Mais sobre: Bilhetes e visitas à Ópera de Roma
O vibrante veludo vermelho, a famosa cúpula dourada com frescos de Annibale Brugnoli e um majestoso candelabro de Murano com 27.000 gotas de vidro são os elementos essenciais para uma noite de ópera cheia de paixão e sentimento. Não se deixe enganar pela sua fachada sóbria, a Ópera abriga um espaço de sonho para que possa desfrutar das melhores óperas do mundo em grande estilo.
Continue a ler este artigo para saber como comprar os seus bilhetes, como chegar ao teatro, o que ver nos arredores... Vou contar-lhe todos os detalhes para que possa desfrutar deste plano essencial que se destaca entre todas as coisas para ver e fazer em Roma.
Quanto custam os bilhetes para o Teatro da Ópera?
Esqueça a ideia de ter de poupar durante um ano inteiro para desfrutar dos melhores espectáculos de ópera. O Teatro dell'Opera oferece bilhetes acessíveis para todos os orçamentos, com lugares que vão desde 22 euros a 160 euros.
A diferença de preço de um bilhete para outro deve-se ao lugar escolhido (as últimas filas da galeria são as mais baratas e as primeiras filas das bancadas as mais caras) e ao número de representações da obra.
A mesma peça de teatro no dia da estreia pode custar entre 4 e 35 euros mais do que nos espectáculos seguintes. Mas não se preocupe com o som, pois o teatro foi construído em forma de ferradura para funcionar como câmara de ressonância, pelo que, independentemente do lugar que escolher, poderá ouvir a ópera em toda a sua glória.
Os preços dos bilhetes para o ballet variam da mesma forma que para os espectáculos de ópera, mas os preços são ligeiramente mais baratos, variando entre 20 e 100 euros para os melhores lugares na estreia do espetáculo.
Beneficie de um desconto de 25%:
Para levar a ópera e o ballet a todos os públicos, o teatro oferece um desconto de 25% nos bilhetes aos jovens com menos de 25 anos, aos estudantes com menos de 30 anos e às pessoas com mais de 65 anos de idade.
Não se esqueça de trazer um documento de identificação válido para beneficiar deste desconto. Esta redução não pode ser aplicada a estreias nem a lugares no balcão ou na galeria.
Tire partido do Cartão da Ópera:
Se é um amante de ópera e planeia assistir regularmente, o Cartão Ópera pode ser o seu grande aliado.
Com um preço de 10€ para adultos e 5€ para jovens com menos de 25 anos, pode usufruir de descontos de 10% nos seus bilhetes para a Ópera e para a Terma de Caracalla (não incluindo estreias e lugares no balcão e na galeria), descontos de 30% nos bilhetes para a Academia Filarmónica Romana, entre outros.
Consulte o sítio Web da Ópera de Roma para conhecer as outras vantagens do Cartão Ópera. Pode adquirir o seu cartão na bilheteira do teatro.
Subscrever o Teatro da Ópera:
Apaixonou-se pela ópera, pelos bailados e por todos os seus espectáculos? Não se preocupe, porque o Teatro de la Ópera tem diferentes assinaturas disponíveis para que não perca nenhuma das suas obras.
Escolha a opção que melhor se adapta às suas preferências, a ópera completa, os fins-de-semana ou, se preferir, os espectáculos de ballet.
Como adquirir bilhetes para o Teatro de la Ópera:
Se a ópera está na sua agenda durante a sua visita a Roma, não deixe os bilhetes para a última hora, pois mesmo que os possa comprar na bilheteira, tendem a esgotar-se rapidamente.
Aqui estão as diferentes opções para comprar os seus bilhetes sem qualquer problema online, na bilheteira do teatro ou para os reservar à distância.
Comprar os bilhetes na bilheteira
Se estiver em Roma e preferir ter os seus bilhetes em mãos, dirija-se à Piazza Beniamino Gigli, 1, para comprar os seus bilhetes. A bilheteira está aberta de segunda a sábado das 10 às 18 horas e aos domingos das 9 às 13 horas. Atenção, a bilheteira está encerrada nos feriados.
Pode pagar os seus bilhetes:
- Em dinheiro.
- Com uma transferência bancária não transferível para a Fundação Teatro da Ópera de Roma.
- Por cheque à Fundação Teatro Ópera de Roma (é necessário ter sempre consigo o bilhete de identidade).
- Com cartão de crédito e débito: American Express, Visa, Maestro, Mastercard, BankAmericard, CartaSi, Diners.
Se os bilhetes forem para espectáculos no mesmo dia, dirija-se à Ópera uma hora antes ou até 15 minutos depois do início do espetáculo.
