As 10 melhores vistas de Roma
Quer ter uma imagem indelével da Cidade Eterna? Descubra neste post 10 miradouros com as melhores vistas de Roma que o vão deixar maravilhado.
Roma é uma das cidades mais fotogénicas do planeta e a sua beleza é o sonho de qualquer viajante! Desde monumentos antigos e edifícios de arquitetura renascentista e barroca, até às praças de Roma, cheias de encanto.
A capital de Itália deve ser desfrutada nos seus tempos livres e fazê-lo a partir de um dos seus miradouros é a melhor forma de captar a alma da Cidade Eterna com a sua câmara. Tome nota, porque contemplá-la das alturas é uma das coisas a fazer em Roma.
1. A Cúpula de São Pedro
Uma das grandes atracções da Cidade do Vaticano é visitar a Basílica de São Pedro e, claro, contemplar as belas vistas da imensa cúpula de São Pedro sobre a cidade de Roma.
É necessário pagar uma taxa de entrada para ver a paisagem a partir daqui, mas garanto-vos que a experiência vale bem a pena. Não se pode ir embora sem ver a vista deslumbrante da Praça de São Pedro, as esculturas de Bernini na Colunata, o Castelo de Santo Ângelo, os telhados cor de laranja de Roma e a própria cúpula no seu interior.
A melhor altura para subir à cúpula de São Pedro é de manhã cedo, quando está tudo calmo e a cidade está tranquila. A atmosfera é de cortar a respiração e inspirar!
Informações úteis
- Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Cidade do Vaticano. É possível aproveitar a visita guiada e descobrir as outras atracções da Cidade do Vaticano.
- Como chegar lá: De metro, linha A até à estação Ottaviano-S. Pietro. Consulte este guia do metro de Roma para não se perder na cidade.
- Horário de funcionamento: A Basílica de São Pedro está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 19h (18h no inverno). Descubra tudo o que precisa de saber sobre a Basílica de São Pedro neste post.
- Preço: Você pode subir a cúpula de São Pedro reservando uma visita guiada à Basílica a partir de 49 euros.
2. Castel Sant'Angelo
Do terraço superior do Castel Sant'Angelo, uma fortaleza perto do Vaticano, tem-se uma vista panorâmica espetacular da cidade, do rio Tibre, da Basílica de São Pedro, do "passetto" (o corredor que liga ao Vaticano) e uma perspetiva do próprio castelo diferente da que normalmente temos a partir do chão, caminhando pelas ruas circundantes.
Para aceder ao miradouro e ao resto do edifício é necessário comprar um bilhete para o Castel Sant'Angelo. Se quiseres desfrutar de uma das melhores vistas de Roma a partir do terraço, recomendo que visites o monumento no caminho, pois o que era originalmente o Mausoléu do Imperador Adriano serviu como fortificação militar, residência papal, prisão e museu ao longo dos anos. Por detrás das suas paredes escondem-se muitas histórias interessantes!
Quando saíres do Castelo de Santo Ângelo, aconselho-te a ires até à ponte Umberto I (demora apenas mais 10 minutos), porque de lá tens uma vista muito bonita, mas não tão conhecida, do Vaticano, com a grande cúpula ao fundo e a ponte de Santo Ângelo em primeiro plano.
Informações úteis
- Endereço: Lungotevere Castello, 50.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas 23, 34, 49, 49, 64, 87, 280, 492, 926 e 990.
- Horário de funcionamento: Todos os dias da semana, das 9:00 às 19:30. Pode encontrar mais informações sobre o Castel Sant'Angelo neste post.
- Não percaporque....: O Castel Sant'Angelo é considerado um dos melhores monumentos de Roma.
3. O terraço do Pincio
A colina Pincio é uma das mais visitadas em Roma, graças ao seu espetacular terraço panorâmico com vista para a monumental Piazza del Popolo e de onde se pode ver não só este enclave na linha da frente, mas também a cúpula da Basílica de São Pedro, o Castelo de Santo Ângelo, o monumento ao Rei Victor Emmanuel II e alguns dos melhores monumentos de Roma.
Este ponto de vista tem uma das melhores vistas da Cidade Eterna! Já no século XIX, a aristocracia romana adorava ir a este parque para apreciar o espetacular panorama de Roma, especialmente ao pôr do sol. De facto, assistir ao pôr do sol a partir da colina do Pincio na companhia de alguém especial é um dos momentos mais românticos que pode viver durante a sua estadia em Roma.
