Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Estádio San Siro de Milão
San Siro é um símbolo de Milão, tal como o Duomo, a Última Ceia de Leonardo da Vinci ou o Castelo Sforzesco. A cidade lombarda é, juntamente com Madrid, a única cidade da Europa capaz de se orgulhar de ter dois campeões da Liga dos Campeões, um recorde incrível!
Entrar neste estádio é, sem dúvida, uma das coisas essenciais a fazer em Milão. Convencemo-lo? Ótimo!
Visita ao estádio San Siro em Milão
Faça a visita guiada ao estádio San Siro em Milão e evite as filas à entrada.
Visite a casa do AC Milan e do Inter, percorra as bancadas, o túnel dos jogadores e pise a relva que testemunhou as maiores glórias de ambos os clubes. Pode também visitar o museu de San Siro
Continue a ler para saber como tirar o máximo partido da sua visita com uma visita guiada ao estádio de San Siro. Graças a esta visita guiadaao estádio de San Siro, poderá entrar no lendário estádio das duas grandes equipas de futebol de Milão, AC e Inter. Esta visita autoguiada leva-o desde osbalneários dos jogadores até ao relvado, desde as vistas das bancadas até às conquistas no Museu de San Siro, onde também aprenderá sobre a história dos clubes.
Sendo um dos estádios de futebol mais visitados da Europa, recomendo que reserve a sua visita online com antecedência para evitar as longas filas de espera nas bilheteiras.
Recomendado se... Está a planear visitar o impressionante estádio de San Siro para recordar as grandes vitórias das equipas de futebol milanesas e aprender um pouco mais sobre a sua história.
Como é a visita guiada a San Siro?
A visita ao estádio do A.C. Milan e do F.C. Inter começa no Museu de San Siro. Este espaço reúne memorabilia e "relíquias" das duas equipas. Não é muito comum dois gigantes como o Milan e o Inter partilharem um estádio, embora seja bastante comum em Itália. Por esta razão, o museu do estádio não se centra numa das duas equipas, mas sim nas conquistas alcançadas dentro das suas paredes. Encontrará camisolas e bolas de jogo antigas, fotografias antigas, troféus e muito mais.
Uma das recordações mais curiosas é a camisola do Milan Inter United. Já na década de 1920, o regime fascista tinha fundido algumas equipas em algumas grandes cidades para aumentar a área de influência e melhorar a gestão. O Milan tinha sido (quase) imune a este fenómeno, mas a ideia reapareceu na década de 1980. Foram disputados alguns amigáveis e, após esses jogos, a ideia foi definitivamente abandonada.
Apesar da sua pequena dimensão, o Museu de San Siro atrai 25.000 turistas por mês - nada mau, não é? Em seguida, desce-se para os balneários e depois para o relvado. Uma sensação única que lhe vai causar arrepios na espinha.
- Preço: cerca de 30 euros, embora os jovens até aos 15 anos paguem apenas 25 euros.
- Duração: cerca de 1 hora
História do estádio de San Siro
O estádio de San Siro foi construído em 1926 a pedido de Piero Pirelli, presidente do AC Milan. Projetado pelo arquiteto Ulisse Stacchini, foi construído no bairro de San Siro, daí o seu nome original e a forma como é popularmente conhecido hoje em dia.
Era originalmente o estádio do AC Milan e tinha capacidade para cerca de 35.000 espectadores.
- Aquisição e ampliações: Em 1935, o estádio foi adquirido pela cidade de Milão, que favoreceu a sua utilização partilhada com outras equipas. E, em 1955, foi efectuada uma grande ampliação, acrescentando um segundo nível de bancadas, aumentando a sua capacidade atual para mais de 80.000 lugares.
- Mudança de nome: Em 1980, o seu nome oficial foi alterado para Stadio Giuseppe Meazza, em homenagem a uma das grandes lendas do futebol italiano.
San Siro acolheu as finais do Campeonato do Mundo de 1990, do Euro 1980 e da Liga dos Campeões da UEFA. Mas, para além do futebol, tem sido palco de grandes concertos e eventos culturais.
Como reservar a excursão a San Siro?
O melhor conselho para reservar o tour fácil é confiar nos canais oficiais. No site Hellotickets poderá reservar esta experiência de uma forma muito fácil e por apenas 30 euros.
A compra de um bilhete é muito simples: basta selecionar a data, indicar o número de bilhetes e efetuar o pagamento. Estes passeios realizam-se todos os dias, mas há excepções.
Em dias de jogos ou de concertos (uma eventualidade muito comum durante o verão), a abertura é mais curta ou as visitas não se realizam. Com os seus bilhetes digitais, pode entrar no estádio diretamente no dia que selecionou na sua reserva, sem ter de esperar na fila da bilheteira.
É aconselhável levar crianças numa visita guiada a San Siro?
Claro que sim! Se os seus filhos adoram futebol, vale a pena reservar a visita guiada a San Siro, mesmo que seja apenas para entrar no relvado. Se acha que eles são muito novos e não podem andar muito, há duas coisas a ter em conta: a visita é feita de autocarro e se não quiser arriscar, pode simplesmente escolher a visita mais curta.
Como chegar ao estádio de San Siro?
