Mais sobre: Excursões ao Etna a partir de Catânia
Entre as melhores coisas para fazer em Catânia estão as excursões ao Monte Etna. Esta imponente montanha é na verdade um vulcão ativo com paisagens de cortar a respiração que o vão fascinar. Pode explorá-lo de diferentes formas em qualquer altura do ano e deparar-se com uma vista incrível.
Existem diferentes tipos de excursões à sua medida. Entre eles estão os que são maioritariamente caminhadas, passeios de jipe 4x4 e outros que incluem provas de vinho e comida. Estes últimos tendem a ser mais dinâmicos e atractivos, uma vez que se fica a conhecer não só o local, mas também a sua gastronomia. Venha conhecer este belo lugar cheio de natureza, ar puro e deliciosos sabores.
1. Passeio de jipe ao pôr do sol no Monte Etna
Se quiser explorar o Monte Etna, mas não quer andar muito, um passeio de jipe 4x4 pode ser a opção ideal para si. Naturalmente, o seu guia irá buscá-lo primeiro a Catânia num veículo privado. Quando chegar ao sopé da montanha, pode entrar no jipe e começar um passeio aventureiro. Esta excursão tem uma duração média de seis horas e custa cerca de 60 euros.
O seu guia irá levá-lo ao longo das estradas do Monte Etna, de onde poderá ver a variedade de crateras inactivas. Ao longo do caminho, fará várias paragens para provar o mel, o vinho e outros licores vendidos nas lojas locais da montanha. Aproveite este momento para conhecer novos aromas e sabores.
Continuará a sua viagem até chegar ao Vale de Bove, onde normalmente é feita uma paragem. Ao chegar lá, pode explorar a antiga gruta com lâmpadas fornecidas pelo seu guia. À medida que o dia avança, poderá assistir a um pôr do sol de cortar a respiração, e não se esqueça de tirar uma fotografia! Levarão uma bela recordação convosco.
A degustação está normalmente incluída no preço final da excursão. Também podes pedir sapatos especiais para caminhadas por um custo adicional. Se viajar para Catânia com crianças, pode também encomendar um assento especial para o seu filho mais pequeno ficar confortável no jipe.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 60 euros.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: jipe 4x4.
- Vantagens desta opção: inclui degustação de produtos locais, passeio de jipe e exploração de uma gruta vulcânica.
- Desvantagensdesta opção: se for alérgico a um determinado produto, poderá não poder usufruir da degustação incluída.
2. Excursão de 1 dia ao Etna e prova de vinhos
Gosta de vinho e também quer conhecer o Monte Etna? Então uma excursão a este local icónico em Catânia com uma visita a uma adega é a opção mais recomendada. Esta é provavelmente uma das melhores excursões gastronómicas que pode experimentar nesta cidade. Normalmente, tem uma duração média de seis horas e custa 60 euros.
Tal como nas outras excursões, o guia irá buscar todos os participantes num veículo privado. À chegada à colina, pode começar o passeio a pé até chegar ao Rifugio Sapienza. Preste atenção a todas as instruções do seu guia profissional, pois ele comentará a história do vulcão e aproveitará a oportunidade para ver os diferentes pontos de vista ao longo do caminho. Poderá também ver algumas crateras que escondem histórias interessantes.
Seguindo este caminho, chegará a um ponto em que atingirá uma altitude de 2.000 metros acima do nível do mar. A certa altura do percurso, verá uma gruta que poderá explorar com o seu grupo e o seu guia. Será fornecido um capacete e uma lanterna, por isso prepare-se para encontrar um local único e misterioso!
A última paragem desta excursão é a adega onde poderá provar alguns dos vinhos locais. Quatro vinhos e um vinho espumante estão incluídos no preço da excursão. Poderá também provar uma variedade de queijos, azeite, patés e carnes curadas locais.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 60 euros.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: autocarro shuttle.
- Vantagens desta opção: inclui uma deliciosa degustação de carnes frias, queijos e vinhos locais.
- Desvantagens desta opção: se for alérgico ao queijo, não poderá desfrutar muito da degustação.
3. Excursão ao Etna fora da rota turística
O Etna é conhecido como o gigante bom de Itália e pode ser explorado de várias formas. Uma das mais comuns é o trekking ou a caminhada, ou seja, um passeio de lazer que permite sentir a natureza mais de perto. Estas excursões duram, em média, sete horas e custam cerca de 65 euros.
Normalmente, será acompanhado por um grupo de, no máximo, 10 pessoas e por um guia profissional. Para além disso, o transporte está normalmente incluído de Catânia para a montanha, onde começa a excursão propriamente dita. No caminho, passará por Trazzere para ver os impressionantes fluxos de lava que datam de 1792. Como é uma longa caminhada, terá tempo para ouvir tudo sobre a história do Monte Etna.
