11 coisas para ver e fazer em Florença em novembro
Com o número de visitantes a diminuir, novembro é um ótimo mês para visitar Florença. Para além dos seus encantos habituais, há uma série de eventos que tornarão a sua estadia muito mais divertida.
Poucas cidades precisam de menos apresentações aos viajantes do que a capital da região da Toscana. Toda a arte e outras atracções que Florença alberga nas suas ruas tornaram-na num local de visita obrigatória durante muitas décadas.
Florença não oferece apenas museus, igrejas, palácios e outros edifícios históricos, mas também uma intensa vida cultural e de lazer ao longo de todo o ano. novembro, apesar de representar o fim da época alta, não é exceção, com concertos no interior de igrejas, vários festivais gastronómicos e até patinagem e esqui junto ao rio.
1. Apreciar a música no Note al Museo
Na sua viagem a Florença, eu recomendaria definitivamente um passeio pela praça do Duomo para ver tudo o que tem para oferecer e também subir à cúpula do Duomo para ver as magníficas vistas da cidade. Na mesma zona, se viajar em novembro, poderá assistir a uma série de concertos no fantástico cenário do Museo dell' Opera.
O evento, denominado Note al Museo, tem lugar na Sala del Paradiso deste edifício e, durante vários meses, o palco será palco de actuações de músicos de renome internacional na área da música clássica.
Esta temporada de concertos tornou-se um evento imperdível para os amantes da música devido à qualidade artística dos participantes, bem como à variedade de estilos. E se está a pensar assistir a um destes concertos, recomendo que aproveite a oportunidade para visitar o próprio museu. No seu interior, encontrará os esboços originais que foram utilizados para construir a catedral, bem como algumas das ferramentas.
Informações práticas
- Endereço: na mesma praça que o Duomo
- Horário de abertura: os espectáculos começam normalmente às 21:00 da noite nos fins-de-semana. No entanto, é aconselhável verificar o programa em caso de alterações.
- Preços: a entrada é gratuita, mas é necessário reservar com antecedência através do sítio Web do Museo dell' Opera.
2. Visitar a Feira das Trufas em San Miniato
Aqueles que já fizeram um passeio gastronómico por Florença podem ter encontrado um prato com um dos ingredientes mais prestigiados da cozinha florentina: a trufa branca. Se quiser saber mais sobre ela, em novembro realiza-se a famosa Feira da Trufa de San Miniato, um local perfeito para aprender sobre este tubérculo.
San Miniato, uma bela cidade localizada perto de Pisa (uma cidade que pode ser facilmente visitada com uma excursão a partir de Florença), realiza esta feira todos os anos durante os últimos três fins-de-semana de novembro.
Durante este evento, gastrónomos, profissionais e amadores reúnem-se na cidade para desfrutar de menus à base de trufas. Como salientam os próprios organizadores, a cidade transforma-se num verdadeiro "laboratório do gosto" ao ar livre, com muitas bancas que oferecem este ingrediente nas suas praças. É possível experimentá-las e participar em actividades como a caça às trufas.
Como chegar a San Miniato
A melhor maneira de chegar a San Miniato, se não tiver carro, é de comboio. No site da TrenItalia pode encontrar os horários que ligam Florença a San Miniato.
3. Visitar a Galeria Uffizi à vontade
novembro, com o número de visitantes a diminuir drasticamente, pode ser uma das melhores alturas para ver as melhores obras da Galeria Uffizi.
Não há dúvida de que uma das visitas obrigatórias quando se viaja para Florença, independentemente da estação do ano, é a Galeria Uffizi. Com cerca de 1.500 obras expostas, uma boa visita guiada à Galeria permitir-lhe-á sair com um pouco mais de conhecimento sobre a história da arte clássica.
Em qualquer caso, é sempre uma boa ideia comprar os seus bilhetes para a Galeria Uffizi com antecedência, caso tenha de esperar na fila para entrar.
Informações práticas
- Horário de abertura: aberto de terça-feira a domingo e, exceto às segundas-feiras, encerrado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. A galeria abre às 8h15 e fecha às 18h50. Em algumas noites de verão, há horários especiais.
- Preços: O preço da entrada depende do facto de querer uma visita guiada, uma visita que inclua outros locais em Florença, ou se apenas quer entrar por si próprio. Neste artigo sobre os bilhetes para a Galeria Uffizi pode encontrar todas as informações.
4. Apreciar o espetáculo da Maratona de Florença
Quer seja um grande fã de desporto ou apenas goste de desfrutar da atmosfera em torno do evento, a Maratona de Florença é um espetáculo que ninguém deve perder se estiver na cidade no final de novembro.
