Dublin em 4 dias: tudo o que tens de ver

Quatro dias em Dublin é o tempo perfeito para conhecer todas as coisas importantes que esta cidade encantadora tem para oferecer - aqui está!

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

Dublin em 4 dias: tudo o que tens de ver

Dublin, Irlanda | @Luciann

Visitar Dublin é uma experiência que qualquer viajante deve viver pelo menos uma vez na vida. Partilho convosco o meu plano de viagem detalhado para que saibam tudo o que há para ver e fazer em Dublin em 4 dias.

Este itinerário não inclui o dia de chegada e o dia de partida.

Dia 1: Ver os destaques de Dublin

Dublin vista do topo do autocarro de turismo| ©William Murphy
Dublin vista do topo do autocarro de turismo| ©William Murphy

No primeiro dia, aprecie as vistas e explore a cidade com uma visita guiada.

Faça uma excursão para ver o melhor que Dublin tem para oferecer

Comece a manhã do seu primeiro dia com uma excursão turística para ter uma visão geral dos monumentos e destaques de Dublin. Na capital da Irlanda encontrará muitas alternativas, aqui estão as minhas preferidas.

  • Passeio de bicicleta: a parte central de Dublin é um terreno praticamente plano, ideal para ser explorado de bicicleta. Juntamente com um grupo e um guia especializado, visitará os cantos mais encantadores de Dublin durante 3 horas e a partir de 37 euros.
  • Autocarro turístico: é-lhe oferecido um bilhete de autocarro válido por 24 a 48 horas, com o qual pode entrar e sair quantas vezes quiser, bem como entrar e sair em qualquer uma das mais de 30 paragens ao longo do percurso. O preço começa em 32 euros.

Reserve o seu autocarro turístico de Dublim

Visite o Museu Nacional de Arqueologia

Uma vez terminada a sua visita a Dublin, poderá ficar cheio de curiosidade, pelo que recomendo que aproveite o seu primeiro dia para visitar o museu mais importante da cidade: o Museu Nacional de Arqueologia.

Situado no coração de Dublin, alberga uma coleção impressionante que traça a evolução da civilização irlandesa desde os seus primeiros habitantes, com objectos que remontam a 7000 a.C. Poderá ver ferramentas e armas, objectos da Idade do Bronze e até artefactos do antigo Egipto.

  • Horário de funcionamento: segunda-feira e domingo, das 13 às 17 horas; terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas.
  • Preço: gratuito
  • Duração da visita: aproximadamente 2,5 horas.

Explorar o Trinity College

Colégio Trinity| ©Ajay Suresh
Colégio Trinity| ©Ajay Suresh

Não pode deixar Dublin sem visitar a universidade mais antiga do país e o local onde figuras importantes como Oscar Wilde e Bram Stoker receberam a sua formação académica.

Fica apenas a 8 minutos a pé do museu. Uma das principais salas é aBiblioteca do Trinity College, a mais antiga do campus. Alberga a maior coleção de manuscritos e livros do país. Recomendo que marque uma visita ao Livro de Kells para ver um dos mais importantes.

  • Horário de abertura: é melhor verificar o site oficial.
  • Preço: a partir de 16 euros para um bilhete de adulto para ver a biblioteca e a coleção.
  • Duração da visita: A visita à biblioteca dura entre 30 e 40 minutos; pode dedicar o tempo que quiser a passear pelo campus e pela zona circundante.

Marcar uma visita ao Livro de Kells

Termine o dia na Grafton Street

AGrafton Street é uma das ruas mais importantes de Dublin e um local de visita obrigatória. É uma rua pedonal movimentada com numerosos músicos, artistas de rua, lojas e bonitos cafés.

A estátua de Molly Malone é uma das principais atracções da Grafton Street.

Protagonista de canções e lendas irlandesas, esta personagem fictícia costumava vender peixe pela cidade durante o dia e à noite noutros ofícios menos respeitados. Nesta famosa rua, encontrará alguns dos mais famosos pubs e baresirlandeses de toda a cidade, ideais para provar a famosa cerveja irlandesa.

E se estiver disposto a isso, pode reservar um pub crawl em Dublin para conhecer os melhores pubs e as melhores marcas.

Reservarum pub crawl em Dublin

Dia 2: Explore castelos, catedrais e a melhor cerveja da cidade

Castelo de Dublin| ©Bjørn Christian Tørrissen
Castelo de Dublin| ©Bjørn Christian Tørrissen

Passe o segundo dia do seu itinerário continuando a explorar o centro histórico de Dublin e os pontos de referência mais importantes da cidade.

Acorde cedo para aproveitar ao máximo o seu tempo e ver as jóias arquitectónicas e históricas em torno da Dame Street.

