10 coisas para ver e fazer em Paris na primavera
Pelo clima, pelos eventos e pelo aspeto de Paris, a primavera é uma óptima altura para visitar a capital francesa. Pode descobrir aqui as melhores coisas para fazer durante estes meses.
A primavera em Paris é, sem dúvida, uma das melhores alturas do ano para visitar a cidade francesa. Isto graças a um clima muito agradável, com temperaturas amenas e uma grande variedade de eventos e actividades típicas destes meses.
Se quer ou vai viajar para a cidade histórica na primavera, neste post partilho consigo uma lista das melhores coisas para fazer durante esta época e toda a informação útil sobre a mesma.
1. Ir às esplanadas dos cafés do bairro de Montmartre
Quando o bom tempo chega a Paris , os parisienses aproveitam para sair à rua e desfrutar dos prazeres que não podem experimentar durante a maior parte do ano. Estou a falar de algo tão simples como tomar um café numa bela esplanada. Um luxo reservado apenas para a primavera e o verão, uma vez que no resto do ano as temperaturas não são adequadas.
Um dos melhores locais para o desfrutar é o bairro de Montmartre. As suas ruas íngremes são ladeadas por dezenas de cafés tipicamente parisienses, com as suas pequenas esplanadas e bonitas fachadas. Um exemplo é o café des Deux Moulins, perto do Moulin Rouge, que serviu de cenário ao famoso filme Amelie.
Mas há muitos mais que o convido a descobrir e, para não perder nada, a melhor opção é reservar uma visita guiada ao bairro de Montmartre, que, garanto-lhe, não o deixará indiferente.
2. Aproveitar ao máximo a famosa Noite dos Museus
Em meados de maio, quase a despedir-se da primavera e a dar as boas-vindas ao verão, tem lugar em Paris uma das noites mais mágicas do ano. A Noite dos Museus é celebrada em todo o país, mas é na capital que é mais apreciada.
Os grandes museus também participam neste evento, abrindo as suas portas durante a noite, e a atividade é complementada por concertos e eventos artísticos e culturais por toda a cidade, num itinerário perfeito para desfrutar da cultura numa noite mágica da primavera parisiense.
Muitos museus parisienses, como o Louvre, participam frequentemente na Noite dos Museus, mas se não estiver em Paris nessa data ou não gostar de ficar acordado até tarde, pode sempre visitá-los durante o seu horário normal de abertura:
-
Reservar bilhetes sem filas para o Louvre: o maior museu do mundo, com 35.000 objectos e obras de arte como a Mona Lisa ou a Vénus de Milo.
-
Reservar bilhetes para o Musée d'Orsay: que alberga centenas de obras dos artistas mais importantes do Impressionismo e do Pós-Impressionismo, como Van Gogh ou Matisse.
-
Reservar bilhetes para o Museu Picasso em Paris: que alberga 5.000 obras-primas de Picasso, bem como a sua coleção pessoal.
3. Celebrar a Semana Santa e a Páscoa em Paris
Se optar por viajar para Paris durante as férias da Páscoa, pode aproveitar a oportunidade para viver estas festividades ao estilo parisiense.
De um ponto de vista mais religioso, é uma altura ideal para visitar as igrejas da cidade, que são muitas e muito bonitas:
- A Basílica do Sacré Coeur.
- A Sainte Chapelle, cujos bilhetes recomendo que reserve online.
- A igreja da Madeleine.
- Notre Dame, cujos exteriores pode admirar reservando uma visita à prisão da Ile de la Cité, Notre Dame, Sainte Chapelle e La Conciergerie, onde receberá explicações sobre a sua arquitetura. Infelizmente, a Catedral está fechada aos visitantes desde os incêndios de 2019.
Por outro lado, a alternativa típica para desfrutar da Páscoa tem mais a ver com o sentido do paladar do que com o sentido da visão. Estou a falar dos famosos ovos de chocolate e coelhinhos típicos desta época festiva. Paris é uma cidade de pastelaria e as suas ruas estão repletas de centenas de pastelarias que oferecem estas iguarias de chocolate. Se gosta de doces, reservar uma visita às pastelarias de Paris pode ser uma óptima ideia, não é?
4. Passear de bicicleta pelas ruas de Paris
Quando as árvores estão em flor, as temperaturas são mais quentes e os dias são mais soalheiros, passear em Paris é um verdadeiro prazer. Andar a pé é sempre uma boa ideia, mas limita a distância que se pode percorrer. É por isso que, na primavera , uma das melhores coisas a fazer é alugar uma bicicleta e passear por Paris aproveitando o bom tempo. Para isso, existem várias opções:
- Reservar o cartão turístico Paris Pass, com o qual pode apanhar bicicletas públicas e pedalar pelo centro ou mesmo descobrir os arredores da capital com locais tão interessantes como a floresta de Vincennes. São tantas as vantagens do Paris Pass que recomendo que leia este post para saber tudo sobre ele.
- Reserve um passeio guiado de bicicleta de 4 horaspor Paris, acompanhado por um guia especializado, para visitar os monumentos mais importantes da capital francesa.
5. Fazer um cruzeiro no rio Sena na melhor altura do ano.
É sempre aconselhável conhecer Paris de diferentes perspectivas. E uma das mais bonitas é fazê-lo com um dos melhores cruzeiros no rio Sena. De facto, o tempo é tão agradável na primavera que pode até fazer um cruzeiro no rio Sena a bordo de um cruzeiro noturno no rio Sena.
Ao longo do percurso, verá monumentos como os Invalides, o Museu d'Orsay, a Catedral de Notre Dame, o Louvre, o Grand Palais e a Torre Eiffel.
