O que ver e fazer no bairro de Plaka em Atenas
Situado no sopé da Acrópole, Plaka é o bairro mais antigo do centro histórico de Atenas e também o mais simbólico da capital grega. Aqui conto-vos tudo o que podem descobrir entre as suas ruas estreitas e edifícios irregulares.
O bairro de Plaka, pelo qual se passa em qualquer visita à Acrópole de Atenas, uma vez que se situa no seu sopé, é o bairro mais conhecido e popular da capital grega e também um testemunho da história da cidade. Embora as suas fronteiras sejam hoje pouco nítidas, as suas ruas estreitas e edifícios irregulares são fáceis de distinguir devido à influência turca do seu traçado.
Plaka, também conhecido como o Bairro dos Deuses devido à sua vista aberta para a Acrópole, é o bairro mais antigo de Atenas e uma das zonas mais pitorescas e visitadas da cidade. Passear por ele é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Atenas.
1. Caminhe pela Rua Adrianou, a principal artéria do bairro de Plaka
Plaka é o bairro mais antigo de Atenas e foi reconstruído várias vezes, especialmente durante o domínio turco da cidade, quando assumiu o seu aspeto atual de ruas estreitas e entrecruzadas.
A principal destas ruas é a Adrianou, que atravessa todo o bairro e é o centro da vida de Plaka, com as suas lojas, lojas de variedades, galerias de arte, restaurantes e monumentos.
Adrianou é uma rua pitoresca que começa em Monastiraki e se torna cada vez mais estreita em direção ao norte, até terminar na Praça Filomosou Eterias, que marca o coração do bairro e está rodeada de restaurantes com terraços abertos virados para a Acrópole e o Pártenon e músicos de rua.
Se visitar Atenas no verão, encontrará a Feira da Ladra de Plaka nas ruas Adrianou e Kydathineon. Aqui, as lojas trazem todos os seus produtos para a rua e baixam os preços. Um passeio pela Adrianou é a melhor maneira de conhecer Plaka e o seu espírito tradicional.
Detalhes interessantes
- Localização... Plaka está situada no sopé da Acrópole e Adrianou atravessa o bairro desde Monastiraki até à Praça Filomosou Eterias.
- Como chegar lá... Do centro de Atenas, na Praça Omonia, pode apanhar as linhas de autocarro 11, 500 e 790 para Philellenon e depois caminhar durante cinco minutos até Plaka. Também pode apanhar os autocarros turísticos de Atenas que incluem paragens no bairro.
2. Visite as lojas de lembranças, artesanato e produtos típicos.
Plaka é o bairro onde se desenrola a vida quotidiana de Atenas, pois não é apenas o local mais visitado pelos turistas, mas também o epicentro da vida dos habitantes locais, pelo que é o local perfeito para fazer compras e visitar lojas de recordações, lojas de artesanato e produtos típicos.
Perder-se entre as lojas das suas ruas estreitas é uma das melhores coisas a fazer em Atenas.
Nas lojas de Plaka encontrarás cerâmica de barro com motivos da Grécia Antiga, artesanato em madeira, sapatos e sandálias típicas e esponjas chamadas loofahs que contêm esfoliantes naturais.
Também pode comprar um nazar, um amuleto contra o mau-olhado, típico da Turquia, mas que é oferecido no bairro desde o tempo da ocupação turca.
As lojas de bebidas também estão no centro de Plaka, para que possa provar os licores e vinhos locais, muitos dos quais vêm das adegas que poderá ter visto se tiver feito uma viagem às ilhas gregas.
Tenha em atenção que, como é um bairro visitado por turistas, os preços podem ser elevados, mas também que na maioria das lojas pode regatear os preços.
- Localização... Há lojas em todas as ruas, uma vez que Plaka é um bairro comercial, mas a maioria está em Andrianou e à volta da Praça Filomosou Eterias.
3. Aprecie a gastronomia local nas bancas de comida do bairro
Plaka está localizada aos pés da Acrópole, que é a principal atração de Atenas, por isso, quando muitos visitantes terminam os seus passeios pelos monumentos antigos, visitam o bairro para comer e relaxar.
Aqui pode desfrutar da melhor comida local a bons preços, embora as opções mais baratas se encontrem nas ruas periféricas de Adrianou.
Entre os pratos locais a provar em Plaka, recomendo a musaka, uma lasanha de borrego e beringela. Há também muitos restaurantes de peixe, lulas, polvos e mariscos que servem guisados acompanhados de molho taramasalata, um puré feito de ovas de peixe em salmoura.
Se estiver com pressa ou à procura de uma opção mais económica, pode optar por kebab ou keftedes.
Plaka é o local ideal para relaxar depois de uma visita à Acrópole ou para almoçar antes de continuar a sua visita a Atenas num passeio de bicicleta ou num cruzeiro ao longo da costa ateniense.
Se tenciona ir jantar a Plaka, recomendo que escolha um lugar num restaurante com terraço e desfrute do espetáculo de ver o Pártenon iluminado no ponto mais alto da cidade.