Comprar os bilhetes em linha
Se preferir comprar os seus bilhetes online com antecedência para evitar filas ou surpresas, pode ir ao sítio Web e ver todos os espectáculos disponíveis, lugares, datas, etc.
Comprar ou reservar os seus bilhetes por telefone:
Também pode comprar os seus bilhetes por telefone através do número 06 48160255. Lembre-se de que este número é uma linha italiana e que as comissões podem ser cobradas quando se telefona do estrangeiro, sendo necessário introduzir o indicativo do país.
Os bilhetes comprados por telefone devem ser levantados na bilheteira 48 horas antes do espetáculo.
Como chegar à Ópera
Situado na Piazza Beniamino Gigli 7, no antigo bairro Esquilino, o Teatro da Ópera é facilmente acessível por transportes públicos.
Se tiver o Roma Pass, terá acesso gratuito a todos os transportes públicos (metro e autocarros) de Roma enquanto o seu cartão estiver ativo.
Note-se que os transferes para os aeroportos e os comboios regionais não estão incluídos. Também pode adquirir o Omnia Card para beneficiar de transportes públicos gratuitos.
Para a Ópera de metro
Uma das formas mais rápidas de se deslocar em Roma é de metro. Para chegar à Ópera de Roma, recomendo que apanhe a linha A até à paragem Repubblica Teatro Dell'Opera, que se situa junto ao teatro.
Pode comprar bilhetes nas estações de metro e também nas tabacarias e quiosques assinalados com um sinal azul com um T. Para mais informações, consulte este guia sobre como utilizar o metro em Roma.
Todas as opções para chegar de autocarro
Dependendo de onde estiver na cidade, pode apanhar diferentes linhas de autocarro, aqui mostro-lhe todas as rotas disponíveis.
No entanto, se planeia ir de autocarro para o teatro, recomendo que vá com tempo suficiente, uma vez que o tempo de espera entre autocarros pode chegar aos 20 minutos ou mais.
- Da Via Nazionale: H, 40, 60, 60, 64, 70, 71, 170, 116T
- Da Via Depretis: 70, 71
- Da Via Cavour: 16, 75, 84, 150 (feriado), 360, 590, 649, 714
- Da estação de comboios (Stazione Termini): 16, 38, 75, 75, 86, 90, 90, 217, 310, 360, 649, 714
De táxi a partir de qualquer ponto da cidade
A praça de táxis mais próxima da Ópera de Roma é a 6645, sem dúvida a opção mais cómoda para viajar.
O parque de estacionamento perfeito para quem vem de carro
Se preferir viajar no seu próprio veículo, não se preocupe com o estacionamento, pois o teatro oferece um desconto de 50% no parque de estacionamento Garage Mediterraneo. Dirija-se à Calle Massimo D'Azeglio 12 e deixe o seu carro sob total segurança e vigilância.
Visite o Arquivo Histórico e Audiovisual do Teatro da Ópera
Mais de 11.000 esboços de cenografia, fotografias de espectáculos, 84.000 peças de vestuário, áudios, vídeos e muito mais esperam por si neste magnífico catálogo que reúne toda a documentação histórica do Teatro dell'Opera di Roma. Se é apaixonado por ópera, não pode perder esta coleção enciclopédica, mais de 100 anos de história da memória artística num arquivo aberto ao público para que possa desfrutar dos eventos que tiveram lugar desde o dia da abertura do teatro em 1880.
Dicas e recomendações para visitar a Ópera
Para desfrutar de uma noite de ópera em grande estilo, trago-lhe todas as recomendações e informações necessárias para que nada o apanhe de surpresa:
- Lembre-se de que é proibido fil mar ou fotografar os espectáculos, pelo que qualquer equipamento fotográfico ou de vídeo será guardado no guarda-roupa do teatro. A utilização de telemóveis no auditório também é proibida. Concentre-se em desfrutar desta experiência única e coloque os seus 5 sentidos na peça, será certamente uma noite inesquecível.
- Para a maior parte dos espectáculos, pode vestir-se casualmente, mas para as noites de abertura ou de estreia, prepare-se com a sua melhor roupa, pois será um evento cinematográfico.
- Esteja atento às horas e não se atrase, uma vez que a entrada nas bancadas e nos lugares numerados da galeria ou dos balcões é proibida após o início do espetáculo.
