12 coisas para ver e fazer em Nápoles no inverno

Há quem diga que a melhor altura para visitar Nápoles é o verão, mas eu propus-me mostrar-lhe 10 actividades de inverno que o farão pensar duas vezes antes de escolher as suas próximas férias na capital da Campânia.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

12 coisas para ver e fazer em Nápoles no inverno

Nápoles, Itália | ©Andrea S

Um verdadeiro globetrotter não se contenta em visitar Nápoles com distanciamento, mas quer viver Nápoles como um verdadeiro napolitano e para isso precisa de um bom guia. No inverno, acredite-se ou não, há muito para ver e fazer em Nápoles.

O Natal em Nápoles, o Dia dos Namorados entre os castelos de San Martino e Sant' Elmo, as visitas às criptas e catacumbas, a degustação de amêijoas da época, a satisfação do chocolatier interior com iguarias e a cremação de uma bruxa para dar sorte são imperdíveis para desfrutar do inverno como os habitantes locais.

1. Conhecer a Nápoles subterrânea

Catedral de Nápoles| ©Berthold Werner
Catedral de Nápoles| ©Berthold Werner

A temperatura média em Nápoles no inverno é de 14°C, com a possibilidade de tempo muito frio e brisas marítimas. Por isso, um convite para descobrir o que o subsolo de Nápoles tem para oferecer é uma excelente ideia. E sabia que existem muitas passagens mesmo debaixo dos pés de todos os napolitanos?

Túneis, catacumbas, um antigo aqueduto, um antigo teatro romano, passagens... Por baixo da cidade de Nápoles existe um património histórico quase tão rico como à superfície e recomendo estas três visitas para o conhecer:

  • Visita guiada às Catacumbas de San Gennaro: situadas na colina de Capodimonte, são as mais extensas do sul de Itália. Normalmente, a visita inclui também a entrada para as catacumbas de San Gaudioso, a Basílica de Santa Maria della Sanità e o Claustro de Santa Chiara.
  • Visita guiada às catacumbas de San Gaudioso: se quiser ter um pouco de medo, recomendo esta visita guiada cheia de relíquias macabras, frescos tenebrosos e túmulos sagrados.
  • Visita aosubsolo de Nápoles, uma rede imperdível de grutas de origem grega e romana que foi utilizada durante a Segunda Guerra Mundial como refúgio para 200.000 pessoas.

Reservar uma visita ao subsolo de Nápoles

2. Continuar a evitar o frio em vários museus

capodimonte|©Abel Groenewolt
capodimonte|©Abel Groenewolt

O frio em Nápoles não é o pior do mundo, longe disso. Mas se durante a sua estadia no inverno não lhe apetecer suportá-lo, outra forma de o evitar é visitando alguns dos seus museus.

É verdade que a capital da Campânia não é particularmente conhecida pelo seu grande número de galerias, mas há três que são muito especiais e a não perder:

  • Museu Arqueológico Nacional de Nápoles: está localizado no coração da cidade e recomendo-o a todos os que gostam do mundo antigo e de tudo o que o rodeia. Para além disso, é possível aceder a exposições permanentes e temporárias.
  • Museo Città della Scienza: És apaixonado por ciência? Definitivamente, dirija-se a este museu. Alberga exposições interactivas muito interessantes e muitas curiosidades sobre planetas, estrelas, insectos e ciência em geral. Se fores com crianças, elas também vão adorar.
  • Museu Capodimonte: tanto o seu interior como o seu exterior merecem uma visita, pois está localizado num belo parque. É o museu ideal para os amantes da pintura e abriga obras de Goya e Michelangelo, entre outros.

Reservar um bilhete para o Museu Arqueológico Nacional

3. Descobrir Pompeia, é sempre um bom momento

POMPÉIA|©Ene Rok
POMPÉIA|©Ene Rok

Faça calor ou faça frio, Pompeia é um ponto de passagem obrigatório para quem visita Nápoles e, por isso, não pode faltar em nenhum guia. Como o inverno é época baixa na cidade, pode visitar o local à vontade e, com um bom casaco, o resto é só desfrutar de um lugar único na terra.

