Os 10 melhores pontes de Roma
Bonitas e práticas, estas são as pontes de Roma que ligam as diferentes partes da cidade. Não as perca!
O rio Tibre divide Roma ao meio e, para ligar as duas margens, a cidade é pontilhada por uma infinidade de pontes de diferentes épocas e estilos. De muitas delas há vistas incríveis da Cidade Eterna, por isso, se quiser apreciá-las durante a sua viagem, encorajo-o a tomar nota destas 10 pontes em Roma que o vão surpreender.
1. Ponte Castel Sant'Angelo
A Ponte de Sant'Angelo liga os bairros Ponte e Borgo e é uma das mais antigas e belas pontes de Roma.
Dá acesso ao Castel Sant'Angelo (vestígio da época imperial da cidade) e situa-se muito perto do Vaticano, razão pela qual era a ponte que a maioria dos peregrinos atravessava para chegar à Basílica de São Pedro.
No século II d.C., o imperador Adriano mandou construir a Ponte de Sant'Angelo para a ligar ao mausoléu que também estava a construir no lado direito do rio Tibre. Os três arcos centrais permanecem dessa época, mas o resto da ponte é uma modificação posterior, como por exemplo os anjos que a decoram.
Estas esculturas foram encomendadas pelo Papa Clemente IX ao artista Gian Lorenzo Bernini, embora mais pessoas tenham participado no projeto. Do aclamado escultor só restam mesmo dois (os anjos com a coroa de espinhos e com o sinal "INRI") que se conservam hoje na igreja de Sant'Andrea delle Fratte.
Para apreciar plenamente a beleza da Ponte de Sant'Angelo, recomendo que a visite ao pôr do sol, quando os últimos raios de sol se reflectem na água do rio Tibre.
- Endereço: Lungotevere Castello, 50.
- Como chegar: De autocarro, linhas 23, 34, 49, 64 e 87.
2. Ponte Milvio
A Ponte Milvian é outra das pontes mais antigas de Roma que recomendo que visite. Por um lado, teve uma importância crucial na história do Império Romano, uma vez que a batalha da Ponte Milviana teve lugar nas suas imediações no século III d.C., onde os imperadores Maxêncio e Constantino se defrontaram pelo poder. Com a vitória de Constantino, que empunhava a bandeira cristã, a história de Roma e da civilização ocidental mudou para sempre.
Por outro lado, na cultura popular, a Ponte Milviana é famosa pelo romance "Perdoa-me se te chamo amor" de Federico Moccia como o local onde os protagonistas selam o seu amor colocando um cadeado na ponte e atirando a chave ao rio Tibre.
Se viajar com o seu parceiro para a Cidade Eterna, recomendo-lhe que visite a Ponte Milvio, pois é um dos locais românticos mais emblemáticos de Roma.
- Endereço: Ponte Milvio, 00196 Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linha 32, paragem Marechal Diaz - De Bosis.
3. Ponte Sisto
A atual ponte foi construída sobre as ruínas de uma antiga ponte romana erigida pelo imperador Caracalla no século II d.C., a Ponte de Agripa. Mais tarde, o Papa Sisto IV ordenou a construção desta ponte para facilitar a passagem dos peregrinos para os espaços sagrados da cidade.
Recomendo que a visite porque da Ponte de Sisto terá belas vistas do Vaticano com a Cúpula de São Pedro ao longe, bem como do encantador bairro de Trastevere e do resto das pontes que atravessam o Tibre.
- Endereço: Piazza Trilussa, 00153 Roma
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 23, 62, 81, 280 e 492.
4. Ponte Umberto I
A Ponte Um berto I não aparece em muitos guias, mas é uma das pontes imperdíveis de Roma, porque daqui pode tirar algumas das melhores fotografias da sua escapadela a Roma.
Esta ponte liga a Piazza di Ponte Umberto I à Piazza dei Tribunali e está localizada muito perto do Castel Sant'Angelo e da Piazza Navona (uma elegante praça barroca que recomendo que explore especialmente durante o seu mercado de Natal).
As vistas de Roma ao anoitecer a partir desta ponte do século XIX são das mais belas, com toda a paisagem iluminada: a Basílica de São Pedro, a Ponte Sant'Angelo e o rio Tibre - uma visão maravilhosa!
