O que ver e fazer em Paris em 15 dias
15 dias em Paris permitir-lhe-ão conhecer em profundidade os monumentos, as praças e os museus e também explorar alguns tesouros para além das suas fronteiras.
Destino favorito de viajantes de todo o mundo, Paris é um daqueles lugares que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida.
No entanto, não importa quantas vezes já esteve na Cidade Luz, encontrará sempre algo novo para ver, fazer ou aprender em Paris. No entanto, com um itinerário de 15 dias em Paris, pode desfrutar dasatracções mais populares, explorar áreas menos turísticas e absorver a cultura parisiense, bem como ir além das suas fronteiras para descobrir alguns lugares mágicos como os Jardins de Monet ou a floresta de Fontainebleau. Espero que goste do guia que preparei para si!
DIA 1: Conhecer La Monalisa e as senhoras do Louvre
Apanhar o autocarro turístico em Paris
Recomendo que comece a manhã do seu primeiro dia apanhando o autocarro turístico de Paris para uma rápida visita à cidade. Trata-se de um autocarro aberto que percorre a cidade através dos pontos turísticos mais importantes.
Desta forma, terá uma visão rápida da beleza de Paris e dos locais que mais tarde visitará em profundidade: a Torre Eiffel, a Ópera Garnier, o Museu do Louvre, os Campos Elísios e muitos outros.
- Horário: Este tipo de serviço está normalmente disponível das 9h30 às 17h. Os autocarros partem aproximadamente a cada 40 minutos.
- Preço do bilhete: A partir de 36 euros por pessoa.
- Duração da visita: A duração da visita completa é de cerca de 2 horas.
Museu do Louvre
A coleção de obras de arte do Louvre é impressionante; não é por acaso que é considerado um dos melhores museus do mundo. Com um total de 30.000 peças em exposição, é praticamente impossível ver tudo num só dia, por isso compre os seus bilhetes para o Louvre com antecedência, sem filas, e passe o dia a absorver o máximo que puder. Não deixe de visitar as três Grandes Damas do Louvre: a Vénus de Milo, a Vitória Alada de Samotrácia e a Mona Lisa.
- Horário de funcionamento: Das 9 às 18 horas.
- Taxade entrada: A taxa de entrada é de cerca de 15 euros para adultos.
- Duração da visita: Para ver as principais obras, é necessário reservar pelo menos duas horas para o itinerário.
DIA 2: Tirar belas fotografias da Torre Eiffel
Ver o mercado da Rue Cler
Comece a manhã do seu segundo dia no mercado mais famoso de Paris. A Rue Cler está localizada no coração do 7º arrondissement, uma área de Paris normalmente associada à nobreza francesa, repleta de mansões históricas. Fica perto de importantes monumentos e museus parisienses, como o Museu d'Orsay, o Museu Rodin ou Les Invalides. Passe algumas horas da sua manhã a percorrer as bancas e pare para almoçar em algumas delas.
- Horário de abertura: Das 9h00 às 19h00 de terça-feira a domingo, com uma pausa à segunda-feira.
- Taxa de entrada: É um mercado de rua gratuito e aberto ao público.
- Duração da visita: Depende do que pretende fazer e se vai parar para almoçar ou tomar um café. Reserve cerca de 30 minutos para ver as bancas e passear pelo mercado.
Visitar a Torre Eiffel e a Praça do Trocadero
O símbolo mais emblemático da capital parisiense fica a 30 minutos a pé ao longo da margem esquerda do Sena. No interior da torre, encontrará restaurantes de primeira qualidade e, se fizer uma reserva para o almoço ou comprar o bilhete da Torre Eiffel com antecedência, poderá evitar a fila de entrada.
P lace du Trocadero Deixando a Torre Eiffel para trás e atravessando o Sena pela Pont d'Iéna, encontrará a Place du Trocadero, classificada como omelhor local para tirar fotografias da Torre Eiffel ao pôr do sol.
- Horário de abertura: das 9h30 às 23h45
- Preço deentrada: A partir de 10,7 euros. O preço aumenta se quiser subir até ao topo e se quiser utilizar os elevadores.
- Duração da visita: Aproximadamente 1,5 horas para visitar o primeiro andar e 2,5 horas se quiser ir até ao topo.
DIA 3: Mergulhe na arte de Versalhes
Visite a cidade de Versalhes e a sua mais importante atração turística: o Palácio e os Jardins de Versalhes. Considerado o castelo mais ilustre e opulento de toda a França, é um excelente exemplo das mais belas realizações da arte francesa durante o século XVII. Foi outrora a casa dos reis franceses até à queda da monarquia e, atualmente, conta a história do passado do país como um impressionante museu de história. Não deixe de visitar o luxuoso Salão dos Espelhos, o quarto da Rainha, os apartamentos do Rei e as capelas.
