10 coisas para ver e fazer em Atenas no inverno

Atenas é um destino que se mantém interessante e divertido durante todo o ano. O inverno pode ser a melhor forma de conhecer este canto da Grécia, se seguir as recomendações que preparei para si.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Atenas no inverno

Neve em Atenas | ©Vasilis Tsikkinis

Há imensas coisas para ver e fazer em Atenas, desde o momento em que aterra no aeroporto até ao momento em que regressa a casa, ansioso por continuar a viver neste paraíso com uma história que remonta a 3000 anos.

Encarreguei-me de pesquisar quais as actividades de que pode desfrutar plenamente se estiver em Atenas durante o inverno e aconselho-o a continuar a ler para saber mais sobre cada uma delas. Lembre-se que a melhor maneira de conhecer um novo lugar é fazê-lo sob as tradições que definem a estação que escolheu para a sua viagem.

1. Desfrutar de pratos de inverno em autênticas tabernas gregas

Comer Musaca| ©Ciro Boro
Comer Musaca| ©Ciro Boro

Se estiver em Atenas no inverno, não pode perder alguns dos melhores pratos de inverno. Deve apreciar o facto de este universo culinário grego ter muitos ingredientes pesados, como carnes marinadas ou a utilização de azeitonas como base para a preparação. A moussaka é o prato nacional da Grécia e é muitas vezes um alimento básico da dieta de inverno devido ao seu elevado teor de proteínas, que ajuda as reservas de energia a lidar com a descida das temperaturas e esta ingestão de proteínas irá ajudá-lo a andar pela cidade sem se sentir tão exausto.

As tabernas gregas são um ótimo lugar para experimentar o verdadeiro sabor da comida de inverno de Atenas e verá as pessoas a juntarem-se à volta para saborear um gyro ou uma deliciosa fakes.

Também é uma boa ideia optar por uma excursão gastronómica grega se quiser ver os estabelecimentos mais emblemáticos e tradicionais nos bairros menos concorridos da cidade.

Reservar uma excursão gastronómica em Atenas

2. Celebre o Apokries se estiver na cidade nesta data

Carnaval de Atenas| ©Dimitra D
Carnaval de Atenas| ©Dimitra D

Se a sua viagem a Atenas durante o inverno coincide com as datas do Carnaval, então não pode hesitar nas festividades de Apokries. Esta é a versão grega da festa que marca o início da Quaresma antes da Páscoa na Igreja Ortodoxa Grega.

Esta festa caracteriza-se por todo o tipo de carros alegóricos extravagantes que representam elementos culturais da Grécia Antiga e a mitologia subjacente aos seus costumes religiosos. Há também uma grande influência bizantina na estética deste carnaval grego e, se for a esta celebração, notará que os participantes estão frequentemente vestidos com roupas coloridas durante todo o fim de semana.

O desfile de Moschato é um dos eventos mais importantes deste fim de semana de festividades e realiza-se no bairro de Moschato , na costa, perto do porto do Pireu. Há também batalhas de confettis e todo o tipo de outras celebrações nos bares e nas ruas dos bairros antigos perto da Acrópole, ou seja, nos distritos 1 e 2 de Atenas. Uma excelente desculpa para desfrutar do ambiente festivo depois da sua visita à Acrópole de Atenas.

Reservar um bilhete para a Acrópole

3. Não deixe de comprar jóias gregas autênticas

Bairro Monastiraki| ©Barcex
Bairro Monastiraki| ©Barcex

Se já estiver em Plaka ou em qualquer outro bairro do 1º e 2º distritos de Atenas, pode tentar obter as melhores ofertas em jóias gregas autênticas, uma vez que o inverno é uma época de vendas baixas para estes comerciantes e muitas lojas têm descontos e saldos para seduzir o comprador.

O meu conselho é ir também ao bairro de Monastiraki, uma vez que lhe permitirá comprar jóias num espaço mais confortável e tranquilo. Esta zona fica muito próxima da Ágora de Atenas, uma área repleta de monumentos da Grécia Antiga que não pode perder e que, na época de inverno, lhe garantirá um passeio quase sem turistas.

Muitos dos autocarros turísticos de Atenas passam por esta zona dos distritos 1, 2 e 3 da cidade. Não hesite e aproveite-os se estiver cansado de andar e quiser chegar rapidamente a outro epicentro turístico da cidade.

