10 coisas para ver e fazer em Florença em agosto
Um dos meses mais populares para viajar para Florença, com os seus prós e contras, é agosto. A cidade, para além das suas atracções habituais, oferece uma grande variedade de eventos.
Berço do Renascimento e de artistas como Leonardo Da Vinci, Dante e Miguel Ângelo, não há dúvida de que tudo o que Florença tem para oferecer faz dela um local de visita obrigatória para todos os amantes da arte e que todas as oportunidades de lá viajar devem ser aproveitadas.
Como todos sabem, agosto apresenta alguns inconvenientes para quem viaja para a cidade, a começar pelas grandes multidões e pelo calor habitual. No entanto, este mês também oferece a oportunidade de desfrutar das noites florentinas repletas de dança, música, festivais e outros eventos.
1. Venha a Siena para ver o Palio
Uma viagem a Siena a partir de Florença é uma das melhores coisas a fazer se estiver na cidade em agosto, especialmente se a fizer coincidir com a celebração do Palio. Este festival atrai milhares de pessoas todos os anos. Como já deve saber, o ponto alto é a celebração de uma corrida de cavalos numa pista verdadeiramente extraordinária. Uma experiência muito curiosa, por isso não hesite em reservar uma excursão a Siena se tiver oportunidade.
O Palio de Assunta, nome dado à celebração em agosto devido à sua coincidência com a festa religiosa da Assunção de Maria, vê toda a cidade decorada com emblemas medievais e, na tarde do dia 16, há um grande Desfile Medieval em que participam cerca de 600 pessoas, representando os 17 distritos da cidade.
Este desfile decorre desde a catedral até à Piazza del Campo, onde se realiza o sorteio para determinar os lugares de partida de cada cavaleiro. Se quiser assistir ao vivo, terá de tentar encontrar um lugar na Piazza del Campo, quer gratuitamente, quer pagando um bilhete para os camarotes laterais.
Como chegar a Siena a partir de Florença
- Dado o grande número de pessoas que se deslocam à cidade para o Palio, a melhor opção é reservar uma excursão a Siena para não ter de se preocupar com isso.
- Se preferir ir por conta própria e não tiver carro, o comboio é a melhor opção, uma vez que ambas as cidades estão muito bem ligadas.
- A última opção é apanhar um autocarro na Busitalia Sita Nord Autostazione. Os autocarros circulam de hora a hora e a viagem até Siena demora cerca de uma hora e quinze minutos.
2. Descobrir os eventos de Ferragosto
Se estiver em Florença no dia 15 de agosto, conhecerá o Ferragosto. Por toda a cidade encontrará diferentes actividades para participar. Durante a semana anterior e posterior a este feriado romano, muitos florentinos deixam a cidade em direção à praia ou ao campo. De facto, encontrará muitas lojas fechadas, embora isso não afecte os serviços turísticos de que mais precisa.
Estas datas estão repletas de festividades e outras actividades. Para começar, muitos dos melhores museus da cidade oferecem alguns passes gratuitos para visitar no dia 15 de agosto, enquanto as atracções no interior da catedral de Florença são reforçadas por um concerto de música sacra. As piscinas da cidade acolhem frequentemente bailes e competições e muitas esplanadas também são palco de celebrações.
Outro plano popular é dirigir-se a Viareggio, a apenas uma hora de Florença e facilmente acessível de comboio. Esta cidade à beira-mar organiza uma celebração de três dias do Ferragosto. Finalmente, é também uma óptima altura para fazer uma viagem a Cinque Terre a partir de Florença e dar um mergulho nas belas águas das praias de Monterosso.
3. Terraços de verão para tomar um aperitivo ou simplesmente relaxar.
Se quiser aproveitar a noite em Florença, especialmente num mês como agosto, em que só começa a arrefecer (um pouco) quando o sol se põe, não há melhor plano do que ir aos terraços da cidade para um aperitivo. Normalmente, os italianos fazem-no entre as 19h00 e as 21h00, uma altura perfeita para relaxar enquanto se come e bebe qualquer coisa.
Depois de um dia a visitar locais como o Duomo, vai querer sentar-se ao ar livre e ouvir uma música relaxante. Se, para além disso, tiver boas vistas, o plano torna-se perfeito. Aqui estão algumas opções, caso lhe apeteça:
- Flower al Piazzale: se procura um terraço com uma vista imbatível de Florença (sem ter de comprar bilhetes para a Cúpula do Duomo), o Flower al Piazzale, situado na Piazzale Michelangelo, é a sua melhor opção. Para além do seu gazebo, realizam-se frequentemente concertos e outros eventos durante o mês de agosto, para não falar do seu excelente menu toscano.
- Flò Firenze: Perto está o Flò, um terraço com vista para a cidade. O ambiente é bastante jovem e o aperitivo, acompanhado de música, começa normalmente às 20 horas.
