As 27 melhores coisas para fazer em Budapeste

Tenho a certeza de que Budapeste não o deixará indiferente: muitas vezes subestimada ao lado de Viena ou Praga, a Pérola do Danúbio tem muito para oferecer aos seus visitantes. Vou contar-vos tudo a seguir
As 27 melhores coisas para fazer em Budapeste

Outras atividades populares em Budapeste

Mais sobre: As 27 melhores coisas para fazer em Budapeste

A "Pérola do Danúbio" ou a "Paris do Oriente" são apenas algumas das alcunhas de Budapeste: a cidade é uma pequena joia escondida entre grandes nomes como Viena e Praga, e não tem nada a invejar a outras capitais europeias. Aqui está uma lista de 10 actividades obrigatórias para a sua viagem a Budapeste:

1. Fazer uma visita guiada pelo centro de Budapeste

Igreja de São Matias| ©Keith Yahl
Igreja de São Matias| ©Keith Yahl

No final de uma viagem, muitas imagens virão à mente, mas será que com o tempo saberemos o que significam? Será que nos lembraremos dos nomes dos lugares? Provavelmente não, e isso porque visitar uma cidade e conhecê-la não é a mesma coisa; a diferença entre ambos os conceitos reside numa visita guiada em que um especialista nos ensina a olhar para a cidade como um local o faria , descobrindo a sua verdadeira história e significado.

Com estas visitas pode descobrir o centro da cidade, o Parlamento Húngaro, o bairro judeu, o Castelo de Buda, a Basílica de Santo Estêvão ou a Ponte das Correntes, entre muitas outras coisas.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

2. Visitar o Castelo de Buda

Castelo de Buda| ©Gilbert Sopakuwa
Castelo de Buda| ©Gilbert Sopakuwa

Uma visita ao Castelo de Buda eao Bairro do Castelo em Budapeste é uma viagem pela história, arquitetura e cultura de uma das cidades mais cativantes da Europa. Este complexo histórico, situado na colina de Buda, é um tesouro arquitetónico de séculos de influências e transformações.

A estrutura do castelo combina elementos de diferentes períodos e estilos, do gótico ao barroco. Lá, é possível visitar as diferentes partes do edifício, como o Museu de História de Budapeste, que abriga uma coleção de artefatos históricos que contam a história do país.

Reservar o Budapest Card

3. Relaxar num spa

Interior do Spa Géllert| ©Sandra Cohen-Rose and Colin Rose
Interior do Spa Géllert| ©Sandra Cohen-Rose and Colin Rose

O que em qualquer outra cidade poderia ser uma atividade de "enchimento", em Budapeste torna-se uma visita obrigatória a par do Parlamento ou do rio Danúbio. Os spas da cidade são simplesmente deslumbrantes: a decoração sumptuosa e as piscinas ao ar livre tornam a experiência única.

Ir a Budapeste no inverno, quando estão vários graus abaixo de zero, e tomar banho ao ar livre numa piscina a vapor é algo que nunca esquecerá. É também um ótimo plano se quiser adicioná-lo à sua lista de coisas para fazer no Natal em Budapeste. Pode comprar online o seu bilhete de dia inteiro para um spa de Budapeste, o Széchenyi Spa ou o Géllert Hotel Spa.

Reservar bilhetes para um spa em Budapeste

4. Visitar o Parlamento húngaro

O Parlamento a partir do Danúbio| ©Cor Oosterbeek
O Parlamento a partir do Danúbio| ©Cor Oosterbeek

O Parlamento húngaro é inconfundível; na primeira vez que se visita a cidade é impossível não se sentir atraído por este enorme edifício, que é também o maior do país. A sua fachada é impressionante e as suas vistas nocturnas um verdadeiro privilégio para os olhos, mas ver o interior também não é menos impressionante.

Recomendo uma visita guiada ao Parlamento para conhecer pormenores interessantes sobre a organização política do país, bem como para apreciar as suas luxuosas salas cuja decoração e arquitetura misturam os estilos neoclássico, renascentista e barroco.

