10 coisas para ver e fazer em Budapeste em março

Em março, Budapeste começa a dar lugar aos primeiros dias quentes, embora possa continuar a nevar e a fazer frio. Aqui estão algumas das melhores formas de o aproveitar ao máximo.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

10 coisas para ver e fazer em Budapeste em março

Budapeste | ©Kate Kasiutich

março é um mês de grande importância para Budapeste, pois é a data em que se comemora o Dia da Hungria. Se gosta de história, esta será, sem dúvida, uma das razões mais importantes para escolher visitar a capital húngara em março. Mas também poderá desfrutar de muitas atracções turísticas numa das capitais imperdíveis da Europa.

1. Faça um cruzeiro relaxante no Danúbio para dar as boas-vindas à primavera

Castelo de Buda e um cruzeiro| ©Dennis Jarvis
Castelo de Buda e um cruzeiro| ©Dennis Jarvis

O rio Danúbio é verdadeiramente espetacular e, se reservar um cruzeiro ao longo dele, poderá ver algumas paisagens incríveis.

Há cruzeiros para todos os gostos e necessidades: cruzeiros noturnos, cruzeiros diurnos, cruzeiros com jantar e música ao vivo...

Reservar um cruzeiro no Danúbio

2. Desfrutar da natureza da cidade e dos seus arredores

Ilha Margarida| ©Cristian K
Ilha Margarida| ©Cristian K

março é o mês em que começa a primavera em Budapeste, o que significa que, no que diz respeito à flora local, é uma excelente altura para visitar a Paris da Europa de Leste.

Além disso, as opções de ambiente natural em Budapeste não são apenas ideais para os entusiastas do ar livre, mas também para aqueles que querem adicionar cor e uma ligação à terra nas suas redes sociais. Se gosta de fotografia, março é definitivamente para si. Mas não se esqueça de trazer um casaco, porque nunca se sabe.

Pode fazer um passeio de bicicleta por Budapeste para as melhores experiências ao ar livre.

Os melhores passeios na cidade

Aqui estão apenas alguns dos parques, passeios e trilhos por onde escolher:

  • Ilha Margarida: duração de 2 ou 3 horas. Ideal para se desligar do barulho da cidade.
  • Parque Normafa: duração de 2 ou 3 horas. Um dos melhores sítios para apreciar as vistas de Budapeste.
  • Jardim Botânico Füvészkert - Jardim Botânico de ELTE: duração de 1-2 horas. Perfeito para casais que procuram um passeio romântico em Budapeste.
  • Reserva Natural de Sas Hill: esta é uma área protegida onde se pode desfrutar de um ambiente único.
  • Hármashatárhegy: mais de 3 horas. Uma bela área para desfrutar de uma vista panorâmica. Mas prepara-te para o vento.

Reservar um passeio de bicicleta em Budapeste

3. Relaxar nas águas termais das suas termas

Termas de Széchenyi| ©Hindol Bhattacharya
Termas de Széchenyi| ©Hindol Bhattacharya

A Hungria é uma terra de fontes termais, e Budapeste tem mais de 100 fontes termais para desfrutar quando o tempo frio ainda não se foi, mergulhando em águas quentes que o relaxarão como nada mais.

Aqui está uma seleção destas fontes termais, mas primeiro, uma palavra de cautela: note que algumas das piscinas não são mistas:

  • Széchenyi: as suas águas são quentes durante todo o ano, por isso, se viajar para Budapeste em março, ainda as pode desfrutar. É a maior estância termal do continente, e até o seu edifício é uma atração em si mesmo. Além disso, pode ir lá à noite.
  • Gellert: este é um dos spas mais fotografados da história. A sua piscina interior, a mais famosa, é fria durante todo o ano.
  • Rudas Baths: a estética deste lugar é surpreendente. Os seus banhos datam da época da invasão do Império Otomano e isso pode ser visto no estilo arquitetónico.
  • Lukács: a sua entrada está incluída no Budapest Card. Embora os banhos sejam ideais para um dia de relaxamento, também pode ir num sábado à noite para ver o local em festa.

A propósito, se finalmente decidir desfrutar de uma experiência no Spa Széchenyi, o bilhete inclui uma visita guiada ao Museu Palinka e uma degustação de palinka, uma bebida alcoólica tradicional húngara.

Reserva de bilhetes para o Spa Széchenyi

4. Percorrer a cidade com as melhores excursões de Budapeste

Parque do Memorial do Holocausto| ©Yelkrokoyade
Parque do Memorial do Holocausto| ©Yelkrokoyade

Se está a planear uma viagem a Budapeste em março e quer começar a conhecer a cidade, pode tirar partido das opções de excursões de Budapeste:

  • Fazeruma visita guiada a Budapeste: a melhor opção para ter uma primeira visão da cidade, pois durante 3 horas percorrerá os locais mais emblemáticos.
  • Fazer uma visitaprivada a Budapeste: esta alternativa permite-lhe personalizar a visita para ir aos locais que mais lhe interessam.
  • Fazer uma visitanocturna de Budapeste em scooter: explore as ruas da cidade em duas rodas e de um ponto de vista diferente, o da noite.
  • Faça um passeiopela herança judaica de Budapeste: este passeio temático numa scooter eléctrica levá-lo-á aos pontos altos da comunidade judaica em Budapeste.

