O que ver e fazer em Atenas em 1 dia
Muitas pessoas que viajam para a Grécia para apreciar a beleza das suas ilhas costumam fazer uma pequena paragem em Atenas para conhecer o berço da civilização ocidental. Convido-o a continuar a ler o itinerário que preparei para si, para que possa aproveitar ao máximo as suas 24 horas na cidade.
Os planos para ver e fazer em Atenas abundam de tal forma que mesmo uma visita de um mês pode ser insuficiente para explorar em profundidade a beleza da capital grega. No entanto, isso não significa que um dia tenha de ser desper diçado por falta de tempo. De facto, se se organizar estrategicamente, pode visitar partes muito significativas da cidade que lhe permitirão dizer com confiança que conhece Atenas.
Elaborei um roteiro de planos e actividades que o podem ocupar desde o início da manhã até ao final da tarde e à noite. Graças a estas ideias, poderá conhecer o coração histórico de Atenas num só dia e terá investido bem o seu tempo e dinheiro ao viver uma experiência curta mas divertida nesta bela cidade.
1. Comece o dia no bairro de Exarchia com o pequeno-almoço perto do Museu Arqueológico Nacional
Bairros com uma forte identidade merecem sempre ser visitados e, no caso de Exarchia, é exatamente isso que vai encontrar assim que puser os pés nas suas ruas. Trata-se de um bairro central, famoso por ser a base dos anarquistas e intelectuais atenienses mais associados à esquerda em todo o país.
Ao longo dos anos, as suas ruas tornaram-se uma verdadeira atração turística, apesar de ser uma das poucas zonas que ainda resistem à gentrificação. Neste bairro, encontra-se o Museu Arqueológico Nacional de Atenas e a Universidade Politécnica de Atenas.
Ambos se encontram em frente um do outro e todo o bairro também se caracteriza pela sua excelente oferta gastronómica durante todo o ano e pela sua oferta comercial, que se inclina para livrarias, lojas de vinil e de curiosidades. Se estiver interessado neste tipo de estabelecimentos comerciais, estes podem ser um verdadeiro deleite para si.
Sendo um bairro tão progressista, é lógico que existem muitas alternativas para desfrutar de comida vegetariana, mas também tem a opção de tomar o pequeno-almoço em algumas tabernas gregas autênticas. É provável que estejam a tocar rebetiko, o blues grego que existe como um género musical formado por este tipo de bairros.
2. Siga para sul e passe pela Praça Omonia e pela Praça Kotzia
Quando estiver farto de deambular pelas ruas de Exarchia e procurar um espaço mais formal, menos associado às subculturas urbanas, dirija-se para sul e caminhe até à Praça Omonia. Esta praça caracteriza-se por ser um ponto central da cidade e o canto superior do que é conhecido como o Triângulo Histórico de Atenas.
A sua estação de metro com o mesmo nome alberga as linhas vermelha e verde do metro e é também um ponto de convergência de várias linhas de autocarros interurbanos. Fica ao lado de duas importantes avenidas como a Stadiou e a Panepistimiou. Por isso, passar por este ponto da cidade é uma excelente forma de continuar a sentir o ambiente mais urbano e quotidiano da vida em Atenas.
Se continuar a caminhar mais duas ruas em direção a sul, chegará à Praça Kotziá, e é neste espaço que se encontra a Câmara Municipal da cidade. Ambas as praças merecem uma visita, uma vez que são áreas de trânsito que terá de percorrer de qualquer forma para chegar às áreas turísticas perto da Acrópole.
Embora também valha a pena notar que muitos passeios de bicicleta em Atenas passam por esta área e se preferir chegar ao sul do centro da cidade em duas rodas também o pode fazer. Mas lembre-se de que terá de se adaptar às condições do percurso oferecido e não há garantia de que possa deixar o grupo na próxima paragem que lhe interessa no itinerário que planeei para si.
3. Uma visita rápida ao Mercado Central de Atenas
Seria completamente insensato fingir que se vai estar na Praça Kotzia e não recomendar que se dê um passeio rápido pelas ruas estreitas do Mercado Central de Atenas. Se o visitar, terá a oportunidade de ver como é um autêntico mercado grego e, curiosamente, encontrar-se-á no interior de um dos maiores de todo o país e, definitivamente, o mais importante de toda a capital.
Este é um local visitado por cerca de 30 mil pessoas diariamente em busca de produtos frescos ou também de uma oferta gastronómica vibrante e que segue fielmente os critérios do mundo culinário grego. Não lhe posso pedir nem aconselhar que passe muito tempo aqui, porque ainda tem muitas paragens para fazer no seu itinerário do dia.
