O que ver e fazer em Catânia com crianças
Catânia é um lugar de aventura para os mais pequenos. Há muitos lugares interessantes e actividades divertidas para eles na cidade, que explicarei a seguir.
Escalar um vulcão ativo, navegar enquanto ouve histórias fantásticas, fazer um passeio pela história ou desfrutar de um divertido espetáculo de marionetas. Estas são apenas algumas das experiências que se podem viver em Catânia com os mais pequenos. Mas há muitas outras que tornarão a sua estadia na cidade inesquecível.
Aqui estão algumas das melhores coisas para fazer em Catânia se estiver a viajar com crianças. No entanto, digo-vos desde já que pode ser um pouco cansativo, pelo que terão de recuperar as forças com um bom gelado. Um ótimo plano, não acha?
1. Subir o vulcão Etna
O Monte Etna é o principal protagonista da paisagem de Catânia. Subir a este enorme vulcão é uma aventura para as crianças. Além disso, há muitas maneiras de o conhecer. Se forem pequenos, há trilhos muito acessíveis que conduzem às crateras Silvestri a partir do Refúgio Sapienza, situado a 1.900 metros de altitude.
Mas se há uma coisa que entusiasma as crianças, é subir o teleférico do Etna. A partir daí, e em veículos 4x4, é possível chegar quase ao topo do vulcão. Além disso, existem excursões de um dia ao Etna especialmente concebidas para entreter e ensinar os mais pequenos.
A propósito, o Etna pode ser escalado em qualquer altura do ano, pelo que pode incluí-lo nos seus planos para desfrutar de Catânia no Natal ou durante o inverno. Embora seja o vulcão ativo mais alto da Europa, só em condições excepcionais, como quando existe um risco devido à sua atividade, é que é proibido subir ao cume.
Também tem a opção de descobrir o Etna de outra forma: de comboio. A Circumetnea é um caminho de ferro histórico que circunda a montanha e passa por aldeias e paisagens espectaculares. É uma óptima maneira de descobrir este tesouro natural com a sua família e desfrutar de uma viagem verdadeiramente inesquecível, especialmente se estiver a viajar com crianças muito pequenas.
Se ainda tem alguma energia, visite as Gargantas de Alcântara
Pode escolher entre uma viagem de um dia ao Monte Etna a partir de Catânia ou uma viagem de meio dia. Mas, se quiser realmente viver uma aventura completa, o meu conselho é que a complete com uma visita às Gargantas de Alcântara. Pode fazê-lo no mesmo dia.
Trata-se de uma área natural onde a água erodiu a rocha vulcânica para criar um desfiladeiro de enorme beleza. E o melhor de tudo é que nas Gargantas de Alcântara se pode dar um mergulho e até fazer rafting.
2. Visitar a costa de Catânia de barco
A vela é uma atividade muito divertida para crianças e adultos. Além disso, a costa de Catânia tem muitas surpresas para os pequenos marinheiros desfrutarem e aprenderem muitas coisas novas e interessantes. A primeira coisa que lhes chamará a atenção será a enorme silhueta do monte Etna.
Enquanto olham para ele, o capitão conta-lhes histórias e lendas que nunca mais esquecerão. Os antigos gregos, que aqui chegaram há muitos séculos, acreditavam que o vulcão era a casa de Hefesto, o deus do fogo, e que no seu interior trabalhava com gigantes e seres fantásticos de um só olho, os ciclopes.
São precisamente estes seres que dão o nome a um troço de costa por onde viajou outra personagem mitológica, Ulisses. Aqui verás enormes formações rochosas vulcânicas. Será uma boa desculpa para dar lições de geologia aos mais pequenos.
O passeio de barco à vela ao longo da costa é, por todas estas razões, uma das melhores excursões a partir de Catânia para fazer com crianças. Elas também podem aprender algumas habilidades de navegação e, se o tempo permitir, até mesmo dar um mergulho nas águas do Mar Jónico.
3. Descobrir os segredos do Castelo Ursino
Se há algo que entusiasma os mais pequenos, é visitar castelos, caminhar ao longo de ameias e aventurar-se por corredores e escadas em espiral. Catânia tem uma fortaleza muito especial: o Castelo Ursino. É uma construção imponente com oito séculos de história e protagonista de inúmeros acontecimentos interessantes.
O seu aspeto mais curioso tem a ver com a sua localização. Atualmente, está longe do mar, mas no seu apogeu, esta construção tinha vista para o mar a partir de um penhasco. Terramotos e erupções vulcânicas mudaram a fisionomia da zona, mas o castelo conseguiu manter-se de pé apesar dos inimigos e da força da natureza.
No interior do castelo, as crianças podem aprender muitas outras coisas interessantes e abordar a história de Catânia de uma forma didática. Atualmente, o edifício alberga o Museu Cívico, que exibe uma interessante coleção de peças de grande valor arqueológico.
