Mais sobre: Os 10 melhores tours gastronómicos de Catânia
Catânia é uma bela cidade costeira situada na ilha da Sicília. Aqui encontrará muitas das melhores coisas para fazer durante as suas férias na ilha. Além de passear e ver a bela arquitetura, terá a oportunidade de fazer diferentes tipos de passeios. Entre eles estão os passeios gastronómicos, porque a Sicília é um ótimo lugar para comer.
A comida é uma parte essencial de qualquer viagem, por isso tenho a certeza que vai adorar uma destas opções. Algumas incluem um passeio turístico pelas ruas de Catânia, outras levam-no a sítios especiais como o Monte Etna. Para além de provar a comida típica siciliana, também vai poder provar os vinhos e licores desta região.
1. Tour de comida de rua em Catânia
Muitas vezes recomendam-nos restaurantes conhecidos e luxuosos. Embora possa ser um bom plano, não há nada como provar a comida de rua de uma cidade. Em Catânia encontrará muito boas opções, está disposto a experimentá-las? O seu guia irá levá-lo num passeio a pé de pelo menos três horas para provar o melhor de Catânia por apenas 70 euros.
Passear pelas ruas de Catânia provando a sua comida é, sem dúvida, um dos melhores passeios que pode fazer nesta cidade. A primeira coisa a fazer é encontrar o seu guia e o seu grupo num local central previamente combinado. Geralmente, o ponto de encontro é a Piazza del Duomo.
A primeira paragem é o Mercado do Peixe de Catânia (Piscaria Mercato del Pesce). Aí pode passear entre os bancos e as bancas de comida siciliana. Se não gostar de marisco ou for alérgico a ele, será melhor falar com o seu guia e saltar esta paragem. Depois deste sítio, passará pelo parque urbano Giardino Pacini.
Continuará a sua visita à Piazza Mazzini onde poderá comer várias iguarias especiais típicas da Sicília oferecidas pelos vendedores locais. Continuação para a Via dei Crociferi, também conhecida como a rua da igreja, e depois para a Piazza dei Quattro Canti, onde aprenderá sobre as tradições locais. No final, poderá regressar ou continuar a desfrutar da sua estadia em Catânia.
Informações práticas
- Meio de transporte: passeio a pé.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Preço: cerca de 70 euros.
- Vantagens: normalmente, com este tipo de visita, é possível conhecer a cidade e a sua arquitetura.
- Desvantagens desta opção: tem de passar todo o tempo a caminhar e as provas de comida são curtas.
2. Visita privada de 6 horas a três adegas do Etna com prova de vinhos
A Sicília é uma ilha mediterrânica encantadora onde se encontram não só belos tesouros arquitectónicos, mas também tesouros naturais. O Monte Etna é o sítio natural ideal para visitar nas suas férias. Para o tornar mais interessante, pode fazer uma excursão que inclua uma degustação de vinhos internacionais de alta qualidade.
Nas excursões de Catânia ao Monte Etna, o seu guia irá buscá-lo ao seu hotel para sua conveniência. Isto é ótimo, pois não terá de apanhar transportes públicos. Uma vez lá, pode começar um passeio sem pressa. O seu guia irá contar-lhe todos os pormenores que precisa de saber sobre este belo local. Aprecie a vista e não se esqueça de tirar fotografias.
Depois da visita guiada, é altura de ir para as caves de vinho. Aí poderá aprender sobre a produção desta bebida requintada. Poderá provar vinhos tintos (bons para a sua saúde), brancos e rosés das diferentes vinhas da família. Juntamente com cada bebida, receberá também uma amostra de especialidades regionais. Estas incluem diferentes tipos de queijo, salame, salsichas, presunto, cogumelos, azeitonas, pão caseiro e muito mais.
Para além de provar todas estas comidas e bebidas, pode também visitar a vinha. A vista é linda! Verá a bela paisagem siciliana cheia de vida com os seus pomares de limoeiros, amendoeiras, oliveiras e laranjeiras. Poderá, sem dúvida, desligar-se da vida ruidosa da cidade e ligar-se à natureza. No final do passeio, o seu guia levá-lo-á de volta ao seu hotel.
Informações práticas
- Meio de transporte: transporte privado.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Preço: cerca de 200 euros.
- Vantagens: terá a oportunidade de ver belas vinhas, provar a melhor comida de Catânia e vinhos de alta qualidade.
- Desvantagens desta opção: deve estar preparado para uma excursão ao Monte Etna. Para algumas pessoas, pode ser cansativo. Certifique-se de que a subida ao vulcão é curta.
3. Visita gastronómica nocturna
Se planeia ficar em Catânia por um dia, tenho a certeza de que está a tentar fazer com que o seu tempo seja muito valioso. É por isso que recomendo que inclua no seu dia um passeio gastronómico noturno. Desta forma, poderá conhecer a cidade à noite e saborear o melhor da comida local.