Comprar um bilhete para o autocarro turístico de Atenas

4. Aproveite para passear por Plaka e Anafiotika sem ter de lidar com centenas de turistas

Em Anafiotika| ©Antonio Fajardo
Em Anafiotika| ©Antonio Fajardo

O bairro de Plaka é um dos epicentros turísticos de Atenas, tanto pela sua proximidade da Acrópole como pelo seu estilo arquitetónico, que o faz parecer uma aldeia parada no tempo no meio de uma cidade tão cosmopolita como a capital grega.

É uma zona de ruas estreitas e empedradas, com cafés e tabernas em quase todas as esquinas. A zona Anafiotika da cidade é onde o encanto desta comunidade é mais evidente e o inverno é a melhor altura do ano para visitar esta zona de Atenas cujas ruas estreitas parecem pequenos labirintos urbanos.

Entre as melhores coisas para fazer no bairro de Plaka, em Atenas, posso destacar a subida à Acrópole, que estará sempre em segundo plano nesta secção do centro da cidade e, sem dúvida, uma visita guiada a Atenas é uma excelente opção para descobrir os segredos escondidos nesta zona da cidade.

Reservar uma visita guiada a Atenas

5. Aquecer-se um pouco num Hammam tradicional

Hammam tradicional| ©Vagelis Pikoulas
Hammam tradicional| ©Vagelis Pikoulas

Embora o clima mediterrânico do sul da Grécia permita que os Invernos permaneçam bastante amenos, pode ainda assim sentir-se frio numa cidade ventosa como Atenas. Por isso, recomendo que aproveite a estação para visitar um Hammam, que é uma sauna típica otomana.

Se visitar um durante a sua visita a Atenas , poderá desfrutar de uma longa sessão de vapor que será seguida de uma esfoliação de corpo inteiro e de uma série de massagens que lhe permitirão relaxar e sair revigorado para desfrutar do resto do seu itinerário turístico.

No final, ser-lhe-ão oferecidos todos os tipos de chás associados à gastronomia grega e, na verdade, esta é uma experiência que estará disponível em todos os cantos da cidade, uma vez que a maioria dos bairros tem pelo menos um Hammam de excelente qualidade.

6. Vá às compras e leve para casa os melhores ingredientes da cozinha grega

Mercado Central de Atenas| ©Maurice
Mercado Central de Atenas| ©Maurice

As compras são uma parte essencial de qualquer viagem. Ao mesmo tempo, a Grécia é um destino que se caracteriza pela qualidade da sua oferta gastronómica e pela forma como estes sabores cativam quem os descobre pela primeira vez.

Por isso, um plano recomendado para a sua visita de inverno a Atenas é passear pelas ruas em redor do Mercado Central, onde encontrará todo o tipo de lembranças gastronómicas que lhe permitirão continuar a saborear a Grécia quando regressar a casa.

O inverno é uma altura particularmente boa para visitar o mercado e comprar ingredientes enlatados ou bem conservados sem as multidões.

7. Apreciar as vistas panorâmicas de uma queda de neve no Monte Philopapos

Monte Philopapos| ©Nando C
Monte Philopapos| ©Nando C

O Monte Philopapos é uma colina relativamente alta que fica perto da Acrópole e das outras atracções turísticas que fazem de Atenas um lugar como nenhum outro. A montanha oferece vistas panorâmicas da parte central de Atenas e, num dia claro, tem a oportunidade de ver as margens do Pireu.

Para subir ao topo, terá de seguir um pequeno percurso pedestre, mas esta atividade física vale certamente a pena se tiver a garantia de uma vista panorâmica da cidade num dia de neve. O que é muito provável que aconteça, tendo em conta que as manhãs de neve se tornaram cada vez mais frequentes nos Invernos de Atenas nas últimas décadas.

8. Aproveite ao máximo uma escapadela de inverno às aldeias fora de Atenas

Monte Parnaso| ©Adam L. Clevenger
Monte Parnaso| ©Adam L. Clevenger

A Grécia continental está repleta de aldeias que lhe podem dar uma imagem mais verdadeira e autêntica de como funciona a vida rural neste país pitoresco. Por exemplo, as comunidades perto da Floresta de Tatoi são uma boa ideia se estiver à procura de aldeias muito próximas da área construída de Atenas.

Se quiser ir um pouco mais longe, pode dirigir-se ao Monte Parnaso, uma das montanhas mais altas de toda a Grécia que oferece muitas alternativas de entretenimento de inverno, tais como caminhadas na montanha e até mesmo pistas de esqui.

O Monte Giona é outro destino acessível que pode fazer parte das melhores excursões e passeios a partir de Atenas quando se pensa numa atividade de entretenimento de inverno. Assim, cabe-lhe a si decidir se está realmente interessado em ver o lado montanhoso da Grécia ou se decide fazer uma viagem às ilhas próximas, que estarão definitivamente livres de turistas e que também lhe oferecerão um panorama muito bonito para admirar.