Factos interessantes
- Horário de funcionamento do Museu Cívico Castelo Ursino: de segunda a domingo, das 9:00 às 19:00.
- Preçoda entrada: cerca de 6 euros para a entrada geral e 3 euros para a entrada reduzida. As crianças com menos de 10 anos têm entrada gratuita.
O complemento perfeito: uma visita à Catânia grega e romana
Se lhe apetecer mergulhar numa aula de arqueologia ao vivo, o meu conselho é que complete o percurso histórico visitando também o teatro romano de Catânia e o complexo termal de Terme della Rotonda.
E, se tiver planos para dois dias em Catânia, não perca uma excursão ao Vale dos Templos e à villa romana de Casale. É uma forma divertida para as crianças aprenderem sobre a história antiga.
4. Descubra as marionetas no Museo e Teatro dei Pupi Fratelli Napoli
As "pupi", as marionetas, fazem parte da essência da ilha. De facto, o teatro de marionetas siciliano faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, e qual é a criança que não adora estas marionetas articuladas que contam histórias tão divertidas!
Visitar o Fratelli Napoli é o mais parecido com uma viagem em que os protagonistas contam histórias fantásticas e aventuras incríveis. Mas este é um espaço que também conta a história de uma família que se dedica de corpo e alma às marionetas há mais de um século.
Cada marioneta exposta tem a sua própria história. E, para tornar a visita ainda mais cativante, é possível entrar na oficina onde as marionetas continuam a ser criadas de forma totalmente artesanal. É claro que é necessário reservar a visita com antecedência.
Depois, recomendo que completem a experiência da única forma possível: assistindo a um espetáculo de marionetas. As crianças vão divertir-se imenso e os adultos vão regressar à sua infância. Em Catânia, há vários teatros onde se pode assistir a espectáculos de marionetas, como o Teatro Machiaveli ou o Teatro Zigzag.
5. Aprender no Museu Zoológico da Universidade de Catânia
Uma das coisas mais divertidas para fazer com as crianças em Catânia é visitar o Museu de Zoologia e a Casa das Borboletas. O tempo passará a voar enquanto percorremos as suas salas, que são muito diferentes das de outros museus de Ciências Naturais. A razão? Porque os animais não estão expostos em vitrinas, mas é possível vê-los de perto.
O museu alberga uma fantástica coleção de espécies animais que têm o seu habitat no Mediterrâneo e arredores. Mas também exibe espécimes de animais exóticos de terras distantes, desde elefantes africanos e zebras a cangurus, cobras e aves únicas.
O museu também tem uma imensa coleção de insectos. No entanto, se há grandes protagonistas, são as borboletas. Aqui encontra um moderno viveiro de borboletas onde pode ver magníficos exemplares vivos. Tem até uma incubadora onde as crianças podem aprender sobre o ciclo de vida destes belos insectos.
Informações úteis
- Horário de funcionamento do Museu de Zoologia: de segunda a sexta-feira das 9:00 às 13:00 horas e às terças e quintas-feiras das 15:00 às 17:00 horas.
- Preço: a entrada é gratuita.
6. Passe algum tempo a relaxar com um gelado ou uma granita
Não importa a data. Uma das coisas que não pode perder em Catânia, e menos ainda se estiver a viajar com crianças, são os seus . É verdade que são famosas em Itália, mas as da Sicília são especiais e fazem parte da sua essência. Prová-los é a desculpa perfeita para fazer uma pequena paragem em qualquer visita à cidade e recarregar as baterias.
Os gelados que irá provar em Catânia têm uma textura muito cremosa e um sabor que agrada a miúdos e graúdos. O segredo? Receitas que foram passadas de geração em geração e um processo de produção artesanal. A propósito, não são servidos em forma de bolas, mas sim com uma bola de gelado.
Mas, estando em Catânia, temos de falar também da granita. Está a meio caminho entre o gelado e a granita, muito semelhante ao sorbet. É uma mistura de fruta congelada, água e açúcar que é normalmente servida com uma camada de natas ou um brioche. As crianças adoram-no ao pequeno-almoço ou como lanche.
Em Catânia não é difícil encontrar gelatarias tradicionais cujas montras são uma verdadeira tentação, e não só para os mais pequenos. Na Via Etnea encontra-se uma das mais tradicionais, a Pasticceria Savis, com 125 anos de história. Prestipino, Chocolate Café ou Café Europa são outros estabelecimentos onde pode provar estes deliciosos gelatos e granitas.
7. Visitar o Museu MOGAM
Uma visita ao Museu MOGAM é uma experiência fantástica para toda a família, e porquê? Alberga uma das melhores colecções privadas de carros desportivos clássicos de Itália. Uma coleção que inclui modelos da Ferrari, Alfa Romeo, Maserati e Lancia. E alguns deles são mesmo carros de Fórmula 1.