Reserve a sua visita ao Parlamento de Budapeste

5. Entrar na Igreja de São Matias

Interior da Igreja de São Matias| ©Anne and David
Interior da Igreja de São Matias| ©Anne and David

Não há como explicar o gosto e a opinião, mas se só pudesse entrar num dos edifícios da Hungria, a título pessoal, recomendaria esta igreja. Situada nos limites de Buda, o exterior é de estilo neo-gótico e já chama a atenção do viajante pelas suas formas harmoniosas, mas o interior... é incrível.

Quando se entra na Igreja Católica de Matias, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora, é difícil decidir para que canto olhar. Todas as paredes estão cobertas de mosaicos e passear pelas arcadas desta igreja é como entrar na toca do coelho da Alice no País das Maravilhas.

6. Caminhe ao longo da Vaci Utca e da Avenida Andrassy, as duas artérias mais famosas de Budapeste.

Vaci Utca| ©Dimitris Kamaras
Vaci Utca| ©Dimitris Kamaras

Caminhar ao longo da Váci Utca e da Avenida Andrássy em Budapeste permitir-lhe-á descobrir a idiossincrasia local em duas artérias emblemáticas que captam a essência e a história da cidade. Váci Utca, uma rua pedonal no coração da Cidade Velha, é um epicentro comercial movimentado.

A Avenida Andrássy, por outro lado, é uma via elegante que se estende desde o centro da cidade até à Praça dos Heróis. Conhecida pela sua beleza arquitetónica e significado histórico, esta avenida alberga numerosos edifícios históricos, lojas de luxo e locais culturais.

Tanto a Váci Utca como a Avenida Andrássy oferecem aos visitantes uma vista multifacetada de Budapeste. Uma das melhores formas de as conhecer é optar por um dos melhores passeios de bicicleta em Budapeste.

Reservar um passeio de bicicleta em Budapeste

7. Explorar a Basílica de Santo Estêvão

Basílica de Santo Estêvão| ©Tarkan Erimer
Basílica de Santo Estêvão| ©Tarkan Erimer

Explorar a Basílica de Santo Estêvão é uma experiência imperdível em Budapeste. Esta majestosa catedral, dedicada ao primeiro rei da Hungria, Santo Estêvão, é um emblema da cidade e uma obra-prima do neoclassicismo.

Um dos destaques é o relicário da mão direita de Santo Estêvão, que se encontra numa capela lateral e é um objeto de devoção para os fiéis. Também se pode subir à cúpula para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade.

Assistir a um concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão

8. Atravessar a Ponte das Correntes

Ponte das Correntes| ©Eli Duke
Ponte das Correntes| ©Eli Duke

Se quiser ver a vista mais icónica de Budapeste, uma visita à popular Ponte das Correntes é obrigatória. Localizada sobre o rio, esta ponte icónica liga as duas partes da cidade: Buda e Peste. Ao atravessar os seus arcos ornamentados e admirar as vistas imperdíveis, desfrutará de uma perspetiva única da capital.

Construída no século XIX e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, esta ponte combina funcionalidade com beleza arquitetónica. Os seus detalhes intrincados, os elegantes leões guardiões e as caraterísticas correntes suspensas fazem dela uma obra-prima visual que é também uma das melhores atracções de Budapeste à noite, quando é iluminada por luz artificial.

Para além do seu valor histórico e estético, esta ponte também lhe oferece a oportunidade de explorar os dois lados da cidade. Em Buda, pode subir à Colina do Castelo e descobrir os tesouros históricos e culturais que a rodeiam. Em Peste, encontrar-se-á no coração da cidade.

9. Fazer um cruzeiro no Danúbio

Um cruzeiro ao longo do Danúbio que passa por Budapeste| ©Adam Jones
Um cruzeiro ao longo do Danúbio que passa por Budapeste| ©Adam Jones

O rio Danúbio é a alma de Budapeste e o ponto de referência para se deslocar pela cidade, uma vez que separa as duas margens correspondentes às duas partes da cidade: Buda e Peste.