Com pequenas alterações, o evento pode orgulhar-se de ter um dos percursos mais bonitos do mundo. Para onde quer que olhem, os participantes e os adeptos estarão rodeados de arte por todo o lado: a Piazza della Signoria, a Ponte Vecchio e a Santa Croce? Por outras palavras, um percurso que poderia ser percorrido por qualquer autocarro turístico de Florença.
Para além da maratona propriamente dita, com os seus 42 quilómetros, realizam-se também nesse dia outras corridas mais curtas, para que aqueles que queiram participar mas não estejam suficientemente preparados possam escolher a sua.
Informações práticas
- Como participar: é necessário preencher um formulário de inscrição no sítio Web do evento e pagar o dorsal de corrida (a partir de 50 euros).
- Largada e partida: a zona de entrega dos sacos está situada na Piazza Santa Maria Novella, enquanto a linha de partida é atribuída aos participantes de acordo com o tempo de corrida indicado na ficha de inscrição.
5. Procura de um presente na Fiera delle Lane di San Martino
Se quiser aproveitar a sua visita para comprar alguns presentes de Natal originais, um bom lugar para visitar é a Fiera delle Lane di San Martino, uma feira de artesanato ao ar livre centrada no mundo da lã.
Ao lado das bancas dedicadas aos produtos de lã, há outras que vendem vários artigos feitos por outros artesãos. Se passear pela zona, pode escolher desde os fantásticos queijos da quinta até às loiças de cerâmica, sem esquecer os sabonetes naturais, os sapatos de couro feitos à mão e os jogos para os mais pequenos.
Se gosta de moda, também pode fazer uma viagem de um dia a Florença para fazer compras no outlet Barberino de Florença, um centro comercial com mais de 100 lojas onde pode encontrar as melhores roupas da moda italiana.
Informações sobre o evento
- Local: piazza della Santissima Annunziata
- Datas: normalmente na primeira semana de novembro.
- Também interessante... Se viajar com crianças, são organizados ateliers.
6. Não perca os concertos nas igrejas de Florença.
Embora seja possível ver muitas das extraordinárias igrejas de Florença por conta própria ou reservando uma visita guiada à cidade, há outra maneira de as visitar e desfrutar dos melhores concertos de música clássica.
Em novembro, pode assistir a um grande número de espectáculos musicais que têm várias destas igrejas como locais únicos. Alguns destes concertos fazem parte da temporada musical da cidade.
Os principais espectáculos têm lugar na igreja de Orsanmichele e em Santa Monaca, bem como em Santa Maria Novella. Os espectadores podem também optar por outro grande local, Santo Stefano al Ponte. Esta basílica do século XI foi convertida num auditório onde se podem admirar alguns dos melhores espectáculos da cidade.
7. Experimente uma aventura de balão de ar quente no coração da Toscana
Já alguma vez pensou em subir num balão de ar quente? Bem, a sua viagem a Florença (a capital da Toscânia) em novembro pode ser o cenário perfeito para finalmente realizar esse pequeno sonho. O outono é uma das melhores alturas para andar de balão de ar quente na Toscana, uma vez que as temperaturas ainda são amenas e não é necessário levantar-se tão cedo como no verão.
Além disso, durante esta estação, as vistas serão de cortar a respiração. Imagine por um momento ver a paisagem outonal da bela Toscana das alturas... Tons de castanho, amarelo, verde escuro e as encantadoras casas toscanas serão o cenário que contemplará lá de cima. Soa bem, não soa?
Chegará a mais de 600 metros acima do nível do mar, encerrando a sua experiência como sempre se faz: com uma taça de champanhe para celebrar o voo.
8. Refugiar-se num dos cafés históricos de Florença
Depois de passear durante horas pelas belas ruas de Florença, pode começar a sentir frio ou, o que é mais desconfortável, ser apanhado pela chuva. Felizmente, a cidade está cheia de cafés fantásticos onde se pode aquecer com um bom café ou chocolate quente.
Tal como no resto do país, os florentinos orgulham-se da sua cultura do café. Se se quiser juntar a eles, lembre-se que os italianos só o pedem com leite de manhã, enquanto à tarde preferem o café preto e curto.
Se preferir outro tipo de bebida, os cafés de Florença são famosos pelo ótimo chocolate quente que servem aos seus clientes. Em novembro, não há nada melhor para o aquecer.
Alguns dos cafés históricos de Florença
- Caffè Rivoire: Foi nada mais nada menos que o chocolateiro pessoal da casa real de Saboia que o abriu em 1872. Desde então, tornou-se um local popular para os florentinos pedirem um chocolate quente numa chávena para evitar o frio lá fora. Está situado na Piazza della Signoria.
- Café Piansa: na Viale Europa encontrará um local famoso pelo seu excelente café, o que é dizer muito para os padrões florentinos. Além disso, o design interior é realmente fantástico e, para além disso, os preços não são demasiado elevados.
