Dicas para visitar Pompéia
Uma visita a Pompeia é um must no passaporte de qualquer viajante. No entanto, há algumas dicas que o ajudarão a tornar a viagem muito mais completa e inesquecível. Tome nota delas!
Pompeia dispensa apresentações: é uma das cidades romanas mais bem conservadas, apesar de ter sido completamente petrificada pela lava do Vesúvio no ano 79. Hoje pode ser visitada, percorrer as suas ruas autênticas, visitar alguns dos seus templos, teatros e casas e perceber como era a vida dos seus cidadãos.
Para tirar o máximo partido da sua viagem a Pompeia, tome nota das seguintes dicas essenciais e garanto-lhe que a sua visita irá decorrer sem problemas.
1. Uma visita guiada é sempre melhor do que uma visita por conta própria
Um lugar com tantos detalhes, história e contexto é muito mais agradável com um guia especializado que o acompanha e explica o que está a ver em todos os momentos. Há tanto para ver e fazer em Pompeia que, se visitar sozinho, estará a perder muito do significado do local.
Além disso, o guia irá contar-lhe mais sobre a vida quotidiana dos cidadãos, como a erupção do vulcão os afectou e o que aconteceu a Pompeia depois desse episódio fatídico.
Acredite, se chegou até aqui, tenha um guia para visitar o local e a sua experiência será muito mais interessante. Veja o meu artigo se estiver a pensar em reservar uma excursão a Pompeia a partir de Roma.
2. Reservar os bilhetes ou a visita com antecedência
Seja qual for a sua decisão, reserve o mais cedo possível. Mais de 4 milhões de visitantes vêm a Pompeia todos os anos e você não quer chegar lá e perder os ingressos ou ter que fazer uma fila interminável para entrar cansado. Pode ler mais sobre como obter bilhetes para Pompeia aqui.
Como eu disse, uma visita guiada fará com que você aproveite muito mais o lugar, mas se você estiver em Nápoles ou vindo de Roma, participar de uma visita guiada que inclua a viagem de ida e volta simplificará a logística e ajudará você a não ter que se preocupar com nada.
Lembre-se de que é melhor reservar online para poder comparar preços, horários, disponibilidade e tipos de itinerários (algumas excursões incluem uma subida ao vulcão ou até mesmo um passeio ou uma refeição em Nápoles) - terá muito por onde escolher!
3. Proteja-se do sol e do calor
É óbvio que faz muito calor no verão, mas também deve saber que Pompeia não tem muita sombra, por isso, depois de várias horas a passear pela cidade, vai agradecer por estar bem preparado contra o sol e as altas temperaturas.
Use roupas frescas e confortáveis, evite cores escuras, leve um chapéu ou boné, protetor solar e muita água fresca. Estão disponíveis no local garrafas de água e refrigerantes.
julho e agosto tendem a ser os meses mais quentes e o meio do dia é inevitavelmente o mais difícil, mas se estiver bem preparado não terá problemas. Na primavera e no outono, as temperaturas são geralmente muito mais amenas, mas mesmo assim, não se esqueça de um chapéu para o proteger do sol, e verifique a previsão do tempo alguns dias antes da sua visita para se preparar.
4. Calçado confortável: indispensável para esta excursão
A Itália conhece-se e desfruta-se a pé. E Pompeia não é exceção. As suas ruas empedradas, os vestígios arqueológicos, os palácios e templos que ainda se mantêm de pé... Tenha em conta que a visita à cidade será feita inteiramente a pé pelas ruas empedradas da época.
Por isso, como pode imaginar, o calçado confortável será o seu maior aliado nesta excursão. Se for na estação quente, esta regra torna-se ainda mais essencial. Evite sandálias que não caiam bem, saltos altos (claro), sapatos estreitos, etc.
Ponha-seà vontade e prepare-se para desfrutar de um lugar único do qual vai querer levar muitas recordações (mas não os pés insuportavelmente doridos!).
5. Aproveite ao máximo a sua visita a Pompeia se for com crianças
Uma visita a Pompeia é sempre um ótimo dia para os mais pequenos, mas como qualquer passeio com crianças, tem os seus truques. Agasalhe-os bem no inverno e proteja-os do sol e do calor no verão: vai passar a maior parte do dia ao ar livre. A água fresca e o lanche são imprescindíveis na mochila.
Também vão precisar de sapatos confortáveis (o carrinho de bebé pode caber, embora as ruas empedradas nem sempre sejam confortáveis) e de calma, porque vão precisar de fazer uma pausa ao longo do percurso.