Para desfrutar do rio em Budapeste, e visitar a capital húngara no verão, o melhor é fazer um cruzeiro no Danúbio. Alguns incluem jantar, sobretudo muitos dos cruzeiros noturnos, outros oferecem espectáculos ao vivo e outros são mais simples e limitam-se a passear pelos principais pontos de interesse da cidade.

Reservar um cruzeiro no Danúbio em Budapeste

10. Ver a Ópera de Budapeste

Ópera de Budapeste| ©JM Fotog
Ópera de Budapeste| ©JM Fotog

Situada no coração da cidade, a Ópera Nacional Húngara é uma pérola arquitetónica que combina a grandeza neo-renascentista com uma rica tradição musical. É também um centro cultural que tem sido um ponto focal da cena artística húngara há mais de um século.

A sua fachada e os interiores magnificamente decorados, como o auditório com a sua cúpula e varandas ornamentadas, proporcionam um cenário espetacular para os espectáculos. Assistir a um espetáculo de ópera ou de ballet é uma experiência que o transportará para outra época e o fará mergulhar na magia da música e do espetáculo.

11. Não perca a Praça dos Heróis

Praça dos Heróis| ©Jorge Franganillo
Praça dos Heróis| ©Jorge Franganillo

A Praça dos Heróis está localizada no final da Avenida Andrássy e é um dos pontos centrais da cidade. Ladeado por edifícios e monumentos majestosos, este sítio presta homenagem aos líderes e figuras históricas que moldaram a Hungria. Este monumento é um símbolo da identidade e do orgulho nacional e uma paragem obrigatória para todos os interessados na cultura magiar.

A Praça dos Heróis é também um ponto de encontro e um local de eventos e celebrações. De concertos ao ar livre a festivais culturais, a praça ganha vida em várias ocasiões ao longo do ano.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

12. Passeie pela cidade num dos autocarros turísticos

Autocarro turístico| ©Albert Lugosi
Autocarro turístico| ©Albert Lugosi

Uma vez organizados os transferes do aeroporto para a cidade de Budapeste, e quando estiver a organizar a sua viagem, recomendo que considere adquirir o Budapest Card, com o qual poderá usufruir de transportes públicos gratuitos.

No entanto, se o que pretende é não perder nenhum dos pontos turísticos da cidade de Budapeste e desfrutar dos pontos turísticos desta cidade de uma forma confortável e sem multidões ou caminhadas, a opção de fazer uma visita guiada a Budapeste em autocarro turístico: é algo a valorizar. Por muito que se ande pelo centro da cidade, haverá sempre mais pontos turísticos fora de mão que se podem ver numa visita guiada de autocarro turístico.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Budapeste

13. Passear pelo Mercado Central

Mercado Central de Budapeste| ©BriYYZ
Mercado Central de Budapeste| ©BriYYZ

Quando se visita uma cidade, há sempre quem prefira fazer compras e quem esteja mais inclinado a fazer turismo ou a apreciar a gastronomia (culpado). O plano de visitar o Mercado Central é ideal para ambos os tipos de viajantes, porque é um ponto de interesse em si mesmo. Não é o típico mercado turístico, embora também se encontrem bancas de recordações; é mais um ponto de encontro de todos os humildes comerciantes da cidade, quer vendam tecidos, alimentos preparados, fruta, sumos ou artesanato.

14. Visitar o Parque da Cidade

Parque da Cidade| ©Top Budapest
Parque da Cidade| ©Top Budapest

O Parque da Cidade de Budapeste, com mais de 100 hectares, é um dos maiores parques urbanos da Europa e um local onde os habitantes locais e os visitantes podem escapar à azáfama da cidade e apreciar a natureza em todo o seu esplendor. É também o lar do Castelo Vajdahunyad, uma estrutura que combina elementos de diferentes estilos arquitectónicos.

Os seus extensos trilhos são perfeitos para caminhadas, jogging e ciclismo, enquanto os espaçosos relvados são ideais para piqueniques e jogos e, durante os meses mais quentes, para desfrutar de eventos especiais e festivais. Além disso, o parque abriga o Banho Széchenyi, um dos spas termais mais conhecidos de Budapeste.