Pode optar por acompanhar o seu cruzeiro com um jantar a bordo ou escolher entre várias opções e combinações.
6. Aproveite o céu limpo para ver Paris de cima
Com a primavera cada vez mais marcada por dias e céus limpos, uma das melhores formas de aproveitar este facto é ver Paris das alturas a partir dos melhores miradouros de Paris. O mais famoso é, naturalmente, a Torre Eiffel. É também o mais alto, mas existemoutras alternativas:
- O miradouro da Basílica do Sacré-Coeur.
- O arranha-céus de Montparnasse, o segundo edifício mais alto do género em França, para o qual recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência.
- O terraço do topo do Arco do Triunfo, para o qual também é possível reservar bilhetes online.
Paris é ainda mais bonita vista de cima.
7. Fazer uma viagem a Versalhes e aos seus jardins
O Palácio de Versalhes é uma das excursões obrigatórias quando se viaja para Paris. O encanto do local não reside apenas no palácio, mas também nos seus jardins.
Considerado um dos mais belos da Europa e do mundo, os jardins reais de Versalhes ficam especialmente bonitos na primavera. A decoração floral é tremendamente bonita nesta altura do ano e os jardineiros têm um cuidado especial para os tornar espectaculares. Durante estes meses, também se pode apreciar oespetáculo das fontes do palácio, com luzes e música.
Areserva de bilhetes para o Palácio de Versalhes, para os jardins e para a propriedade de Maria Antonieta é uma obrigação na primavera.
8. Passear pelos seus parques e jardins em flor
Paris é uma cidade cheia de belos parques e jardins que são cuidados com especial atenção.
É na primavera que esses lugares estão mais bonitos, principalmente por causa da floração, que dá aos passeadores um cartão postal muito colorido e bonito. São dezenas deparques e jardins perfeitos para um agradável passeio na primavera:
- O jardim das Tuileries, entre o Louvre e a Praça da Concórdia.
- O Parque Montsouris, no sul da cidade.
- O Parque de Belleville, na colina com o mesmo nome e com uma das melhores vistas da capital.
- O Parc des Buttes Chaumont, situado numa antiga pedreira no leste de Paris.
9. Fazer um piquenique de primavera nos Jardins do Luxemburgo
Se perguntar a um parisiense qual é a sua atividade preferida na primavera, é muito provável que a sua resposta seja um piquenique. É um típico cartão postal parisiense nesta época do ano, em lugares como o Champ de Mars, sob a Torre Eiffel.
Mas de todas as opções neste sentido que podemos visitar na cidade francesa, a preferida dos parisienses, e a minha recomendação pessoal, são os Jardins do Luxemburgo, que têm uma decoração floral muito cuidada e grandes relvados onde se podem fazer os típicos piqueniques de primavera quando o tempo está bom. Uma atividade obrigatória na primavera parisiense.
10. Assistir a dois dos melhores eventos desportivos de Paris: Roland Garros e a Maratona de Paris
A primavera é também uma época de grandes eventos desportivos, e dois dos maiores têm lugar nesta altura do ano:
- A Maratona de Paris tem lugar no início de abril e reúne mais de 60.000 corredores e muitos mais espectadores em torno do percurso da corrida, que passa por marcos emblemáticos como Notre Dame, o Louvre ou a Torre Eiffel.
- O Open de França de ténis, ou Roland Garros, é o torneio mais importante em terra batida e reúne sempre os melhores tenistas do mundo. Realiza-se no final de maio e início de junho no complexo do Stade Roland Garros, em Paris.
Temperaturas em Paris na primavera
O clima é um dos factores-chave para decidir quando visitar Paris ou qualquer outra cidade. Neste aspeto, a primavera tem argumentos de sobra para o convencer.
Nos meses de março, abril e maio, as horas de sol aumentam gradualmente e com elas a temperatura. De uma máxima de pouco mais de 10°C em março, a temperatura média sobe para 20°C em maio. Em geral, é um clima muito agradável, com temperaturas muito amenas.
O único inconveniente da primavera, e este é um problema comum a quase todos os meses do ano, é a precipitação. maio é um dos meses mais húmidos do ano e, em geral, é quase impossível evitar a chuva na primavera.
Multidões de turistas em Paris na primavera
Em geral, durante os meses de primavera , o número de turistas não é enorme, tendo em conta que Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo, e não há muitos problemas para encontrar alojamento.A exceção é a Páscoa, quando muitas pessoas aproveitam para visitar Paris durante este período de férias e a procura e o número de turistas aumenta consideravelmente.
Preços em Paris na primavera
Os preços dos alojamentos e das atracções turísticas, como Paris, dependem particularmente da procura. Como a primavera ainda não é a época alta, a procura não é tão elevada e, por conseguinte, os preços mantêm-se razoáveis.
A exceção é a Páscoa, porque em muitos locais é feriado e a procura de alojamento aumenta consideravelmente. E com a procura vêm os preços mais elevados.
O que levar na mala para uma visita a Paris na primavera
Na primavera, pode haver de tudo, desde dias de sol e agradáveis a dias de chuva e vento. É por isso que deve fazer as malas com cuidado e estar preparado para vários cenários. O que não deve deixar de fora da sua mala:
- Roupa leve e confortável para os dias de sol e mais primaveris.
- Roupa mais quente para os dias nublados e as noites.
- Sapatos confortáveis para as longas caminhadas pelas ruas de Paris.
- Um guarda-chuva ou um mackintosh para o caso de apanhar chuva.