Uma boa ideia é contar-lhes um pouco da história do local antes de chegarem, para que fiquem imersos no contexto e compreendam um pouco melhor o que vão ver. Aqui está um artigo com mais dicas para visitar Pompeia com crianças, aproveite!
6. Ir à cratera do Vesúvio
O Vesúvio define a linha do horizonte que enquadra a cidade de Pompeia, e espreitar a sua cratera fará toda a diferença na sua visita. Se se sentir suficientemente forte (a subida é bastante íngreme, por isso tenha em atenção que requer algum esforço), será recompensado com as melhores vistas da zona.
Aproveite para recarregar baterias depois da visita a Pompeia e antes da subida ao vulcão, mas não deixe de a fazer - garanto-lhe que vale a pena e que, quando chegar ao topo, vai ficar contente por ter subido. Na descida, espera-o uma boa pizza para compensar o esforço. Aqui está um artigo que lhe dá todas as informações sobre a visita ao Monte Vesúvio.
A propósito, se quiser saber mais sobre a cidade e a origem da tragédia, uma boa ideia é ver o filme Pompeia antes da sua viagem.
7. Evitar os fins-de-semana
Esta é provavelmente a regra número 1 a seguir quando se trata de visitar uma atração turística e este caso não é diferente. Ao contrário de outros lugares como museus ou até mesmo o próprio Coliseu, nunca se sentirá lotado aqui, pois tudo é ao ar livre. Mas caminhar pelas ruas de pedra de Pompeia com menos pessoas dar-lhe-á uma experiência mais real, ligando-o mais ao local e colocando-o no papel da visita. Leia mais sobre a melhor altura para ir a Pompeia aqui.
Isto também se aplica a feriados públicos, fins-de-semana prolongados ou períodos de época alta, quando pode haver mais turistas do que o habitual. Em qualquer caso, lembre-se que reservar o seu bilhete ou visita guiada com antecedência tornará a experiência muito melhor.
De facto, se puder evitar o calor do verão, ficará grato: as temperaturas, o sol e o número de visitantes podem tornar a visita mais sufocante.
8. Aproveite para conhecer Nápoles (ou pelo menos as suas pizzas)
A proximidade de Nápoles e Pompeia (a apenas 23 km) faz de Nápoles um ótimo lugar para terminar o dia depois de uma visita exaustiva aos vestígios arqueológicos de Pompeia.
O seu ambiente animado, as suas praças monumentais e os seus bairros autênticos transportam-no para uma outra Itália que vai adorar explorar. Mesmo que não disponha de muito tempo, se conseguir encaixá-lo na sua agenda, não hesite em fazer uma visita a esta cidade emblemática.
E, sobretudo, aproveite para se sentar numa das suas típicas esplanadas com toalhas de mesa axadrezadas e pedir uma autêntica pizza napolitana.
9. Não carregue demasiado peso na mochila
A caminhada pode ser longa e, embora possa pensar que vai precisar de muitas coisas ao longo do dia, se estiver bem calçado e protegido com um chapéu, não vai precisar de muito mais.
Leve uma garrafa de água consigo, mas pode comprar mais garrafas frescas no local quando precisar, por isso não precisa de levar muito peso, especialmente se viajar de transportes públicos, onde não poderá deixar nada no autocarro ou no comboio.
Toda a Pompeia é feita a pé e se for subir ao Vesúvio, a subida é bastante exigente, por isso vai ficar contente por ter pouca bagagem.
10. Tire as melhores fotografias de Pompeia e guarde a sua máquina fotográfica
As maravilhas que vai ver em Pompeia vão fazê-lo querer brincar com a sua máquina fotográfica, tirar fotografias de diferentes perspectivas das ruas empedradas, dos templos, dos teatros, do anfiteatro, do fórum.... Mas não ceda à tentação de estar sempre à procura da melhor moldura.
Para mim, as melhores fotografias de Pompeia são tiradas de uma perspetiva mais distante que nos dá um enquadramento de todo o complexo arqueológico, da sua vastidão e do famoso Vesúvio ao fundo. São essas as paisagens que vai evocar quando regressar a casa, uma e outra vez.
Quanto ao resto da excursão, capte os lugares essenciais, aqueles que mais o marcam, e guarde a sua máquina fotográfica para continuar a desfrutar da excursão e a ouvir o seu guia!