mas todo o caminho que a ela conduz está repleto de luzes que criam uma atmosfera festiva.

Milhares de luzes ladeiam o caminho para os visitantes que chegam à esplanada da Torre. Quando reservar o seu bilhete para a Torre Eiffel, para além do espetáculo de luzes e cores, será recebido por um pequeno restaurante numa cúpula transparente que é colocada no primeiro andar todos os Natais. Precisa de uma paragem antes de continuar a admirar o Natal parisiense? Aqui pode tomar uma bebida quente (e doce!).

Patinagem no gelo sob as luzes da Torre Eiffel

Se, em vez de relaxar, quiser um pouco mais de movimento, porque não patinar no gelo? Pois é, durante a época natalícia, é instalada uma pista de gelo à volta da Torre Eiffel onde se pode patinar rodeado por um espetáculo de luzes que torna este plano ainda mais brilhante.

Além disso, se viajar para Paris com crianças, esta visita tem uma surpresa que elas vão adorar... Disseram-me que o Pai Natal passeia pela Torre Eiffel durante as semanas mais especiais do ano. Não o vai ver? Lembre-se que, embora não precise de um bilhete para passear pela zona, precisa de o fazer se quiser subir à Torre Eiffel.

Reserve os seus bilhetes para a Torre Eiffel

Um caminho iluminado na Avenue des Champs Elysées

Iluminação dos Campos Elísios| ©Levon Avdoyan
Iluminação dos Campos Elísios| ©Levon Avdoyan

Para além do facto de os Campos El ísios serem sempre um dos mercados de Natal imperdíveis de Paris, à noite centenas de luzes e animações enchem de magia a avenida mais movimentada de Paris. Sem dúvida, é muito emocionante caminhar mais de 2 quilómetros entre árvores carregadas de grinaldas luminosas.

Embora o passeio seja um pouco longo, recomendo que vá com calma e pare nas bancas do mercado enquanto vê como o Arco do Triunfo se torna cada vez maior à medida que caminha em direção a ele.

Se não gosta de multidões, será difícil evitá-las, porque ir ver as luzes dos Campos Elísios é um dos principais planos de Natal em Paris, especialmente no dia da ligação. No entanto, recordo que as luzes estão acesas desde o final de novembro até ao início de janeiro, pelo que pode ir nessa altura, admirá-las com mais calma e, porque não, prolongar um pouco mais o espírito natalício.

Luzes e árvores de Natal na Praça Vendome

O Natal na Praça Vendôme| ©lights.of.world
O Natal na Praça Vendôme| ©lights.of.world

De novembro a janeiro, a Praça Vendôme também se enche de luzes douradas para celebrar o Natal. Por isso, é imperdível se quiser viver o Natal em Paris.

Para além das grinaldas de luzes que adornam as fachadas, a iluminação da Place Vendome destaca-se pelas suas decorações, especialmente os abetos gigantes que são verdes durante o dia, mas que à noite parecem nevados devido à quantidade de luzes brancas e azuis que os cobrem.

O meu conselho é que vá ver estas luzes ao fim do dia, quando só lhe apetecer descansar um pouco. No entanto, o requinte, o brilho e o glamour desta praça não tardam a passar, porque o brilho e o glamour desta praça acordam qualquer pessoa. Pode também reservar uma visita privada a Paris que o levará a este e a outros locais onde as luzes falam por si.

Reservar uma visita privada a Paris

Descubra todas as montras iluminadas da Avenue Montaigne

Luzes de Natal na Avenue Montaigne| ©Ron Gunzburger
Luzes de Natal na Avenue Montaigne| ©Ron Gunzburger

Uma das avenidas mais luxuosas de Paris tem vindo a acrescentar luzes de Natal desde o final de novembro. Para além da iluminação geral de todas as ruas parisienses, nesta zona são as luzes das mon tras que deixam todos os que passam de boca aberta.

Mesmo que não vá comprar nada nas boutiques (como a Chanel ou a Louis Vuitton), o meu conselho é que dê um passeio enquanto admira cada montra, vale a pena! Não pensem que basta olhar para uma das montras, porque cada marca de moda desenha cada loja com cuidado e de acordo com a sua própria personalidade.

Uma das grandes vantagens das luzes da Avenue Montaigne é que não é preciso esperar pela noite para as ver, porque durante o dia também deslumbram e dão vida aos dias frios do inverno parisiense. Além disso, também pode vê-las apanhando o autocarro turístico de Paris, se não quiser andar tanto.

Reservar um bilhete para o autocarro turístico de Paris

Ver Paris iluminada a partir da roda gigante na Place de la Concorde

Natal na Praça da Concórdia| ©Cécile Leducq
Natal na Praça da Concórdia| ©Cécile Leducq

Se passear entre as luzes penduradas na Avenue des Champs Elysées, poderá chegar à Place de la Concorde, onde a iluminação é igualmente espetacular, criando uma atmosfera natalícia que encantará até os mais cépticos. Mas se há uma coisa que se tornou obrigatória quando o Natal chega a Paris, é a roda gigante que está colocada na Place.

Para além das luzes, o melhor desta roda gigante são as vistas que oferece, que não têm nada a invejar aos melhores miradouros de Paris. Já imaginou poder ver o centro de Paris iluminado no Natal? Suba até lá e vai ficar de boca aberta, porque prometo-lhe que a vista é incrível.