O terraço da colina do Pincio pode ser alcançado subindo uma escadaria monumental a partir da Escadaria Espanhola ou através da própria Piazza del Popolo, (a norte de Roma), tomando as escadas à esquerda até chegar ao início do parque dos jardins da Villa Borghese. De facto, é uma boa paragem para fazer antes de visitar a Galeria Borghese.
Informações úteis
- Endereço: Salita del Pincio, 00187 Roma.
- Como chegar lá: A pé, a partir da Piazza di Spagna ou da Piazza del Popolo.
- O que fazer a seguir: Visitar os jardins da Villa Borghese é o melhor plano depois de percorrer o terraço do Pincio.
- Nãoo perca porque.........: O terraço do Pincio é considerado um dos momentos mais românticos de Roma.
4. O terraço do Monte Palatino
Do terraço do Monte Palatino, a mais central das 7 colinas de Roma, pode desfrutar de uma vista deslumbrante sobre o Fórum Romano- a mesma vista que os imperadores romanos tinham!
O Monte Palatino é uma das zonas mais antigas da cidade e é considerado o berço da capital de Itália. Visite este miradouro natural para ver os restos destes fabulosos edifícios antigos que resistiram aos séculos e que ainda hoje se mantêm de pé.
Visite o terraço do Monte Palatino para desfrutar de vistas incríveis do Coliseu, dos Arcos do Triunfo, dos templos e basílicas ou da Casa das Vestais e imagine por um momento como seria Roma há dois milénios. Caminhar entre essas pedras milenares é uma emoção indescritível, é preciso vivê-la!
Informações úteis
- Endereço: Via di San Gregorio, 30.
- Como chegar lá: De metro, linha B, estação Coliseu.
- Não percaporque....: Do Monte Palatino poderá ver o Coliseu e outros impressionantes vestígios arqueológicos romanos.
5. O miradouro da Trinità dei Monti
Subindo a escadaria monumental que leva à igreja da Santissima Trinità dei Monti, no centro de Roma, encontra-se um miradouro que se abre em frente ao templo, de onde se tem uma vista muito agradável e uma perspetiva diferente da sempre movimentada Escadaria Espanhola, com a Fonte da Barcaça em frente. É um dos locais mais frequentados por turistas e romanos, que conhece das muitas vezes que apareceu no cinema.
É quase uma tradição sentar-se nos degraus para observar a atmosfera animada da praça, tirar algumas fotografias e relaxar um pouco.
Uma opção muito interessante para chegar ao miradouro Trinità dei Monti é contratar um passeio pelas fontes e praças de Roma, graças ao qual poderá não só desfrutar das belas vistas deste miradouro, mas também ver a Fonte de Trevi, a Fonte Barcaccia ou a Fonte Quattro Fiumi, entre outras.
Informações úteis
- Endereço: Piazza di Spagna.
- Como chegar lá: De metro, linha A, estação Spagna, ou a pé no passeio Fontes e Praças de Roma.
- A nãoperder porque...: no caminho, passará por praças romanas emblemáticas como a Piazza di Spagna ou a Piazza del Popolo.
6. O Gianicolo
A colina do Gianicolo é outro dos pontos mais especiais de Roma para apreciar as vistas da cidade, dada a grande altura a que se encontra (85 metros acima do nível do mar!). É considerada a oitava colina da cidade e é uma zona muito agradável para passear.
Situado acima do bairro de Trastevere, o seu terraço termina num grande miradouro de onde se pode contemplar toda a beleza de Roma: desde as dezenas de igrejas da cidade até ao monumento ao Rei Victor Emmanuel II e à cúpula do Panteão de Roma. Nem mesmo a estátua de Garibaldi, situada na colina do Gianicolo com vista para a cidade, quer perder tão magníficas vistas.
E enquanto vai ao Gianicolo para apreciar a paisagem, aproveite para visitar outros locais interessantes no topo, como a igreja de San Pietro in Montorio, o Farol Manfredi ou a Fontana dell'Acqua Paola.
Informações úteis
- Endereço: via Garibaldi, Salita di Sant'Onofrio, 00165 Roma
- Como chegar lá: De autocarro, linha 870
- Não percaporque...: poderá ver o Panteão de Roma quase de uma perspetiva aérea.
7. O terraço do Monumento ao Rei Victor Emmanuel II
O Monumento ao Rei Vítor Emanuel II é um edifício controverso, uma vez que a sua construção exigiu a demolição de vários edifícios numa antiga praça renascentista e, devido às suas dimensões colossais, os romanos consideraram que o "Vittoriano" não se adequava à sua localização.