- Caffè Gilli: se quiser entrar neste café histórico localizado na Piazza Repubblica, tem de estar ciente de que os seus quase 3 séculos de história e a sua decoração Belle Epoque vão ser notados (e muito) nos preços. No entanto, vale a pena dar-se ao luxo de passar algum tempo no seu salão.
- L'Opera Caffè: localizado junto a Santa Maria dei Fiore, o L'Opera Caffè é perfeito para um chocolate quente numa zona verdadeiramente mágica da cidade.
9. Sinta-se nos Alpes no Parque de inverno de Florença
Os visitantes de Florença vêm principalmente para ver os melhores museus da cidade e a arte em cada esquina, mas que tal combinar isso com actividades de inverno como a patinagem no gelo? Em novembro e até fevereiro, isso é possível se for ao Parque de inverno de Florença.
Junto ao rio, nos jardins da Sala Toscana, abre todos os anos, durante alguns meses, uma estrutura interior onde pode desfrutar de desportos de inverno, comida e, claro, diversão garantida.
Neste parque de inverno encontrará duas pistas diferentes: uma grande e outra mais pequena para principiantes e crianças. Se quiser aprender a esquiar, este complexo oferece aulas, bem como cursos de formação em patinagem e espectáculos no gelo.
Informações práticas
- Endereço: Lungarno Aldo Moro, 3
- Horário de abertura: embora seja sempre aconselhável confirmar, normalmente abre em meados de novembro. De segunda a quinta-feira, as instalações são utilizadas para jogos como o Icestock, sempre com reserva prévia. Às sextas-feiras, as pistas estão abertas das 15:00 à 1:00, enquanto aos sábados e domingos abre às 10:30 e fecha por volta das 00:30.
- Preços: O preço do acesso ao interior depende das actividades. O aluguer de patins custa cerca de 2 euros, aos quais acresce a taxa de entrada, entre 6 e 8 euros, consoante o dia.
10. Divirta-se como uma criança no Festival Brick in Florence.
Poder-se-ia dizer que esta atividade é perfeita se estiver a viajar com crianças para Florença, mas na realidade há mais do que alguns adultos que também a irão apreciar.
Durante alguns dias, a cidade acolhe o Festival do Tijolo, inteiramente dedicado à Lego, que tem lugar na Sala Toscana.
Aí encontrará tudo, desde exposições de Lego a áreas de jogo com mais de 150 quilos de peças Lego, bem como palestras em que os fãs partilham os seus segredos sobre este tema e mostram os seus melhores trabalhos. Há também exposições onde se pode aprender sobre a história da marca Lego, bem como bancas onde se podem comprar conjuntos Lego antigos, livros e vestuário.
11. Entrar no cinema durante o Festival Popoli
O mês de novembro é marcado por dois importantes eventos cinematográficos em Florença: o Festival dei Popoli, dedicado ao documentário internacional, e Lo Schermo dell'Arte, dedicado à arte.
No total, são duas semanas de projecções durante as quais é sempre possível encontrar algo que nos apaixone. No caso do Festival dei Popoli, não existe um local fixo, uma vez que as projecções se realizam em diferentes pontos da cidade. Tem também uma secção dedicada aos jovens.
No caso de Lo Schermo dell'Arte, os documentários são exibidos no Cinema La Compagnia e no fantástico Palazzo Medici Riccardi. Ao mesmo tempo, no âmbito do festival, há uma exposição de arte contemporânea no Palazzo Strozzi.
Tempo em Florença em novembro
O outono faz sentir a sua presença em Florença durante este mês, com temperaturas médias de 15°C para as máximas e de 6°C para as mínimas.
Apesar disso, as temperaturas são facilmente suportáveis se vestir alguma roupa de inverno e verificar a previsão do tempo para estar preparado. O principal problema poderá ser a precipitação, uma vez que este é o mês mais húmido do ano.
Vantagens de viajar para Florença em novembro
Embora as temperaturas comecem a ficar mais frias, há várias razões pelas quais viajar para Florença nesta altura do ano pode ser uma excelente ideia:
- Fora da época alta: a partir do final de outubro, a cidade recebe muito menos turistas do que nos meses de primavera e verão. Este facto reflecte-se no conforto com que se pode passear pelas ruas e visitar os principais monumentos.
- Menos tempo perdido em filas: relacionado com o ponto anterior, o tempo perdido na época alta em filas para entrar nos museus pode ser gasto em novembro noutras visitas.
- Interagemais com os florentinos: o menor número de turistas, que por vezes ocupam todos os lugares nos restaurantes e bares, permite aos florentinos recuperar o protagonismo da sua cidade. Esta é a sua oportunidade para os conhecer e aprender sobre o seu modo de vida.
- Actividades culturais: Florença oferece durante este mês uma grande variedade de actividades culturais, desportivas e de lazer que tornarão a sua viagem muito mais completa.