- Endereço: Ponte Umberto I, Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 30, 70, 81, 87, 130, 280, 492 e 628.
5. Ponte Rotto
O que hoje é conhecido como Ponte Rotto, há muitos séculos atrás era a Ponte Aemilius, a primeira ponte de pedra de Roma.
Foi construída no século II d.C. e ligava o bairro de Trastevere e o Foro Boarium. Manteve-se de pé até que uma grande inundação no século XVI varreu a parte oriental da ponte, deixando-a "partida".
Nunca foi completamente reconstruída e, no final do século XIX, foi decidido demolir a parte ocidental, deixando um único arco no meio do leito do rio. Para tirar as melhores fotografias da Ponte Palatina, é preciso estar em cima dela!
- Endereço: Lungotevere degli Alberti: Lungotevere degli Alberteschi, 00153 Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 30, 81, 83, 85, 160 e C3.
6. Ponte do Palatino
Para substituir a malfadada Ponte Rotto e ligar o Foro Boario ao bairro de Trastevere, a Ponte Palatina foi projectada no século XIX. O seu nome deriva do Monte Palatino, na encosta do qual está construída.
- Endereço: Lungotevere degli Alberteschi, 00153 Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 30, 81, 83, 85, 160 e C3.
7. Ponte de Fabricius
Entre todas as pontes de Roma, a Ponte Fabricius, a mais antiga da cidade, foi construída no século I d.C. para ligar a Ilha do Tibre ao Campo de Marte, no lado leste.
Atravessar uma ponte tão antiga é um espetáculo e tanto. Apesar de terem sido efectuadas algumas alterações mais recentes na ponte, a estrutura, o núcleo central e os arcos de tufo são originais. Veja os arcos da ponte! Têm uma das inscrições mais antigas de Roma que menciona o construtor da ponte: Lucius Fabricius.
- Endereço: Lungotevere dei Pierleoni
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 30, 81, 83, 85, 160 e C3.
8. Ponte Vittorio Emanuele II
Todas as pontes de Roma têm o seu encanto e a Ponte Vittorio Emanuele II não é exceção. É uma das mais belas pontes da cidade e está repleta de esculturas e pormenores artísticos.
Projectada no século XIX, a sua construção foi atrasada e só foi inaugurada no início do século XX. Desta forma, este ponto do rio Tibre recuperou a passagem que outrora teve com a Ponte de Nero, que foi erguida durante o período imperial e da qual ainda se podem ver alguns vestígios nos arredores.
Por si só, a Ponte Vittorio Emanuele II merece uma visita porque é muito bonita, embora eu também o aconselhe a visitá-la porque a partir dela terá uma vista fantástica tanto da Ponte como do Castel Sant'Angelo e da cúpula de São Pedro ao longe.
- Endereço: Lungotevere dei Fiorentini, 00186 Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 23, 34, 49, 64 e 87.
9. Ponte Rainha Margherita
Depois de visitar o Terraço do Pincio (um dos parques mais bonitos de Roma ) e a Piazza del Popolo, recomendo que se dirija à Ponte Rainha Margarida, localizada muito perto destas atracções turísticas, para desfrutar de uma das melhores vistas do rio Tibre.
Ao contrário de algumas das outras pontes de Roma, não é tão luxuosamente decorada como outras pontes, mas a sua simplicidade é o seu encanto. É dedicada a Margherita de Saboia, a primeira rainha de Itália, e liga a Piazza del Popolo ao bairro de Prati.
- Endereço: Ponte Rainha Margarida, Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 89, 628, 120 F e 150 F.
10. Ponte da Música
A Ponte della Musica é uma das pontes mais modernas de Roma, tanto pela sua data de construção (início do século XXI) como pelo seu aspeto futurista. Foi construída com o objetivo de ligar o bairro Flaminio ao bairro Delle Vittorie.
Se gosta de ver uma ponte diferente das restantes pontes de Roma, recomendo que a visite aproveitando uma visita ao Foro Itálico.
- Endereço: Lungotevere Maresciallo Cadorna, Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 32, 280, 301 e 628.