Além disso, depois das seis da tarde, o tempo é o melhor para passear pela cidade. Não terá de suportar as altas temperaturas do meio-dia nem o sol a queimar-lhe a pele. É, sem dúvida, a melhor altura do dia para passear tranquilamente pelas ruas de Catânia. É de salientar que se trata de um passeio a pé, pelo que é necessário usar calçado e roupa confortáveis.
Para iniciar este passeio, deverá encontrar-se com o seu guia e o seu grupo num ponto previamente combinado. Normalmente, estas excursões começam na Piazza del Duomo e continuam até ao Mercado do Peixe de Catânia. Assim, terá a oportunidade de conhecer este local durante a noite - está sempre cheio de vida!
Seguindo o passeio, passará pelo parque Giardino Pacini, pelo Museo Civico Castello Ursino e pela Piazza Mazzini. Em todos estes locais, encontrará restaurantes locais e bancas de comida que vale a pena experimentar. Os favoritos da noite são quase sempre as crespelle fritas estaladiças, a granita de fruta gelada e a deliciosa cipollina.
Informações práticas
- Meio de transporte: passeio a pé.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Preço: cerca de 60 euros.
- Vantagens: evita as multidões e as altas temperaturas do dia, para além de ficar a conhecer um outro lado da cidade.
- Desvantagensdesta opção: devido à fraca luminosidade, pode não conseguir apreciar toda a beleza dos sítios por onde passa. No entanto, isto não é necessariamente um problema se estiver apenas interessado em provar a deliciosa comida de Catânia.
4. Excursão ao Etna com almoço e prova de vinhos na adega
O vulcão mais ativo da Europa é um dos destinos preferidos de todos os turistas que visitam Catânia. Se quiser visitá-lo e também saborear uma refeição deliciosa, convido-o a fazer esta excursão. Em média, esta experiência dura sete horas e custa cerca de 200 euros.
A partir de Catânia, o seu guia irá buscá-lo ao seu hotel e levá-lo-á num veículo exclusivo até ao Monte Etna. Aí poderá explorar as suas paisagens e crateras. Encontramo-nos a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar, o que é impressionante!
Após a curta visita, é altura de almoçar. Este inclui normalmente pratos típicos, sendo o peixe o preferido. Se não puderes comer este tipo de carne, recomendo que fales com o teu guia com antecedência. Durante o almoço, pode acompanhar a refeição com um bom vinho. No final, pode fazer uma pequena prova de vinhos e saborear o melhor da vinha.
Pode também experimentar diferentes tipos de mel produzidos aqui. Desta forma, poderá terminar esta experiência gastronómica com um delicioso sabor doce. Quando terminar, o seu guia levá-lo-á de volta ao seu hotel.
Informações práticas
- Meios de transporte: transporte privado.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Preço: cerca de 200 euros.
- Vantagens: terá a oportunidade de ver o Etna e provar a deliciosa comida da cidade e os seus vinhos mais exclusivos.
- Desvantagens desta opção: esta experiência é melhor para o fim da tarde. Lembre-se que não inclui almoço, mas pequenas amostras de comida.
Dica de viajante
Todas as aventuras que incluem uma visita ao Monte Etna requerem calçado e roupa confortáveis. Por mais curta que seja a excursão, é sempre melhor estar preparado para uma caminhada de pelo menos uma ou duas horas.
5. Aula particular de cozinha caseira em Catânia
Se não quer apenas provar a comida de Catânia, mas também aprender a cozinhá-la, então uma aula de culinária privada é o melhor plano para si. Mesmo se estiver a viajar com crianças para Catânia, este pode ser um bom plano. Na aula, os mais pequenos podem preparar os pratos mais simples- tenho a certeza que se vão divertir imenso com este tipo de experiência!
Estas aulas são normalmente dadas em casa de uma família italiana local. Depois de lhe ser indicado o local, deve comparecer à hora marcada. Esta atividade dura normalmente uma média de quatro horas e custa em média 150 euros.
Tudo o que vai aprender a cozinhar faz parte da autêntica comida siciliana. Presta atenção a tudo o que o chef te diz, pois ele tem mais do que um segredo culinário para te contar - até vais poder ver os livros de receitas da família dele! Poderá preparar até três receitas deliciosas.
Claro que, quando terminar, terá a oportunidade de provar o seu trabalho. Pode até acompanhar a sua refeição com um delicioso café ou vinho à sua escolha. Esta é também uma boa ocasião para conhecer novas pessoas e passar um bom bocado. No final, pode regressar ao seu hotel.
Informações práticas
- Meios de transporte: o transporte não está incluído.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Preço: cerca de 150 euros.
- Vantagens: Poderá comer a autêntica comida cataniana num único local e o melhor é que já conhecerá os segredos de família de cada prato para o recriar em casa.
- Desvantagens: Se não for muito bom a cozinhar, a aula pode ser um pouco complicada. No entanto, o chefe escolhe receitas simples que toda a gente pode seguir, por isso, de certeza que se vai sair bem.