Reserve as melhores excursões em Budapeste

5. Saborear a Semana dos Restaurantes

Goulash húngaro| ©Csaba Nagy
Goulash húngaro| ©Csaba Nagy

De certeza que vai querer experimentar os melhores pratos de Budapeste, e a Restaurant Week é a ocasião ideal. São dez dias em março em que cerca de 100 restaurantes servirão menus especiais a preços irresistíveis.

É claro que tem de fazer a sua reserva no site oficial com pelo menos dois dias de antecedência.

Mas se, infelizmente, a sua estadia não coincidir com a Restaurant Week, pode sempre fazer um cruzeiro com jantar de 6 pratos, onde irá provar seis pratos tradicionais húngaros enquanto navega no Danúbio e desfruta de um concerto de piano. Parece-me bem, não é?

Reservar um cruzeiro com jantar de 6 pratos

6. Mergulhe no Festival da primavera de Budapeste

Festival da primavera| ©Pedro Orrego
Festival da primavera| ©Pedro Orrego

No Festival da primavera de Budapeste, toda a cidade se transforma num teatro ao ar livre. Trata-se de uma série de eventos que, em Budapeste, se realizam normalmente a partir das duas últimas semanas de março e se prolongam até abril.

É um dos eventos mais importantes da Hungria, não só em março, mas durante todo o ano. Artistas internacionais convergem para Budapeste, com um extenso programa e uma variedade de ofertas para todos os gostos.

É uma forma divertida de dar as boas-vindas à primavera e celebrar a quebra do frio que assola a cidade durante os meses de inverno.

Comprar o cartão Budapeste

7. Celebrar o Festival do Dia Nacional da Hungria

Celebração do Dia Nacional da Hungria| ©Marietta
Celebração do Dia Nacional da Hungria| ©Marietta

O dia 15 de março é o Dia Nacional da Hungria, e há muitas celebrações em que pode participar. É uma data que comemora a revolta contra os Habsburgos e as celebrações têm lugar em vários pontos da cidade, incluindo praças e museus.

É possível absorver o folclore desta cultura, desfrutar de feiras de comidas típicas e até participar numa oficina de artesanato. Sem dúvida, uma experiência cultural que valerá a pena.

A propósito, reservar uma visita guiada a Budapeste pode ser a melhor forma de conhecer a história e a cultura da cidade, uma vez que um guia especializado lhe contará todos os seus segredos.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

8. Participe no Festival de Fotografia de Budapeste

Tirar uma fotografia| ©Alexey Demidov
Tirar uma fotografia| ©Alexey Demidov

O Festival de Fotografia de Budapeste tem como objetivo fazer de Budapeste a Cidade da Fotografia. Fá-lo através de uma série de exposições ao longo do ano, representando a fotografia contemporânea e clássica da cena húngara e internacional, bem como de palestras, workshops, maratonas fotográficas e eventos educativos em museus.

Se vai viajar para Budapeste em março e se interessa por arte, fotografia e cultura, deve dar uma vista de olhos a este plano irresistível.

E, se for esse o caso, não se esqueça de comprar o cartão Budapeste, que lhe dá acesso gratuito a centros culturais como o Museu de História de Budapeste ou a Galeria Nacional Húngara.

Comprar o cartão Budapeste

9. Não perca a festa do peixe em Budapeste!

Desfrutar da Festa do Peixe| ©Lóránt Dénes
Desfrutar da Festa do Peixe| ©Lóránt Dénes

O Festival do Peixe de Budapeste chega à Hungria em março para celebrar o peixe de água doce da cidade e a sua contribuição para as tradições culinárias locais.

No festival, encontrará bancas de comida, workshops, degustações e outras actividades relacionadas com este fenómeno culinário. Seja como for, não deixe de provar a sopa picante de pescador!

E, claro, se quiser elogiar o rio como ele merece, não deixe de fazer um cruzeiro turístico no Danúbio

Reservar um cruzeiro turístico em Budapeste

10. Visitar a Feira da Ladra de Ecseri

Feira da Ladra de Budapeste| ©Sebastian Muñoz
Feira da Ladra de Budapeste| ©Sebastian Muñoz

Um ótimo local para visitar se viajar para Budapeste em março é a Feira da Ladra de Ecseri, onde pode encontrar todo o tipo de pechinchas.

Embora se possa ir durante todo o ano, a verdade é que, como março é época média, encontrará preços muito melhores do que se fosse durante o pico da época turística.

Se quiser regressar a casa com recordações fantásticas de Budapeste, deve marcar este local no mapa e não o perder por nada.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Budapeste


Tempo em Budapeste em março

Budapeste à noite| ©Cristian Bortes
Budapeste à noite| ©Cristian Bortes

março é o início da primavera em Budapeste:

  • As probabilidades de chuva são de cerca de 5 dias por mês.
  • Além disso, a humidade aumenta e a nebulosidade diminui, embora continue a estar sempre presente, como é habitual na Hungria.
  • Também se podem esperar ventos.
  • A temperatura máxima é de 14° e a mínima de .

O ideal é trazer roupa quente, mas também agasalhos, um guarda-chuva e um corta-vento, para que nada estrague as suas merecidas férias em Budapeste. Além disso, recomendo que visite as nossas dicas para viajar para Budapeste.

Tenha em atenção que, nesta altura do ano, os dias tornam-se mais longos e começam a durar aproximadamente 13 horas. As horas de sol também aumentam, pelo que é a altura ideal para tirar fotografias- não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica!