Florença em 4 dias: dicas para não perder nada
Quatro dias é o tempo mínimo ideal para poder ver tudo o que precisa de ver em Florença e terá ainda a oportunidade de visitar uma cidade próxima, como Pisa, Siena ou San Gimignano. Quer saber o melhor itinerário para a sua viagem?
Se viajar para Florença durante quatro dias, está com sorte porque terá a oportunidade de ver tudo o que precisa de ver: museus, palácios, igrejas, mercados... Também poderá absorver a atmosfera da cidade, e pode até fazer uma viagem de um dia a uma cidade próxima, como Siena, Pisa ou San Gimignano. Eis um possível itinerário para a sua estadia de quatro dias:
E se procura mais informações para a sua viagem a Florença, não hesite em ler o post O que ver e fazer em Florença.
Dia 1: Florença artística
Comece sua viagem de quatro dias para a cidade de Florença e que melhor maneira de começar do que com uma visita à Galeria Uffizi, o museu mais visitado da cidade. A galeria de arte abre logo pela manhã e recomendo que esteja lá às 8h15 para aproveitar ao máximo o primeiro dia, durante o qual também terá a oportunidade de visitar a Galeria da Academia, o bairro Oltrarno, Santa Maria Nouvella e San Lorenzo.
Começar com energia na Galeria Uffizi
Acorde bem cedo com a ideia de estar na Galeria Uffizi assim que ela abrir. Desta forma, evitará encontrar os grandes grupos de turistas que visitam a galeria ao longo do dia e poderá desfrutar do seu grande património artístico à vontade. Não se esqueça que a Uffizi é o museu italiano com o maior número de visitantes durante todo o ano.
- O Nascimento de Vénus" e "primavera" de Botticelli
- O "Tondo Doni" de Miguel Ângelo
- A "Madona do pintassilgo" de Rafael
- A "Maestà di Ognissanti" de Giotto
- A Madona e o Menino com dois anjos" de Filippo Lippi
Estas são apenas algumas das obras que pode ver durante a sua visita. No entanto, não hesite em verificar as melhores obras na Galeria Uffizi antes de ir, e pode comprar bilhetes para a Galeria Uffizi com antecedência para evitar perder tempo desnecessário na bilheteira. Os preços começam a partir de 37 euros.
Visitar a Basílica de Santo Spirito
Após a sua visita à Galeria Uffizi, não hesite em atravessar o rio Arno, visitar o bairro de Oltrarno e entrar na Basílica de Santo Spirito, uma obra de Brunelleschi em cujo altar-mor está o "Crucifixo de madeira" de Michelangelo. A visita pode ser feita de segunda a sábado das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 e aos domingos e feriados das 11h30 às 13h30 e das 15h00 às 18h00. O preço do bilhete é de 2 euros.
Almoço no Oltrarno
E para recarregar as suas baterias, não hesite em almoçar na praça Santo Spirito. Pode experimentar uma piadina, um prato tradicional italiano semelhante a uma omelete de trigo recheada com vários ingredientes. É rápido, para que possas voltar ao teu itinerário o mais rapidamente possível. E antes de voltar a atravessar o Arno, saboreia um gelato na Gelateria La Carraia, que fica na Piazza Nazario Sauro, junto à Ponte Carraia. A variedade de sabores é grande e os preços são surpreendentemente baratos.
Aventurar-se no bairro de Santa Maria Nouvella
O bairro de Santa Maria Nouvella é popularmente conhecido pelo seu ambiente agradável e peculiar. O seu centro nevrálgico é a Piazza Santa Maria Nouvella, onde se encontra a Basílica de Santa Maria Novella, que data do século XIV e é uma das principais igrejas de Florença. Pode comprar os seus bilhetes para a Basílica de Santa Maria Novella com antecedência, e o horário de visita de segunda a sábado é das 10 às 17 horas e aos domingos das 12 - 13 às 17 horas. Depois, não deixe de visitar a Farmácia Santa Maria Novella, na Via della Scala, que vende remédios e perfumes feitos com fórmulas tradicionais.
Visitar a Basílica de San Lorenzo
A primeira catedral de Florença antes da construção de Santa Maria del Fiore foi a Basílica de San Lorenzo, onde está localizada a Capela Medici. A entrada custa aproximadamente 7€ e o horário de visita é de segunda a sábado das 10h às 17h e domingo das 13h30 às 17h30h.
