10 coisas para ver e fazer em Paris no verão
Paris aproveita a chegada do bom tempo para oferecer um grande número de eventos nas suas ruas. O verão é também a altura em que se realizam eventos tão importantes como o 14 de julho e a Volta à França.
Durante o verão, Paris acrescenta às suas numerosas atracções uma série de actividades que aproveitam o bom tempo para desfrutar das ruas. É uma óptima altura para os visitantes, pois tradicionalmente muitos parisienses deixam a cidade para as férias e o ambiente tende a ser mais descontraído.
As temperaturas de verão em Paris convidam a desfrutar dos parques da cidade e a prolongar o dia até à noite. A capital francesa ajuda a prolongar os dias com um vasto programa cultural com predominância de eventos ao ar livre.
1. Relaxar na praia durante as Paris Plages
Quando planeou a sua escapadela de verão a Paris, provavelmente não estava à espera de ter a oportunidade de ir à praia. É quase certo que planeou uma viagem a Versalhes a partir de Paris para desfrutar do sol de verão, mas a capital francesa oferece muito mais.
Desde há alguns anos, a Câmara Municipal organiza as Paris Plages, um evento que se prolonga durante os meses de julho e agosto para aproveitar ao máximo o bom tempo.
Durante estas datas, Paris aproveita as margens dos rios para criar verdadeiras praias fluviais, com areia e tudo. As zonas onde se realizam estão repletas de parisienses que instalam os seus guarda-sóis e espreguiçadeiras entre as palmeiras.
As Paris Plages não se limitam a desfrutar de um dia de praia no coração da cidade, mas também de uma vasta gama de actividades para adultos e crianças. Desde ateliers para crianças a bancas de restauração, passando por passeios de canoa, jogos de tabuleiro e exposições.
Informações práticas
- Onde: Paris Plagues tem lugar em várias zonas diferentes. A primeira é o Parc Rives de Seine, desde a Pont des Arts até à Pont de Sully, na margem direita do rio. Daqui tem-se uma vista da Catedral de Notre Dame, do Museu d'Orsay e do Louvre. Outra zona que vale a pena visitar (especialmente se gostar de nadar) é o Bassin de la Villette, situado no Quai de Loire, no Canal de l'Ourcq. Por fim, os jardins do Trocadero foram acrescentados aos locais deste evento.
- Horário de funcionamento: as praias do Parque Rives de Seine estão abertas todos os dias das 10h00 às 18h30, enquanto as do Bassin de la Villette podem ser utilizadas entre as 10h00 e as 22h00 nos dias úteis ou entre as 10h00 e a meia-noite aos sábados e domingos.
2. A Festa das Tulherias
Um dos mais belos jardins de Paris, o das Tuileries, veste-se de verão para o deleite dos mais pequenos e de muitos adultos. Se estiver na cidade durante estas datas, recomendo que dê um passeio pela feira que aí se realiza.
Durante os dois meses mais quentes, os jardins acolhem uma feira onde se podem encontrar cerca de 60 atracções, desde comboios fantasmas a um palácio de espelhos, passando por carrosséis desenhados ao estilo do início do século XX e actividades como o tiro de carabina.
Se for a Paris com crianças, elas também podem participar em jogos como a pesca ao pato, saltar em trampolins, dar os primeiros passos na escalada ou deslizar no grande escorrega.
Garanto-lhe que, mesmo que não vá com crianças, vai gostar do passeio pela avenida principal. Pode deixar-se levar e deliciar-se com um gelado, crepes parisienses, algodão doce ou uma sanduíche quente.
Este regresso à infância pode ser completado com um pequeno piquenique nos jardins. Dificilmente poderia haver uma experiência mais relaxante na capital francesa. Para reforçar esta sensação, os organizadores decidiram que a feira não terá música ambiente.
Informações práticas
- Horário de abertura: a feira abre às 11h00 e só encerra às 23h45 (dias úteis) ou às 0h45 (sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados).
- Preços: não é necessário pagar nada para entrar na feira, mas terá de pagar o custo de cada atração.
3. "L'été du Canal (verão no Canal),
A zona do Canal de l'Ourcq também festeja a chegada do verão com actividades para todos. Se vier, pode participar em alguns ateliers, fazer pequenos cruzeiros, assistir a concertos e a muitos outros eventos, como o cinema ao ar livre ou a arte de rua.
Desde há vários anos, o Bassin de la Villette (lagoa de Villette) tem vindo a ganhar importância nos verões da cidade. Situado no 19º arrondissement da cidade, este antigo centro de comércio fluvial tornou-se uma das zonas mais animadas de Paris quando o bom tempo se aproxima.
Entre as actividades mais populares estão os passeios de barco que se realizam nos fins-de-semana de julho e agosto. Alguns destes pequenos cruzeiros, com 10 quilómetros de comprimento, oferecem temas diferentes para que cada um possa escolher o que mais lhe agrada.
Informações práticas
- Quando se realiza: começa geralmente por volta de 6 de julho e prolonga-se até à última semana de agosto.