Pompeia era uma antiga cidade romana que foi destruída por uma erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. e enterrada sob cinzas vulcânicas. Tudo ficou enterrado até que muitos, muitos séculos depois foi descoberto. Apesar do que se esperava, tudo ainda se encontra em excelente estado e podemos testemunhar a vida quotidiana da sua população. No entanto, há também algumas cenas chocantes que ficarão na sua mente quando as visitar.

Pompeia pode ser alcançada de comboio a partir da estação central da cidade e de autocarro, embora eu recomende a primeira opção. Se preferir uma experiência mais confortável, pode sempre reservar uma excursão a Pompeia a partir de Nápoles.

Reservar uma excursão a Pompeia a partir de Nápoles

4. Encontre a sua Belém especial

Rua dos Presépios| ©Luca Aless
Rua dos Presépios| ©Luca Aless

Um passeio pela Rua dos Presépios é quase obrigatório em Nápoles no inverno. Na exposição, os artistas trabalham diante dos seus olhos e exibem os seus clássicos napolitanos, como donna Carmela (a padeira que traz prosperidade ao presépio), Il pescatore (pescador de almas) ou Il monaco, que representa a comunhão entre o profano e o sagrado.

A capital da Campânia é também conhecida como a cidade dos presépios. Durante todo o ano, os artesãos esculpem figuras e, em dezembro, abrem as portas das suas oficinas.

Se esses membros não estavam suficientemente curiosos, prestem atenção porque Polichinela, Cristiano Ronaldo, Papa Francisco, Trump e uma centena de outras personagens fazem parte da infinita coleção destes presépios.

Como chegar a estes ateliers

A pé da estação ferroviária de Mergellina, dirija-se à Piazza Carlo III e continue até à Via San Gregorio Armeno, na zona histórica única de SpaccaNapoli, a 5 minutos a pé da sala do Cristo Velado.

Reservar uma visita guiada a Nápoles

5. Provar os sabores natalícios de Nápoles

Natal em Nápoles| ©Dave Kavlich
Natal em Nápoles| ©Dave Kavlich

As ruas de Nápoles enfeitam-se para o Natal com canções de natal, comida e mercados de pulgas como na maioria dos países, mas o que é especial em Nápoles é a sua comida. Eis a oferta gastronómica que encontrará durante esta época do ano:

  • Cassatine
  • Struffoli
  • Roccocò
  • Cuoppo di mare
  • Panettone
  • Pandoro
  • Cannelloni com bacalhau, sultanas e pinhões

Nem sequer posso entrar em pormenores sobre as opções. A oferta gastronómica é muito rica e variada, mas para a conhecer em profundidade recomendo que faça amizade com um napolitano ou que reserve uma visita gastronómica a Nápoles.

Reservar uma visita gastronómica a Nápoles

6. Apaixone-se em Nápoles no Dia dos Namorados

L'Antica Pizzeria Da Michele| ©KaatjeNL
L'Antica Pizzeria Da Michele| ©KaatjeNL

É difícil resistir aos encantos de Nápoles. "Estou apaixonada e estou a comer um pãozinho com a minha pizza", disse Julia Roberts quando visitou a L'Antica Pizzeria Da Michele no filme Come, Pray, Love. A atmosfera napolitana é sedutora. E no Dia de S. Valentim não o é menos, e a cidade veste-se de vermelho intenso, como garantia do seu amor eterno pela vida.

A capital da Campânia é uma cidade evocativa, perfeita para criar memórias memoráveis com a sua cara-metade. Na verdade, pode surpreender o seu parceiro com uma escapadela romântica de fim de semana, pois há muitas coisas para fazer e ver em Nápoles em 3 dias. Aqui ficam algumas ideias do que pode fazer para o surpreender no inverno nesta cidade apaixonante:

  • Declarar o vosso amor ao pôr do sol no imponente Castel Dell 'Ovo, Castel San Martino e Castel Sant 'Elmo, passando pelo parque Monte Echia, até à elegante Via Chiaia e San Pasquale a Chiaia.
  • Dê um passeio romântico pelo antigo bairro espanhol de Nápoles, Via Toledo e Via Roma.
  • Se não quiser perder nada, vá de Nápoles a Capri. Embora seja fria no inverno, o amor desta ilha dar-lhe-á a privacidade e a distinção de que necessita com o seu parceiro.