Encontre os melhores presentes no Mercado de San Lorenzo
O Mercado de San Lorenzo é um ponto obrigatório na sua viagem a Florença. Neste mercado, onde se misturam turistas e florentinos, pode misturar-se com a azáfama e a atmosfera autêntica da cidade. Além disso, pode comprar as melhores recordações da sua viagem numa das centenas de bancas que se alinham tanto no interior como nas ruas exteriores. Artigos de couro, têxteis, artesanato, comida... Tudo o que possa imaginar.
Deslumbre-se com a Galeria da Accademia
E para terminar o dia, visite a Galeria da Academia, o segundo museu florentino mais visitado, que só encerra às 18h45m. Terá acesso ao "David", a obra de Miguel Ângelo por excelência, mas também poderá ver outras obras do escultor, como "San Matteo" e a "Paletina". Recomendo-lhe que compre o seu bilhete para a Galeria da Academia online por um preço a partir de 26 euros.
Dia 2: Florença imperdível
O segundo dia começa o seu itinerário na Piazza del Duomo, onde pode visitar a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Museo dell'Opera, a cripta de Santa Reparata, a Cúpula de Brunelleschi e o Campanille. Explore também o Palazzo Vecchio e o Palazzo Pitti. Atravesse o Arno na Ponte Vecchio e desfrute das melhores vistas da cidade a partir da Piazzale Michelangelo e de San Miniato al Monte.
Dica de viagem
Se vai ficar em Florença durante quatro dias, está com sorte, pois pode visitar todos os pontos turísticos obrigatórios e até fazer uma viagem de um dia a uma cidade próxima, como Pisa, Siena ou San Gimignano.
Comece o seu dia com energia na Piazza del Duomo
A Piazza del Duomo é um museu a céu aberto. Recomendo que, assim que chegar, pare por um momento para olhar bem para tudo o que está à sua volta. É verdadeiramente espantoso. Depois, mergulhe em cada um dos planos oferecidos pelo enclave mais popular da cidade florentina.
- Catedral de Santa Maria del Fiore: É a terceira maior catedral da Europa, depois da catedral de São Pedro em Roma e da catedral de São Paulo em Londres. Data do início do século XV e a sua fachada de mármore branco e verde é deslumbrante. Assim que entrar, verá o túmulo de Filippo Brunelleschi, o arquiteto da cúpula.
- Cripta de Santa Reparata: A entrada do Duomo também dá acesso à cripta, que está aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Se decidir visitá-la, pode reservar uma visita guiada ao Duomo, onde tudo lhe será explicado.
- Cúpula de Brunelleschi: As vistas da cúpula são verdadeiramente de cortar a respiração. É um dos melhores miradouros da cidade. Além disso, com um diâmetro de 46 metros e uma altura de 114 metros, é um desafio de engenharia. A subida faz-se entre as duas cúpulas e a decoração interior representa uma série de cenas do Juízo Final de Giorgio Vasari e Federico Zuccari.
- Battistero di San Giovanni: Este é o edifício mais antigo da praça e a sua decoração exterior é em mármore branco e verde, tal como a Catedral. O aspeto mais caraterístico deste monumento octogonal são as suas portas, especialmente a Porta do Paraíso, que está decorada com 10 painéis de bronze representando cenas do Antigo Testamento. A taxa de entrada é de aproximadamente 5 euros para adultos e 3 euros para crianças dos 7 aos 14 anos.
- Campanário de Giotto: Pode ser visitado das 8h15 às 19h00, embora se visitar a cúpula possa ser redundante, uma vez que terá a mesma vista. É a obra de Giotto, embora ele não a tenha podido ver terminada e tenha sido concluída por Andrea Pisano em 1359.
- Museo dell'Opera del Duomo: Uma coleção de modelos e esboços originais da catedral e da cúpula, bem como peças originais do Duomo, do Battisterio e do Campanile.