- Preço: a entrada na feira é gratuita, mas as actividades são pagas.
4. Noite dos museus
Habitualmente realizada no início de julho, a Noite dos Museus é uma oportunidade extraordinária para visitar os melhores museus de Paris.
Não só a entrada é gratuita durante toda a noite, como também há exposições especiais, ateliers e entretenimento de todo o tipo. Nos últimos anos, alguns formatos digitais novos e interessantes também têm vindo a ganhar destaque. Nos últimos anos, alguns novos e interessantes formatos digitais têm vindo a ganhar destaque.
Durante a noite, é possível inscrever-se em vários tipos de visitas guiadas com uma perspetiva diferente das que podem ser reservadas durante o dia. Também é possível assistir a espectáculos musicais nas imediações dos museus.
5. Festejar o 14 de julho
O ponto alto do verão parisiense (e de todo o país) é a celebração do 14 de julho, dia das férias francesas. Neste dia, a capital tem um intenso programa festivo e cultural para comemorar a famosa tomada da Bastilha, que deu início à Revolução Francesa.
Se tiver a sorte de estar em Paris nesta data, deve ir aos Campos Elísios para assistir à sumptuosa parada militar que percorre os Campos Elísios. Não se esqueça de olhar para cima para ver o que eu descreveria como um ballet aéreo.
Poucas coisas são tão espectaculares como o deslumbrante espetáculo de fogo de artifício ao pé da própria Torre Eiffel, à noite, enquanto se ouve um concerto especial. O ideal seria vê-lo do relvado do Champs de Mars, mas o fogo de artifício é visível de grande parte da cidade.
O dia 14 de julho é também celebrado fora dos Campos Elísios. Um número impressionante de eventos tem lugar em vários locais ao longo do dia. O Museu do Louvre também tomou a iniciativa de permitir o acesso gratuito às suas colecções permanentes.
Um 14 de julho no Sena
Como já referi, há muitos locais em Paris para assistir ao fogo de artifício do 14 de julho, mas poucos oferecem uma experiência tão espetacular como a de um barco.
Neste dia, há frequentemente cruzeiros especiais no Sena que, para além de oferecerem um jantar num ambiente romântico, permitem admirar o fogo de artifício de um ponto de vista diferente. Realmente, se o puder fazer, é uma das actividades a não perder.
6. Aproveite os saldos de verão para comprar
É sabido que Paris é uma daquelas cidades onde é difícil resistir às montras, sobretudo às marcas de luxo que se encontram nas galerias comerciais mais espectaculares.
Só os preços elevados fazem com que os visitantes da cidade não regressem com um grande número de sacos cheios de mercadorias, mas este inconveniente pode ser bastante reduzido se viajar no verão.
Desde o início de julho até ao final de agosto, decorrem em Paris as chamadas "soldes", os saldos de verão. Durante este período, é possível encontrar descontos que vão de 30% a 70% do preço original. Além disso, estes descontos tendem a aumentar com o tempo e podem chegar a 80% no final de agosto.
Se quiser aproveitar a sua viagem a Paris para procurar marcas de luxo, recomendo-lhe que visite as Galeries Lafayette ou Printemps, dois locais que valem a pena visitar pela sua beleza, especialmente no Natal em Paris. Em ambos os centros comerciais encontrará roupa e acessórios de moda a um preço muito mais acessível.
Outro truque para tirar o máximo partido destes saldos é ir aos outlets. O mais chamativo é o La Vallée Village, especializado em marcas de luxo.
7. Volta à França
Um dos grandes dias do verão parisiense é o final da Volta a França. A mais importante prova de ciclismo do mundo termina o seu percurso sempre em julho (o dia varia consoante o ano) num cenário incomparável: os Campos Elísios.
Os amantes do ciclismo ou simplesmente aqueles que querem apreciar o colorido do evento podem apreciar as paisagens ao longo do percurso. Normalmente, o pelotão vai da Concorde até às Tuileries, passando pelos já referidos Campos Elísios.
Neste dia, toda a cidade de Paris se veste a rigor para receber os ciclistas, com música em muitos dos seus recantos.
Se quiser imitar os ciclistas, mas não no mesmo dia, pode reservar um dos passeios mais divertidos da cidade de Paris, que o leva a percorrer as ruas de bicicleta.
8. La Nuit aux Invalides (A Noite dos Inválidos)
Uma das coisas mais interessantes para fazer à noite em Paris, se tiver viajado no verão, é assistir ao espetáculo de som e luz chamado Nuit aux Invalides.
O local é o Palácio Nacional dos Inválidos, um complexo construído no século XVII para alojar os soldados franceses depois de terem deposto as armas. Este palácio é uma das atracções mais visitadas de Paris, tanto pelo seu inegável valor arquitetónico como por albergar o túmulo de Napoleão.
O pátio do palácio acolhe todos os Verões um maravilhoso espetáculo de som e luz com temas diferentes consoante a estação do ano. A igreja do Dôme, situada no mesmo complexo, também é frequentemente iluminada com velas.
