12 coisas para ver e fazer em Paris em janeiro
Visitar Paris em janeiro pode ser uma experiência memorável. Durante este mês, a cidade-luz desdobra-se numa variedade de actividades, incluindo: moda, literatura, arte circense e tradição - vamos descobrir como aproveitá-la!
Paris é uma cidade que brilha, figurativa e literalmente, 365 dias por ano, mas o inverno é uma altura em que as ruas da capital francesa adquirem uma tonalidade muito especial. Embora tenha de lidar com inconvenientes como o frio, as vantagens de visitar Paris em janeiro podem muito bem compensar o desconforto. É a altura do ano preferida para ver e fazer em Paris tudo o que não se poderia fazer noutras viagens.
1. Alta costura com a Semana da Moda de Paris - Edição Masculina
Na capital francesa, a moda não é só para as mulheres. O encontro de estilistas, modelos e celebridades mais importante e emblemático do mundo tem a sua própria edição masculina todos os anos em Paris.
Alguns dos designers que participam todos os anos na edição masculina são: Louis Vuitton, Balmain, Hermès, Lanvin, Valentino, Dior, Kenzo e muito mais.
Onde se realiza a Semana da Moda de Paris
A Semana da Moda de Paris tem como objetivo manter o público interessado através da novidade, o que é uma das principais razões pelas quais o evento não tem um local fixo. No entanto, Paris é uma cidade com tanto para oferecer que, no passado, o evento foi realizado em museus, bibliotecas, centros culturais e locais de relevância histórica para os parisienses.
Como comprar bilhetes
A Semana da Moda de Paris é um evento apenas para convidados. Algumas pessoas compram bilhetes através da revenda online. O calendário pormenorizado dos eventos pode ser consultado no sítio Web oficial.
2. Participe na celebração do Grande Prémio da América
Os amantes de cavalos podem querer assistir a este evento único que se realiza todos os anos no final de janeiro em Paris e que reúne belos cavalos e os seus cavaleiros.
O Grand Prix d'Amérique é o Campeonato Mundial de Trote de Arreios criado em 1920 em honra dos Estados Unidos como sinal de gratidão pela sua participação no conflito armado da Primeira Guerra Mundial. Nela participam os melhores trotadores e condutores do mundo, para percorrer uma distância de 2.700 metros e conquistar o primeiro lugar.
O trote de arreios, também conhecido como harness trotting, é um estilo muito particular de corrida em que o cavalo deve puxar uma pequena carroça na qual está montado o jóquei.
Onde se realiza
Este evento tem lugar no Hipódromo de Vincennes, situado no 12º arrondissement de Paris, na margem direita do Sena.
Como comprar bilhetes
No sítio Web oficial do Hipódromo de Vincennes, pode aceder ao formulário de pedido de convite, preencher os seus dados e seguir as instruções.
3. Fazer uma viagem ao Monte Saint-Michel
O Monte Saint-Michel é uma aldeia bonita e especial situada numa pequena ilha. Em 1979, foi declarada, juntamente com a sua baía, Património da Humanidade e, embora muitas pessoas recomendem visitá-la no verão por causa do melhor tempo, aqui estão os aspectos positivos de fazer uma viagem ao Monte Saint-Michel a partir de Paris em janeiro:
- O local adquire uma atmosfera mística muito especial devido ao nevoeiro.
- Há muito menos turistas e pode desfrutar muito mais do local.
É preciso ter em conta que a abadia está encerrada aos visitantes no dia 1 de janeiro e que, no inverno, alguns restaurantes e lojas podem estar fechados, mas as vantagens superam as desvantagens.
4. Abrigar-se do frio nos museus parisienses
Sim, está frio em Paris em janeiro, mas isso não o impede de explorar a cidade, especialmente os seus muitos museus. De facto, o inverno é a altura ideal para visitar estes locais repletos de arte, uma vez que não apetece tanto estar ao ar livre. No verão ou na primavera, talvez não lhe apeteça tanto este plano porque prefere desfrutar do ar livre, por isso esta é a sua oportunidade de descobrir as grandes obras de arte que a capital francesa tem para oferecer.
