París em novembro: recomendações e conselhos para aproveitar a cidade

Com o fim da época alta e o Natal mesmo ao virar da esquina, novembro é um mês muito calmo para visitar Paris.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

París em novembro: recomendações e conselhos para aproveitar a cidade

Torre Eiffel | ©Kiarash Mansouri

É difícil visitar Paris e esperar ver a cidade e os seus monumentos sem multidões e demasiados turistas. Mas se há um mês em que as filas são mais curtas e em que não terá problemas em reservar um quarto ou conseguir uma mesa num restaurante, esse mês é novembro.

Em outubro, a época alta termina e o tempo frio aumenta, dando à cidade uma pausa antes da chegada do Natal. Para além disso, no penúltimo mês do ano, há dois feriados que nos dão a oportunidade de fazer e ver coisas diferentes. Eis as minhas 10 recomendações para um dos meses mais calmos do ano na capital francesa.

1. Visitar o Museu da Guerra dos Invalides

Palácio Nacional dos Inválidos| ©Daniel Vorndran
Palácio Nacional dos Inválidos| ©Daniel Vorndran

Para além do Dia de Todos os Santos, há outro feriado no calendário de todo o país em novembro. O dia 11 de novembro comemora o armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial e que marcou profundamente a história da França e dos seus habitantes. Por ocasião deste acontecimento, é uma boa altura para conhecer e viver a história no Musée de la Guerre des Invalides.

No interior deste espetacular complexo arquitetónico, que foi outrora a residência de veteranos de guerra inválidos, pode aprender sobre a Primeira Guerra Mundial e outros conflitos bélicos. O museu tem armamento original, equipamento e exposições sobre a grande guerra.

Pode e deve também aproveitar a sua visita para ver o túmulo de Napoleão na igreja Dome. Pode encontrar mais informações no nosso post sobre Como visitar o Musée des Invalides e o túmulo de Napoleão em Paris.

Adquira o seu bilhete para o Museu dos Inválidos

2. Boas datas para visitar as Galerias Lafayette

Visitar as Galerias Lafayette| ©Mario Sánchez Prada
Visitar as Galerias Lafayette| ©Mario Sánchez Prada

No século XIX, a par da construção da Torre Eiffel e do Moulin Rouge, floresceram também os grandes armazéns e as galerias. Considerados templos do luxo e das compras em Paris, há vários que podemos visitar para as nossas compras pré-natalícias.

A Galerie Lafayette, no Boulevard Haussmann, ao lado da Opéra Garnier, é a mais famosa de todas. Em novembro começam a decorar estas lojas de acordo com o Natal e aproveitam as datas para atrair clientes com vendas atractivas, por isso é uma boa altura para visitar estas galerias.

Na mesma avenida estão os grandes armazéns Printemps para compras de luxo, e perto dos Jardins do Luxemburgo estão os grandes armazéns Le Bon Marché.

Reservar uma visita às galerias de Paris

3. Visite o túmulo do soldado desconhecido sob o Arco do Triunfo

Túmulo do Soldado Desconhecido| ©Zairon
Túmulo do Soldado Desconhecido| ©Zairon

Também por ocasião do Dia do Armistício, a 11 de novembro, pode visitar o Túmulo do Soldado Desconhecido. No mesmo dia 11 de novembro, mas em 1920, os restos mortais de um soldado não identificado, morto na Batalha de Verdun, foram transferidos para uma sepultura no Arco do Triunfo, como homenagem e representação de todos aqueles que tombaram durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1923, foi instalada uma chama eterna que, desde então, é reacendida numa pequena cerimónia todos os dias às 18h30.

Neste dia, realiza-se uma cerimónia especial e uma bandeira francesa gigante é pendurada entre os pilares do Arco do Triunfo. Muitos parisienses depositam flores em homenagem a este soldado e a este feriado e os turistas têm a oportunidade de ver o Arco do Triunfo em todo o seu esplendor como um símbolo nacional francês.

Adquira o seu bilhete para o Arco do Triunfo

4. Celebrar a festa do Beaujolais Nouveau

Garrafas de vinho| ©Hermes Rivera
Garrafas de vinho| ©Hermes Rivera

Todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, celebra-se a festa do Beaujolais Nouveau. Trata-se de um vinho jovem francês que é colhido em novembro na região da Borgonha, nos Alpes franceses, e que pode ser degustado em todos os restaurantes de Paris durante esta festa.