Informações práticas
- Datas: da primeira semana de julho à última semana de agosto, de terça-feira a sábado. Em julho, o espetáculo começa às 22h30, enquanto em agosto começa meia hora mais cedo.
- Preço: há preços diferentes, de 5 euros a cerca de 25 euros.
9. Festivais de música e de cinema por toda a cidade
O grande número de festivais que se realizam em Paris durante o verão torna quase impossível escolher apenas um. Se consultar o calendário com antecedência, é provável que encontre um que lhe agrade, seja qual for a data. Eis os mais interessantes:
- Festival Europeu de Jovens Talentos, perfeito para os amantes da música clássica. Durante todo o verão, estes concertos são realizados no bairro do Marais pelos jovens músicos mais promissores.
- Festival de Jazz de Paris Os fabulosos jardins do Parque Floral são o palco do mais importante festival de jazz da cidade, todos os Verões.
- Opera en Plein Se gosta de ópera, não perca um dos concertos que se realizam entre junho e setembro. Este festival não tem um local único, pois pode encontrar espectáculos em diferentes locais da Ile-de-France.
- Cinema ao ar livre: embora a oferta de filmes seja muito variada, recomendo particularmente o festival Silhouette (curtas-metragens). As projecções têm lugar em vários locais do 19º arrondissement, incluindo os seus parques.
10. Desfrutar das esplanadas de Paris
Embora alguns terraços possam ser visitados noutras alturas do ano, incluindo o inverno em Paris, nenhuma altura é melhor do que as noites de verão.
Para além dos terraços fixos, a cidade está repleta de locais temporários, como os chamados rooftop bars. Aqui, pode desfrutar do bom tempo com uma vista incomparável da cidade, quase como se estivesse a olhar para a Torre Eiffel.
Nestes terraços ao ar livre, também pode tomar uma bebida e relaxar dos longos dias de turismo em Paris:
- Le Perchoir abre todos os verões no terraço de um dos grandes armazéns mais centrais da capital, o BHV Marais. O único problema é que o sucesso é tão grande que é difícil encontrar um lugar.
- Gare d'Austerlitz: esta estação de comboios também tem um grande terraço de verão onde se pode passar a noite e ao qual se chega facilmente de metro.
- La Javelle, nas margens do Sena, ao lado do Parque André Citroën. Há frequentemente espectáculos ao vivo e, nas proximidades, há um interessante camião de comida para comer qualquer coisa.
- Le Jardin Municipal está situado no pátio interior do banco Credit Municipal de Paris, no bairro do Marais.
Temperatura em Paris no verão
Tal como no resto do ano, as temperaturas em Paris no verão podem ser um pouco surpreendentes. Assim, muitos dias são marcados por uma brisa bastante fria ou mesmo chuva.
No entanto, a tendência durante esta estação é para o calor. As máximas variam normalmente entre os 24º e os 30º, embora nos últimos anos se tenham registado várias ondas de calor com frequência crescente, fazendo com que as temperaturas atinjam os 40º.
Quando a noite cai, a temperatura arrefece um pouco e fica à volta dos 15°C, o que convida a sair e a desfrutar das esplanadas e da vida nocturna.
agosto em Paris é o mêsde agosto em que se atingem as temperaturas mais elevadas do ano, o que, juntamente com a elevada humidade, pode provocar algumas trovoadas de curta duração. O meu conselho é verificar sempre a previsão do tempo antes de planear o seu passeio diário.
Multidões de turistas no verão em Paris
Não é segredo que a época alta em Paris ocorre nos meses de verão. Isto traduz-se numa enorme afluência de visitantes, pois não nos podemos esquecer que a capital francesa é a segunda cidade do mundo que mais turistas recebe todos os anos.
Esta enorme afluência traduz-se num aumento das filas de espera para entrar nas principais atracções turísticas, tornando mais importante a compra de bilhetes para evitar ter de esperar em locais como a Torre Eiffel ou o museu do Louvre.
Outro aspeto a ter em conta é que os parisienses tendem a ir de férias no mês de agosto. A cidade parece, então, estar nas mãos dos turistas, o que cria uma sensação bastante curiosa.
Preços em Paris no verão
Os preços dos voos, hotéis e outros locais visitados pelos turistas aumentam muito durante o verão. Para tentar poupar dinheiro (sem perder nada), pode sempre tentar alguns pequenos truques, como procurar restaurantes um pouco mais afastados das principais atracções turísticas.
Pode também trocar os restaurantes pelos parques da cidade e fazer um belo piquenique num deles.
Reservar os voos e os hotéis com bastante antecedência conduz normalmente a preços mais baixos, por isso comece a procurar assim que souber que vai fazer a viagem.
O Paris Pass, o cartão turístico mais popular da cidade, também pode ser uma boa forma de poupar dinheiro. Com ele, obterá descontos substanciais na entrada em muitas atracções de Paris, como o Arco do Triunfo e alguns dos melhores museus de Paris.
Desde há alguns anos, o Paris Pass deixou de incluir um passe para o Metro de Paris, pelo que também pode ser uma boa ideia adquirir um dos que permitem poupar em todas as viagens.