Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Museu Pompidou de Paris
Se o Louvre e o Museu d'Orsay se concentram na arte clássica, o Centro Pompidou está orientado para a arte moderna e contemporânea.
O museu alberga peças de Joan Miro, Brancusi, Matisse, Francis Bacon e outros pintores e escultores de renome. Caso esteja à procura doque ver e fazer em Paris, deve incluí-lo no seu roteiro. O Centro Pompidou é uma construção impressionante que dá um toque futurista ao centro da capital.
Que tipos de bilhetes estão disponíveis e existem bilhetes sem filas?
É possível entrar no Museu Pompidou de várias maneiras. Encontrará as opções abaixo:
- Entrada no museu + exposições: custa normalmente 14 ¤.
- Entrada nomuseu + exposições nas galerias 3 e 4: mais uma vez, terá de pagar cerca de 14 euros.
- Espectáculos e concertos: trata-se de eventos especiais e o bilhete custa um pouco mais. Normalmente, o preço ronda os 18 euros e existem tarifas especiais para menores de 26 anos.
- Cinema: para ver filmes e documentários, terá de pagar cerca de 5 euros.
Nestes casos, gastará menos, mas não terá à sua disposição um guia especializado. E se reservar uma visita organizada, não terá de fazer fila. Outro ponto positivo é o número de participantes. Muitas vezes, não há mais de 5 pessoas.
Os bilhetes para o Museu Pompidou estão incluídos num passe turístico?
Sim, estão! Se quiser visitá-lo "de graça", terá de reservar o Paris Museum Pass (escolhendo entre 2, 4 e 6 dias) ou o Paris Passlib, o cartão turístico oficial.
Para mais informações, recomendo a leitura do post que explica como funciona, quando se paga e o que inclui o cartão Paris Passlib.
Existem bilhetes especiais para crianças?
Boas notícias! A entrada é gratuita para os visitantes com menos de 18 anos. Só tem de pagar se quiser participar numa oficina ou numa visita especial. Note-se que o museu tem muitas actividades para todas as idades, desde bebés a jovens de 16 anos.
A capital francesa é um destino perfeito para viajar com os mais pequenos da família. Os museus mais famosos têm visitas guiadas pensadas para as crianças e os principais parques têm parques infantis fantásticos. Para mais ideias, recomendo a leitura do nosso post sobre o que ver e fazer em Paris com crianças.
Porque é que vale a pena comprar bilhetes online em vez de os comprar na bilheteira?
O Pompidou é o segundo museu mais visitado da cidade, a seguir ao Louvre. As filas em frente à bilheteira são longas e frequentes, pelo que recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência. Desta forma, não terá de esperar na rua, ao calor ou ao frio.
Se ainda assim preferir comprar os seus bilhetes no local, deve dirigir-se à bilheteira do Centre Pompidou, no interior do museu. Atenção que a última entrada é uma hora antes da hora de fecho.
Coisas a não perder no Centro Pompidou
A instituição cultural na Place Georges Pompidou certamente não passa despercebida. Este edifício único, com tubos expostos, alberga uma coleção inigualável de arte moderna e contemporânea. Em baixo, encontrará a minha seleção pessoal das melhores obras:
- A**"Fonte" de Marcel Duchamp**, o urinol que mudou a nossa maneira de pensar. É um ícone do ready-made: um objeto de uso comum subtraído do seu propósito original e elevado a uma obra de arte.
- "The Frame" de Frida Kahlo, um autorretrato da famosa pintora. Para além do seu rosto icónico, apresenta dois elementos típicos da arte mexicana: flores e pássaros coloridos.
- "Made in Japan - La grande odalisque" de Martial Raysse, a versão pop do quadro "A grande odalisca" de Jean-Auguste-Dominique Ingres em 1815.
- "Le jardin d'hiver" de Jean Dubuffet, uma "gruta" branca decorada com linhas e silhuetas pretas. O ambiente é muito evocativo, ideal para tirar fotografias que serão um sucesso no Instagram.
- "Les mariés de la Tour Eiffel" de Marc Chagall, uma pintura a óleo que combina simbolismo e cubismo. Representa um grande galo branco com o pintor e a sua mulher no seu dorso.
De quanto tempo precisa para visitar o Centro Pompidou?
Uma visita completa demora normalmente cerca de 2 horas. No entanto, se for um apaixonado pela arte contemporânea, pode passar até 6 horas.
Se viajar para Paris no verão, antes de entrar ou depois de sair, recomendo tomar um gelado refrescante no Amorino, que fica na mesma praça do museu.