- A Ópera de Roma tem um excelente café que apresenta um menu detalhado de Alba Esteve Ruiz, conhecida como a Chef Marzipan de Roma. Neste restaurante, pode desfrutar de um jantar requintado ou de um lanche com pratos quentes e frios para escolher durante o intervalo do espetáculo ou antes do evento. Lembre-se de que todos os alimentos e bebidas devem ser mantidos nas áreas designadas e não devem ser levados consigo para o espetáculo. Se preferir almoçar ou jantar fora do teatro, recomendo-lhe que consulte esta recomendação de restaurantes para uma grande variedade de pratos deliciosos à sua escolha.
Horário de funcionamento da Ópera de Roma:
A ópera nunca dorme na cidade eterna. O programa de espectáculos da Ópera de Roma decorre durante todo o ano, mas para aumentar a beleza e aprofundar ainda mais a vida romana, se viajar para Roma durante os meses de verão, descobrirá que os espectáculos se realizam nas Termas de Caracalla.
Visitar as Termas de Caracalla, um dos mais majestosos centros termais da antiguidade, é quase obrigatório se viajar para Roma.
Apesar de terem sido construídas entre 212 e 216, ainda hoje podemos apreciar as suas grandes paredes de tijolo e as suas enormes abóbadas, tornando-as num local idílico para desfrutar da ópera nas noites de verão.
As Termas de Caracalla têm sido o cenário de grandes óperas desde 1930 e, atualmente, são também palco de vários festivais e espectáculos de dança e música. Os bilhetes podem ser adquiridos no sítio Web da Ópera de Roma
. Os horários das óperas ou dos bailados dependem dos diferentes espectáculos disponíveis.
O que fazer na área em redor da Ópera:
Na sua visita à Ópera, não deixe de visitar o bairro Esquilino para um dia inteiro em Roma.
Este bairro foi o lar de personalidades como Cícero, Horácio e Mecenas e, apesar de não ser um dos locais mais populares da cidade de Roma, guarda relíquias preciosas como o Êxtase de Santa Teresa e a Capela Cornaro na Igreja de Santa Maria della Vittoria ou o dedo de São Tomé na Igreja de Santa Croce in Gerusalemme.
Uma das principais atracções desta zona da cidade é a Igreja de Santa Maria Maggiore, uma das sete principais basílicas de Roma. Santa Maria Maggiore é uma das quatro Basílicas Maiores de Roma e a única que mantém a sua planta original paleo-cristã do século V e os seus mosaicos.
Também pode passear pela Piazza della Repubblica e ver as Fontes Nayades e a Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martyri.
No coração do Esquilino encontra-se a Piazza Vittorio Emanuele. Foi construída em 1870 e aqui pode passear pelos jardins de Nicola Calipari, ver os restos de uma fonte romana do século III d.C., ver a Porta Magica construída por Massimiliano Palombara (a única porta sobrevivente das cinco que foram construídas na Villa Palombara).
Roma está repleta de monumentos e edifícios majestosos. Visitar as melhores praças da cidade é algo que não deve deixar de incluir no seu itinerário.
Por fim, recomendo
Roma é o lar de uma das novas 7 maravilhas do mundo, o Coliseu, tornando-a um dos principais destinos turísticos para qualquer viajante que queira experimentar a maravilhosa vida cultural italiana, e por isso, encontrar o momento perfeito em termos de capacidade é um pouco complicado.
Como recomendação pessoal, tente reservar os seus bilhetes para a ópera com a maior antecedência possível. Embora possa comprar os seus bilhetes para espectáculos no próprio dia na bilheteira do teatro, esta é uma opção arriscada.
Da mesma forma, se preferir esperar pelos meses de verão para visitar a ópera nas Termas de Caracalla, é melhor reservá-los com antecedência, uma vez que, apesar dos meses quentes de verão, muitos turistas vêm para desfrutar dos festivais de verão de dança, música e ópera.
Lembre-se que com o Roma Pass ou o Omnia Card pode visitar a cidade com bilhetes gratuitos ou com grandes descontos. Consulte as diferentes opções para ver qual é a que melhor se adapta às suas necessidades.
Se já não tem bilhetes para visitar a Ópera de Roma, não se preocupe, pois a capital italiana leva a ópera a todos os cantos da cidade.
O Palazzo Santa Chiara ou a Basílica de San Paolo Intramuros são outros locais onde se pode ir para apreciar a música em todo o seu esplendor. Se preferir um concerto ao ar livre, dirija-se à Terrazza Borromini de Roma, perto da Piazza Navona, para desfrutar de Puccini, Rossini e Verdi durante um aperitivo.
Também pode reservar bilhetes para um concerto de ópera na Igreja Waldensiana, situada no coração de Roma, um local idílico para desfrutar de um recital dos melhores tenores e sopranos da Opera de Camera.