Mais sobre: Tours de Catânia
Catânia surpreende em cada esquina. Mil histórias incríveis, lugares míticos e uma gastronomia incrível esperam-no aqui. Passear pelas suas ruas, admirá-la do mar e contemplar a silhueta da cidade rodeada pelo Etna são planos a não perder. E tudo isto, temperado com os deliciosos pratos da cozinha siciliana e os vinhos locais.
Estes são alguns dos melhores planos para desfrutar de Catânia. Mas há muitos mais que pode descobrir com visitas guiadas, como uma cidade subterrânea cheia de mistérios ou fantásticas mostras de arte urbana. A seguir, conto-lhe mais.
1. Passeio a pé pelo coração de Catânia
Um passeio guiado a pé por Catânia é a melhor maneira de conhecer uma cidade devastada por guerras e fenómenos naturais ao longo da história. Sabia que teve de ser reconstruída até sete vezes? A que verá hoje é a cidade que renasceu após o terrível terramoto de 1693.
Se estiver em Catânia apenas por um dia, a visita guiada é a melhor forma de não perder nada. Ficará a conhecer os pormenores mais relevantes de uma cidade com milhares de anos de história e verá os seus monumentos mais notáveis. Alguns deles surpreendê-lo-ão pela sua beleza.
Está a planear passar pelo menos dois dias em Catânia? A visita guiada ajudá-lo-á a conhecer a cidade e depois poderá descobri-la e desfrutá-la ao seu próprio ritmo. Posso dizer-vos que, apesar de não ser uma cidade particularmente conhecida, tem um número infindável de lugares maravilhosos que vale a pena ver.
A lista é longa. Por um lado, descobrirá o seu passado greco-romano no magnífico anfiteatro. Por outro lado, compreenderá porque é que Catânia é chamada a pérola negra do Barroco, pela elegância dos seus palácios e igrejas, construídos com pedra vulcânica do Monte Etna. E também poderá mergulhar num dos seus segredos: a cidade subterrânea.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 20 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Vantagens desta excursão: dá ao visitante uma ideia geral do que Catânia tem para oferecer e uma primeira abordagem às suas atracções.
- Desvantagens desta excursão: não inclui o acesso aos monumentos.
2. Passeio gastronómico pelas ruas de Catânia
Catânia é rica em sabores. Se gosta de experimentar coisas novas, este passeio é perfeito para si, porque vai descobrir uma das tradições de Catânia: comer na rua. E, enquanto prova algumas iguarias típicas, poderá também explorar uma cidade repleta de monumentos magníficos e recantos encantadores.
Uma das paragens é La Pescheria, o animado mercado do peixe. É montado todas as manhãs num local surpreendente, um túnel sob o Palazzo del Chierici, ocupando também parte das antigas muralhas da cidade. Aqui pode provar uma das iguarias típicas de Catânia: peixe frito.
Mas está numa cidade famosa pela sua comida de rua, por isso ainda há muito mais para provar neste passeio. Por exemplo, os arancini, bolinhos de arroz recheados e fritos; a cipollina, uma massa folhada também recheada; e, acima de tudo, a cartocciata, uma espécie de pequeno calzone típico da cozinha local.
Durante o passeio, também provará alguns dos doces típicos de Catânia, como o bolo Savoia, o nzuddi ou os pastéis de amêndoa. E neste ponto, não posso deixar de vos dar um conselho: provem alguns dos gelados caseiros da cidade, são espectaculares. Sairás de Catânia com o melhor sabor na boca.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 60 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Vantagens desta excursão: vai mergulhar completamente numa das tradições italianas mais enraizadas, o aperitivo.
- Desvantagens desta excursão: só provará tapas, não terá oportunidade de provar pratos mais substanciais que também são muito típicos.
3. Aula de culinária em Catânia
A gastronomia siciliana é deliciosa e, dentro dela, a gastronomia de Catânia oferece pratos típicos que são verdadeiras jóias. Se quiser levar para casa uma grande recordação da sua estadia, uma aula de culinária é uma das actividades mais divertidas e educativas que pode fazer na cidade.
Poderá levar para casa receitas tradicionais para surpreender os seus entes queridos com um almoço ou jantar muito especial. São receitas que passaram de geração em geração e que têm uma essência mediterrânica inconfundível.
A caponata com molho agridoce, os rolos de esparguete, o parmesão de beringela ou o doce tradicional, o cannoli, já não terão segredos para si. Vai divertir-se muito e não só aprenderá a preparar estes pratos, como também descobrirá alguns dos segredos da gastronomia siciliana.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 90 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Vantagens desta excursão: não só aprenderá a preparar receitas tradicionais, como também conhecerá factos interessantes sobre os produtos típicos de Catânia.