Ver o Castelo de Dublin

Dublin é uma cidade cheia de castelos impressionantes, mas se tiver tempo para ver apenas um, recomendo que reserve uma visita guiada ao Castelo de Dublin, situado no centro histórico da cidade.

O castelo tem servido múltiplas funções ao longo dos anos e é um lugar cheio de segredos. Embora o exterior tenha sido reconstruído em 1684, a maior parte do interior e os quartos da Família Real permanecem intactos.

  • Horário de abertura: das 9h45min às 17h45min.
  • Preço: cerca de 8 euros por pessoa.
  • Duração da visita: 45 minutos no máximo.

Marcar uma visita ao Castelo de Dublin

Paragem na Câmara Municipal de Dublin

Saindo do castelo, o edifício da Câmara Municipal fica apenas a 5 minutos a pé. Se gosta de arquitetura, aproveite para ver a bela estrutura da Câmara Municipal. Construída em 1769, é uma das jóias mais importantes da arquitetura gregoriana na Irlanda.

Para além da bela fachada, a caraterística mais impressionante do edifício é o hall de entrada. Além disso, o telhado é coroado por uma imponente cúpula onde a luz natural entra pelas clarabóias.

  • Horário de abertura: das 10:00 às 17:15 horas.
  • Preço: gratuito, mas se quiser ver algumas das exposições, o preço pode variar consoante a época.
  • Duração da visita: 30 minutos são suficientes.

Continuar para Christ Church Cathedral

Fora da Catedral da Igreja de Cristo| ©Donaldytong
Fora da Catedral da Igreja de Cristo| ©Donaldytong

Deixando para trás o edifício da Câmara Municipal e descendo a Fishamble St, deparar-se-á com a mais antiga igreja protestante de Dublin, a Christ Church ou Holy Trinity Cathedral.

A estrutura atual situa-se no que era originalmente um pequeno templo de madeira erigido em 1038. Durante a Idade Média, foi construída grande parte da estrutura tal como a conhecemos hoje, mas uma série de restauros efectuados um século mais tarde acentuaram o estilo neo-gótico caraterístico.

  • Horário de funcionamento: de abril a setembro, das 9h30 às 19h00; de novembro a fevereiro, das 9h30 às 17h00 e de maio a outubro, das 9h30 às 18h00 Todos os domingos há um horário de abertura reduzido a partir das 12h30.
  • Preço: cerca de 7,50 euros para um bilhete de adulto.
  • Duração da visita: cerca de 1,5 horas.

Fazer uma pausa para almoçar nos arredores

Nas imediações do Castelo e da Catedral da Igreja de Cristo encontrará algumas excelentes alternativas. Eis algumas sugestões.

Viva a experiência da Guinness

A partir das imediações da Christ Church, a Guinness Storehouse fica a cerca de 15 minutos a pé a oeste da cidade. Também pode lá chegar de transportes públicos, apanhando o 13 ou o 40 nas paragens de James Street e Lord Edward.

A Guinness Experience é uma atração única e uma das coisas mais interessantes para fazer em Dublin. Ao reservar a sua visita à Guinness Storehouse, pode ver os bastidores do processo de criação desta cerveja histórica e fazer uma degustação do produto.

  • Horário de abertura: das 9h30 às 19h; no verão, em julho e agosto, das 9h às 20h.
  • Preço: 30 euros de entrada com áudio-guia.
  • Duração da visita: cerca de 3 horas.

Marque a sua visita à Guinness Storehouse

Ver o lado negro de Dublin

Reservar a Dublin Ghost Tour é uma das melhores coisas para fazer em Dublin à noite.

Um guia especializado leva o grupo turístico pela cidade de autocarro enquanto narra os aspectos mais sombrios da cidade e das suas gentes, desde assassinos em série a canibais aterradores.

  • Preço: a partir de 36 euros por pessoa.
  • Duração: 2 horas.

Reservar uma visita guiada ao lado negro de Dublim

Dia 3: Veja as casas burguesas de Dublin, os parques e a Cadeia Velha

Prisão de Kilmainham Gaol| ©Alberto Galdos
Prisão de Kilmainham Gaol| ©Alberto Galdos

Neste dia, visitará os bairros burgueses do centro da cidade de Dublin, incluindo a Casa Oscar Wilde.

Passe a manhã a explorar Kilmainham

A antiga prisão, atualmente um museu, foi construída em 1796.

Foi aqui que muitos dos líderes envolvidos nas lutas pela independência de 1916 foram presos, torturados e executados por ordem do governo britânico. Embora não haja prisioneiros nas celas desde 1924, os dublinenses continuam a manter um carácter solene em relação àprisão de Kilmainham, que é considerada uma parte fundamental da história da nação.

