Mais sobre: O que fazer em Pompeii
Pompeia não deixa ninguém indiferente: é difícil acreditar que esta cidade petrificada pela lava do Vesúvio era há quase dois mil anos um lugar cheio de vida em pleno Império Romano. A erupção do vulcão paralisou a vida quotidiana das suas ruas e das suas gentes, deixando o panorama que vemos hoje.
Graças à boa conservação dos seus restos e ao trabalho árduo de historiadores e arqueólogos ao longo da história, hoje podemos reconstituir como era a vida social e os costumes dos cidadãos de Pompeia.
Tome nota dos pontos de visita obrigatória se estiver a planear uma viagem a Pompeia.
1. Caminhe pelas suas ruas empedradas para descobrir a cidade que foi enterrada sob a lava
Assim que chegar, verá a imensidão do sítio arqueológico, que foi o único que ficou completamente petrificado. Antes de iniciar a sua visita exaustiva e de se dedicar à descoberta de todos os recantos, aproveite para se familiarizar com a zona, apreciar o panorama das suas ruas com o Vesúvio como pano de fundo?
Se chegou aqui de manhã cedo, ainda não estará muito cheio e o silêncio das primeiras horas do dia fá-lo-á viajar no tempo só de passear pelas ruas antigas da cidade. Se planeia fazera visita sozinho, sem um guia ou um audioguia, é uma boa altura para se familiarizar com um mapa e tentar localizar as principais atracções da cidade e marcar o itinerário que irá seguir durante o resto do dia.
2. Maravilhe-se com o seu anfiteatro
Sabia que o anfiteatro romano em Pompeia é o mais antigo anfiteatro romano sobrevivente no mundo? O famoso Coliseu em Roma foi construído quase um século depois dele! Só por isso já vale a pena uma visita exclusiva.
Uma parte importante da vida social e de lazer da cidade tinha lugar aqui, com espectáculos, jogos e, claro, batalhas. Este anfiteatro podia acolher até 20.000 pessoas na plateia. À primeira vista, não é tão grande nem tão impressionante como o Coliseu de Roma; as bancadas são mais pequenas e na sua base há apenas relva e areia.
Mesmo assim, é possível entrar sem qualquer problema e garanto-vos que vale bem a pena. Coloque-o na sua lista de coisas para ver na sua visita a Pompeia.
3. Não perca nenhum dos destaques
O Fórum
Passeando pelo fórum, verá os restos de colunas e outras construções que foram erguidas na parte mais social da cidade. Os restos de colunas, estátuas e templos ajudam-nos a ter uma ideia do tamanho majestoso de alguns dos monumentos e edifícios da época.
Os templos
A religião era fundamental para os cidadãos da época e estes passavam grande parte do seu tempo livre a rezar nos templos.
Ao longo do passeio pela cidade de Pompeia verá os restos de alguns deles, sendo o Templo de Apolo o mais antigo e importante: foi construído entre os séculos VIII e VII a.C. e hoje pouco resta da sua estrutura, mas vale a pena visitá-lo.
Os banhos termais
Por toda a cidade de Pompeia existiam várias termas (ou banhos públicos) onde também se desenrolava grande parte da vida social da cidade. Os vestígios de várias delas ainda se conservam, mas sem dúvida que as mais bem conservadas são as "Terme Sabiane", por isso, se tiver tempo para parar numa delas, não hesite e faça-o nestas.
O Lupanar
Já deve ter percebido que o lazer e a vida social ocupavam uma grande parte do tempo dos cidadãos da Roma Antiga e, claro, o mesmo acontecia em Pompeia. Na sua vida quotidiana, os cidadãos participavam em espectáculos, reuniões, celebrações religiosas, etc., onde se encontravam com outros cidadãos (sempre divididos por classes sociais) e este local é a prova disso.
O Lupanar é um antigo bordel onde os cidadãos iam com frequência. Atualmente está bastante bem conservado e é possível entrar no seu interior. Note-se que alguns mosaicos e as camas (agora petrificadas, claro) ainda estão preservados. Incrível mas é verdade!
Os seus teatros (Teatro Grande e Teatro Piccolo)
Ambos estão ainda muito bem conservados. Em tempos, foram utilizados para espectáculos teatrais e, atualmente, o Teatro Grande ainda acolhe eventos ao vivo. Consegue imaginar assistir a um pequeno concerto ou a uma peça de teatro num teatro com dois séculos de história?
Não se deixe enganar pelo nome, apesar de se chamar Teatro Grande, a capacidade é de apenas 5.000 pessoas e quando há um evento, o ambiente é muito íntimo e especial. Verifique o programa no site oficial do teatro, caso tenha a sorte de assistir a um evento durante a sua visita a Pompeia.
Os mosaicos e os pormenores da Casa do Fauno
Como uma das casas mais majestosas preservadas na cidade, uma visita à Casa do Fauno é uma obrigação. Estima-se que tenha sido construída no século II a.C. Foi outrora uma das vilas mais ricas e luxuosas da cidade e o seu interior albergava verdadeiras obras de arte que ainda hoje se conservam. Algumas delas foram transferidas para o Museu Arqueológico de Nápoles, mas no seu interior ainda se podem ver algumas estátuas e mosaicos que valem uma visita.
4. Maravilhe-se com os restos humanos petrificados pela lava
Um dos lugares que mais atrai a atenção dos visitantes de Pompeia é o Orto dei Fuggiaschi (ou o "jardim dos fugitivos" em inglês). Aqui pode ver os corpos petrificados de 13 pessoas (adultos e crianças) que tentaram fugir da lava do Vesúvio durante a sua erupção.