Comprar bilhetes para o Banho Széchenyi

15. Dar um passeio pela Ilha Margarida

Ilha Margarida| ©a_marga
Ilha Margarida| ©a_marga

Um passeio na Ilha Margaret permitir-lhe-á encontrar um oásis de serenidade e natureza no meio de Budapeste. Esta ilha fluvial é um refúgio que oferece uma variedade de actividades ao ar livre, florestas luxuriantes e vistas panorâmicas que lhe permitem descontrair e relaxar.

A ilha também alberga monumentos e atracções, como a Fonte da Música e o Teatro ao Ar Livre, que dão um toque artístico e cultural à experiência. Pode também explorar o Mosteiro Dominicano e a Torre de Água, que proporcionam uma ligação à história e à arquitetura da cidade.

16. Visitar o Bastião dos Pescadores

Bastião dos Pescadores| ©TravelingOtter
Bastião dos Pescadores| ©TravelingOtter

Visitar o Bastião dos Pescadores em Budapeste é como entrar num conto de fadas arquitetónico que combina a elegância medieval com uma vista panorâmica inigualável da cidade. Esta plataforma de observação neo-românica, situada na Colina de Buda, é um dos marcos de Budapeste.

A Praça da Trindade, na base do Bastião dos Pescadores, é um espaço encantador com uma estátua equestre do Rei Santo Estêvão e a Igreja de Matias, uma joia arquitetónica por direito próprio. Pode lá chegar nos autocarros hop on-hop off de Budapeste.

Reserve o seu lugar no autocarro hop-on hop-off de Budapeste

17. Faça uma pausa na Praça Vorosmarty

Praça Vorosmarty| ©Charlie
Praça Vorosmarty| ©Charlie

Quer pretenda relaxar ou encontrar uma pausa entre excursões, fazer uma pausa na Praça Vörösmarty permitir-lhe-á experimentar a beleza deste espaço público icónico. Situada no coração do centro histórico, esta praça é um ponto de encontro popular entre os habitantes locais e os visitantes.

Vörösmarty é famosa por ser a casa do Café Gerbeaud, um café histórico de Budapeste. Sentar-se nos seus terraços e saborear um café ou um delicioso bolo é uma experiência típica local.

18. Entre num "pub em ruínas"

Ruínas de um pub em Budapeste| ©Daniel Edwins
Ruínas de um pub em Budapeste| ©Daniel Edwins

Provavelmente já ouviu o nome Szimpla Bar; é um dos pubs em ruínas mais famosos de Budapeste, mas não é o único. À noite, a cidade transforma-se do seu ar imponente para um ar mais alternativo e ousado. Diferentes edifícios degradados da cidade foram convertidos em bares alternativos, com decorações interessantes e um charme especial.

Reservar uma excursão aos bares em ruínas de Budapeste

19. Explorar o Monumento ao Sapato

Monumento dos Sapatos| ©Jose A
Monumento dos Sapatos| ©Jose A

Situado nas margens do rio Danúbio, este monumento único e comovente consiste numa série de sapatos de ferro fundido espalhados ao longo do passeio ribeirinho. Cada par de sapatos simboliza os judeus que foram executados neste local durante a ocupação nazi, quando foram obrigados a tirar os sapatos antes de serem assassinados e atirados ao rio.

O Monumento aos Sapatos é uma recordação impressionante das atrocidades cometidas durante o Holocausto e um tributo aos milhares de vidas perdidas no genocídio. Os sapatos vazios evocam uma sensação de perda e vazio, mas também um apelo à memória e ao reconhecimento da tragédia que aqui ocorreu.