No entanto, isso não significa que não seja uma boa ideia descer à cave repleta de restaurantes e experimentar alguns pratos de fast food helénicos. Um Gyro seria perfeito, pois poderia levá-lo consigo e até seria um bom almoço para recarregar as baterias e continuar com as muitas actividades que o esperam no coração histórico de Atenas.
Esta ideia é uma daquelas coisas para ver e fazer em Atenas durante o inverno, devido ao facto de o número de turistas ser significativamente menor durante esse período. É também uma boa oportunidade para experimentar a típica comida grega de inverno.
4. Continue até à Ágora Antiga e visite-a durante uma ou duas horas
O próximo sítio que visitará no seu passeio pelo centro da cidade é a Ágora Antiga de Atenas. Trata-se de uma espécie de complexo de ruínas com um quilómetro de comprimento que contém vários templos, como o Templo de Hefesto, o Templo de Ares e o Templo de Apolo.
A partir deste canto da cidade não pode perder os templos acima mencionados, mas também não deve perder a Stoa Attalus. Trata-se de um edifício antigo que foi reconstruído de acordo com os parâmetros arquitectónicos da Grécia Antiga e no seu interior contém um museu que substitui os mercados e o centro de comércio que ali existiam no passado.
Não recomendo que passe muito tempo aqui, a não ser alguns minutos para sessões fotográficas e, na verdade, aconselho-o a chegar a esta parte da cidade apanhando um táxi do Mercado Central de Atenas. É uma viagem curta e uma longa caminhada e pode ser uma boa altura para descansar e preparar-se para a segunda parte do seu dia.
5. Regressar à Praça Monastiraki e ver a Biblioteca de Adriano
Monastiraki é um dos bairros mais antigos de Atenas e caracteriza-se pela sua arquitetura peculiar que conserva muitos critérios e pormenores estéticos bizantinos.
A sua praça é um ponto de passagem obrigatório para a maioria dos especialistas da cidade, por isso é uma boa ideia caminhar até ela através do mercado de rua de Monastiraki. Poderá encontrar algumas peças de joalharia grega que valha a pena levar para casa ou vários ingredientes embalados da deliciosa cozinha ateniense.
Muito perto desta praça, mesmo atrás da Mesquita Tzisdarakis, encontra-se a Biblioteca de Adriano, um complexo cultural construído no século II d.C. durante a ocupação romana de Atenas. Deve aproveitar ao máximo o seu tempo aqui, pois só ocupará cerca de 15-20 minutos do seu itinerário e as próximas paragens deixá-lo-ão muito para trás e não conseguirá regressar.
6. Continue o seu passeio pelos bairros de Anafiotika e Plaka
Depois de visitar a Biblioteca de Adriano, estará numa posição muito favorável, uma vez que estas ruínas estão apenas a um par de ruas de uma das mais importantes atracções turísticas de Atenas. Trata-se do bairro de Anafiotika, uma pequena zona residencial que é atualmente um epicentro turístico. Isto deve-se às suas pitorescas e estreitas ruas íngremes que formam uma comunidade de casas brancas e artesanais.
Parece mesmo uma aldeia rural grega no meio da mais importante metrópole urbana de todo o país. Outro fator que faz com que se destaque como um lugar que vale a pena visitar na sua curta visita a Atenas é o facto de ser um bairro que fica mesmo ao pé da Acrópole, o que oferece uma proximidade muito significativa que o fará sentir-se como um habitante ateniense nos tempos dos antigos impérios gregos.
Não se esqueça que Anafiotika fica ao lado de Plaka, outro bairro igualmente peculiar que se estende por uma área 5 a 7 vezes maior e que não pode perder se já estiver nesta zona da cidade. As suas ruas estão também repletas de antigas casas bizantinas com uma estética muito artesanal, pintadas de branco e entre ruas calcetadas. As suas ruas estão também repletas de antigas casas bizantinas com uma estética muito artesanal, pintadas de branco e entre ruas empedradas, bem como mansões que reúnem toda a beleza do neoclassicismo mediterrânico do sul da Grécia.
Entre as melhores coisas para fazer no bairro de Plaka, em Atenas, estão sentar-se e tomar um café grego num dos muitos cafés que abundam em todos os cantos do bairro ou pedir uma sobremesa típica grega, como a Baklava.
7. Termine o seu dia com uma caminhada até à Acrópole e uma visita ao seu museu
Uma vez em Plaka, terá de tomar a direção das ruas que o levarão para sul, porque o seu objetivo final do dia será chegar ao distrito de Makrygianni. É aqui que se encontra a entrada para a Acrópole de Atenas e o respetivo museu fica a apenas alguns metros deste movimentado ponto de acesso.