Melhor altura para visitar
Noutros museus, as manhãs tendem a ser mais calmas do que as tardes. No Centro Pompidou, a situação é inversa.
É frequente haver filas de espera antes da abertura do centro, pelo que é melhor visitá-lo à tarde (se possível, a partir das 15h00).A capital francesa é um destino turístico popular e as filas de espera são frequentes. No entanto, em alguns meses há menos turistas. Se visitar Paris em outubro ou abril, não encontrará tantas multidões em frente ao museu.
Como chegar ao Museu Pompidou em Paris
A instituição cultural está localizada na Place Georges Pompidou, no coração da cidade. O seu aspeto futurista cria um contraste com os edifícios clássicos que o rodeiam. Não passa despercebida e será fácil de localizar quando chegar à paragem. Tem três opções para lá chegar:
- Metro, estações Châtelet (linhas 1, 4, 7, 11 e 14), Hôtel de Ville (linhas 1 e 11) e Rambuteau (linha 1).
- As linhas deautocarro 29, 38, 47 e 75 param a poucos metros de distância. Pode também reservar um dos melhores autocarros turísticos de Paris. Graças à fórmula hop-on/hop-off, pode entrar e sair onde quiser.
- RER, os comboios suburbanos da região. A estação mais próxima é a de Châtelet Les Halles (linhas A, B e D).
Onde comer perto do Museu Pompidou
Nos arredores da instituição cultural, há vários restaurantes especializados em receitas francesas e em comida de outras partes do mundo. A lista abaixo apresenta algumas opções a poucos minutos do Centro Pompidou:
- Georges, vistas imbatíveis e cozinha de autor. Está localizado no telhado do museu e também recebe alguns dj sets. Recomenda-se a reserva antecipada.
- Pain Vin Fromages, o destino ideal para os amantes de queijo. Se visitar Paris no inverno, vale a pena provar os seus fondues e raclettes acompanhados de pão acabado de cozer (Rue Geoffroy-l'Angevin 3).
- Quick, uma cadeia de fast food especializada em hambúrgueres. É uma opção económica a poucos metros do museu. Sendo francesa, utiliza queijos típicos como o Brie e o Camembert (Boulevard de Sébastopol 25).
- Crêperie Auguste, se quiser matar o apetite com uma especialidade local. Também pode encomendar crepes para levar e comê-los na vizinha Place Igor Stravinsky (Rue Saint-Martin 88).
- Olive & Thym - Par Man'ouché, cozinha libanesa com um toque moderno. São famosos pelas suas tigelas com produtos típicos do Médio Oriente. Também estão disponíveis opções vegetarianas (Rue Quincampoix 60).
Quando tiver mais tempo, pode fazer um passeio gastronómico por Paris. Estes passeios têm normalmente paragens no Quartier Latin, Le Marais, Montmartre e outras zonas da capital.
Dicas para visitar o Centro Pompidou em Paris
Neste artigo, detalhei todas as informações relevantes. Para completar, aqui vão mais algumas dicas:
- Aproveite para admirar de perto a Fontaine Stravinsky, a fonte dedicada ao compositor russo. É o resultado de um trabalho conjunto entre o escultor Jean Tinguely e o pintor Niki de Saint Phalle. Tem um estilo dadaísta e está situada na Praça Georges Pompidou.
- Se viajar com um bebé recém-nascido, ficará satisfeito por saber que existem fraldários nos pisos 0, 4, 5 e 6. Aproveito para recomendar a leitura do post sobre como visitar Versalhes com crianças.
- O museu está aberto todos os dias, exceto às terças-feiras e a 1 de maio. Tenha isto em mente quando planear as suas férias.
- O Centro Pompidou sobressai da cidade velha e é um dos melhores miradouros de Paris. Há um bilhete que só permite subir ao telhado sem visitar o museu. O preço é de cerca de 5 euros.
- Não pode entrar com mochilas, capacetes, guarda-chuvas, porta-bebés, dispositivos de flash de câmara e paus de selfie. No entanto, pode deixá-los gratuitamente no depósito de bagagens.
O que ver e fazer perto do Centro Pompidou
A instituição cultural fica a apenas alguns minutos a pé da Île de la Cité, o coração original da cidade. Antes ou depois do museu, pode visitar a Catedral de Notre-Dame ou entrar na Sainte-Chapelle, um magnífico exemplo de arquitetura gótica radiante.
Se quiser fazer compras, recomendo-lhe que vá ao centro comercial Westfield Forum des Halles. Ocupa a superfície de um antigo mercado central e é um dos centros comerciais mais visitados de França. Fica a poucos minutos a pé do museu (Porte Berger 101).