- Localização... Os restaurantes mais baratos situam-se nas ruas afastadas de Adrianou e dos terraços das tabernas da Praça Filomosou Eterias pode ver-se a Acrópole iluminada à noite.
4. Passeie de bicicleta pelos edifícios cicládicos de Anafiotika
Com ruelas estreitas e casas caiadas de branco, Anafiotika é um pequeno bairro dentro de Plaka que tem semelhanças com os edifícios da Andaluzia.
As casas caiadas de branco foram construídas no século XIX por pedreiros que vieram de Anafi para Atenas para construir o Palácio Presidencial. Trouxeram consigo a tradição das Cíclades, com as suas janelas floridas e casas baixas, que hoje atraem a atenção dos visitantes da capital grega.
Um passeio por este bairro pitoresco revela a arquitetura única dos seus labirintos, mas é também o único recanto de Plaka que não está apinhado de lojas ou encerrado por um caminho caótico de ruas e becos. Anafiotika também tem duas igrejas e está situada exatamente entre a Rua Stratonos e a Acrópole.
Se visitar Atenas na altura do Natal, também descobrirá que as decorações invadem as janelas de Anafiotika, marcando uma notável diferença de estilo em relação ao resto dos edifícios de Plaka.
- Localização... O Anafiotika está situado no limite do bairro de Plaka, entre as ruas Stratonos e Prytaneion e a base da Acrópole.
5. Atrair a boa sorte na Lanterna de Lisícrates
A Lanterna de Lisícrates pode passar despercebida porque está rodeada por alguns dos edifícios mais emblemáticos da Grécia Antiga, mas é um monumento com 2500 anos que foi muito popular em Atenas e tem uma história muito particular.
Este monumento foi construído pelo milionário Lisícrates para celebrar um prémio que recebeu do governo ateniense por uma peça que escreveu. Atualmente, a lenda grega diz que quem quiser atrair a boa fortuna deve visitar o monumento durante a sua viagem a Atenas.
A Lanterna é importante para Plaka porque, apesar de ser o bairro mais antigo de Atenas, foi destruído e reconstruído várias vezes ao longo da sua história e foi também danificado durante a Segunda Guerra Mundial, pelo que a Lanterna de Lisícrates, que foi remodelada no século XIX, é um dos poucos tesouros antigos que alberga.
O monumento está situado na rua Tripodon, no final da rua pedonal Lysikrates, que conduz diretamente ao Arco de Adriano e ao Templo de Zeus, marcando o percurso de uma das poucas ruas simétricas do bairro de Plaka.
- Localização... O monumento situa-se na rua Tripodon, no final da rua pedonal Lysistrates, que conduz diretamente ao Arco de Adriano e ao Templo de Zeus, em Olímpia.
6. Visita ao Museu da Acrópole
O Museu da Ac rópole é o maior e mais famoso museu arqueológico da Grécia e o complemento perfeito para a sua visita ao Pártenon e aos outros monumentos.
Não está formalmente localizado no bairro de Plaka, mas nos arredores, em Makriyianni, mas devido à sua proximidade com a Acrópole e porque Plaka ocupava anteriormente um território maior que incluía o atual terreno do museu, os guias locais apontam-no como uma das atracções do bairro.
O museu exibe achados arqueológicos da Acrópole e da encosta, bem como outras relíquias arqueológicas do Peloponeso. Também tem um café, um restaurante e uma loja de recordações e presentes.
É possível reservar uma visita guiada para conhecer os segredos das peças expostas.
A área do Museu da Acrópole também abriga outros museus da cidade, como o Museu Judaico, o Museu de Arte, o Museu Frissiras, o Museu da Música e o Museu da Universidade de Atenas.
Detalhes interessantes
- Localização... Dionysiou Areopagitou 15, Atenas.
- Horário.... Terça-feira a domingo das 8.00 às 20.00 horas e segunda-feira das 8.00 às 16.00 horas.
- Preço... A entrada geral no museu custa cerca de 5 euros.
- Como chegar lá... Apanhar a linha de metro M2 do centro de Atenas até à estação Akropoli.
7. Visite a Mansão Benizelos, a casa mais antiga de Atenas
Atenas é um dos berços da civilização antiga e está repleta de monumentos históricos e templos, mas aos pés da Acrópole, em Plaka, fica a Mansão Benizelos, que é a casa mais antiga da capital grega, construída no século XVI.
Benizelos alberga também um museu onde é possível conhecer a vida quotidiana durante a época do Império Otomano.
O edifício tem um design eclético que mistura arquitetura greco-romana com detalhes turcos. Apresenta arcos gregos no rés do chão, galerias cobertas e um jardim interior dominado por uma cisterna.
A casa tem as características de uma habitação de luxo da sua época e foi também um convento. Estima-se que tenha cerca de 500 anos.