- Desvantagens desta excursão: se a sua estadia não for muito longa, terá menos tempo para desfrutar de outras atracções.
4. Visita a uma adega para provar os vinhos de Catânia
Alguns vinhos sicilianos estão entre os melhores da Europa. A sua visita a Catânia é a desculpa perfeita para os provar no próprio local onde são produzidos. Se é um apreciador de um bom vinho, vai adorar esta experiência.
Ao participar numa prova de vinhos, vai descobrir porque é que estes vinhos são tão especiais. As razões são muitas. Por um lado, as uvas crescem em solo vulcânico. Por outro, o facto de algumas das vinhas se estenderem pelas encostas do Monte Etna até alturas consideráveis. Ficará também a saber como a área de cultivo condiciona os sabores e os aromas dos vinhos.
Na área metropolitana de Catânia existem magníficas adegas que abrem as suas portas para explicar o processo de vinificação e organizar provas de vinhos. Também na cidade, é possível degustá-los em inúmeros restaurantes e bares de vinho. Uma visita guiada levá-lo-á aos locais mais representativos.
Aqui estão dois factos interessantes. O primeiro é que a cultura da vinha e a produção de vinho são tradições antigas em Catânia, uma vez que foram os primeiros colonos gregos que as introduziram aqui. O segundo é que a Denominação de Origem Etna é uma das mais antigas de Itália.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 220 euros por pessoa, incluindo a visita ao vulcão Etna, o almoço e a prova de vinhos.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Vantagens desta excursão: permite conhecer como se produz o vinho em todas as suas fases, desde o cultivo até à comercialização.
- Desvantagens desta excursão: as excursões incluem geralmente um passeio à volta do Etna, o que significa que ocupam uma boa parte do dia.
5. Passeio de barco ao longo da costa de Catânia
Este passeio é o complemento perfeito para qualquer passeio guiado a pé ou de bicicleta. E é também um dos melhores planos para desfrutar de Catânia com as crianças. A razão? Os mais pequenos vão divertir-se ao máximo a bordo de um barco à vela. Além disso, a costa oriental da Sicília é espetacular, pelo que terá vistas incríveis.
Lembre-se de que a cidade fica no sopé do Monte Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa, a 3.300 metros de altitude. Admirar o seu horizonte à sombra da montanha é o mais belo postal de Catânia, e é algo que só se pode fazer a partir do mar. Um conselho: se o conseguir ver ao pôr do sol, melhor ainda, o momento será mágico.
Pode escolher entre uma grande variedade de passeios. Alguns percorrem uma grande parte do Golfo de Catânia e da costa dos ciclopes. Outros não são tão distantes, mas permitem dar um mergulho no mar, se o tempo estiver bom, ou desfrutar de um jantar romântico a bordo. Em qualquer caso, é um dos passeios mais bonitos que se pode fazer em Catânia, recomendo-o vivamente.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 80 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas nos passeios mais curtos.
- Vantagens desta excursão: verá a imagem mais autêntica de Catânia e descobrirá a beleza da sua costa.
- Desvantagens desta excursão: está sujeita às condições climatéricas e marítimas.
6. Catânia à noite
Quando o sol se põe, Catânia transforma-se. Mesmo que já tenhas percorrido a cidade durante o dia, vale a pena fazê-lo à noite para descobrir um lado completamente diferente da cidade. Sabias que em Itália o aperitivo é tomado quando começa a escurecer? É uma tradição a que poucos resistem e podes descobri-la. Vais adorar!
Por toda a Catânia encontrarás bancas de rua, quiosques e bares onde poderás provar as autênticas iguarias da street food. Não resistas às famosas salsichas sicilianas e aos típicos arancini. Pode acompanhá-los com um vinho local ou um spritz, uma bebida feita com vinho tinto seco e água com gás ou tónica.
A noite é também o momento perfeito para mergulhar na história mais obscura de Catânia. Fala das invasões normandas e dos ataques de piratas. Mas também de episódios mais recentes. Talvez não saibas, mas durante a Segunda Guerra Mundial, na noite de 9 para 10 de julho de 1943, Catânia foi um dos cenários dos desembarques dos Aliados na Sicília.
Naturalmente, a visita nocturna leva-te a percorrer as principais ruas e monumentos da cidade. Se depois lhe apetecer divertir-se e aproveitar a vida nocturna, pode fazê-lo por sua conta. No centro histórico, há muitas esplanadas, bares e locais de diversão onde se pode passar um bom bocado, como La Chiave ou o bar Nievski.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 50 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Vantagens desta excursão: estará completamente imerso na vida nocturna sempre animada de Catânia e sentir-se-á como um local.
