10 coisas para ver e fazer em Dublin em novembro

novembro em Dublin é um mês em que as temperaturas descem mas as chuvas param. Aproveite a oportunidade para desfrutar das primeiras paisagens do outono na capital irlandesa com estes 10 planos essenciais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Dublin em novembro

Dublin, Irlanda | ©cudazi

Dublin é uma cidade cheia de coisas para ver e fazer, tanto na cidade como nos seus arredores. A cidade tem a reputação de estar sempre nublada e fria e, em parte, esse é um dos seus encantos. Conhecer a capital irlandesa com bom tempo é confortável, mas poder vir em novembro torna-a muito mais especial.

Desde acolher as primeiras montras de Natal, a ver as primeiras paisagens de outono em primeira mão, a toda uma série de festivais e eventos culturais a não perder. Se está a pensar vir a Dublin em novembro, tome nota, pois vou dizer-lhe as 10 melhores coisas para fazer e ver.

1. Assistir à abertura dos mercados de Natal

Mercado de Natal de Dublin| ©William Murphy
Mercado de Natal de Dublin| ©William Murphy

Na época natalícia, Dublin transforma-se numa cidade cheia de luz e tradição. No entanto, também está cheia de pessoas e multidões que podem tornar a visita turística um pouco difícil. Uma das vantagens de vir à capital irlandesa em novembro é poder apreciar as primeiras montras de Natal sem estar sujeito a longas filas de pessoas.

Um dos momentos mais aguardados por todos os dublinenses é a instalação dos mercados de Natal, que costumam ser montados na última semana de novembro. É possível encontrar todo o tipo de decorações de Natal, grinaldas, luzes e estatuetas, bem como doces e comida festiva.

Principais mercados de Natal

  • Wicklow Christmas Market, situado em Eireann 133
  • Dún Laoghaire, situado na costa.

Ambos são uma óptima oportunidade para levar para casa uma peça especial para colocar na sua casa nesta época festiva.

Reservar uma visita guiada a Dublin

2. Abrigar-se do frio num famoso pub irlandês

A Igreja| ©William Murphy
A Igreja| ©William Murphy

Não é novidade que em novembro faz frio em Dublin. Especialmente quando começa a escurecer por volta das sete da noite. Se teve um dia de turismo e está a começar a sentir frio por estar na rua, não há melhor plano do que entrar num dos muitos pubs irlandeses famosos da cidade.

Aqui, não só pode sentar-se para uma refeição típica, como também pode provar cervejas artesanais e nacionais, como a Guinness, ou, se for jovem de coração, provar alguns dos seus whiskies e absorver a atmosfera irlandesa com um bom jogo de rugby ou hurling.

Detalhes interessantes

  • Preço: depende do que se quer consumir.
  • Entrada: A entrada nos pubs de Dublin é gratuita, só paga a sua bebida.
  • Local: Uma das zonas mais famosas com pubs é o Temple Bar.
  • Data: Estão abertos durante todo o ano, mas tendem a estar mais cheios nos meses mais frios, como novembro.

Reservar um pub crawl em Dublin

3. Descubra as paisagens de outono numa viagem de um dia

Falésias de Mohe| ©njaminjami
Falésias de Mohe| ©njaminjami

Dublin é uma cidade fantástica para descobrir, com dezenas de sítios para ver. No entanto, não deve ignorar o facto de estar perto de algumas das paisagens mais incríveis da Irlanda e, a partir daqui, pode fazer uma série de viagens de um dia interessantes.

Não há melhor mês para desfrutar da atmosfera irlandesa e da natureza bucólica do que em novembro, quando o tempo frio chega, o céu está nublado mas as chuvas deram uma trégua.

Se quiser viver um autêntico dia de outono perto de Dublin numa viagem de um dia, dois dos melhores destinos são a Calçada dos Gigantes e as Falésias de Moher.