DIA 4: Ver o complexo Les Invalides
Canal Saint-Martin
Comece a manhã do seu quarto dia com um passeio de lazer ao longo da bela paisagem em torno do Canal Saint-Martin; aprecie a vista, relaxe com um café e faça um lanche num café próximo.
Se quiser relaxar ainda mais, pode fazer um cruzeiro pelo canal e deixar-se levar pela corrente. Para chegar ao seu próximo destino, apanhe alinha 8do metrona estação Metro République e saia na estação Invalides.
Museu Rodin
A partir da estação Invalides, o Musée Rodin fica a 10 minutos a pé. Dedicado inteiramente à vida e obra do famoso escultor francês Auguste Rodin. Ao visitar este museu, terá acesso não só às suas obras mais importantes, mas também aos espaços das oficinas onde ele deu vida a tantas das suas criações.
- Horário de funcionamento: O Museu Rodin está aberto das 10 às 16 horas.
- Preço da entrada: Os bilhetes custam a partir de 12 euros para adultos.
- Duração da visita: Reserve pelo menos uma hora para visitar todo o museu.
Complexo dos Inválidos
Continue o seu passeio no 7º arrondissement de Paris. Diretamente em frente ao Museu Rodin está o Complexo Les Invalides. Visite o Hôtel des Invalides, o túmulo de Napoleão Bonaparte, a Esplanada dos Inválidos e os outros museus do complexo.
- Horário de abertura: Das 10:00 às 18:00 horas.
- Preço da entrada: A partir de 14 euros por bilhete de adulto.
- Duração da visita: Cerca de 2 horas para explorar o complexo e a zona dos museus.
DIA 5: Explorar a região do Loire
Considerada uma das regiões mais encantadoras de toda a França, o Vale do Loire é um Património Mundial da UNESCO. A região do Loire fica a 2,5 horas de carro de Paris e as excursões partem diariamente com pequenos grupos de turistas que partem numa aventura para ver os castelos mais famosos do vale.
Devido à duração da viagem, uma excursãode Paris aos castelos do Loire demorará pelo menos 12 horas no total; este tempo é suficiente para ver os pontos de referência mais importantes. Embora o itinerário possa variar consoante a empresa que contratar para a excursão, a maioria inclui os castelos mais famosos e impressionantes:
- Château de Chenonceau.
- Castelo de Cheverny.
- Castelo de Chambord.
DIA 6: Ver os castelos nos arredores de Paris
Castelo de Fontainebleau
O Chateau de Fontainebleau é um destino menos visitado, embora tão bonito quanto Versalhes. Situado a apenas 1 hora de Paris, é um destino favorito dos parisienses para uma escapadela de fim de semana.
Durante sete séculos, reis e imperadores franceses viveram nos seus aposentos, e uma sucessão deles trabalhou para renovar e embelezar os seus espaços. Um bom plano é passar a manhã a visitar o castelo e, à tarde, fazer uma excursão de montanha às florestas de Fontainebleau.
- Horário de abertura: Das 9:00 às 17:00 horas.
- Taxa de entrada: O bilhete custa a partir de 12 euros para adultos.
- Duração da visita: Uma visita de duas horas ao castelo e à zona circundante.
Fazer um passeio pelo Sena
O Sena é a alma de Paris. No regresso à cidade, ao cair da noite, pode fazer um cruzeiro noturno no Sena para apreciar o espetáculo das luzes nocturnas que iluminam os principais monumentos parisienses.
DIA 7: Conhecer o bairro mais chique de Paris
O bairro doMarais está situado no 3º distrito da cidade.
Foi outrora o bairro judeu de Paris, mas hoje é o local onde se encontram as galerias de arte mais badaladas, em vários edifícios de grande importância arquitetónica. Neste bairro, pode almoçar numrestaurante alternativo, fazer compras num atelier de moda vanguardista, enquanto admira a arte contemporânea nos muitos museus espalhados pela zona. Aqui estão os meus favoritos, mas convido-o a explorar Le Marais por si próprio - pode haver alguns novos recantos de arte que apareceram nos últimos dias!
- Museu Nacional Picasso-Paris.
- Centro Pompidou.
- Museu Carnavalet.
- Museu da Caça e da Natureza.
- MuseuCognacq-Jay.