Ao reservar a sua excursão a San Siro, tenha em mente que o lendário estádio milanês está localizado no bairro com o mesmo nome. É uma área verde bem conectada ao resto da cidade, pois é o lar de dois históricos clubes de futebol italianos - A.C. Milan e Inter - e do Hipódromo do Gallope. Para chegar aqui, pode escolher entre as seguintes opções:
- Metro: A paragem mais próxima é San Siro Stadio e fica na linha 5 (roxa). Se estiver perto de uma paragem da linha 1 e não quiser mudar, pode sair em Lotto. Tenha cuidado, a linha 1 divide-se em duas. Se estiver alojado perto da Piazza del Duomo ou noutro ponto da cidade velha, terá de apanhar o comboio para Rho Fieramilano. Quando chegar a Lotto, terá de caminhar cerca de 15/20 minutos para chegar ao sopé do Giuseppe Meazza.
- Autocarro: A linha 49 liga a estação ferroviária de San Cristoforo (no sul da cidade) ao bairro de San Siro. As paragens mais próximas do estádio são Piazza Axum e San Siro Stadio M5.
- Elétrico: Existem duas linhas que ligam Milão ao estádio: a 16 e a 49. No primeiro caso, os veículos tocam em vários pontos do centro (Corso di Porta Romana, Missori, Duomo, Cordusio, etc.) e terá de sair na última paragem: San Siro Stadio M5. A segunda linha é mais longa, mas também neste caso terá de sair na Piazza Axum ou no San Siro Stadio M5. Para mais informações, pode consultar o sítio Web oficial da empresa de transportes local.
Onde posso estacionar perto do estádio de San Siro?
Se reservou a excursão a San Siro e alugou um carro ou tem o seu próprio carro, pode facilmente chegar aoEstádio San Siro com o seu próprio meio de transporte. Na lista abaixo encontrará todas as opções mais aconselháveis:
- Parcheggio ATM Cassiodoro, em Viale Cassiodoro 9. A partir de 1,5 euros por hora.
- Parcheggio Lampugnano, na Via Natta. Até 5 horas, a tarifa horária é de 1,5 €.
- Estacionamento San Siro, a poucos metros da Piazza de Angeli. Pode deixar o seu carro aqui e depois apanhar o metro numa paragem.
- Parcheggio San Siro, na Piazzale Lorenzo Lotto.
Uma vez que tem um carro, pode aproveitar a oportunidade para descobrir os arredores de Milão. A uma curta distância da cidade encontram-se cidades e aldeias históricas como Vigevano, Grazzano Visconti, Pavia e Monza. Outra opção altamente recomendada é o Lago Como, especialmente se visitar a cidade lombarda na primavera.
Onde comer perto do estádio de San Siro?
À volta do estádio encontrará alguns camiões de rua onde pode comer snacks ou petiscos. No entanto, a sua presença é mais frequente nos dias de jogo e é possível que encontre alguns (ou nenhum) quando visitar o estádio.
Em todo o caso, não precisa de voltar ao centro, o bairro de San Siro tem muitos bares e restaurantes de qualidade. Leia a seguir uma pequena lista dos melhores:
- Chiringuito San Siro, um local obrigatório para qualquer adepto de futebol. Fica a poucos metros do Giuseppe Meazza, debaixo de algumas árvores frondosas que proporcionam um pouco de alívio se visitar a cidade no verão. Pode tomar um aperitivo com uma vista de perto de um dos estádios mais lendários do mundo (Piazzale dello Sport).
- La Barchetta, um restaurante de peixe com ingredientes frescos e pratos sazonais. Experimente as suas massas e sobremesas caseiras (Via Federico Tesio 15).
- Old Tenconi, um histórico pub milanês. Serve pratos quentes e cerveja desde 1970 e tem excelentes críticas no TripAdvisor. É o local ideal para assistir a jogos de futebol e outros grandes eventos desportivos (Via Federico Tesio 15).
- America Graffiti, uma hamburgueria que remete para a América dos anos 50. Aproveite a sua visita ao Giuseppe Meazza para comer umas suculentas costeletas de porco (Via Achille 4).
- Osteria Ippodromo, um restaurante especializado em cozinha da Sardenha. É um estabelecimento informal com um menu variado que inclui pratos de massa com marisco e peixe e carne grelhados (Via Novara 127).
Vale a pena visitar o estádio Giuseppe Meazza?
Se gosta de futebol, San Siro é definitivamente uma das coisas que deve ver e fazer em Milão Graças aos seus 75.817 lugares, é o maior estádio de Itália e o seu relvado já acolheu campeões desta modalidade. Jogadores do calibre de Ronaldo, Christian Vieri, Andriy Shevchenko, Javier Zanetti e Paolo Maldini jogaram no seu relvado.
Foi palco de competições internacionais como a Liga dos Campeões, bem como de dois Campeonatos do Mundo, um Campeonato da Europa e finais de outros troféus.
O Giuseppe Meazza foi renovado antes de 2016; nesse ano, o Real Madrid e o Atlético de Madrid disputaram a "Orejona" no prado milanês.É também de interesse arquitetónico. Quando foi inaugurado, a 19 de setembro de 1926, era completamente diferente do estádio que conhecemos hoje. Ao longo dos anos foi sendo transformado e a remodelação mais marcante foi efectuada por ocasião do Campeonato do Mundo de 1990. No final da década de 1980, San Siro ganhou as icónicas torres cilíndricas com rampa helicoidal, um telhado completo e a icónica estrutura de treliça vermelha.