Reservar uma escapadela a Capri a partir de Nápoles

7. Participe no Carnaval

Máscara de Carnaval| ©domingo leiva
Máscara de Carnaval| ©domingo leiva

Em Nápoles, até os problemas são retratados com graça e o Carnaval tornou-se um evento social onde a consciência é convidada através de danças, desfiles, arte e boas vibrações.

Nos seus anos de existência, o Carnaval de Nápoles mudou a paisagem social. Foi um marco que se tornou não só um ponto de encontro para as famílias e as organizações dos bairros locais, mas que, a nível nacional, é um exemplo de que a cidadania e a folia podem andar de mãos dadas com o compromisso de melhorar os estilos de vida e o ambiente.

Uma viagem a Sorrento e à Costa Amalfitana também lhe permitirá desfrutar do Carnaval, mas de uma forma diferente, uma vez que aí é mais glamoroso e luxuoso.

Reservar uma excursão a Sorrento e à Costa Amalfitana

8. Desfrutar de um belo prato de amêijoas frescas

Prato de amêijoas frescas| ©Fernando Medina
Prato de amêijoas frescas| ©Fernando Medina

Procura um prato reconfortante, sazonal e de assinatura napolitana? A resposta é "Spaghetti alle Vongole". Embora o prato de amêijoas possa ser apreciado durante todo o ano, a época das amêijoas selvagens é no inverno, razão pela qual os napolitanos preferem apreciá-lo nesta altura do ano e faz parte do seu prato tradicional de Ano Novo.

É um prato simples: uma combinação de amêijoas, alho, azeite, vinho branco, pimenta preta e salsa servida numa cama de esparguete. Embora pareça modesto, quando bem confeccionado, é um manjar dos deuses.

O Spaghetti alle Vongole é popular em toda a Itália, mas é originário da Campânia. Nalgumas regiões, a receita original foi alterada com a adição de natas ou o tipo de massa, mas o clássico está disponível nos melhores restaurantes da cidade.

Reservar uma visita gastronómica a Nápoles

9. Inscreva-se na temporada de teatro napolitano

Teatro Bellini di Napoli| ©CiroCozzolina
Teatro Bellini di Napoli| ©CiroCozzolina

No inverno, as ruas napolitanas começam a respirar uma atmosfera particular que nos leva a perdermo-nos nas suas tradições consagradas pelo tempo. Os festivais fazem parte delas e, se estiver interessado em desligar-se da visão turística para conhecer a cultura local durante algum tempo, fazem parte da experiência audiovisual sazonal.

Entre estes festivais encontra-se o Festival de Teatro da Campânia que Nápoles espalha todos os anos pelos seus bairros. A temporada de inverno deste festival apresenta peças de teatro, dança e exposições de arte onde se combinam arte clássica e contemporânea. Os locais tradicionais de Nápoles são:

  • Teatro Bellini
  • Teatro San Carlo
  • Teatro Mercadante

Ocasionalmente, as peças são representadas em locais não convencionais da cidade, para surpresa dos festivaleiros. O Castel Sant 'Elmo, ou o Bourbon Hospice for the Poor, bem como igrejas e vários monumentos históricos emprestaram os seus espaços ao festival.

10. Dar as boas-vindas ao Ano Novo em terras napolitanas

Fogos de artifício em Nápoles| ©Dilexa
Fogos de artifício em Nápoles| ©Dilexa

Neste cantinho mágico de Itália, a passagem de ano é um acontecimento de primeira ordem, onde o fogo de artifício está por todo o lado.

Depois do jantar, as festividades decorrem na Câmara Municipal. Na Piazza Plebiscito realiza-se o maior concerto tradicional de Ano Novo, mas não é só nesta praça central que se realizam as actividades, a festa prolonga-se até de madrugada por toda a cidade de Nápoles.

O fogo de artifício no Castel Dell 'Ovo é tão ruidoso e espetacular como se pode imaginar. E os palcos de música em Borgo Marinari, Piazza Vittoria e Via Partenope também marcam presença nesta noite.