No caminho, verá também o Vale Bove, uma antiga caldeira que se formou há mais de 60 mil anos. Seguindo nesta direção, chegará a 2.000 metros acima do nível do mar. A partir daí, pode desfrutar de belas vistas sobre a costa. Lembre-se de usar roupas confortáveis, mas quentes, para que possa desfrutar da caminhada sem sentir muito frio.
Detalhes de interesse
- Preço: aproximadamente 65 euros.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Meio de transporte: carrinha.
- Vantagens desta opção: inclui bastões de trekking.
- Desvantagens desta opção: não inclui lanche ou qualquer tipo de alimentação.
4. Excursão de um dia ao Monte Etna e Taormina
O Monte Etna é, na verdade, um famoso vulcão ativo localizado na costa leste da Sicília. No seu sopé, encontra-se a cidade de Taormina, que merece uma visita pela sua impressionante arquitetura. Se quiser visitar ambos os sítios, tenha em mente que o tempo que precisa de investir é de cerca de nove horas. Além disso, custa em média 95 euros.
O guia deste tipo de excursão cria normalmente grupos de cerca de 10 pessoas. Depois, podem viajar de autocarro até Taormina. Esta viagem pode demorar cerca de 30 minutos. À chegada, avista-se rapidamente o Monte Etna. Para aproveitar ao máximo o dia, a primeira coisa que normalmente se faz é subir a montanha numa pequena excursão onde se podem ver as antigas crateras Silvestri.
Depois de algumas horas, o seu guia levá-lo-á a Zafferana Etnea. Aí poderão visitar uma quinta local e provar o vinho siciliano. Continuará a caminhar até chegar à cidade de Taormina, onde poderá passear pelas ruas e ver o Teatro Antico di Taormina e o Duomo di Taormina, entre outros edifícios emblemáticos.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 95 ¤.
- Duração: cerca de 9 horas.
- Meio de transporte: autocarro shuttle.
- Vantagens desta opção: visitará a cidade de Taormina e a montanha.
- Desvantagens desta opção: como há dois destinos, o tempo gasto em ambos pode ser curto.
5. Excursão ao vulcão Etna e às Gargantas de Alcântara
Se tem dois dias para explorar Catânia e quer ver as suas maravilhas naturais, recomendo esta excursão ao Monte Etna e às Gargantas de Alcântara. O custo médio deste tipo de experiência é de 100 euros e tem uma duração aproximada de oito horas. Normalmente começa muito cedo de manhã para que possa aproveitar ao máximo esta experiência.
Depois de o seu guia o ir buscar ao seu hotel em Catânia, irá viajar para o Monte Etna. De lá, caminhará com o seu grupo e guia explorando a paisagem lunar cheia de crateras. Também verá fluxos de lava e encostas vulcânicas- tire as melhores fotografias das vistas espectaculares que este local tem para oferecer!
Esta parte da excursão demora normalmente pelo menos quatro horas. A certa altura do percurso, o seu guia dir-lhe-á que está na hora do almoço. Não se preocupe, pois o almoço está normalmente incluído nestas excursões. Depois desta pausa, pode continuar para as Gargantas de Alcântara.
Este belo local tem vegetação abundante e formações rochosas de lava. Também encontrarás basaltos colunares que foram formados ao longo do tempo pelas águas geladas de Alcântara. Se viajares para Catânia durante a época natalícia, encontrarás temperaturas muito baixas, mas se quiseres tomar banho nas águas das Gargantas de Alcântara, recomendo que viajes durante o verão.
Pormenores interessantes
- Preço: aproximadamente 100 euros.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meio de transporte: carrinha ou autocarro.
- Vantagens desta opção: este tipo de excursão inclui geralmente o almoço e, além disso, é possível visitar dois sítios na mesma excursão.
- Desvantagens desta opção: Só terá 4 horas para visitar cada um dos sítios acima mencionados, o que pode não ser suficiente para algumas pessoas.
Dica de viajante
Para visitar as Gargantas de Alcântara, é necessário levar fato de banho, uma toalha e talvez uma muda de roupa. É aconselhável levar tudo o que é necessário para passar um bom bocado. Não esquecer o protetor solar.
Conselhos para uma excursão de Catânia ao Etna
Entre as dicas a ter em conta quando se visita o Monte Etna, a escolha da altura certa do ano é definitivamente uma obrigação. Recomendo ir no verão ou no inverno, pois qualquer uma delas realça a incrível beleza da montanha. No entanto, deve preparar-se de diferentes formas para qualquer um dos climas.