  • Horário de abertura: de abril a setembro, das 9h00 às 18h00; de outubro a março, das 9h30 às 17h30.
  • Taxa de entrada: cerca de 8 euros para um bilhete de adulto.
  • Duração da visita: cerca de 1,5 horas.

Aproveite a oportunidade para almoçar cedo

Existem muitos restaurantes e cafés de qualidade na zona próxima do museu. Quer pretenda um lanche ligeiro ou um almoço mais sumptuoso, considere as seguintes alternativas.

Comece a tarde na Catedral de São Patrício

Patrick's Cathedral. A partir de Kilmainham, pode chegar ao Liberties Historic District apanhando o autocarro 13 ou 40 na paragem da Inchicore Library. Saia na High Street, a 7 minutos a pé da Catedral de São Patrício.

Construída em 1191 em honra do santo padroeiro dos irlandeses, a Catedral de S. Patrício é uma das igrejas mais importantes e queridas da cidade. É uma das obras mais importantes do estilo gótico inglês. É também a sede do coro mais famoso da Irlanda.

  • Horário de funcionamento: de março a outubro, das 9h às 17h30; de novembro a fevereiro, das 9h30 às 17h. Aos domingos, a igreja funciona com um horário reduzido.
  • Taxa de entrada: a partir de 8 euros por bilhete de adulto.
  • Duração da visita: 30 minutos.

Parque de Santo Estêvão

Tarde no Parque de Santo Estêvão| ©Dronepicr
Tarde no Parque de Santo Estêvão| ©Dronepicr

Saindo da Catedral de St. Patrick, o Parque de St. Stephen fica a cerca de 900 metros de distância. Uma caminhada de 10 minutos levá-lo-á aos portões de um dos mais importantes e belos pulmões verdes da cidade.

O parque foi construído em 1664 e renovado no belo estilo de jardim vitoriano no século XIX. É considerado um dos parques mais antigos do país, bem como um dos mais diversificados em termos de variedade de árvores e flores.

  • Horário de funcionamento: das 07h30 ao pôr do sol; domingos a partir das 09h30.
  • Taxa de entrada: gratuita.
  • Duração da visita: 1 a 2 horas são normalmente suficientes.

Visitar a casa n.º 29

Depois de deixar o parque, uma caminhada de 14 minutos leva-o até à Fitzwilliam Street, nas imediações do Merrion Square Park. Aqui está a sua próxima paragem: o Museu Número Vinte e Nove.

É uma fabulosa casa georgiana no coração de Dublin, perfeitamente preservada e convertida num museu para os visitantes terem um vislumbre do estilo de vida das famílias ricas da época.

  • Horário: Fechado às segundas-feiras, todos os outros dias das 10h às 17h; domingos das 12h às 17h.
  • Preço da entrada: a partir de 6 euros para um bilhete de adulto.
  • Duração da visita: cerca de 1 hora.

Casa de Oscar Wilde

Na própria Merrion Square, a apenas 5 minutos de distância, encontra-se a casa onde o famoso escritor irlandês e a sua família viveram até 1878.

Em 1994, a casa de Oscar Wilde foi objeto de trabalhos de renovação intensivos e, infelizmente (por enquanto), as visitas são difíceis e só está aberta ao público temporariamente e em certas épocas do ano, mas pode passar por lá e admirar a bela fachada.

Dia 4: Visita às falésias de Moher e Galway

Em Galway| ©Johnson T
Em Galway| ©Johnson T

Se falar com um viajante experiente que tenha visitado a capital da Irlanda em mais do que uma ocasião, ele poderá dar-lhe o seguinte conselho para ver Dublin: se puder ver outros destinos para além da capital, não hesite nem um segundo!

Convido-o a aproveitar o seu último dia na capital para reservar uma viagem a Moher e Galway.

As falésias, situadas no condado de Clare, no oeste do país, são Património Mundial da UNESCO.

É uma atração popular e, para muitos viajantes, é a principal razão para uma viagem à Irlanda.

O que estas excursões incluem

Classificada como uma das melhores excursões a partir de Dublin, encontrará uma série de operadores turísticos locais que oferecem esta experiência.

Embora, em termos gerais, alguns pormenores da experiência possam mudar, dependendo da empresa com que fizer a reserva. Em termos gerais, ao reservar uma excursão privada, pode esperar

  • Transporte privado de e para o seu local em Dublin e para todas as atracções incluídas na excursão.
  • O acompanhamento de um guia especializado, incluindo guias de língua inglesa para este tipo de experiência.
  • Taxas de entrada nas principais atracções.
  • Os guias e as gorjetas não estão normalmente incluídos.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 80 euros por viajante.
  • Duração da viagem: cerca de 12 horas em média, com partida de Dublin ao início da manhã e regresso ao fim da tarde.

Reserve a sua excursão às falésias de Moher