Mas o MOGAM é especial não só pela sua coleção de veículos motorizados, que também inclui motos e até barcos a motor. Alberga também uma interessante coleção de arte figurativa. São mais de uma centena de peças de artistas de renome como Russolo, Pascali e Boccioni.
Factos interessantes
- Horário de funcionamento do MOGAM: as visitas ao museu são guiadas e mediante reserva prévia, pelo que não existe um horário de funcionamento fixo. Aberto apenas de segunda a sexta-feira.
- Preço: A entrada geral custa cerca de 10 euros. As crianças com menos de 14 anos pagam cerca de 6 euros e as crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita.
8. Adrenalina nos passeios e tirolesas
Catânia tem instalações de lazer que fazem as delícias das crianças. Um dos mais populares é o Etnaland. Como o seu nome indica, fica quase no sopé do vulcão. E à sua sombra, os mais pequenos vão divertir-se a subir nas suas mais de 30 atracções. Há passeios para os mais calmos e também para os mais aventureiros.
Se estiver calor, Etnaland tem também um fantástico parque aquático onde se pode refrescar e passar mais um bom bocado. De facto, com as suas enormes piscinas e cerca de 30 atracções, é um dos maiores parques aquáticos da Europa. Um parque pré-histórico e um trilho botânico completam a oferta de diversão.
9. Experienciar o Museu da Ciência de Catânia LUDUM
Aprender pode ser realmente divertido. E as crianças vão ver isso mesmo ao percorrerem o LUDUM, um espaço onde os visitantes não são apenas espectadores, mas sim participantes activos. O que significa isto? Que as experiências aqui realizadas não são apenas vistas, mas também tocadas e até sentidas.
O objetivo é divulgar o conhecimento científico de uma forma muito divertida e compreensível para todos. Por isso, as actividades propostas misturam ciência e teatro. O resultado é um espetáculo que tem sido reconhecido e premiado como um dos melhores da sua categoria.
Este museu está dividido em diferentes áreas temáticas: termodinâmica, luz e som, dinâmica e eletromagnetismo. Tem também um insectário onde se pode aprender muito mais sobre estes animais. Tem também um planetário onde se pode fazer viagens estelares e explorar o universo.
Mais um ponto: aos fins-de-semana, o museu organiza actividades lúdicas muito divertidas para os mais pequenos, desde cursos de magia e conjurações a exposições relacionadas com a ciência.
Factos interessantes
- Horário de funcionamento: O LUDUM está aberto durante a semana para grupos mediante reserva prévia, mas aos domingos funciona para o público em geral durante a tarde.
10. Passeio pelo jardim da Villa Bellini
Este parque é um local perfeito para relaxar e deixar as crianças libertarem energia. É o verdadeiro pulmão verde de Catânia e está localizado no centro da cidade, de facto, pertence a uma antiga villa senhorial. É um bom lugar para passear, brincar ou mesmo para fazer um pequeno piquenique como uma pausa nos passeios turísticos.
Na Villa Bellini, para além dos passeios arborizados e das áreas de lazer, são frequentemente organizados concertos e actividades recreativas e desportivas. Os seus passeios arborizados são pontuados por fontes monumentais, estátuas de homens ilustres e pormenores como os mosaicos que vale a pena parar para admirar.
E como se isso não bastasse, das suas colinas tem-se uma vista fantástica tanto do Etna como do mar. O melhor local para a admirar? O Chiosco della Musica, que é um belo miradouro Art Nouveau de onde se tem uma vista espetacular da montanha. A entrada no parque é gratuita e ele só fecha às 22 horas.
Conselhos para desfrutar da sua estadia em Catânia com crianças
Catânia é uma cidade que oferece muitos planos para desfrutar com a família. Mas é sempre aconselhável ter em conta alguns aspectos que tornarão a visita muito mais divertida e agradável:
- O clima em Catânia não é particularmente rigoroso, mas é aconselhável trazer roupa apropriada, especialmente se tenciona chegar ao topo do Monte Etna. Mesmo no verão, as temperaturas são frescas.
- Se passar mais de um dia em Catânia e o tempo estiver bom, uma óptima ideia para as crianças é passar algumas horas na praia. Há algumas praias óptimas, abrigadas e com pouco surf.
- Se visitar Catânia no Natal, os museus têm frequentemente actividades especiais para os mais pequenos. Poderá também beneficiar de descontos em algumas atracções.
- A comida de rua em Catânia é deliciosa e as crianças vão adorar. Por isso, não se preocupe muito em encontrar restaurantes para comer com antecedência. As esplanadas e as bancas são óptimos locais para comer e há muitos restaurantes deliciosos.