DIA 8: Explorar Giverny e a Maison Monet
Giverny fica a menos de uma hora da capital e as viagens de um dia partem de Paris para este destino. Por isso, uma visita à aldeia de Giverny, à Fundação Claude Monet, à casa do famoso artista e aos jardins que a acompanham é uma experiência que apreciará se estiver em Paris durante quinze dias. Durante uma visita à casa, poderá ver a coleção pessoal de Monet, com mais de 200 xilogravuras japonesas e obras de arte dos seus contemporâneos impressionistas favoritos.
Mas o jardim é, sem dúvida, o espaço em que Monet investiu mais tempo e esforço. Dividido em parcelas distintas separadas por sebes baixas, cada uma tem o seu próprio tema, harmonia e paleta de cores. Preste atenção à ponte japonesa que o artista mandou instalar e, ao atravessá-la, admire os nenúfares que repousam tranquilamente nas águas do lago.
- Horário de funcionamento: Das 9h30 às 18h.
- Preçoda entrada: Os bilhetes custam a partir de 9,50 euros para adultos.
- Duração da visita: Uma visita a partir de Paris demora pelo menos 5 horas, incluindo a viagem de regresso.
DIA 9: Ver os jardins e as catacumbas de Paris
Passar a manhã nos Jardins do Luxemburgo
Os Jardins do Luxemburgo são o coração da Margem Esquerda de Paris e são considerados por muitos como o parque mais encantador de toda a cidade devido aos seus jardins luxuriantes construídos em diferentes fases e integrando tantos estilos quanto se possa imaginar.
- Horário de funcionamento: Das 10 às 19 horas.
- Preçoda entrada: Cerca de 14 euros para adultos.
- Duração da visita: Percorrer os jardins e admirar as esculturas demora entre 30 a 40 minutos.
Mercado Mouffetard
Saindo dos Jardins do Luxemburgo, ao longo do Boulevard Saint-Michelle, a 15 minutos a pé, encontra-se o Mercado Mouffetard. Pode comprar comida gourmet local numa das mais antigas e animadas ruas comerciais de Paris, um mercado permanente ao ar livre com raízes que remontam ao período Neolítico, frequentado pelos habitantes locais para as compras do dia a dia.
As Catacumbas de Paris
Partindo do Mercado Mouffetard, pode fazer uma caminhada de 20 minutos até à entrada das Catacumbas ou seguir o mesmo percurso apanhando o autocarro 59 da estação Les Gobelins.
Aqui repousam os restos mortais de cerca de 6 milhões de pessoas, o que faz com que uma visita às Catacumbas de Paris seja uma das experiências mais surpreendentes que pode ter na capital francesa.
- Horário de abertura: As visitas começam às 10h e as Catacumbas fecham às 20h30min.
- Taxa de entrada: O preço começa em 29 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: O percurso de dois quilómetros dura cerca de uma hora.
DIA 10: Visita à arquitetura gótica de Paris
Ile Saint-Louis e Île de la Cité
Paris é constituída por duas ilhas naturais, situadas no rio Sena.
Comece a manhã do seu décimo dia visitando os importantes monumentos históricos que foram construídos aqui. A Ile Saint-Louis é a mais pequena das duas e é maioritariamente residencial. Com as suas ruas estreitas, parece uma aldeia francesa do século XVII. A Ile de la Cité alberga os edifícios góticos mais imponentes de Paris, comoa Catedral de Notre-Dame, a Basílica de Sainte-Chapelle e a prisão Conciergerie, onde Maria Antonieta passou os seus últimos dias até à sua morte.
- Horário de abertura: A Sainte Chapelle está aberta ao público das 9:00 às 17:00 horas.
- Taxa de entrada: Os bilhetes custam a partir de 11,50 euros.
- Duração da visita: A visita para apreciar os interiores da Sainte-Chapelle demora cerca de 30 minutos.
Praça da Bastilha
A caminhada da Ile Saint-Louis até a Place de la Bastille leva apenas 13 minutos, atravessando o Sena pela Pont de Sully. Esta praça é um importante ícone parisiense, a sua tomada pelo povo armado durante os primeiros dias da revolta marca um marco significativo no desenvolvimento da Revolução Francesa.
DIA 11: Explore Montmartre, o bairro artístico de Paris
Dirija-se ao 18º arrondissement para ver o que era, no início do século XX, o centro de uma próspera comunidade artística. Esta zona de Paris foi o lar de génios da arte impressionista e abstrata, como Van Gogh, Picasso, Duchamp, Dali e Monet. Hoje em dia, Montmartre distingue-se por uma vida nocturna próspera, mas alguns dos ícones históricos e culturais que deve visitar são:
DIA 12: Explorar os Campos Elísios e os seus arredores.