Calçada dos Gigantes

A Calçada dos Gigantes é um daqueles sítios que tem de ver uma vez na vida. Esta formação rochosa bizarra foi nomeada Património Mundial da UNESCO e fica apenas a alguns quilómetros de Dublin, pelo que pode vê-la num dia. Existem várias excursões que, por menos de 50 euros, o levarão a percorrer esta paisagem espetacular e a outros locais próximos, como a lendária cidade de Belfast.

Penhascos de Moher

Uma das paisagens mais emblemáticas e faladas da Irlanda são os Cliffs of Moher, uma série de penhascos escalonados que percorrem toda a costa leste do país. Podem ser organizadas viagens de um dia a partir de Dublin para visitar e tirar fotografias por menos de £40, com transferes e um guia para lhe contar tudo sobre a área.

Detalhes interessantes

  • Preço: entre 40€ e 50€.
  • Bilhetes: recomendo que reserve estes passeios com antecedência online, embora também os possa comprar pessoalmente quando chegar a Dublin.
  • Localização: A Calçada dos Gigantes fica em Bushmills e as Falésias de Moher na província de Munster.
  • Data: Idealmente durante a primeira quinzena de novembro, quando o tempo não está demasiado frio e a precipitação é quase inexistente.

Reservar uma excursão a partir de Dublin

4. Aproveite a época baixa para visitar os museus

Museu Nacional de Arqueologia| ©Mike Peel
Museu Nacional de Arqueologia| ©Mike Peel

Se já decidiu visitar Dublin, já deve ter percebido que se trata de uma cidade turística muito popular, aclamada no continente pela sua cultura, paisagens e carácter único. Na época alta, com a chegada do bom tempo, as ruas e as atracções turísticas enchem-se de gente. Por isso, se vier a Dublin em novembro, pode contar com uma clara vantagem: a ausência de multidões.

novembro é um bom mês para fazer turismo na cidade, uma vez que tem taxas de precipitação muito baixas mas, devido ao tempo frio e ao calendário, não tende a ter muitos turistas. Assim, pode desfrutar dos principais museus, como a Galeria Nacional e o Museu Nacional de Arqueologia, que são duas das mais importantes representações culturais do país e são totalmente gratuitos, sem ter de esperar nas filas.

Pormenores interessantes

  • Preço: Os museus de Dublin são gratuitos.
  • Bilhetes: Pode reservar o seu bilhete para evitar filas nos sítios Web oficiais dos museus e diretamente na bilheteira.
  • Localização: A Galeria Nacional situa-se em Merrion Square W e o Museu Nacional de Arqueologia em Kildare St.
  • Data: Os museus estão abertos durante todo o ano, mas em novembro, por ser época baixa, estão menos cheios e é mais conveniente visitá-los.

Adquira o seu bilhete para o Museu EPIC

5. viver a cultura com o Dia Nacional do Livro em Dublin.

Feira do Livro de Dublin| ©ActuaLitté
Feira do Livro de Dublin| ©ActuaLitté

Se gosta do mundo da literatura e quer saber mais sobre o que está a ser escrito e o que é tendência na Irlanda, novembro é o mês ideal para si. Ao longo do mês, a capital irlandesa organiza diferentes eventos, concertos e feiras dedicados à literatura nacional.

Não confundir com o Dia Mundial do Livro, que na Irlanda se celebra a 2 de março. O Dublin Book Festival tem como objetivo dar a conhecer a cultura irlandesa e homenagear todos os seus autores preferidos, tanto as novas tendências como os clássicos consagrados, como James Joyce.

Se vier a Dublin em novembro, pode consultar a agenda e programar a sua visita a diferentes livrarias, bibliotecas públicas e museus onde haverá venda de livros, sessões de autógrafos de autores e poderá assistir a conferências e concursos literários. É uma experiência cultural!

6. Celebrar a vida de Jonathan Swift com um festival em seu nome

Catedral de São Patrício| ©Diliff
Catedral de São Patrício| ©Diliff

Se vier a Dublin, rapidamente se aperceberá de que os seus cidadãos valorizam e apreciam a sua cultura. Têm vários dias por ano para celebrar e festejar figuras importantes da sua tradição e, se vier em novembro, poderá experimentar um deles em primeira mão. Concretamente, a dedicada ao escritor Jonathan Swift, criador das "Viagens de Gulliver".