Durante o verão, as caminhadas serão uma experiência fascinante. Poderá passear tranquilamente pela natureza intacta desta montanha impressionante. Poderá também admirar as diferentes crateras e as pequenas flores que crescem à sua volta. Além disso, o tempo permitir-lhe-á chegar à superfície lunar do vulcão.
Durante o inverno, deve ter em conta que o frio pode ser um adversário. É preciso preparar-se com um tipo de roupa diferente para que o frio não o atrase tanto. No entanto, irá desfrutar de cada segundo da experiência, pois poderá ver como a neve cobre todas as crateras e transforma a paisagem num cobertor vulcânico branco. Garanto-lhe que se irá apaixonar pela paisagem!
Para qualquer uma das ocasiões, o calçado que usa deve ser muito confortável e resistente. É ainda melhor se usar botas de caminhada, bem como equipamento de caminhada adequado. Na tua mochila deves incluir os teus lanches e, acima de tudo, muita água. Recomendo também que encontre o guia mais qualificado e experiente para que toda a experiência seja um sucesso.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão de Catânia ao Monte Etna?
O Monte Etna é conhecido por ser o vulcão mais ativo da Europa. É também um Património Mundial da UNESCO. Isto deve-se às suas características impressionantes, incluindo as suas crateras, grutas, a depressão do Vale Bove, entre outras atracções. Tudo isto faz com que seja um destino ideal com uma importante paisagem cultural. É também um centro estratégico para a investigação internacional.
Se viajar para a Sicília, e mais especificamente para Catânia, não deve perder a oportunidade de explorar esta montanha. Sem dúvida, é uma paragem obrigatória. Além disso, é essencial ir com um guia para poder ver rapidamente os sítios mais importantes. Se for sozinho, pode ser fácil perder as melhores partes do passeio.
Além de subir a pé ou de jipe, tem a opção de apanhar o teleférico até às crateras Silvestri. Estas duas cavidades, criadas em 1892, oferecem uma bela paisagem lunar. Se viajar com um guia, poderá conhecer todos estes pormenores em profundidade e desfrutar muito mais da experiência.
Duração das excursões ao Etna
Se viajar para Catânia por um dia, terá muito tempo para explorar o Monte Etna. No entanto, esta poderá ser a única atividade que fará durante toda a sua estadia. Note-se que a viagem de carro do centro de Catânia até ao monte demora cerca de uma hora.
Por outro lado, para poder explorar todos os recantos deste local, deve caminhar à vontade. Com a ajuda do seu guia, pode percorrer toda a montanha à vontade e esta parte da visita pode demorar cerca de quatro horas. Geralmente, após a excursão, passará mais quatro horas numa atividade extra.
A maioria das excursões ao Monte Etna dura cerca de nove horas. Deve avaliar muito bem o seu tempo e as suas possibilidades para que toda a experiência seja emocionante e não fique stressado por falta de tempo. O meu conselho é que fique em Catânia pelo menos dois dias para poder visitar o monte à vontade.
Abaixo está uma tabela que compara todas as opções
- Excursão de um dia ao Monte Etna e Taormina
- Preço: cerca de 95 euros.
- Duração: cerca de 9 horas.
- Meio de transporte: autocarro.
- Vantagens desta opção: visitará a cidade de Taormina e o monte.
- Desvantagens desta opção: como são dois destinos, o tempo gasto em ambos pode ser curto.
- Excursão ao Monte Etna fora da rota turística
- Preço: cerca de 65 euros.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Meio de transporte: carrinha.
- Vantagens desta opção: inclui bastões de trekking.
- Desvantagens desta opção: não inclui lanches ou qualquer tipo de alimentação.
- Passeio ao pôr do sol no Monte Etna com jipe
- Preço: cerca de 60 euros.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: jipe 4x4.
- Vantagens desta opção: inclui degustação de produtos locais, passeio de jipe e exploração de uma gruta vulcânica.
- Desvantagens desta opção: se for alérgico a um determinado produto, poderá não poder desfrutar da degustação incluída.
- Excursão de 1 dia ao Etna e prova de vinhos
- Preço: cerca de 60 euros.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: autocarro shuttle.
- Vantagens desta opção: inclui uma deliciosa degustação de carnes curadas, queijos e vinhos locais.
- Desvantagens desta opção: se for alérgico ao queijo, não poderá desfrutar muito da degustação.
- Excursão ao Vulcão Etna e às Gargantas de Alcântara
- Preço: cerca de 100 euros.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meio de transporte: carrinha ou autocarro.
- Vantagens desta opção: este tipo de excursão inclui geralmente o almoço, além de permitir ver dois sítios numa só visita.
- Desvantagens desta opção: Só terá 4 horas para visitar cada um dos sítios mencionados, o que pode não ser suficiente para algumas pessoas.