Benizelos alberga também uma exposição de pinturas da época da sua construção, encomendadas por uma família aristocrática de Atenas, bem como pormenores em madeira e pedra que dão uma ideia do trabalho de construção do século XVI.
Pormenores interessantes
- Localização... Adrianou 96, Atenas.
- Horácio... De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00 Domingos, das 11h00 às 17h00
- Preço... A entrada custa cerca de 10 euros.
- Como chegar... Do centro de Atenas, pelas linhas de autocarro 1, 12 e 227 até Philellenon.
8. Conhecer a Igreja Ortodoxa de Santa Catharina
A maioria dos gregos que professam uma religião escolhem o cristianismo ortodoxo. A Igreja de Santa Catarina, uma das principais igrejas de Atenas, está localizada no bairro de Plaka.
Esta igreja foi construída sobre as fundações de um antigo espaço que venerava Ártemis e a sua arquitetura tem detalhes eclécticos, com uma mistura de restos de edifícios romanos ocidentais e decoração bizantina no seu interior.
Hoje é possível visitar o seu pátio ladeado de palmeiras e ver o teto abobadado. Santa Catarina é uma igreja simples, construída sobre uma base de cruz grega e marca a história do crescimento em altura de Atenas nos últimos dois séculos, uma vez que Santa Catarina foi construída sobre os alicerces de um antigo templo e ainda se encontra abaixo do atual nível da rua.
É possível visitar a igreja durante os serviços religiosos e também para comemorar o martírio de Santa Catarina a cada 25 de novembro. A sua visita é também frequentemente incluída em passeios e excursões de Atenas que incluem Plaka.
Detalhes de interesse
- Localização... Chairefontos 10, Atenas.
- Horatius.... Pode ser visitado nos dias de serviços religiosos.
- Preço... A entrada é gratuita.
- Como chegar... Do centro de Atenas, pelas linhas de autocarro 1, 2, 4, 5, 11, 12, 15 e 227 até Philellenon.
9. Visitar a Torre dos Ventos
Na altura da sua construção, no século I a.C., a Torre dos V entos terá sido um dos edifícios mais avançados tecnologicamente de Atenas.
Com a sua forma octogonal e a sua construção em mármore pentélico, a torre de doze metros de altura e oito metros de diâmetro media o tempo e a direção do vento, e a sua localização estratégica tornava-a visível de todas as partes da Ágora romana de Atenas.
Hoje, após vários anos de renovação, pode visitar a Torre dos Ventos e garanto-lhe que ficará surpreendido com o seu interior e com as funções que desempenhava no seu tempo de esplendor, o que a levou a ser considerada uma precursora das torres sineiras e das torres do relógio das cidades europeias medievais.
Recomendo-vos que prestem atenção aos frisos que marcam os pontos cardeais e que estavam coordenados com a bússola que albergava no seu interior e com o cata-vento no telhado que marcava a direção do vento.
Construções semelhantes à Torre dos Ventos foram utilizadas noutras cidades gregas. Podemos vê-las, por exemplo, se fizermos uma viagem a Meteora e a Delfos, mas nenhuma delas se revelou tão eficaz como esta construção ateniense.
Pormenores interessantes
- Localização... Aiolou 105, Atenas.
- Horário.... Todos os dias das 8.00 às 17.00 horas.
- Preço... A entrada geral no museu custa cerca de 5 euros.
- Como chegar... Metro linha M2 do centro de Atenas até à estação de Akropoli e autocarros linhas 35 e 227 até Monastiraki.
10. Relaxe num hammam com um banho turco para recuperar depois de passear por Plaka
Visitar um hammam é a melhor maneira de descontrair no final da sua visita a Plaka. Estes banhos turcos a vapor são considerados espaços sagrados na Grécia, pelo que não são apenas considerados úteis para relaxar o corpo, mas também a mente.
Os hammams são considerados uma variante húmida da sauna, mas ao estilo romano, o que significa que o visitante não tem de ficar parado, mas movimentar-se em diferentes sectores, aumentando a temperatura da água e induzindo a transpiração.
Há muitos hammams que podem ser visitados em Plaka. Os mais conhecidos são o Al Hammam e o Old City, mas as melhores alternativas encontram-se, sem dúvida, no bairro antigo de Atenas, dada a influência turca da zona.
Uma visita relaxante a um banho turco permitir-lhe-á recuperar de um longo passeio e aprender mais sobre a cultura grega.
Tenha em atenção que cada hammam pode ter regras gerais diferentes e alguns não permitem o acesso a pessoas com tatuagens. Também não são adequados para menores, por isso certifique-se de que verifica os requisitos do banho turco que planeia visitar antes da sua visita.
Detalhes de interesse
- Localização... Existem hammams por toda a Plaka, mas a maioria situa-se na Rua Tripodon.
- Preço... A partir de 45 euros.
- Como chegar lá... Do centro de Atenas, na Praça Omonia, pode apanhar os autocarros 11, 500 e 790 até Philellenon e depois caminhar cinco minutos até à Rua Tripodon.