Durante quatro dias, no início de novembro, realiza-se há anos um festival dedicado à figura e à obra do escritor, concretamente na Catedral de São Patrício, onde se organizam vários eventos e uma feira no claustro com diferentes bancas onde se pode assistir a recitais ou micro-teatros.

Além disso, aproveitando a acústica da catedral, pode assistir gratuitamente a concertos de coros, leituras e conferências.

Detalhes interessantes

  • Preço: o festival custa normalmente 10 euros.
  • Bilhetes: Pode reservar os bilhetes com antecedência no sítio Web oficial.
  • Local: Catedral de São Patrício.
  • Data: início de novembro.

7. Veja as últimas tendências artísticas no Dublin Gallery Weekend

Fim de semana das galerias de Dublin| ©Duomos
Fim de semana das galerias de Dublin| ©Duomos

No final de novembro, durante três dias, a arte de Dublin sai à rua para estar acessível e ao alcance de todos. Conhecido como Dublin Gallery Weekend, é um evento cultural que traz até 40 galerias para as ruas.

Se estiver em Dublin durante este período, pode também desfrutar de uma série de museus de arte gratuitos, bem como assistir a eventos, conversas e palestras. Estes espaços destinam-se não só a dar a conhecer ao mundo a arte e a pintura nacionais, mas também a promover a sua importância e a dar visibilidade a novos artistas.

A maioria das galerias e museus participantes centra-se na arte moderna e nas novas vanguardas artísticas e de autor, como o Irish Museum of Modern Art, a Dublin City Gallery ou o Hugh Lane. Se se interessa por tendências, não pode perder este evento durante os últimos dias do mês, que também é totalmente gratuito.

Detalhes interessantes

  • Preço: este evento é gratuito.
  • Bilhetes: não são necessários bilhetes.
  • Local: nos principais museus de arte moderna, como o Irish Museum of Modern Art, a Dublin City Gallery ou o Hugh Lane, mas também na rua, à porta das principais galerias do centro da cidade.
  • Data: fim de novembro.

8. Testemunhar o início da iluminação de Natal

Iluminação em Dublin| ©Cityswift - Ireland
Iluminação em Dublin| ©Cityswift - Ireland

dezembro é, sem dúvida, o mês em que o Natal brilha intensamente. No entanto, em Dublin, o mês de novembro é um dos momentos mais aguardados da época festiva e das festividades que se aproximam: o acender das luzes de Natal.

Se vier à cidade durante este mês, poderá assistir à ligação oficial que, ano após ano, tem lugar a 13 de novembro. No total, são 30 ruas e mais de um milhão de lâmpadas que revestem o centro da cidade.

Se já esteve em Dublin nesta altura do ano, provavelmente já viu pessoal a colocar decorações em árvores, postes de iluminação e praças, mas é na noite de 13 que as luzes são acesas, com um grande evento repleto de concertos, jogos para crianças e comida quente, e permanecerão acesas até meados de janeiro.

Detalhes interessantes

  • Preço: é gratuito.
  • Bilhetes: trata-se de um evento de rua, pelo que não são necessários bilhetes.
  • Local: As luzes estão espalhadas pelo centro da cidade.
  • Data: Realiza-se todos os anos a 13 de novembro.

9. Aproveite para fazer umas compras de ocasião

Compras| ©Ksenia Chernaya
Compras| ©Ksenia Chernaya

Tal como em muitos países do mundo, novembro é um mês em que as pessoas cautelosas começam as suas compras de Natal, aproveitando as melhores pechinchas e antecipando-se às multidões e aos artigos esgotados. Se quiser levar para casa um presente especial neste Natal e estiver de férias em Dublin durante alguns dias em novembro, deixe-me dizer-lhe que nestes dias tem à sua disposição as primeiras feiras de inverno.

