10 coisas para ver e fazer em Budapeste em outubro

Desfrute de um outubro cheio de história e cultura: desde o Oktoberfest até à comemoração da revolução húngara e à observação de veados.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer em Budapeste em outubro

Budapeste, Hungria | ©Bram van Geerenstein

outubro é conhecido como o pico da estação do outono. É uma época de muitas actividades, como as excursões aos veados ou a versão internacional das excursões ao Mercado Central.

É também um mês de recordação da revolução popular contra o regime conservador da União Soviética, que é recordada a cada 23 de outubro. Vamos ver o que este mês nos traz.

1. Provar a melhor cerveja na Oktoberfest

Na Oktoberfest| ©Danilo Castañeda
Na Oktoberfest| ©Danilo Castañeda

O Oktoberfest, um festival emocionante e cheio de diversão, tem lugar no início de outubro. O evento inclui música contemporânea, espectáculos de teatro e dança, exposições, visitas à cidade, eventos literários, workshops e mercados. Por outras palavras, é um evento em grande escala. Destaque para uma exposição de fotografias vintage relacionadas com o antes e o depois da cidade.

O festival conta com a participação de maisde 100 cervejarias nacionais e internacionais, bem como de vários restaurantes de Budapeste, o que deixa os visitantes com muitas opções de escolha. A entrada é gratuita; no entanto, o consumo e a participação em algumas actividades requerem um bilhete. Para mais informações, visite o sítio Web do evento.

E se quiser viver a Oktoberfest em grande estilo, recomendo que reserve um ruin pub crawl, uma vez que muitos habitantes locais celebram este evento internacional ao seu próprio estilo.

Reservar uma excursão de festa de ruína pub crawl

2. Comemorar a Revolução Húngara de 1956

Parlamento húngaro| ©Godot13
Parlamento húngaro| ©Godot13

O dia 23 de outubro é um feriado bancário húngaro que comemora a Revolução Húngara de 1956 e é assinalado com uma série de eventos nacionais. Os eventos que comemoram este dia vão desde exposições gratuitas a um dia aberto em alguns dos edifícios mais importantes da cidade. Para este dia, recomendo que marque uma visita guiada ao Parlamento húngaro- é a ocasião perfeita!

Este feriado comemora a data em que os húngaros se começaram a revoltar contra a ocupação soviética, uma luta sangrenta de semanas pela liberdade, na qual morreram milhares de pessoas. No final, no início de novembro, a revolução foi esmagada e os tanques soviéticos entraram em Budapeste.

Apesar disso, a revolução de 1956 é um acontecimento importante na história húngara e um marco importante para Budapeste; por isso, por mais triste que a causa possa parecer, a celebração é alegre.

Reservar uma visita guiada ao Parlamento

3. Experimente o seu lado artístico no Festival de Arte Contemporânea

Pessoas que participam no Festival de Arte| ©Attila Volgyi
Pessoas que participam no Festival de Arte| ©Attila Volgyi

O Festival de Arte Contemporânea é um evento que tem lugar em vários locais da cidade (teatros, cinemas e galerias) no início de outubro.

Da música contemporânea às estreias teatrais, da música popular e do jazz à dança e às artes visuais. Durante duas semanas, pode desfrutar de uma série de eventos organizados em cooperação com a Müpa Budapest, o Centro de Turismo de Budapeste e o Conselho de Turismo Húngaro.

Os locais mais proeminentes nesta data são:

Reservar uma visita guiada ao Palácio de Gödöllo a partir de Budapeste

4. Provar pratos locais no Festival da Salsicha e da Pálinka

Festival da Salsicha e da Pálinka| ©Agoda
Festival da Salsicha e da Pálinka| ©Agoda

O Festival da Salsicha e da Pálinka realiza-se no início de outubro no próprio Castelo de Buda. É um plano ideal para os fãs de boa comida e bebida e do folclore autêntico. De facto, a combinação de pálinka e salsichas faz parte da cultura húngara.

Durante os três dias do festival, mais de vinte destilarias de pálinka juntam-se ao festival com os seus melhores produtos. Em Budapeste, é por vezes difícil separar a música da comida, por isso os seus ouvidos também vão gostar!