Existem muitos museus em Paris, e aqui estão alguns dos mais interessantes e icónicos:
- Museu do Louvre: também conhecido como Museu Nacional de França, alberga pinturas tão populares como a Monna Lisa, bem como o Código de Hammurabi, A Consagração de Napoleão ou A Liberdade Guiando o Povo.
- Museu Marmottan Monet: este museu criado no século XIX alberga obras de artistas tão importantes como Monet, Manet, Renoir e Degas, entre outros. A sua obra mais valiosa é "Impressão, sol nascente", que deu origem ao estilo impressionista.
- Museu Picasso: se quiseres conhecer a fundo a obra do artista malaguenho, aqui encontrarás criações de todas as épocas do artista. Para além disso, também encontrará um grande número das suas esculturas.
- Museu Rodin: aqui encontrará a obra do autor Auguste Rodin e o museu foi um antigo hotel onde o próprio pintor viveu.
- Musée d'Orsay: ao lado do Louvre, o Musée d'Orsay é um dos museus mais importantes de França. Está localizado numa antiga estação ferroviária e contém a maior coleção de obras impressionistas do mundo.
5. Aproveite os saldos de inverno
Se gosta de moda e está de visita a Paris em janeiro, não pode perder os grandes saldos de inverno para um dia de compras ao verdadeiro estilo parisiense. A data de início varia, mas geralmente começam na primeira ou segunda quarta-feira de janeiro e continuam durante 4 semanas completas.
Os parisienses têm um talento para criar um estilo de moda impecável de uma forma simples e fabulosa. Mesmo com orçamentos modestos, sabem o que combinar e como criar looks invejáveis. Não é de admirar que Paris seja a capital mundial do estilo e que as suas lojas sejam o melhor sítio para fazer compras, e se for nos saldos, ainda melhor.
Onde é que isso acontece
A resposta é simples: em toda a cidade de Paris. A capital francesa está repleta de boutiques e lojas fabulosas. No entanto, os melhores sítios para fazer compras em Paris são:
- Bairro do Louvre e Tuileries: perfeito para quem procura moda de marca e cosméticos de qualidade.
- Boulevard Haussmann: perca-se durante horas nos prestigiados e vertiginosos grandes armazéns parisienses.
- Le Marais: encontrará alta costura de primeira qualidade, lojas vintage, joalharia artesanal, antiguidades, cosmética e perfumaria.
- Avenue Montaigne e Champs-Elysées: uma fusão de lojas de moda de design de classe mundial e cadeias de lojas.
- St-Germain-des-Prés: ideal para quem procura um design clássico e elegante.
6. Festejar o Dia de Reis como um parisiense
Na tradição católica, a Epifania celebra a apresentação do Menino Jesus aos Reis Magos e os presentes que estes trouxeram consigo. Este acontecimento está ligado à festa da Saturnália, que remonta à Roma antiga. Durante esta festa pagã, os papéis de senhores e escravos são invertidos e, para designar o "Príncipe da Saturnália", os romanos utilizavam um bolo no qual se escondia uma judia.
Em França, começou a tradição da Galette des Roi, por isso, se estiver em Paris por esta altura, não perca a oportunidade de comer um saboroso folhado. Além disso, tanto no dia da celebração da Fete des Rois como nos dias anteriores, verá os restaurantes e pastelarias parisienses reinventarem-se para oferecer aos seus clientes actividades especiais.
Onde comer a melhor Galette des Rois em Paris
- Maison Aleph: 20 rue de la Verrerie, 4º arrondissement.
- Sano: 15 Rue Marie et Louise, 10º arrondissement.