Tocar o nariz do porcellino
Depois de visitar os arredores da Piazza del Duomo, visite o Mercato Nuovo e recarregue as suas baterias com um panino ou uma pizza taglio enquanto percorre as várias bancas. Não resista e aproveite a oportunidade para fazer algumas das suas compras. E depois toque no focinho do porcellino, um dos símbolos da cidade florentina. Diz-se que, se lhe tocar, terá a possibilidade de regressar a Florença.
Percorrer as várias lojas de joalharia da Ponte Vechio
A Ponte Vechio é outro dos emblemas da cidade de Florença. Uma ponte suspensa em pedra, datada de meados do século XIV, onde se podem visitar numerosas lojas de jóias e ourivesarias.
Visita ao Palácio Pitti
A próxima paragem é o Palácio Pitti, onde se pode visitar a Galeria Palatina, a Galeria de Arte Moderna, o Museu da Prata, o Museu do Traje e o Museu da Porcelana. Os bilhetes estão disponíveis online a partir de 27 euros. O horário de abertura é de terça a domingo, das 8h15 às 18h30.
Descobrir os Jardins de Boboli
Depois de ter terminado a sua visita ao palácio, não perca a oportunidade de passear por este belo lugar , comprando os seus bilhetes para os Jardins Boboli. Estes ocupam uma área de 4,5 quilómetros quadrados e estão abertos ao público todos os dias da semana , das 8h15 às 16h30m. - 19 h.. A entrada custa a partir de 6 euros.
Descubra o melhor miradouro, a Piazzale Michelangelo
Um ponto obrigatório na sua viagem a Florença é subir à Piazzale Michelangelo, um miradouro a partir do qual terá as melhores vistas da cidade de Florença. Para tornar a viagem o mais fácil possível, pode apanhar o autocarro para subir e descer a pé. As linhas de autocarro que sobem são a 12 e a 13. Não se esqueça da sua máquina fotográfica.
Deslumbrar-se com San Miniato al Monte
Uma das minhas coisas favoritas para fazer em Florença é visitar a Basílica de San Miniato al Monte. Recomendo que vá quando houver uma celebração eucarística, que é realizada tanto em latim como em canto gregoriano e tem lugar de segunda a sábado às 18h00 e aos domingos e feriados às 17h30m.
Deixe-se impressionar pela Piazza della Repubblica
O passeio continua até à Place de la République, uma praça impressionante que agora alberga cafés elegantes e lojas de marcas de topo e que recomendo que visite à noite, quando está iluminada. Ao longo da história, a Piazza della Repubblica tem sido um ponto focal da cidade de Florença. De facto, no centro da praça encontra-se a Coluna da Abundância, que na época romana era o ponto de cruzamento das estradas da cidade antiga. Quando a visita é feita ao fim do dia, é possível ver a praça iluminada.
Visitar o Palazzo Strozzi
Se atravessar o Arco do Triunfo e continuar em frente, o Palazzo Strozzi não tardará a erguer-se diante de si. Expoente da arquitetura renascentista, é um imponente palácio de pedra desenhado por Filippo Strozzi. Pode visitá-lo até às 20 horas e se a sua visita coincidir com a quinta-feira, tenha em mente que fecha às 23 horas, pelo que terá mais tempo para a sua visita. Os bilhetes podem ser comprados online a partir de 15 euros.
Dia 3: Um dia para se aprofundar na cidade
O itinerário do terceiro dia também será bastante completo e inclui uma visita ao Museu Leonardo da Vinci, para o qual pode reservar os seus bilhetes com antecedência, o Museu Galileu, o Museu Casa Di Dante ou o Museu Arqueológico, entre outros museus. Também passeará pela Santissima Annunziata e visitará Santa Croce, uma parte essencial da sua viagem a Florença.
Mergulhar na história da ciência no Museu Galileu
Comprar bilhetes para o Museu Galileu é sempre uma boa ideia, uma vez que este alberga uma coleção de objectos experimentais, o primeiro telescópio de Galileu e termómetros da Accademia del Cimento. Alberga também uma biblioteca com 150.000 obras e um laboratório multimédia. O horário de funcionamento é das 9:30 às 18:00 e a taxa de entrada é de 9 euros por adulto e de 5,5 euros para admissão reduzida.
Visitar a Igreja de Orsanmichele
A Igreja de Orsanmichele está localizada na Via Dell'arte della lana. Remonta ao século XIV e caracteriza-se pelos seus arcos e estátuas exteriores, bem como pela sua bela decoração interior. O horário de funcionamento é das 10h00 às 17h00 e a taxa de entrada é de 2 euros.