Passe a manhã no Museu Jacquemart-Andre
Instalado numa antiga mansão do século XIX e decorado em estilo de época, este museu apresenta pinturas, esculturas, mobiliário e todo o tipo de antiguidades coleccionadas por Édouard André e Nélie Jacquemart.
- Horário de abertura: Das 10:00 às 18:00 horas.
- Preçoda entrada: O bilhete de base para adultos está disponível a partir de 15 euros.
- Duração da visita: Reserve pelo menos uma hora para explorar o museu na sua totalidade.
Ver o Arco do Triunfo
Apenas a 15 minutos a pé do Museu Jacquemart-Andre está um dos marcos parisienses mais emblemáticos (juntamente com a Torre Eiffel e Notre-Dame): O Arco do Triunfo de Paris. Mandado construir pelo próprio Napoleão, em honra dos soldados que morreram a combater nas guerras revolucionárias e napoleónicas francesas, este monumento alberga o Túmulo do Soldado Anónimo.
- Horário de abertura: Das 10.00 às 23.00 horas.
- Taxa de entrada: entrada gratuita na praça. A entrada no museu custa cerca de 13 euros.
- Duração da visita: Aproximadamente 45 a 1,30 horas.
Desfrutar de uma tarde de compras em Paris
Aproveite a sua localização privilegiada para passar uma tarde de compras nas ruas mais comerciais de Paris. As avenidas comerciais de luxo de Paris são as seguintes: Champs Elysées, Avenue Montaigne e Rue Royale.
Se gosta de moda, apreciará certamente uma visita ao centro comercial Galeries Lafayette, situado no Boulevard Haussman.
DIA 13: Explore a abadia e o cemitério mais famosos de Paris
Passe a manhã em Saint-Germain-des-Prés
O bairro de Saint-Germain-des-Prés, situado perto do Sena, foi o antigo centro do movimento existencialista francês. Historicamente associado a figuras como Simon de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, é hoje um dos bairros de luxo mais elegantes de Paris, bem como um centro artístico com muitos museus e galerias de arte de prestígio.
Entre os monumentos que se encontram neste bairro está a famosa Abadia de Saint-Germain-des-Pres. Construída em 990 e parcialmente destruída durante a Revolução Francesa, alberga atualmente uma das mais antigas torres sineiras de França.
- Horário de abertura: Das 8h às 19h45min.
- Taxa de entrada: A abadia está aberta ao público gratuitamente.
- Duração da visita: Estimativa de 30 minutos para visitar a igreja e os seus arredores.
Cemitério de Montparnasse
A 20 minutos a pé de Saint-Germain-des-Prés, encontra-se outro local mítico parisiense que vale a pena explorar. O Cemitério de Montparnasse não só tem um design bonito, como também alberga os restos mortais de importantes figuras históricas, com belos túmulos esculturais para onde quer que se olhe.
- Horário de funcionamento: Das 8h00 às 17h30 ou 18h00, consoante a época.
- Taxa de entrada: A entrada é gratuita.
- Duração da visita: Se tiver consigo um mapa de Montparnasse que indique a localização exacta dos túmulos, pode fazer a visita completa em menos de 2 horas.
DIA 14: Conhecer o bairro universitário de Paris
Entre o 5º e o 6º arrondissements de Paris, encontra-se o Bairro Latino. Conhecido em todo o mundo pela sua atmosfera jovem, é o lar dos mais famosos centros parisienses de ensino superior:
A Sorbonne, a École Normale Supérieure, a École des Mines de Paris, a Universidade Panthéon-Assas, a Schola Cantorum e o campus universitário de Jussieu. Pode passar um dia inteiroa explorar os seus monumentos e jardins ou a provar a sua comida; para isso, um passeio gastronómico pelo Quartier Latin é muito útil. Alguns pontos de interesse que merecem ser explorados incluem o Museu de Cluny e o Panthéon de Paris.
DIA 15: Deixe-se levar pela magia da Disney
Uma experiência inesquecível é visitar a Disneyland Paris durante as suas férias. Desde a sua abertura nos anos 90, este parque de diversões tornou-se uma das escapadelas de fim de semana preferidas dos parisienses, pelo que encontrará uma variedade de opções de transporte em Paris. Passe um dia inteiro nesta excursão e aproveite a oportunidade para percorrer as melhores atracções da Disneyland Paris e, claro, visitar os melhores restaurantes da Disneyland na estância.
- Horário de funcionamento: Das 10 às 18 horas. No verão, até às 22 horas.
- Preço do bilhete: Um bilhete diário com acesso a todas as atracções (ambos os parques) está disponível a partir de 74 euros.
- Duração da visita: Terá de reservar o dia inteiro para desfrutar deste passeio.