- B-Green: o terraço do Hotal Baglioni, na Piazza Dell'Unita, é outro dos mais recomendáveis em Florença. Fica muito perto da estação de Santa Maria Novella e as vistas da cidade são verdadeiramente espectaculares.
- Serre Torrigiani in piazzetta: na piazzetta dei Tre Re, no meio dos palácios do centro histórico, encontra-se este fantástico terraço que vale a pena visitar. O local fica animado à noite e oferece um menu variado.
- Terraços no Lungarno Colombo: Uma zona que se tornou moda entre os florentinos é a margem direita do rio Arno. Na rua Lungarno Colombo, foram abertas várias esplanadas de verão que merecem uma visita para terminar o dia.
Entre junho e agosto, há um evento que se realiza em alguns dos terraços da cidade: Florença vista de cima. Seis espectáculos musicais são realizados em alguns dos melhores terraços florentinos, desde o do Museo degli Innocenti até um perto do Palazzo Vecchio.
4. Não perca o Festival de Dança de Florença em Santa Maria Novella
Quer seja um amante da dança ou apenas queira assistir a um espetáculo num cenário incomparável, o Festival de Dança de Florença é uma das actividades mais interessantes a que pode assistir no início de agosto.
Este festival, que começa em julho, tem lugar no claustro de uma das mais belas igrejas góticas de Florença, Santa Maria Novella. Ali se realizam vários espectáculos de todos os tipos de dança, desde os mais tradicionais aos mais modernos.
A melhor maneira de lá chegar é dar um passeio interessante depois de ver os encantos da catedral de Santa Maria dei Fiore, uma vez que se situa nas proximidades. Outra opção é utilizar um dos autocarros turísticos que percorrem a cidade.
5. Não deixe de provar alguns dos fantásticos gelados de Florença.
Não há má altura para provar o delicioso gelado italiano em Florença, mas o calor de agosto é uma óptima desculpa para visitar algumas das melhores gelatarias da cidade.
- Il Procopio: há alguns anos foi o vencedor do Festival de Gelato de Florença, pelo que a qualidade dos seus produtos é garantida. Os seus gelados são muito cremosos e oferecem uma vasta gama de sabores. Para além disso, as quantidades são bastante generosas e o preço não é muito elevado.
- Gelateria dei Neri: se está à procura desta gelataria, basta procurar uma fila à porta. O seu sucesso deve-se, naturalmente, à excelência dos seus gelados, com sabores clássicos e outros mais originais.
- RivaneroGelato: O lema da Rivanero é "laboratorio di gelato italiano" e a sua filosofia é oferecer produtos da melhor qualidade com ingredientes frescos. Sem dúvida, eles atingem mais do que o seu objetivo.
E se quiser aprofundar ainda mais a cultura do gelato e da gastronomia italiana, pode reservar uma aula de culinária de pizza e gelato.
6. Junte-se aos florentinos para a Festa de San Lorenzo
A grande festa de agosto em Florença tem lugar no dia 10, quando se celebra San Lorenzo. Se tiver a sorte de lá estar, pode assistir a um desfile histórico de manhã, dirigir-se à animada Piazza San Lorenzo à tarde, assistir a um concerto de música clássica à noite e, a qualquer hora do dia, provar alguns dos melhores pratos tradicionais italianos.
O santo tem uma basílica com o seu nome em Florença, que foi construída no século IV como sede episcopal e mais tarde convertida num mausoléu pelos Médicis. Este templo faz parte de algumas das visitas organizadas a Florença e vale bem a pena ser visitado. Para além das actividades acima mencionadas, no dia de San Lorenzo há uma série de visitas guiadas gratuitas que o levam a locais associados ao santo e explicam as antigas tradições florentinas.
Finalmente, recomendo que, quando a noite cair, encontre um lugar onde não haja muita luz para tentar ver a chuva de estrelas conhecida como as Perseidas ou as lágrimas de San Lorenzo no céu.
7. Vencer o calor na praia fluvial de Florença.
Com o calor de agosto a apertar enquanto se faz a visita ao Duomo ou se sai da visita guiada à Galeria Uffizi, é frequente sentir falta de uma praia por perto. Se lhe apetecer refrescar-se um pouco, Florença oferece-lhe a oportunidade de ir à Praia Urbana do Rio (Piazza Giuseppe Poggi), onde as margens do rio Arno foram convertidas numa praia urbana.
É verdade que muitas pessoas não recomendam nadar na água devido à poluição que o rio pode por vezes ter. No entanto, a área está muito bem equipada e poderá relaxar nas espreguiçadeiras sob os guarda-sóis.
Se preferir, esta praia fluvial tem também um confortável bar de praia e, para os mais desportivos, um campo de voleibol de praia.