- Mamiche: 45 rue Condorcet, 9º arrondissement
- Benoît Castel: 150, rue de Ménilmontant, 20º arrondissement
- Tapiz: 65 rue de Charonne, 11º arrondissement
- Yann Roofer: 137 Ave Parmentier, 10º arrondissement
7. Assistir ao Festival Mundial do Circo de Demain
Este espetáculo único foi fundado em 1977 por Isabelle e Dominique Mauclair para prestar homenagem aos jovens artistas de todo o mundo. O evento tem lugar no final de janeiro e reúne dezenas de acrobatas, equilibristas, palhaços, malabaristas e trapezistas de todo o mundo.
Tal como nos Jogos Olímpicos, os talentos que se apresentam perante um júri internacional recebem medalhas de ouro, prata e bronze.
O Festival Mundial de Circo do Amanhã é uma referência internacional, todos os fãs do circo, artistas, antigos vencedores e agentes produtores das artes circenses se reúnem sob as tendas do Cirque Phénix para fazer parte da festa.
Onde se realiza
Este evento tem lugar nas instalações do Cirque Phénix. A estação de metro mais próxima é a Liberté.
Como comprar bilhetes
É possível encontrar bilhetes para este evento em sítios Web como o TicketSwap.
8. Participe na Noite da Leitura
Este é um evento criado pelo Ministério da Cultura francês em 2017 para promover e celebrar o amorpelos livros. Desde a sua criação, realiza-se todos os anos em janeiro e, durante os dias da celebração, bibliotecas, mediatecas, livrarias e outros agentes culturais oferecem diversas actividades a quem quiser participar.
Seguindo uma estrutura semelhante à da Noite Europeia dos Museus, as bibliotecas e centros participantes em toda a França abrem as suas portas durante um horário alargado para oferecer ao público diversas actividades, tais como: leitura em pijama, música, encontros com autores, debates, espectáculos e jogos destinados a todas as idades.
Onde se realiza
Nuits de la lecture é um evento aberto que se realiza durante três dias em todas as bibliotecas, livrarias e agentes culturais que queiram participar. Pode visitar o sítio Web oficial do evento para obter mais informações sobre o programa.
Quase todas as bibliotecas francesas participam nesta celebração. Paris é uma cidade com cerca de 57 bibliotecas; eis uma lista indicativa de algumas das bibliotecas parisienses que aderem todos os anos ao Nuits de la lecture e oferecem todo o tipo de actividades interessantes.
- Biblioteca Faidherbe
- Biblioteca Robert Sabatier
- Biblioteca Fessart
- Biblioteca Drouot
- Biblioteca Lancry
- Biblioteca Forney
- Biblioteca Amélie
- Biblioteca Benoîte Groult
Como comprar bilhetes
Os bilhetes não são necessários. A maioria dos eventos é gratuita, embora alguns, como os encontros com autores, possam ter lotação limitada.
9. Junte-se à festa do hip-hop
Suresnes cités danse é um festival de dança que tem por objetivo unir o movimento hip-hop à dança contemporânea mais institucionalizada. Foi criado em 1993 e, desde então, realiza-se todos os anos durante o mês de janeiro, prolongando-se normalmente até aos primeiros dias de fevereiro.
A ideia subjacente à criação do festival é apoiar movimentos de dança mais informais e menos estruturados, pelo que oferece aos coreógrafos que não seguiram uma formação clássica em dança moderna ou contemporânea a oportunidade de se apresentarem em palco com outros intérpretes de renome.
Onde se realiza
Este evento realiza-se todos os anos no Théâtre Suresnes, nos arredores de Paris. Suresnes é uma comuna nos subúrbios de Paris, situada nos Hauts-de-Seine. A maneira mais rápida de chegar a Suresnes é apanhar a linha de comboio RER Ado centro de Paris e sair na estação de La Défense.
Como comprar os bilhetes
O sítio Web oficial do Théâtre Suresnes contém todas as informações necessárias para a compra de bilhetes online.
10. Patinagem no gelo no coração de Paris
A chegada do inverno em Paris traz consigo uma daquelas actividades únicas que só podem ser desfrutadas no frio do inverno: a patinagem no gelo. Na capital francesa, as pistas de gelo efémeras ocupam as praças e os grandes palácios mais importantes da cidade para levar esta atividade lúdica a um outro nível.