- Desvantagens desta excursão: se tiver estado a passear pela cidade durante o dia, pode ser cansativo.
7. Passeio de arte urbana em Catânia
Catânia é uma cidade histórica, pontilhada de magníficos monumentos. Mas há uma parte menos conhecida, mas não menos interessante, da cidade. Se gosta de arte de rua, saiba que aqui pode fazer uma visita guiada que o levará a descobrir fantásticos graffitis e outras manifestações de arte urbana muito singulares.
Onde se podem ver estas manifestações artísticas? Em locais tão inesperados como os silos do porto ou uma antiga garagem dos autocarros públicos da cidade. Mas se há um lugar onde a arte urbana serviu de catarse, esse lugar é o bairro de San Berillio, um lugar que escapou à marginalização graças aos graffiti que agora adornam as suas paredes.
Há também outras manifestações de arte urbana muito pequenas, quase minúsculas, que só se podem descobrir com uma visita guiada. Estão na praia negra de Catânia, uma praia que não tem areia, mas sim pedras vulcânicas que a criatividade transformou em seres e animais fantásticos.
Este é um dos passeios mais surpreendentes de Catânia, porque descobrirá o espírito mais alternativo, rebelde e reivindicativo desta cidade. Um espírito que contrasta com a elegância e o classicismo do outro lado: a pérola negra do barroco italiano.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 30 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Vantagens desta excursão: aprenderá como a arte urbana foi a chave para revitalizar uma zona degradada e descobrirá recantos surpreendentes da cidade.
- Desvantagens desta excursão: tem de sair do centro histórico, pelo que não verá alguns dos seus principais pontos de interesse.
8. Percurso para descobrir a Catânia subterrânea
Talvez não o saiba, mas existem duas Catanias. Uma é a que se vê acima do solo, uma cidade com uma atmosfera barroca acolhedora e animada. E há outra escondida, mesmo por baixo da que está a pisar, que contém uma parte importante da sua história. Mas encontrá-la e explorá-la, se não for acompanhado por um guia, pode ser complicado.
O que é que vai descobrir neste passeio? Lugares surpreendentes, como os restos de antigas domus romanas e santuários onde era venerada a padroeira de Catânia, Santa Ágata. Poderá também ver alguns vestígios do período bizantino e medieval.
Mas porquê esta cidade subterrânea? Catânia está situada nas encostas do Etna, um vulcão ativo. Por esta razão, ao longo da sua história, sofreu as consequências de erupções e terramotos que a obrigaram a ser reconstruída vezes sem conta. A última foi em 1693, quando um grande terramoto reduziu a cidade a escombros.
Nesta última reconstrução, foi construída sobre os restos de ruas e edifícios antigos, alguns do período greco-romano, outros posteriores. E é isso que vai descobrir nesta visita. Se é apaixonado por história e arqueologia, o meu conselho é que não perca, será como mergulhar no passado de Catânia.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 60 euros por pessoa.
- Duração: entre 2 e 3 horas.
- Vantagens desta excursão: conhecerá e compreenderá muito melhor a história de Catânia.
- Desvantagens desta excursão: não é adequada para pessoas com mobilidade reduzida ou que não se adaptem a espaços fechados.
9. Excursão para admirar o Monte Etna
Catânia não pode ser compreendida sem a presença do Etna. A cidade cresceu a seus pés e o vulcão foi responsável pela sua destruição e renascimento ao longo da história. Foi também responsável pela sua riqueza e tradições que sobreviveram até aos dias de hoje.
Se não quiser viajar, pode fazer um pequeno percurso para o contemplar a partir do centro da cidade. Terá uma vista maravilhosa da Via Etnea, do alto da Abadia de Santa Agata ou da Villa Bellini. Ao pôr do sol, são espectaculares.
Mas nada se compara à imagem que o Etna oferece de perto. É por isso que recomendo reservar algumas horas para sair dos limites da cidade e apreciar toda a sua beleza. Pode chegar lá de transportes públicos sem qualquer problema, mas uma visita guiada será mais cómoda. Prepare a sua máquina fotográfica porque não vai conseguir parar de tirar fotografias.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 50 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 5 horas.
- Vantagens desta excursão: existem diferentes alternativas, desde o trekking à volta do vulcão até ao passeio num 4x4.
- Desvantagens desta excursão: é necessário pelo menos meio dia da sua estadia em Catânia.