Conhecer a obra de Dante
No Museo Casa Di Dante pode conhecer todos os pormenores da vida e obra do autor da 'Divina Comédia'. A entrada custa a partir de 8€ para adultos e a entrada reduzida custa de 3€ a 5€.
Fazer uma pausa na Piazza della Signoria
A Piazza della Sign oria é um dos lugares mais bonitos de Florença e eu recomendo que você se sente na Loggia della Signoria e se deixe deslumbrar por cada detalhe da praça, desde a Fonte de Netuno até as diferentes estátuas como Perseu com a cabeça da Medusa, o David de Michelangelo, Cosimo I de Medici... Além disso, você pode aproveitar para entrar no Palazzo Vecchio que está aberto todos os dias da semana das 9h às 19h, exceto às quintas-feiras, quando fecha às 14h, exceto às quintas-feiras, em que encerra às 14 horas.
Mergulhar na obra de Donatello no Museo Nazionale del Bargello
O Museo Nazionale del Bargello alberga uma série de esculturas dos séculos XIV a XVI, uma coleção militar e outros objectos de arte valiosos. Além disso, a Sala di Donatello abriga importantes obras do artista. A taxa de entrada começa em 10 euros e está aberta todos os dias da semana até às 17 horas.
Descubra Santa Croce, a maior igreja franciscana do mundo
A Igreja de Santa Croce é a maior igreja franciscana do mundo e uma visita obrigatória na sua viagem a Florença. O seu claustro é impressionante e no seu interior existem mais de 300 túmulos de figuras históricas como Maquiavel, Galileu Galiei, Miguel Ângelo e Lorenzo Ghiberti. A entrada custa cerca de 8 euros e está aberta às segundas, quartas, quintas e sábados, das 9h30 às 17h30, e aos domingos e feriados, das 13h00 às 17h30. Você também pode reservar uma visita guiada à Igreja de Santa Croce para conhecê-la em detalhes.
Entrar na Sinagoga de Florença
A Sinagoga de Florença está localizada na Via Farini, muito perto de Santa Croce, e desde o primeiro momento fiquei curioso sobre ela porque sua cúpula verde era uma das mais impressionantes ao contemplar a cidade a partir da Cúpula de Brunelleschi, da Piazzale Michelangelo ou do Campanile de Giotto. A entrada custa a partir de 6,50 euros.
Prestar homenagem no Le Carceri
Le Carceri é um restaurante localizado nos restos de um antigo convento que foi uma prisão masculina até 1985. É um dos lugares mais peculiares para comer em Florença porque preserva os frescos originais do século XVIII e os detalhes das celas. Uma escolha perfeita para saborear os principais pratos da gastronomia toscana, como a bistecca alla fiorentina, as pizzas em forno a lenha ou as deliciosas massas.
Descobrir os arredores de Santissima Annunziata
Depois do almoço, aproveite a oportunidade para visitar a Basílica de Santissima Annunziata. A visita é gratuita e está aberta de manhã das 7h30 às 12h30 e à tarde das 16h às 18h30. Faça também uma pausa para se sentar num dos degraus da praça e contemplar este belo cenário. Depois, descubra a obra de Leonardo da Vinci comprando bilhetes para o Museu Leonardo da Vinci, uma experiência interactiva ideal para toda a família, com reproduções de algumas das suas principais invenções. Os preços dos bilhetes começam a partir de 8 euros.
Visitar o Palácio Medici Riccardi
De seguida, visite o Palazzo Medici Riccardi, uma mistura de arquitetura renascentista e barroca, que foi a primeira residência oficial desta influente família na cidade de Florença. O horário de visita é das 10:30h às 18:30h.
Fim do dia no Museu Arqueológico Nacional de Florença
E para terminar o terceiro dia, compre os seus bilhetes para o Museu Arqueológico Nacional de Florença, que alberga a segunda mais importante coleção de arte egípcia do país e uma importante coleção de arte etrusca.