Se está preocupado com o facto de estas figuras poderem ofender a sua sensibilidade, a verdade é que, apesar de se verem perfeitamente os corpos das figuras, o facto de estarem cobertos de pedra reduz o detalhe da imagem, pelo que isso não deverá ser um problema.
5. Desfrute da deliciosa gastronomia da zona
É um facto que a Itália é um ótimo lugar para comer, mas se for à região de Nápoles, a comida é ainda melhor. A cozinha do berço da pizza é uma delícia, e não se pode sair de Pompeia sem saborear uma boa refeição típica.
Mas, tal como em muitos locais frequentados por turistas, há também uma proliferação de estabelecimentos de fast-food ou de restaurantes demasiado caros que não oferecem qualidade suficiente. É por isso que elaborei uma lista dos melhores lugares para comer em Pompeia que não se pode perder.
Se estiver visitando por conta própria ou em uma excursão não gastronômica, dê uma olhada na lista e reserve com antecedência para garantir uma mesa nos melhores lugares e deixar Pompeia com um bom gosto na boca. Encontrará muitas massas e pizzas, mas também cozinha mediterrânica, pratos mistos e uma grande variedade de gelados, doces e sobremesas, se preferir um lanche ou um lanche da tarde para repor as energias depois da sua visita.
6. Aproveite ao máximo a sua visita com crianças
Visitar Pompeia com crianças é uma ótima idéia, mas como tudo o mais, tem seus truques. Vai estar ao ar livre durante praticamente todo o dia, pelo que terá de proteger os seus filhos do frio e do calor. O calçado confortável será o seu melhor aliado, e levar alguns snacks na mochila é um salva-vidas altamente recomendado.
Para além de tudo isto, recomendo que lhes contem alguma coisa sobre a história de Pompeia antes da visita, para que saibam o que vão ver (a história dos vulcões costuma fascinar as crianças) e isso irá mantê-las entretidas.
Para além destas dicas para visitar Pompeia com crianças, recomendo também que leia o meu artigo com as melhores dicas para visitar Pompeia e tirar o máximo partido da sua visita às ruínas do Vesúvio.
7. Subir à cratera do Vesúvio
A razão pela qual milhões de pessoas ainda hoje visitam Pompeia é, sem dúvida, o Vesúvio, que quando entrou em erupção há quase dois mil anos paralisou a vida da cidade, deixando os seus edifícios e habitantes enterrados sob a lava.
A pouco mais de 20 quilómetros de Pompeia, o Parque Nacional do Vesúvio está aberto aos visitantes, que podem subir ao Vesúvio para obter as melhores vistas da área e uma vista deslumbrante do vulcão.
Existem algumas excursões de Nápoles a Pompeia e de Roma que, para além de visitarem as ruínas, incluem uma subida ao Vesúvio e são 100% recomendadas. Os viajantes que visitam a área por conta própria também podem chegar lá de autocarro, carro particular ou mesmo de táxi para fazer a subida até ao topo. Se estiver à procura de algo um pouco diferente, existem até algumas actividades muito interessantes de equitação no Vesúvio. Como pode ver, há muitas maneiras de ver este incrível vulcão.
8. Mergulhe na cultura de Pompeia com uma visita guiada.
Se está indeciso entre visitar um monumento ou uma atração sozinho ou com um guia especializado, para mim não há comparação: a experiência é muito melhor quando lhe contam e explicam o que está a ver, lhe dão pormenores sobre o contexto e a história do local e o mergulham na sua cultura.
Em Pompeia, uma cidade com uma história tão trágica e uma cultura tão relevante e distinta como a do Império Romano, é imprescindível fazer uma visita guiada ou um audioguia. Felizmente, a procura turística para visitar Pompeia é tal que encontrará inúmeras possibilidades de participar numaexcursão organizada a Pompeia a partir de Roma ou numa excursão com tudo incluído a Pompeia a partir de Nápoles. Se planeia chegar lá por conta própria, ao comprar os bilhetes para Pompeia, descubra se existe a possibilidade de pagar um suplemento e ter um guia especializado ou de utilizar o guia áudio oferecido à entrada.
9. Visitar a vizinha Nápoles
Nápoles é uma das cidades mais visitadas de Itália. As suas ruas e praças espectaculares, os seus bairros autênticos como o Quartiere Spagnolo, as suas vistas para o mar e a sua cozinha excecional fazem dela um ponto turístico que poucos viajantes querem perder.
Fica a pouco mais de meia hora de Pompeia e pode ser alcançada por avião, comboio ou estrada, por isso não há desculpa para a deixar fora do seu itinerário.
Perto de Nápoles, há ilhas paradisíacas de contos de fadas, como Ischia, Procida e Capri, e a pitoresca Costa Amalfitana, com os seus penhascos intermináveis de casas coloridas que vão roubar o seu coração. Até mesmo as cidades de Salerno e Sorrento, de onde também partem excursões para Pompeia.
10. Complete o passeio com uma visita a Herculano
Herculano é outra das cidades históricas que foram vítimas da erupção do Vesúvio. Mesmo no sopé do vulcão estava esta cidade rica e próspera que tinha melhores construções e edifícios do que a própria Pompeia. Tudo foi destruído e petrificado sob a lava, mas hoje também é possível visitar seus restos arqueológicos, que estão muito bem preservados.
Se planeia subir o Vesúvio, terá de seguir a estrada que passa por Herculano, por isso é a desculpa perfeita para fazer uma pausa e desfrutar de um passeio por esta cidade que também ficou congelada no tempo em 79 d.C.