No entanto, tornou-se agora um fantástico ponto de observação a partir do qual terá algumas das melhores vistas de Roma, a uma altura de 70 metros. Para subir ao terraço superior, ao nível das quadrigas, terá de apanhar um dos elevadores panorâmicos que saem do terraço ao nível da colunata.
Do topo poderá ter uma vista panorâmica de 360º sobre o Fórum Romano e o Coliseu, a Coluna de Trajano, os Fóruns Imperiais ou a Via del Corso.
Informações úteis
- Endereço: via Garibaldi, Salita di Sant'Onofrio, 00165 Roma.
- Como chegar lá: De autocarro, linhas C3, 30, 80, 83, 85, 160 e 170.
- Não percaporque ....: Terá uma vista espetacular sobre o Fórum Romano e o Coliseu.
8. O miradouro do Campidoglio
Do miradouro do Campidoglio terá uma das melhores vistas de Roma e uma das vistas mais fotogénicas do Fórum Romano de uma perspetiva diferente com o Templo de Saturno em primeiro plano e o Coliseu no horizonte. Leve a sua máquina fotográfica consigo porque não vai conseguir parar de tirar fotografias!
O miradouro do Campidoglio, por detrás do Palazzo Senatorio, à direita do Tabularium, está muitas vezes cheio, especialmente ao fim da tarde, quando a iluminação do Fórum Romano é ligada, por isso tente ir um pouco mais cedo para conseguir um bom lugar.
Informações úteis
- Endereço: Piazza del Campidoglio.
- Como chegar lá: De metro, linha B, estação Coliseu.
- A nãoperder porque...: poderá desfrutar de uma das vistas mais singulares do Fórum Romano.
9. O Jardim das Laranjeiras
Escondido num pequeno recanto do Monte Aventino, o Laranjal é um parque afastado da azáfama do centro de Roma, onde encontrará um refúgio de paz, ideal para uma pausa para recarregar baterias enquanto desfruta de uma das mais belas vistas panorâmicas da capital.
À chegada, encontrará uma bela entrada com uma fonte e um caminho rodeado de pinheiros que o levará ao terraço panorâmico de onde verá a cúpula da Basílica de São Pedro, o bairro de Trastevere, a Piazza Venezzia e o resto de Roma a seus pés.
Se decidir visitar o Jardim das Laranjeiras, recomendo que vá ao pôr do sol porque o ambiente é mágico. E não se esqueça de levar um piquenique porque vai querer ficar lá durante muito tempo a contemplar a paisagem e o belo jogo de cores com que o céu de Roma se tinge durante o pôr do sol.
Informações úteis
- Endereço: Piazza Pietro D'Illiria, 00153 Roma RM, Itália
- Como chegar lá: De metro, linha B, estação Circo Massimo.
- A não perderporque...: no caminho, terá belas vistas das Termas de Caracalla, do Fórum com o Monumento ao Rei Victor Emmanuel II ou da Ilha do Tibre, que farão as delícias dos amantes da fotografia na Cidade Eterna.
10. A fechadura da Ordem de Malta
Perto do Jardim das Laranjeiras, no Monte Aventino, uma das 7 colinas de Roma, encontra-se a sede da Ordem dos Cavaleiros de Malta, que tem uma das melhores vistas de Roma. É a fechadura do portão de entrada para a propriedade do Priorado de Malta, através da qual se tem uma vista muito original da cúpula da Basílica de São Pedro ao fundo de uma galeria de sebes.
Além disso, o curioso deste peculiar miradouro é que, quando se olha para a paisagem, a partir desta fechadura vê-se três estados ao mesmo tempo. Sim, tal como se lê! Daqui pode ver-se a Itália, o Vaticano e a Ordem de Malta (o único estado sem país no mundo). Não é extraordinário?
Infelizmente para os turistas, o jardim da Ordem dos Cavaleiros de Malta não pode ser visitado, mas pelo menos pode ter uma vista única da Basílica de São Pedro. Venha a este miradouro depois de ir ao Jardim das Laranjeiras - vai ficar sem palavras!
Informações úteis
- Endereço: Piazza dei Cavalieri di Malta, número 3.
- Como chegar lá: De metro, linha B, estação Circo Massimo.
- A nãoperder porque...: o seu miradouro é um dos muitos e maravilhosos segredos escondidos de Roma.