Se gosta de patinar no gelo, traga o seu equipamento pronto para a aventura! Se é verdade que algumas pistas fecham nos primeiros dias de janeiro, muitas outras estarão abertas até fevereiro em Paris.
Onde patinar no gelo em Paris
- Place du Trocadero: entrada livre.
- Stade Sébastien Charléty: entrada livre.
- Grande Arche de la Défense: cerca de 10 euros para adultos e 5 euros para crianças.
- Marché de Noël du Jardin des Tuileries: cerca de 10 euros para adultos e 65 euros para crianças
- Grand Palais des Glaces: entre 20-29 € adultos e 12 € crianças
- Place Athénée: cerca de 60 euros, incluindo a hora do chá
- Espace sportif Pailleron: arena coberta aberta a maior parte do ano. Os preços e horários de abertura podem ser consultados no sítio Web.
11. Dar um passeio no La Grande Roue de Paris
Se visitar Paris durante o inverno, não deixe de ir a uma das atracções preferidas dos parisienses, situada na Praça da Concórdia. La Grande Roue de Paris é uma instituição parisiense por si só. Em tempos, foi a maior roda gigante do mundo, construída numa estrutura de 100 metros de altura para a Exposição Universal de Paris, em 1900.
Hoje em dia, a atração é considerada a maior roda gigante em movimento do mundo, com 70 metros de altura; circula na capital parisiense de novembro, em Paris, a fevereiro ou março, em Paris. O calendário muda todos os anos.
Onde se realiza
La Grande Roue de Paris é montada todos os anos na Place de la Concorde; a partir daqui, oferece uma vista de 360 graus dos monumentos mais importantes de Paris.
Quanto é que custa?
Pode visitar o sítio Web oficial para obter tarifas actualizadas. No entanto, o preço médio é de 10 euros para adultos e 5 euros para crianças com menos de 10 anos.
12. Assistir à feira de design e decoração Maison&Objet
A Maison & Objet é a maior feira de design e decoração de Paris e realiza-se todos os anos, normalmente na penúltima semana do mês. Esta celebração da arte e do design de interiores reúne os maiores nomes do sector e, durante cinco dias, apresenta o seu trabalho e as tendências de design e decoração que irão marcar o ano. Além disso, todos os anos é escolhido um "designer do ano", cuja carreira e contributo para o sector são reconhecidos.
Onde se realiza
O evento realiza-se todos os anos no Paris Nord Villepinte, um grande centro de convenções situado em Villepinte, perto do aeroporto Charles de Gaulle.
Quanto é que custa?
Para participar no evento, é necessário pagar um cartão de acesso que custa cerca de 50 euros. Com este cartão, pode assistir aos 5 dias do evento. Pode comprar o seu bilhete diretamente no sítio Web da Maison&Objet.
O tempo em Paris em janeiro
Paris é uma cidade fria e húmida durante todo o inverno, e janeiro é o janeiro mais frio do ano na Cidade Luz, com uma temperatura média diurna entre 7 e 5 graus Celsius.
A dica mais importante para visitar Paris em janeiro é certificar-se de que está preparado para o frio. Leve um casaco de inverno, meias quentes, luvas, cachecóis, gorros e um casaco impermeável para usar por baixo do casaco (também é boa ideia levar botas de neve ou de chuva).
Multidões de turistas em Paris em janeiro.
janeiro é possivelmente a altura mais calma para visitar Paris, devido à falta de turistas. Isto significa que pode visitar as suas exposições favoritas sem pressas, que as mesas nos cafés estão de novo disponíveis e que os passeios não estão obstruídos pelo tráfego humano. Se gosta de sossego e quer desfrutar de Paris à vontade, vai adorar janeiro!
É também a época mais barata do ano. Não será difícil encontrar bilhetes de avião ou de comboio com desconto para este mês, e muitos hotéis têm ofertas especiais sazonais para atrair turistas nos meses de menor movimento.