11. Festejar a Epifania na Piazza Mercato

Piazza Mercato| ©Baku
Piazza Mercato| ©Baku

A Epifania é uma festa muito especial. É sempre recebida com alegria, mas também com um pouco de tristeza, porque marca o fim das férias de Natal. Poucas pessoas conhecem melhor o significado da Epifania do que o sul de Itália, e Nápoles é o melhor local para as celebrações.

Embora a lenda diga que os Reis Magos chegaram a Belém e entregaram os seus presentes ao Menino Jesus, em Nápoles é altura de comprar as melhores pechinchas do ano na Piazza Mercato.

A Piazza Mercato alberga um dos maiores mercados de Natal de Nápoles, que vende doces, roupas, brinquedos, arte e curiosidades com desconto na noite de 5 de janeiro. Os visitantes gostam de frequentar este local para conhecer o folclore napolitano e os seus costumes enraizados.

Como chegar à Piazza Mercato

Via Corso Umberto I e Via Antonietta de Pace, encontra-a rapidamente. O mercado fica mesmo em frente à Igreja de Santa Maria del Carmine, uma das igrejas mais tradicionais de Nápoles.

12. Visitar a Feira do Chocolate

Feira do Chocolate| ©Fabiana Bianchi
Feira do Chocolate| ©Fabiana Bianchi

Para terminar a lista de coisas para ver e fazer em Nápoles no inverno, o incontornável toque doce não podia faltar com a Feira do Chocolate. Durante o mês de fevereiro, no bairro de Vomero, os visitantes podem deliciar-se com as iguarias preparadas pelos chocolatiers que dão vida à "Chocolândia".

Na feira, encontrará muitos stands com uma variedade de apresentações, preços e combinações criadas por mestres pasteleiros de toda a Itália. Alguns deles oferecem também demonstrações de cozinha.

Do tradicional chocolate branco ou negro ao mais particular com nozes, pistácios, licores e muito mais, esta feira é um guilty pleasure que faz as delícias dos seus visitantes.

Como chegar à feira

O ponto de encontro varia anualmente, mas é sempre entre as gelatarias e esplanadas de Vomero, a 15 minutos a pé do Castel Sant'Elmo ou a 5 minutos a pé do Museu Nacional de Cerâmica Duca di Martina em Villa Floridiana.

Como é que está o tempo em Nápoles no inverno?

Ruas de Nápoles| ©Carlo Raso
Ruas de Nápoles| ©Carlo Raso

O inverno em Nápoles combina chuva e clima ameno. Entre novembro e março, as temperaturas variam entre 4,3 °C e 12,5 °C.

O que devo levar na mala para o inverno em Nápoles?

Bagagem no aeroporto| ©Dimitri Karastelev
Bagagem no aeroporto| ©Dimitri Karastelev

Quando se viaja para Itália no inverno, é altura de tirar da mala as galochas, as galochas, as luvas, os guarda-chuvas e os cachecóis. Nápoles é uma cidade quente, mas durante o inverno pode apanhar aguaceiros frios.

Leve roupa resistente à chuva, com uma camada exterior para impedir a entrada da chuva e do vento e camadas interiores, bem como meias e camisolas para se manter quente.

Por outro lado, não se esqueça de uma roupa elegante, especialmente se quiser jantar num bom restaurante ou simplesmente misturar-se com os napolitanos.

Pratos típicos de inverno a não perder em Nápoles

cassatine| ©Giuseppe Calderaro
cassatine| ©Giuseppe Calderaro
  • O cassatine: um bolo doce com ricota, maçapão e frutas cristalizadas.
  • Struffoli: deliciosos pastéis fritos de mel e laranja.
  • O roccocò: donuts doces com amêndoas, laranja e o seu famoso ratatouille.
  • Capitone: enguia assada ou frita temperada com ervas finas, uma iguaria de Natal que pode ser apreciada em feiras gastronómicas.
  • O Spaghetti alle Vongole: como vimos, o clássico da época, um prato de amêijoas frescas com esparguete, ervas frescas e o molho da casa, um prato que não desilude os amantes de marisco.