Asadegas e os bistrôs da cidade organizam degustações especiais e é a desculpa perfeita para desfrutar de um bom momento com os seus amigos e familiares ao sabor de um bom vinho francês. Como curiosidade, este dia é considerado o maior festival de vinho do mundo e os vendedores não estão autorizados a vender este famoso vinho até este dia. Em Paris, o melhor sítio para desfrutar desta festa é o bairro de Montmartre.

Desfrutar de uma prova de vinhos numa adega em Paris

5. Uma boa altura para subir à Torre Eiffel sem filas de espera

Foto da Torre Eiffel| ©Valentin Antonucci
Foto da Torre Eiffel| ©Valentin Antonucci

A Torre Eiffel é o símbolo indiscutível de Paris, como comprovam os milhares de turistas que a visitam todos os dias. É por isso que as longas filas de espera são comuns. Se quiser evitá-las, embora seja uma missão complicada, o melhor a fazer é viajar para Paris na época baixa. novembro é um mês muito bom para isso, com menos turistas do que o habitual. Ainda há dias claros para apreciar as vistas do topo da Torre Eiffel e não terá de fazer tantas filas. É uma combinação vencedora, seja qual for o ponto de vista. Mas vai precisar de se agasalhar bem.

Reserve o seu bilhete para a Torre Eiffel

6. Abrigar-se do frio no Museu d'Orsay

Entrada para o Museu d'Orsay.| ©Daniel Vorndran
Entrada para o Museu d'Orsay.| ©Daniel Vorndran

Paris é também a cidade dos museus, onde se encontram alguns dos mais importantes do mundo. Nos dias frios de novembro, é sempre uma boa opção visitá-los e evitar o tempo vendo obras de arte. A recomendação habitual é ir ao Louvre, o que, claro, é sempre uma boa ideia, mas hoje o meu conselho é visitar o Museu d'Orsay.

Pode não ser tão popular como o seu museu irmão, o Louvre, mas algumas das obras que alberga são conhecidas em todo o mundo. O Almoço na Relva de Manet, a Noite Estrelada de Van Gogh ou o seu autorretrato são algumas das obras que pode ver nesta antiga estação ferroviária agora convertida em museu.

Adquira o seu bilhete para o Museu d'Orsay

7. Aproveite a Black Friday para fazer compras nos Campos Elísios

Campos Elísios| ©PCA Stream
Campos Elísios| ©PCA Stream

Para além da sua beleza, a avenida dos Campos Elísios é conhecida pelas suas compras. Das boutiques de luxo aos franchisings mais conhecidos, há algo de especial em fazer compras nos Campos Elísios. E a melhor altura para se mimar é durante a semana de 29 de novembro com os descontos da Black Friday.

Nesta avenida, encontrará algumas das marcas mais prestigiadas e conhecidas do mundo em lojas que o surpreenderão pelo seu design espetacular. Além disso, por esta altura, os Campos Elísios já começam a ser iluminados e surgem os primeiros mercados de Natal.

8. Desfrute do ambiente pré-natalício sem complicações

Mercado de Natal no Jardin des Tuileries| ©Sortiraparis
Mercado de Natal no Jardin des Tuileries| ©Sortiraparis

No final de novembro, as ruas de Paris começam a exibir as primeiras decorações de Natal. Embora o Natal ainda esteja longe, é uma boa altura para passear pelas ruas decoradas e desfrutar da cidade e do ambiente natalício sem as habituais multidões que chegam com a aproximação da época festiva.

Nos Campos Elísios, as primeiras luzes são colocadas e os primeiros mercados de Natal aparecem em Paris. Este é o local mais popular de Paris para desfrutar do ambiente natalício. Em alternativa, recomendo um passeio pelo bairro de Montmartre. É mais calmo e as decorações são mais discretas, mas igualmente bonitas e agradáveis.

9. Visitar a Estátua da Liberdade e celebrar o Dia de Ação de Graças... Em Paris?

Réplica da Estátua da Liberdade em Paris| ©Mariana C
Réplica da Estátua da Liberdade em Paris| ©Mariana C

Pode parecer estranho, mas é verdade. A capital parisiense e a cidade de Nova Iorque estão mais próximas do que se possa pensar. Tanto assim é que a famosa estátua de Nova Iorque foi feita em França e enviada para a América em 1886 como presente pelo aniversário da declaração de independência dos Estados Unidos.