Porquê fazer uma visita guiada de comida em Catânia?
Algumas pessoas podem não estar convencidas a fazer uma visita guiada de comida em Catânia, mas é realmente uma boa opção. Conhecer e provar a comida de uma nova cidade é sempre uma obrigação para qualquer turista. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que existem muitos restaurantes e locais.
Com a ajuda de um guia local é mais fácil encontrar o local perfeito para desfrutar do pequeno-almoço, almoço ou jantar. Até as sobremesas são muitas vezes incluídas neste tipo de experiência, sendo as mais típicas os cannolis sicilianos. Com uma pessoa que conhece tanto as ruas de Catânia como a sua comida, será mais fácil encontrar os locais que oferecem as melhores opções.
Isto irá poupar-lhe o tempo que demora a verificar as opiniões online ou o incómodo de encontrar um mau serviço num local. Além disso, as visitas guiadas são uma experiência única que lhe permite fazer uma atividade extra, como aprender a cozinhar, conhecer as ruas ou explorar o Monte Etna.
Por outro lado, este tipo de experiência pode ser adaptado a todas as épocas do ano. Se, por exemplo, viajar para Catânia durante o Natal, poderá experimentar a comida típica dessa altura do ano, que está intimamente relacionada com o mar e os doces. É certamente uma experiência que pode ser desfrutada em qualquer altura.
Dicas para um passeio gastronómico em Catânia
Os passeios gastronómicos são uma experiência obrigatória quando se viaja por alguns dias na Sicília. No entanto, é importante ter algumas coisas em mente. É preciso ter em conta que algumas receitas podem ser pesadas, uma vez que são fritas ou têm muitos ingredientes. Tente trazer medicamentos em caso de indigestão e tenha sempre cuidado com os alimentos que a sua dieta lhe proíbe comer.
Por outro lado, recomendo que não coma nada forte antes de um passeio gastronómico. Caso contrário, não poderá provar todos os pratos livremente. Lembre-se que várias destas experiências incluem mais do que um prato, por isso penso que se não comer muito, terá de encomendar para levar.
Se decidir fazer uma excursão a partir de Catânia que inclua degustação de comida, certifique-se de que tem um lanche ou pelo menos um bom pequeno-almoço no caminho. Algumas excursões podem ser longas, fazendo com que a fome aumente e a hora do almoço ainda não esteja próxima.
Uma última dica é certificar-se de que bebe água. A maioria das excursões inclui algum tipo de vinho e, embora os possa provar, é uma boa ideia ter uma garrafa de água à mão. Não hesite em pedir a sua, pois na maioria dos casos está incluída.
Vamos comparar as opções
- Tour gastronómico de Catânia
- Meio de transporte: passeio a pé.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Preço: cerca de 70 euros.
- Vantagens: geralmente com este tipo de passeio você conhecerá a cidade e sua arquitetura.
- Desvantagens desta opção: tem de passar todo o tempo a caminhar e as provas de comida são curtas.
- Visita privada de 6 horas a três adegas do Etna com prova de vinhos.
- Meio de transporte: transporte privado
- Duração: cerca de 6 horas.
- Preço: cerca de 200 euros.
- Vantagens: Terá a oportunidade de ver belas vinhas, provar a melhor comida de Catânia e vinhos de alta qualidade.
- Desvantagens desta opção: deve estar preparado para uma excursão ao Monte Etna. Para algumas pessoas, pode ser cansativo. Certifique-se de que a subida ao vulcão é curta.
- Excursão gastronómica nocturna
- Meio de transporte: passeio a pé.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Preço: cerca de 60 euros.
- Vantagens: evita as multidões e as altas temperaturas do dia, para além de ficar a conhecer um outro lado da cidade.
- Desvantagens desta opção: devido à fraca luminosidade, pode não conseguir apreciar toda a beleza dos sítios por onde passa. No entanto, isto não é necessariamente um problema se estiver apenas interessado em provar a deliciosa comida de Catânia.
- Excursão ao Etna com almoço e prova de vinhos na adega.
- Meio de transporte: transporte privado.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Preço: cerca de 200 euros.
- Vantagens: terá a oportunidade de ver o Etna e provar a deliciosa comida da cidade e os seus vinhos mais exclusivos.
- Desvantagens desta opção: esta experiência é melhor para o fim da tarde. Lembre-se que não inclui almoço, mas pequenas amostras de comida.
- Aula particular de cozinha caseira em Catânia
- Meios de transporte: o transporte não está incluído.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Preço: cerca de 150 euros.
- Vantagens: comer a autêntica comida cataniana num só lugar e o melhor é que já saberá os segredos de família de cada prato para recriá-lo em casa.
- Desvantagens: Se não tem muito jeito para cozinhar, a aula pode ser um pouco complicada. No entanto, o chefe escolhe receitas simples que toda a gente pode seguir, por isso, de certeza que se vai sair bem.