Laa na Wolfe Tone Square, por exemplo, é organizada todos os anos a partir de meados de novembro e é uma feira de artesanato onde, para além de ter objectos de Natal, pode comprar todo o tipo de lembranças e presentes.

Além disso, não se esqueça que Dublin, tal como muitos países ocidentais, celebra a famosa Black Friday, por isso, se estiver na capital durante estes dias, poderá encontrar ofertas exclusivas em marcas de topo.

Detalhes interessantes

  • Preço: depende de quanto se quer gastar em prendas e compras.
  • Bilhetes: não é necessária entrada.
  • Local: Wolfe Tone Square Park.
  • Data: a Black Friday realiza-se todos os anos na última sexta-feira de novembro e a feira de artesanato começa em meados de novembro.

10. Patinar no gelo no maior ringue do país

Pista de gelo de Dublin| ©Fingal County Council
Pista de gelo de Dublin| ©Fingal County Council

O fim do outono também marca o início das famosas pistas de patinagem no gelo da cidade, um desporto que todos os anos atrai crianças e adultos que querem deslizar pela pista e passar uma tarde com a família e os amigos.

E se estiver em Dublin em novembro, terá uma surpresa, pois a maior pista de gelo do país abre nesta altura do ano. A pista de gelo de Blanchardstown tem até 800 metros quadrados, embora existam outras pistas igualmente grandes, como aDundrum on Ice.

Todas elas estão convenientemente localizadas na cidade e, por menos de 15 libras, pode desfrutar de um agradável passeio no gelo para entrar na época de inverno em meados de novembro.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Bilhetes: Pode comprar os bilhetes com antecedência nos sítios Web dos diferentes rinques. Este é o Dundrum on Ice.
  • Local: A pista de patinagem no gelo situa-se em Blanchardstown e a pista de Dundrum on Ice em Sandyford Road.
  • Data: As pistas são normalmente montadas em Dublin a partir da segunda quinzena de novembro.

Como é que está o tempo em Dublin em novembro?

inverno em Dublin| ©Giuseppe Milo
inverno em Dublin| ©Giuseppe Milo

novembro é um mês que anuncia a chegada do inverno e, por conseguinte, as temperaturas descem consideravelmente em comparação com o resto do outono. De um modo geral, as temperaturas máximas não ultrapassam normalmente os 14 graus Celsius, enquanto as mínimas podem facilmente rondar os 5 graus Celsius.

No entanto, há uma coisa boa em vir a Dublin em novembro: a precipitação é quase inexistente, com um máximo de 4 ou 5 dias de chuva por mês. No entanto, o céu permanecerá nublado a maior parte do tempo, por isso esqueça os óculos de sol e habitue-se à típica paisagem cinzenta da Irlanda/Reino Unido.

O que deve levar na mala para Dublin em novembro?

Fazer as malas| ©Surface
Fazer as malas| ©Surface

Se está a planear as suas próximas férias em Dublin em novembro, há algumas dicas básicas a ter em conta. Entre elas, a escolha do que levar na mala será importante para fazer face às condições e ao clima.

  • Não se esqueça de levar sapatos confortáveis, não só para passear pela cidade, mas também para o caso de fazer excursões pela capital.
  • Deve também levar roupa leve e quente para poder andar confortável e facilmente sem apanhar frio.
  • O guard a-chuva pode ser posto de parte,uma vez que raramente chove durante este mês.
  • Mas aconselho-o a trazer um chapéu ou um protetor solar porque, embora o tempo esteja nublado e enganador, o sol pode queimá-lo se passar o dia inteiro na rua.

Dublin tem tudo o que é necessário para umas férias inesquecíveis e novembro é definitivamente um bom mês para desfrutar de tudo isso de uma forma mais económica e sem filas de pessoas.

Basta fazeres a tua mala com roupas quentes e vires conhecer a arte, a cultura, a comida e a natureza desta bela cidade.