O Museu da Acrópole destaca-se como um edifício modernista que contrasta com o bairro conservador e antigo em que está construído. Está aberto todos os dias da semana até às 20:00 horas, o que significa que pode demorar o seu tempo a chegar lá sem ter de limitar o seu usufruto de todas as actividades acima mencionadas.
A Acrópole de Atenas é a atração turística mais importante de toda a cidade e, por isso, é previsível que queira visitá-la antes de ter de regressar a casa ou viajar para qualquer outro canto deste magnífico país. Não se esqueça que também tem um horário de funcionamento alargado até às 20h00, mas este está reservado para o verão, pois desde o início de novembro até ao final de março só recebe visitantes até às 17h00.
Aconselho-o a reservar uma visita guiada à Acrópole de Atenas para cerca das 17h00 ou 18h00, pois a essa hora deverá estar no ponto de entrada para estas importantes ruínas da cultura ocidental. Lembre-se que, tal como na Ágora Antiga, há uma taxa de admissão, mas com uma visita guiada tem acesso a explicações detalhadas de um especialista na sua história e também uma escolta para o Museu da Acrópole.
Planos alternativos depois da Praça Monastiraki
Se não tem qualquer interesse em visitar a Acrópole de Atenas porque prefere ir a este importante local noutras circunstâncias menos justas e oportunas, então também eu me encarreguei de procurar planos alternativos que possam ocupar o resto do seu dia enquanto ainda está em Atenas.
Convido-o então a ler sobre as actividades que poderá fazer a partir desse ponto do itinerário que estava a fazer na Praça Monastiraki. Só que agora decidiria ir para o norte da cidade em vez de ir para o sul, onde fica o ponto de acesso à Acrópole.
Não se esqueça de que a Acrópole pode ser uma visita rápida entre o desembarque dos navios de cruzeiro em Atenas que o trazem das ilhas gregas. Normalmente chegam ao porto nas primeiras horas da manhã e se o seu voo de regresso for à tarde ou à noite, tem um excelente intervalo para visitar esta maravilha arquitetónica da Grécia Antiga.
1. Passear por Plaka e Syntagma e ir até à Praça da Constituição
Basicamente, a ideia de passear pelas ruas de Plaka permanecerá intacta e isso é bom, pois esta parte da cidade é uma das mais bonitas de todas. No entanto, há um ajuste no percurso, uma vez que agora irá para norte, em direção à Praça Syntagma.
Isto significa que, a certa altura, deixará de estar em Plaka e passará a percorrer as ruas do bairro que tem o mesmo nome da praça mais importante da capital grega. É conhecida como Praça da Constituição por uma grande parte da população local.
Aí encontrará o edifício do Parlamento Helénico, suficientemente imponente para ser admirado junto ao Hotel Grande Bretagne, que se situa no extremo norte desta praça. Se esta curta visita à capital grega tiver lugar na altura do Natal, a decisão de ir à Praça Syntagma torna-se ainda mais interessante. Ver de perto as belas decorações de Natal é uma das melhores coisas para ver e fazer em Atenas durante a época natalícia.
2. Entrar no Jardim Nacional e sair no extremo norte
Sem dúvida, o Jardim Nacional de Atenas é o parque público mais importante da capital grega e, estando localizado na Praça Syntagma, pode facilmente perc orrer uma pequena secção da sua gigantesca extensão.
Está aberto do nascer ao pôr do sol, por isso, se o sol ainda estiver a brilhar no horizonte, é uma boa ideia entrar pela área de entrada mais próxima da praça e, a partir daí, seguir o caminho que leva à Rua Sekeri, localizada no extremo norte do Jardim.
Tenha em mente que passear por este parque é uma das melhores coisas para fazer e ver em Atenas no verão. Isto porque é uma fuga segura do calor e do sol mediterrânico opressivo que pode ser exaustivo após um dia de passeios urbanos sob a sua forte radiação.
3. Desfrute de um autêntico jantar grego num dos restaurantes de Kolonaki
Para terminar o dia com uma nota alta, recomendo uma das melhores coisas para fazer e ver em Atenas à noite. Trata-se de ir a um autêntico restaurante ateniense no bairro de Kolonaki, que muitos habitantes locais consideram ser o mais elegante da região central da cidade.
Não posso recomendar-lhe que escolha um restaurante específico, uma vez que existem mais de 50 estabelecimentos comerciais dedicados ao mundo da gastronomia na zona. O que posso aconselhar é que escolha um sítio que pareça oferecer comida grega autêntica ou que, pelo menos, tente criar o ambiente de uma taberna acolhedora, típica do melhor da sociedade ateniense.