9. Festeje para fugir ao frio nos bairros mais animados da cidade.

Em Psyri| ©Daniel Canarias
Em Psyri| ©Daniel Canarias

Atenas é a terceira capital mais populosa da União Europeia, pelo menos se tivermos em conta o número de pessoas que vivem na sua área metropolitana. É também uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e é, especificamente, um epicentro de modernidade e liberdade na região da Península Balcânica.

Por estas razões, é lógico que a vida nocturna é muito ativa durante todo o ano e o inverno, em particular, é uma época de festa em Atenas, uma vez que os planos de praia se transformam em actividades que oferecem proteção contra as baixas temperaturas da estação. Algumas das opções mais recomendadas para viver a festa ateniense são as seguintes:

  • Psyri: destaca-se entre outras alternativas pela sua identidade boémia e por ser um dos epicentros da arte urbana na Europa.
  • Gazi: tem os melhores clubes noturnos de Atenas e fica muito perto da zona turística de Monastiraki.
  • Exarcheia: é o bairro dos pensadores e revolucionários mais anarquistas, que até hoje resistem à gentrificação que se verificou nas outras zonas da cidade. Se procura um tipo de festa mais autêntico, este é o seu lugar.

Passar uma noite de bar em algumas das zonas que mencionei é uma das melhores coisas para ver e fazer em Atenas à noite... Que comece a festa!

10. Passeio pelo Pireu sem as multidões de turistas que o definem

Noite em Pireu| ©Jorge Castro
Noite em Pireu| ©Jorge Castro

Pireuou Piraeus é uma cidade portuária que faz parte da área metropolitana de Atenas. Esta zona liga a capital à maioria das ilhas vizinhas que são acessíveis através de uma curta viagem de ferry ou de uma viagem mais longa, uma vez que os grandes navios de cruzeiro de Atenas partem normalmente dos terminais portuários deste bairro.

O inverno é uma altura perfeita para desfrutar desta zona, uma vez que as multidões de turistas diminuem drasticamente e, se a visitar, terá a oportunidade de ver como vive a elite grega, uma vez que muitos dos barcos de luxo atracam neste porto devido à sua proximidade com o resto de Atenas.

Os portos de Mikrolimana e Zea Marina são paragens obrigatórias na zona, tal como o tranquilo mas belo bairro de Kastella.

Temperaturas em Atenas no inverno

inverno em Atenas| ©Sotirios Dimakis
inverno em Atenas| ©Sotirios Dimakis

As temperaturas em Atenas no inverno podem ser classificadas como frias para os padrões mediterrânicos, mas são definitivamente quentes para os padrões esperados noutros cantos da União Europeia: as mínimas oscilam normalmente entre os 5 e os 8 graus Celsius durante toda a estação, enquanto as máximas podem atingir os 15 graus Celsius ao meio-dia num dia de sol.

No entanto, não se deve surpreender com uma queda abrupta da temperatura que traga consigo uma pequena queda de neve na capital grega. Trata-se de um fenómeno cada vez mais frequente no extremo sul da Península Balcânica.

As multidões de turistas de inverno em Atenas

Dia de inverno| ©Ioannis Demicolas
Dia de inverno| ©Ioannis Demicolas

Como já referi, o número de turistas de Atenas no inverno não podia ser mais favorável. Embora haja claramente visitantes, uma vez que se trata de um dos destinos mais importantes a nível mundial, é uma percentagem mínima em comparação com a quantidade de turistas que afluem a este país durante a época de verão.

Preços em Atenas no inverno

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

Os Invernos em Atenas favorecem o bolso do turista pelo facto de todos os serviços de entretenimento e alojamento baixarem os seus preços com a intenção de se publicitarem como um destino barato nas alternativas turísticas europeias.

Desde a alimentação aos transportes, passando pelo alojamento e também pelo consumo comercial, todas estas actividades serão mais baratas do que o que teria de gastar no verão se ficasse o mesmo número de dias na capital grega.

O que levar na mala para visitar Atenas no inverno?

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

Atenas é uma cidade que pode ser percorrida a pé e muitos dos seus planos serão em ambientes que exigem movimento físico. Por isso, é aconselhável usar roupas confortáveis e não se esqueça de levar casacos para enfrentar o frio, especialmente se estiver prevista a queda de neve durante a sua viagem.

É também essencial usar sapatos confortáveis e optar por roupas versáteis que possam ser usadas numa atividade turística diurna e num jantar mais requintado num restaurante fechado.