Como resultado das boas relações entre os dois países, o país americano ofereceu uma réplica da Estátua da Liberdade à cidade de Paris anos mais tarde, por ocasião do 100º aniversário da revolução francesa em 1889. Atualmente, a versão francesa da Estátua da Liberdade pode ser vista na Ilha dos Cisnes, perto da Torre Eiffel. Pode aproveitar a oportunidade para a ver reservando um cruzeiro no Sena junto à entrada da Torre Eiffel.

Aproveitando o facto de o Dia de Ação de Graças ser celebrado nos Estados Unidos a 24 de novembro, pode aproveitar para visitar esta pequena Estátua da Liberdade. A cidade parisiense é também o lar de uma grande comunidade americana e o feriado de Ação de Graças está a tornar-se cada vez mais popular. Não é raro ver alguns restaurantes a preparar o tradicional peru neste dia.

10. Ver os famosos cemitérios de Paris

Cemitério de Montparnasse| ©Jérôme Blum
Cemitério de Montparnasse| ©Jérôme Blum

O Dia de Todos os Santos é celebrado em muitos países a 1 de novembro, um dia dedicado à homenagem aos mortos. Em França, a tradição ultrapassa o aspeto religioso e é comum que os famosos cemitérios das cidades se encham de curiosos. Ainda mais em Paris, que tem alguns dos cemitérios mais famosos e bonitos do mundo. No entanto, o dia 1 não é a melhor altura para os visitar, uma vez que muitos parisienses se deslocam para homenagear os seus familiares.

  • O Cemitério Père-Lachaise é o cemitério mais visitado do mundo e abriga os túmulos de pessoas famosas como Oscar Wilde e Jim Morrison.
  • Cemitério de Passy
  • Cemitério de Montparnasse
  • Cemitério de Montmartre
  • Panteão dos Ilustres: situado no Quartier Latin, um dos melhores bairros de Paris, muito próximo do Jardim do Luxemburgo, este imponente edifício alberga os túmulos de alguns dos nomes mais importantes da história de França e do mundo, como Voltarie, Rousseau e Victor Hugo, entre outros.

Temperaturas em novembro em Paris

Arco do Triunfo em Paris| ©xiaoshu.paris
Arco do Triunfo em Paris| ©xiaoshu.paris

Como se pode imaginar, em novembro as temperaturas em Paris começam a descer. No entanto, só no final do mês é que o frio começa a fazer-se sentir. No resto do mês, as temperaturas são agradáveis, com uma máxima de 11 graus Celsius e uma mínima de 6 graus Celsius. É um mês relativamente chuvoso, com uma média de precipitação entre 8 e 14 dias, mas não costuma chover com força extrema. Por isso, não se esqueça do seu guarda-chuva. Em suma, as temperaturas são bastante agradáveis até ao final do mês, mas o frio ou a chuva não irão certamente impedir a sua visita a uma cidade tão bonita.

O número de turistas em novembro em Paris

Mercado da Rue Cler| ©Michele Louise
Mercado da Rue Cler| ©Michele Louise

Como já referi, a principal vantagem de viajar para Paris em novembro é o reduzido número de turistas. O mês de novembro dá início à época baixa do turismo na capital francesa, que se prolonga geralmente até maio. Embora nunca haja falta de turistas em Paris, o facto é que as principais atracções turísticas estão menos cheias. Menos filas e menos multidões.

De notar também que os dias 1 e 11 de novembro são feriados no país e, embora a maioria dos monumentos permaneça aberta, muitos parisienses aproveitam a oportunidade para os visitar. O início da época baixa também tem impacto nos preços dos hotéis, que são mais baixos do que o habitual. Se procura um mês calmo, novembro é uma das melhores alturas para visitar Paris.

O que levar na mala para uma visita a Paris em novembro

Fazer as malas| ©Vlada Karpovich
Fazer as malas| ©Vlada Karpovich

Se decidir viajar para Paris em novembro, prepare-se para o frio e a chuva. E se estiver a planear visitar Paris durante a Black Friday, não será má ideia levar uma mala extra. O que deve levar para a sua viagem? Aqui estão elas:

  • Roupa de algodão.
  • Casacos e roupa impermeável.
  • Guarda-chuvas e botas impermeáveis.
  • Calçado quente e, sobretudo, confortável.
  • Uma mala extra para as suas compras de Black Friday.