Um conselho: se o festival correspondeu às suas expectativas e quiser saber mais sobre esta bebida tradicional, não hesite em reservar uma visita guiada ao Museu da Pálinka, onde poderá conhecer todos os pormenores em primeira mão e desfrutar de uma degustação.

Reservar uma visita guiada ao Museu da Pálinka

5. Viva o Festival Cultural Internacional Liszt Fest

Participantes do Liszt Fest| ©JJ Thompson
Participantes do Liszt Fest| ©JJ Thompson

Concertos musicais, estreias, conjuntos lendários e jovens talentos - é assim que se chama o Festival Internacional Liszt! Tem a duração de duas semanas, da segunda à quarta semana de outubro, e para além de concertos de música clássica, há também espectáculos de ópera e de dança, conferências da indústria, recitais de órgão e noites de música contemporânea, bem como espectáculos de jazz, música internacional e regional.

A localização do evento varia muito, por isso consulte o sítio Web do Festival para mais pormenores. Os locais incluem a grande Basílica de Esztergom e a zona do Observatório de Svábhegy.

Para completar este plano adequado tanto para os amantes da música como para aqueles que gostam de se divertir, recomendo que reserve bilhetes para o concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão.

Reservar um concerto de órgão em Budapeste

6. Não perca o Festival do Bolo de Chaminé

Bolo de Chimney| ©BellaBudapest
Bolo de Chimney| ©BellaBudapest

O Festival do Bolo de Chaminé, um evento divertido e criativo, tem lugar em meados de outubro. Aqui pode aprender tudo sobre o bolo de chaminé, um bolo tradicional húngaro muito popular. O festival oferece uma grande variedade de bolos de chaminé, preparados no carvão ou fritos em óleo, simples ou enrolados em vários ingredientes. Se procura um passeio gastronómico por Budapeste, pode começar por este.

Pode provar dezenas de variedades deste bolo e desfrutar de um passeio pelo Parque da Cidade, o local da festa, com actividades para todos. Haverá também concursos de desenho para crianças, espectáculos de magia, concursos de pastelaria e muita música ao vivo. Para mais informações sobre horários e preços, visite o sítio Web do evento.

7. Prove a melhor gastronomia na Restaurant Week em Budapeste

Desfrutar da Restaurant Week| ©CSILLA ZELKO
Desfrutar da Restaurant Week| ©CSILLA ZELKO

Durante a segunda semana de outubro, pode desfrutar do melhor da gastronomia de Budapeste a preços muito razoáveis, para não dizer de pechincha. Durante este período, pode desfrutar de uma refeição a preço fixo nos melhores restaurantes da cidade.

Normalmente, haverá um menu exclusivo de três pratos. Metade dos restaurantes participantes oferece os seus menus por apenas 3.900 HUF (cerca de 13 euros) e a outra metade oferece menus premium por 4.900 HUF (cerca de 16 euros) e menus exclusivos por 5.900 HUF (cerca de 19 euros).

A taxa de serviço está sempre incluída no preço do menu. Os restaurantes que servem menus premium ou exclusivos estão marcados com um ícone vermelho "DiningCity Star" (pode encontrar este ícone na lista de restaurantes no sítio Web da Restaurant Week). As reservas para a Restaurant Week só podem ser efectuadas através do sítio Web da Restaurant Week.

8. Experimente a interculturalidade no Central Market Hall

O Mercado Central| ©Steve Knight
O Mercado Central| ©Steve Knight

O Central Market Hall é um evento realizado no Mercado Central, o maior mercado coberto de Budapeste, com o objetivo de mostrar produtos pertencentes a diferentes países, o que se poderia chamar um macro-evento de intercâmbio cultural. Este evento de sete dias tem lugar em meados de outubro.

O Mercado Central centra-se normalmente nos produtos típicos húngaros:

  • O primeiro andar corresponde ao pavilhão alimentar com vendedores que vendem tudo, desde legumes frescos, salsichas húngaras e paprica húngara a vinhos húngaros.
  • O primeiro andar está repleto de vendedores que vendem lembranças e bordados tradicionais húngaros.

A única diferença é que, com este evento, haverá espaço para todos os países que queiram participar. Em cada barraca haverá uma bandeira para melhor identificar a origem de cada produto.