Dia 4: Faça uma viagem de um dia a Pisa
No quarto e último dia da sua viagem, recomendo que reserve uma viagem de um dia a Pisa, que fica a pouco mais de 80 quilómetros de Florença. Aqui estão todos os pontos turísticos imperdíveis da cidade da Torre Inclinada. No entanto, se preferir visitar outras cidades, como Siena ou San Gimignano, não deixe de ler o post O que ver em Florença em sete dias e conheça outros roteiros.
Passear pela Piazza dei Miracoli
Assim que chegar em Pisa, siga para a Piazza dei Miracoli, também conhecida como Piazza del Duomo. Declarada Património da Humanidade em 1987, é o local onde se encontram os principais monumentos de Pisa: a Catedral, a Torre, o Batistério e o Cemitério Monumental.
Tirar uma foto típica ao lado da Torre Inclinada de Pisa
O ponto turístico imperdível da cidade é a Torre Inclinada de Pisa. Construída entre os séculos XII e XIV, tem aproximadamente 56 metros de altura e quase 300 degraus. É um dos monumentos mais visitados do país e a sua inclinação deve-se a um erro de cálculo nas fundações do edifício. Não hesite em obter um bom repertório de fotografias de diferentes ângulos.
Entrar na Catedral de Pisa
Localizado na Piazza dei Miracoli, o Duomo de Pisa é outro ponto obrigatório na sua viagem a Pisa. Data do século XI e é o expoente máximo da arte românica pisana. O seu exterior destaca-se pela sua impressionante porta de bronze e pela sua deslumbrante fachada de mármore decorada com riscas pretas e brancas. O interior é notável pelo seu púlpito, obra de Giovanni Pisano, e duas linhas de colunas de estilo coríntio feitas de granito da ilha de Elba. Pode também visitar o Museo dell'Opera del Duomo.
Visite o maior Batistério de Itália
O Batistério de Pisa destaca-se por ser o maior de Itália. Feito de mármore branco, tem quase a mesma altura que a Torre Inclinada de Pisa e mais de 30 metros de diâmetro. No interior, destaca-se a sua pia batismal de forma octogonal, datada do século XIII.
Visitar o Cemitério
O Cemitério ou Cemitério Monumental de Pisa é outro dos monumentos da Piazza dei Miracoli. As personalidades mais ilustres de Pisa estão sepultadas neste local que se destaca pelo seu claustro gótico e pelos frescos dos séculos XIV e XV de artistas como Taddeo Gaddi, Benozzo Gozzoli, Antonio Veneziano ou Andrea de Bonaiuto.
Visitar a Igreja de Santa Maria della Spina
Situada nas margens do rio Arno, a Igreja de Santa Maria della Spina é um dos lugares mais bonitos da cidade de Pisa. Igreja gótica, datada do século XIII, destaca-se pela ornamentação exterior de artistas como Andrea Pisano, Giovanni Pisano, Giovanni di Balduccio ou Lupo di Francesco, entre outros.
Atravessar a Ponte di Mezzo
Passear ao longo das margens do rio Arno é outro dos planos essenciais na sua viagem a Pisa e neste agradável passeio um dos principais pontos de interesse é a Ponte di Mezzo, um dos locais mais fotografados da cidade de Pisa juntamente com a Torre Inclinada e a Piazza dei Miracoli pela beleza da sua envolvente.
Passeio pela Piazza dei Cavalieri
A Piazza dei Cavalieri é o local de importantes edifícios como o Palazzo dell'Orologio, o Palazzo della Carovana, o Palazzo del Consiglio dei Dodici e a igreja de Santo Stefano dei Cavalieri. Além disso, no centro da praça encontra-se uma estátua do Grão-Duque Cosimo I de' Medici, que foi o fundador da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão, cuja sede se situava nesta praça desde o século XVI. Foi também a sede do poder civil durante a Idade Média. Atualmente, alberga a Scuola normale di Pisa.
Termine o dia com uma visita ao Museu Nacional de San Matteo
Este museu, instalado num convento medieval em estilo gótico, alberga uma série de obras de importantes artistas toscanos do século XII ao século XVII, incluindo um busto-relicário de "San Rossore" de Donatello, a "Croce di Fucecchio" de Berlinghieri Berlinghiero, a estátua "Madonna del latte" de Nino Pisano, "San Paolo" de Masaccio, "Madonna col bambino" de Gentile da Fabriano.