As piscinas, outra opção para se refrescar
A poucos metros do centro da cidade, encontrará várias piscinas onde poderá escapar ao calor do verão de Florença. Uma das melhores (e facilmente acessível de elétrico ou autocarro) é a Le Pavoniere (via della Catena 2), embora a Costoli (piazza Berlinguer 2) e a piscina Bellariva (Lungarno Aldo Moro 6) não fiquem muito atrás em termos de instalações.
8. Ir ao cinema ao ar livre na Piazzale degli Uffizi
Não posso dizer com certeza que é o melhor cinema do mundo, mas tenho a certeza que está entre os mais bonitos. É a praça Uffizi, a galeria central do museu que terá visto se tiver reservado uma visita guiada à Galeria Uffizi. Entre o final de junho e meados de agosto, é aí instalado um ecrã e o Cinema Apriti!
. As projecções têm lugar à noite e a entrada é gratuita. No entanto, devido ao grande número de pessoas, recomendo que chegue com bastante antecedência, pois existe o risco de todos os lugares estarem ocupados. O outro risco de assistir a este evento é que as maravilhas que o rodeiam impeçam a concentração no filme que está a ver.
A maioria dos filmes exibidos são dos vários festivais florentinos que se realizaram ao longo do ano e são normalmente exibidos na sua versão original.
9. Entrar nas igrejas para a Música nos Átrios
As igrejas de Florença, para além do seu valor artístico, tornam-se durante o mês de agosto o cenário de vários espectáculos musicais que certamente o irão emocionar.
O festival Música nos Á trios (Musica sui Sagrati em italiano) organiza concertos nos átrios de várias igrejas a partir de meados de julho. Se for a Santo Stefano al Ponte, Santa Croce e Santo Spiritu, terá a oportunidade de assistir a estes espectáculos, que não se limitam à música religiosa, mas abrangem também géneros como o folk, o rock, o jazz e a música clássica.
Para além das igrejas, esta iniciativa também tem lugar em alguns edifícios históricos, como a Misericordia del Duomo e o Palazzo Medici-Riccardi.
10. Fuja das multidões visitando estes lugares secretos de Florença
Embora os melhores museus de Florença sejam imperdíveis, não há dúvida de que as multidões de agosto tornarão a experiência menos confortável do que gostaria. Para fugir das multidões, para além de todas as coisas para ver e fazer em Florença, sugiro que vá a alguns locais menos visitados mas igualmente interessantes.
- O Corredor Vasariano: Com mais de um quilómetro de comprimento, liga os palácios Vecchio e Pitti, atravessando o rio Arno sobre a Ponte Vecchio. O objetivo da sua construção era que os Médicis pudessem deslocar-se entre os dois locais sem terem de se misturar com as pessoas. Embora se entre pela Galeria Uffizi, é uma das partes menos frequentadas da Galeria Uffizi. É necessário adquirir um bilhete com antecedência.
- O Museu Horne e a Casa Vasari: No interior, pode ver a coleção privada de um britânico, Herbert Percy Horne, que se apaixonou pela arte da cidade. Contém obras de Giotto, Lorenzetti e outros grandes artistas. A visita inclui também o Palazzo Corsi e, se for avisado com antecedência, uma visita guiada à Casa Vasari.
- Cenacolo di Sant'Apollonia: Embora o edifício não pareça muito atraente do lado de fora, os frescos no interior são verdadeiramente magníficos. Representam a Última Ceia, a Crucificação e a Ressurreição (executados por Andrea del Castagno em meados do século XV).
- Giardino dei Semplici: a poucos metros do Convento de São Marcos encontra-se este jardim botânico, um oásis de frescura no coração do centro histórico.
- Basílica de San Miniato al Monte: o facto de estar um pouco afastada do centro, a 15 minutos a pé da Piazza Michelangelo, explica porque é que poucas pessoas vão a um dos melhores miradouros da cidade. A igreja é também considerada um dos melhores exemplos de arte românica da região.
Tempo em Florença em agosto
agosto é um mês em que o calor pode ser opressivo em Florença. As máximas médias atingem os 32ºC, mas não é raro que os dias ultrapassem os 35ºC ou cheguem mesmo aos 40ºC.
As mínimas são pouco mais suportáveis, com uma temperatura média de 18ºC. Uma boa dica para uma boa noite de sono é certificar-se de que o seu hotel tem ar condicionado.
No entanto, é sempre uma boa ideia verificar a previsão do tempo pouco antes de viajar para estar seguro.
Florença em agosto: não se esqueça de comprar os bilhetes sem filas!
O afluxo de turistas em Florença durante o mês de agosto é realmente elevado. Por vezes, é até difícil caminhar tranquilamente pelas ruas estreitas do centro histórico e pode ter a certeza de que haverá filas para entrar nos monumentos mais importantes.
Por isso, é altamente recomendável comprar bilhetes com antecedência para evitar estas filas. Neste artigo sobre os bilhetes para a Galeria Uffizi pode verificar os diferentes tipos de bilhetes disponíveis, bem como este sobre os bilhetes para a Galeria Accademia.