Reservar uma visita guiada à Sinagoga e ao Bairro Judeu

20. Conheça o Bairro Judeu e entre na Sinagoga

Sinagoga em Budapeste| ©MoToMo
Sinagoga em Budapeste| ©MoToMo

Descubra o Bairro Judeu de Budapeste, uma área rica em história, cultura e autenticidade que reflecte a vibrante identidade judaica da cidade. Este bairro, localizado no coração de Peste, é um testemunho da comunidade judaica da capital ao longo dos séculos. Apesar das vicissitudes históricas e dos desafios que enfrentou, o Bairro Judeu manteve o seu carácter único.

Um dos destaques do Bairro Judeu é a Grande Sinagoga de Budapeste, ao lado da qual se encontra o Jardim do Templo, um espaço memorial em homenagem às vítimas do Holocausto.

Reserve uma visita guiada à Sinagoga e ao Bairro Judeu

21. Descubra as esculturas soviéticas no Parque Memento

Parque Memento| ©Simon Lee
Parque Memento| ©Simon Lee

Se quiser aprender sobre o passado húngaro que foi dominado pela ocupação soviética, uma visita ao Parque Memento é obrigatória. Este museu ao ar livre preserva um importante fragmento da história política e cultural da Hungria e alberga uma coleção de monumentos e esculturas que outrora adornavam as ruas de Budapeste durante a era comunista.

O Parque Memento apresenta uma variedade de esculturas que representam figuras políticas e símbolos da era comunista, como Lenine, Marx e heróis do proletariado. Estas obras, outrora veneradas como símbolos do regime e transferidas para o local após a queda do Muro de Berlim, servem agora como recordações visuais de um passado político controverso.

22. Visitar a Casa do Terror

TERROR HÁZA MÚZEUM| ©Henkka
TERROR HÁZA MÚZEUM| ©Henkka

A visita à Casa do Terror em Budapeste permite-lhe entrar num local de profunda introspeção histórica que relata os horrores e as opressões que marcaram o século XX na Hungria. Este museu memorial, instalado num edifício que foi outrora a sede da polícia política húngara e, mais tarde, da Gestapo nazi, oferece uma experiência intensa e comovente.

Através de exposições interactivas, documentos autênticos e testemunhos pessoais, a Casa do Terror oferece uma visão crua e pungente da luta e do sofrimento vividos pelo povo húngaro. Este sítio oferece um tributo às vidas perdidas e um convite à reflexão sobre os acontecimentos sombrios que tiveram lugar neste local.

As exposições estão dispostas de forma marcante e visceral, permitindo-lhe compreender a brutalidade das ditaduras totalitárias e o impacto devastador que tiveram na sociedade. A entrada para este museu está incluída nas atracções do Budapest Card.

Compre o Budapest Card e poupe dinheiro na sua viagem

23. Ver as exposições no Museu do Hospital da Rocha

Museu do Hospital da Rocha| ©Wei-Te Wong
Museu do Hospital da Rocha| ©Wei-Te Wong

Se está interessado em experiências alternativas, não pode perder as exposições no Rock Hospital Museum. Este sítio oferece exposições intrigantes, permitindo-lhe conhecer a história de um enigmático hospital subterrâneo. O museu está localizado nas instalações de um hospital construído durante a Segunda Guerra Mundial, nas cavernas e túneis naturais sob o Castelo de Buda.

A exposição oferece uma visão pungente da vida em Budapeste durante os momentos mais negros da história, uma vez que o hospital cuidava das vítimas feridas e dos refugiados durante os ataques aéreos e os cercos. As exposições apresentam espaços recriados, incluindo salas de operações, salas de tratamento e quartos de doentes.

Os objectos e instrumentos médicos da época, juntamente com fotografias e documentos, fornecem uma visão vívida do funcionamento do hospital em condições extremamente difíceis.

24. Faça uma visita guiada aos edifícios Art Noveau de Budapeste

Arte Nova| ©Nori (Nóra Mészöly)
Arte Nova| ©Nori (Nóra Mészöly)

Um passeio para descobrir os edifícios Art Nouveau em Budapeste irá mergulhá-lo numa era de elegância arquitetónica e criatividade que deixou uma impressão duradoura na cidade. Conhecida em húngaro como Secessão, a Arte Nova floresceu no final do século XIX e início do século XX, e a capital húngara possui uma coleção de edifícios que reflectem esta estética única.