  • Preço: cerca de 12 euros, embora haja descontos para crianças.
  • Dica: quando descerem, os adultos podem aproveitar para beber um reconfortante vinho quente numa das bancas à volta enquanto continuam a contemplar as luzes. É delicioso!

A iluminação da árvore de Natal de Notre Dame

O Natal em Notre Dame| ©Albyn Davis
O Natal em Notre Dame| ©Albyn Davis

Embora a Catedral de Notre Dame não esteja especialmente iluminada durante a época natalícia, a grande árvore em frente à catedral é suficiente para iluminar toda a praça. Nunca a viu antes? Bem, agora tem mais uma coisa a acrescentar à sua lista.

Para além das luzes, a árvore é decorada com muito cuidado, tornando-a ainda mais imponente e bonita. A combinação do verde natural da árvore com o azul das luzes é o complemento perfeito para Notre Dame.

  • Dica: reserve pelo menos meia hora para se sentar num banco próximo e admirar a árvore e a luz que ela emite contra o céu estrelado de Paris.

As luzes mais tradicionais de Saint-Germain-des-Prés

Mercado de rua de Saint Germain des Prés| ©ParisDiscoveryGuide
Mercado de rua de Saint Germain des Prés| ©ParisDiscoveryGuide

Conhece este bairro do 6º distrito de Paris? Alguns dos maiores intelectuais e artistas da história reuniram-se nas suas brasseries e cafés, mas na altura do Natal todas as suas ruas se enchem de luzes. Em particular, recomendo que vá ao Boulevard Saint Germain e à Place Saint Germain des Prés, onde se concentram todas as decorações luminosas.

Embora muitas pessoas vão a Saint-Germain-des-Prés apenas para ver o seu mercado de Natal ou tomar uma bebida nos seus cafés tradicionais, há muitas pessoas que ficam surpreendidas quando vêem um espetáculo de luzes.

Saint-Germain-des-Prés não tem as luzes mais potentes de Paris, mas posso garantir-lhe que tem algo de especial. Além disso, por ser uma zona menos turística, é possível desfrutar do Natal de uma forma mais descontraída. Recomendo que descubram as suas luzes enquanto conhecem todas as suas ruas numa visita guiada a Saint-Germain-des-Prés para aproveitar ao máximo a sua presença e conhecê-la em profundidade.

Reservar uma visita guiada a Saint-Germain-des-Prés

A chegada do Natal nas Galerias Lafayette e no Boulevard Haussman

Natal nas Galerias Lafayette| ©Coral Pin
Natal nas Galerias Lafayette| ©Coral Pin

Quer viver a experiência de entrar numa história de Natal? Tome nota desta recomendação: o Boulevard Haussman. É nesta zona que se encontram os grandes armazéns mais famosos de Paris, por isso, para além das luzes, espere montras cheias de decorações e até autómatos a dar as boas-vindas ao Natal.

Posso garantir que todas as grandes lojas vão chamar a atenção com as suas luzes, cores e montras de Natal, mas se há um sítio para onde vai querer ir, é para as Galeries Lafayette e a sua fachada iluminada. Já deve ter ouvido falar dela porque, durante o ano, a arquitetura do edifício já é suficientemente impressionante, mas durante o Natal é ainda mais.

Se não acredita em mim, veja este vídeo e espere até ver a árvore de 25 metros que preside ao átrio das Galerias durante a época festiva. Mas para além da árvore, verá como as montras de todas as lojas das Galerias seguem um estilo e um design comuns para manter a harmonia e levar a magia do Natal a todos os cantos.

Uma aldeia de luzes em Bercy Village

Aldeia de Bercy| ©Sarah Graham
Aldeia de Bercy| ©Sarah Graham

Quando se chega a Bercy Village, a imaginação corre solta. As decorações assumem mil e uma formas (animais, esferas, árvores, etc.) e todas elas são iluminadas. O resultado? Uma paisagem de luzes que transformam este centro comercial ao ar livre numa espécie de aldeia de Natal criada por alguns dos melhores designers franceses.

Bercy Village é um local histórico, por isso, para além de ver as luzes, pode sentar-se num dos seus terraços e observar a sua construção em pedra branca, madeira, aço e vidro enquanto bebe um bom copo de vinho, pois esta pequena aldeia está cheia de adegas.

Estando no 22º arrondissement e não sendo tão popular como outros bairros, Bercy é um bom sítio para apreciar as luzes de Paris sem tanta gente, mas com a mesma excitação e espírito natalício.

Noites de Natal no Louvre e no Jardim das Tulherias

Natal no Jardim das Tulherias| ©Tatsuo Kudo
Natal no Jardim das Tulherias| ©Tatsuo Kudo

Vai ao Louvre na sua viagem a Paris? Recomendo que vá à última hora ou mesmo que aproveite o dia em que abrem à noite, para que, ao sair, se encontre no grande Jardim das Tulherias vestido para o Natal e com luzes que iluminam todo o local.

No centro de Paris, estende-se o magnífico jardim do Louvre que, na época do Natal, para além de acolher um belo mercado, está também repleto de grandes estruturas luminosas.

E enquanto passeia entre as decorações luminosas e descobre as inúmeras formas que assumem, pode fazer compras de Natal nas bancas do mercado. Já tomou nota de todas as paragens para ver as luzes de Natal em Paris? Prometo que o vão deslumbrar no bom sentido e que vai viver um Natal mágico.

Comprar bilhetes para o Louvre