9. Mergulhe na natureza no Passeio dos Cervos em outubro

Cervos no Parque de Vida Selvagem de Budakeszi| ©antonfotobuy
Cervos no Parque de Vida Selvagem de Budakeszi| ©antonfotobuy

Com o início de outubro (por vezes mesmo no final de setembro), as autoridades florestais do Parque Pilis organizam passeios em cinco locais distintos, incluindo o Parque de Vida Selvagem de Budakeszi, Szentendre e Gödöllő, para os visitantes ouvirem o rugido e a beleza dos veados, uma vez que o outono é a estação em que estas criaturas são mais apreciadas.

Se é fã destes animais e quer vê-los de perto no seu habitat natural, não pode perder este evento. As visitas começam normalmente às 17:30 horas. Mas para mais informações, preços...

10. Visite o Mercado de Arte de Budapeste

Mercado de Arte de Budapeste| ©Art Today Kft
Mercado de Arte de Budapeste| ©Art Today Kft

O Art Market Budapest , que se realiza na segunda semana de outubro, é uma exposição e feira de arte que visa chamar a atenção e sensibilizar para a arte contemporânea e para os artistas da Europa Central e Oriental. O Art Market e os seus programas foram concebidos para ajudar a aproximar o público e os artistas. Para além da exposição, os programas especiais e as apresentações artísticas ajudam a realçar a singularidade da arte na Europa Central e Oriental.

Art Market Budapest terá lugar no Millenáris, um complexo premiado pela Europa Nostra e um dos centros culturais mais bem equipados da Europa Central e Oriental. O Art Market Budapest coincide com a Budapest Art Week, onde haverá uma série de eventos, programas e workshops relacionados com a arte e a cultura. Para mais informações, visite o sítio Web do evento.


Clima em Budapeste em outubro

outono em Budapeste| ©Marcin Monko
outono em Budapeste| ©Marcin Monko

O outono em Budapeste manifesta-se com tempo fresco e dias nublados, com aguaceiros de vez em quando. O nascer do sol é por volta das 6:30h e o pôr do sol por volta das 17:30h. O tempo torna-se mais frio ao longo do mês e mais frio à medida que novembro se aproxima.

A temperatura média é de cerca de 16°C, com máximas de 19°C à tarde. À noite, o clima é mais fresco, com uma mínima média de apenas 7°C. Por isso, se estiver à procura de esqui, é melhor visitar a cidade em dezembro ou janeiro. Por outro lado, há um pouco menos de sol em comparação com os meses anteriores. No entanto, ainda terá pelo menos dez horas de luz solar para explorar a cidade. A precipitação diminuiu em relação a setembro, caindo para 60 milímetros em 12 dias do mês.

Como o outono está em pleno andamento, os dias tornam-se cada vez mais curtos ao longo do mês. O dia 1 de outubro é o dia mais longo, com 11:40 horas de luz do dia, enquanto o dia 31 de outubro é o mais curto, com 10 horas de luz do dia.

Reservar um passeio de bicicleta em Budapeste

O que levar para Budapeste em outubro

Bagagem| ©nappy
Bagagem| ©nappy

Budapeste no outono é semelhante à maioria das cidades europeias; a temperatura varia entre o fresco e agradável durante o dia e o frio à noite. É aconselhável trazer roupa para o frio, incluindo camisolas finas, casacos de cabedal, casacos impermeáveis, cachecóis e luvas (especialmente se for do tipo que gosta de frio). Botas até ao tornozelo para caminhar também são úteis.

Reservar o Budapest Card

outubro é uma boa altura para visitar Budapeste?

Passear em Budapeste| ©pfatterüberalles
Passear em Budapeste| ©pfatterüberalles

Sim, é um mês menos concorrido do que aquele que veria se estivesse a visitar no verão. Embora haja menos eventos festivos, há muitos eventos locais e artísticos.

As temperaturas elevadas dos meses de verão baixam um pouco em outubro, mas o início de outubro continua a ser uma óptima altura para fazer uma viagem a Budapeste e excursões a partir de Budapeste. Tanto as temperaturas médias diurnas como nocturnas descem ao longo do mês.

Reservar o autocarro turístico Budapest Big Bus