Um dos edifícios mais emblemáticos é o Palácio das Artes, situado na Praça dos Heróis. Este edifício ostenta uma fachada intrincada e uma cúpula decorada que são exemplos notáveis da Arte Nova.

O Museu de Artes Decorativas, desenhado por Ödön Lechner, é outro monumento arquitetónico da Arte Nova. A sua fachada de cerâmica colorida e os seus motivos orgânicos são representativos do estilo. Outros edifícios notáveis incluem o Palácio Real, o Edifício Brüdern e o Spa Gellért, todos com detalhes arquitectónicos que captam a essência da Arte Nova em Budapeste.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

25. Provar um bom goulash

O típico goulash húngaro| ©stu_spivack
O típico goulash húngaro| ©stu_spivack

Apreciar a gastronomia de cada país é uma experiência turística por si só. Neste caso, embora existam gostos diferentes, na Hungria encontrará uma variedade de pratos quentes diferentes a um preço muito baixo e de excelente qualidade.

O prato de que mais ouviu falar é o goulash: uma sopa temperada com paprika que pode conter carne ou legumes, mas o seu verdadeiro sabor está no caldo. Mesmo que o conteúdo não lhe agrade, tem de provar a sopa, tal como tem de provar o petisco oficial da cidade: os langos, um pão frito quente com coberturas que lhe farão lembrar uma espécie de pizza.

Reservar uma excursão com almoço em Budapeste

26. Descubra o Palácio Godollo e os arredores de Budapeste

Palácio Gödöllo| ©Károly Szántai
Palácio Gödöllo| ©Károly Szántai

A cidade de Budapeste tem muito para oferecer ao viajante, mas os seus arredores não ficam atrás. A localização geográfica da cidade permite descobrir uma parte diferente da paisagem húngara em viagens de um dia a partir de Budapeste. Desde uma visita ao Palácio de Gödöllo, o preferido da Rainha Sissi, a uma viagem pelas aldeias da Curva do Danúbio; a variedade é infinita.

Ou mesmo se tiver mais tempo para passar em Budapeste - por exemplo, se tiver três dias em Budapeste, quatro ou se tiver a sorte de ter cinco dias na cidade húngara -, e quiser visitar outra capital europeia, deixo-lhe este post para saber mais sobre como ir de Budapeste a Bratislava.

Reservar uma visita guiada ao Palácio Godollo

27. Fazer uma viagem aos arredores de Budapeste.

Lago Balaton| ©Zoltán Bagi
Lago Balaton| ©Zoltán Bagi

Se achou a cidade de Budapeste fascinante, não termine a sua viagem sem visitar outros pontos de interesse perto da cidade. Aqui está uma lista das melhores excursões para conhecer os arredores da capital húngara:

Em que altura do ano é a melhor altura para viajar para Budapeste?

Passear por Budapeste| ©Jan Emmo
Passear por Budapeste| ©Jan Emmo

A lista de coisas para fazer em Budapeste não termina aqui. Dependendo da época do ano em que visitar a cidade, encontrará também uma série de actividades para desfrutar. Aqui está uma seleção das melhores coisas para fazer e ver por mês do ano:

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 15267 Avaliações
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    A visita foi bastante interessante, com muitos pormenores históricos que eu desconhecia. Adorei a arquitetura, realmente impressionante.
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    Visita privada fantástica, o guia mergulhou-nos na rica história e cultura da Sinagoga Dohány, uma experiência inesquecível!
  • J
    J.
    4
    (0 Avaliações)
    A visita guiada foi maravilhosa, o guia foi super simpático e conhecedor da história, não pode perder!
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    Fiquei maravilhado com a história rica e a arquitetura impressionante, embora a visita tenha sido um pouco apressada.
  • M
    M.
    4
    (0 Avaliações)
    Visitámos a Sinagoga de Dohany com a minha irmã e ficámos fascinados. Uma visita privada cheia de história e de uma cultura impressionante.