Mais sobre: Excursões a Florença a partir de Roma
Florença é uma paragem essencial na viagem a Itália que há tanto tempo prometeu a si próprio. Passear pela sua catedral, praças, mercados e outros locais encantadores que não encontrará em Roma faz desta uma óptima excursão. Se quiser fazer uma visita numa excursão organizada para não ter de lidar com a logística de esperar pelos transportes públicos, continue a ler:
Excursão a Florença e Pisa a partir de Roma
Visite Florença e Pisa numa excursão organizada.
Ideal para quem deseja visitar estas cidades italianas emblemáticas sem ter de se preocupar com a organização da viagem. Será sempre acompanhado por um guia especializado.
Esta excursão a Florença e Pisa não só o leva a ver os pontos turísticos mais inesquecíveis de Florença, como também passa por Pisa para ver a icónica torre inclinada que tornou a cidade tão famosa.
Um guia local, especialista na história de ambas as cidades, levá-lo-á a ver todos os pontos turísticos obrigatórios: a praça Duomo de Florença, o Palazzo Strozzi, a Ponte Vecchio, que sobreviveu a catástrofes naturais e guerras e é, por isso, um dos símbolos da cidade, a Galleria dell'Accademia, onde se encontra o famoso David de Miguel Ângelo e, na visita a Pisa, a famosa torre.
Para visitar a Galleria dell'Accademia, é necessário selecionar a opção que inclui os bilhetes de entrada. Caso contrário, a excursão inclui a viagem de regresso num autocarro com ar condicionado, mas não o almoço.
Como reservar a excursão a Florença
Depois de ter efectuado a sua reserva, receberá um e-mail de confirmação no endereço de e-mail que forneceu. Não precisa de imprimir nada, basta comparecer no ponto de encontro, cumprimentar o seu guia e mostrar-lhe o voucher incluído no e-mail a partir do seu telemóvel.
Os guias são bilingues, ou seja, falam simultaneamente inglês e espanhol. O mais importante é que o guia não lhe deixará perder nenhum dos pontos altos da cidade.
Conselhos para a sua excursão a Florença a partir de Roma
Aprecie as vistas ao longo do caminho
Qualquer que seja o meio de transporte escolhido para viajar para Florença a partir de Roma, as vistas que irá desfrutar são inigualáveis. Poderá ver as montanhas da Toscana e passar por algumas das principais cidades da região, como Assis e Orvieto.
Se tiveres tempo, sobe à Cúpula do Duomo
Se tiveres oportunidade, recomendo que subas à cúpula da Catedral de Florença. Não só as vistas do topo da cúpula são de cortar a respiração, como também encontrará belos frescos e pinturas no caminho, o que torna a experiência muito completa.
Provar a gastronomia local
Florença também eleva a gastronomia ao estatuto de arte, por isso mantenha os olhos bem abertos quando passar pelos mercados e restaurantes da cidade. O pão florentino, e em particular a Schiacciata, uma espécie de focaccia, é uma verdadeira delícia. E provavelmente já ouviu falar do bife florentino, um prato que não vai querer perder com um bom vinho da Toscana.
Provar o melhor café de Florença
Se quiser tomar um café depois do almoço ou ao pôr do sol, visite a Caffetteria delle Oblate: é um café no telhado de uma biblioteca pública com uma bela vista da Catedral.
Deslocar-se a pé
Não se preocupe em utilizar os transportes públicos: Florença é uma cidade perfeita para passear a pé, especialmente se o seu passeio terminar na Ponte Vecchio, onde pode assistir a um maravilhoso pôr do sol sobre o rio Arno. Uma vez que vai caminhar, lembre-se de usar sapatos confortáveis: vai ficar agradecido por ter usado sapatilhas.
Visitar o Palazzo Pitti e os Jardins de Boboli
Se tiver tempo livre em Florença, recomendo uma visita ao Palazzo Pitti e aos Jardins de Boboli, por detrás do palácio, onde verá um teatro ao ar livre, uma fonte dedicada a Neptuno e numerosas estátuas.
Usar roupa quente no inverno
Recomendo o uso de roupas quentes, especialmente se visitar Florença no inverno (entre novembro e abril) e, embora o tempo seja muito quente no verão, pode ficar um pouco frio à noite. Em geral, a temperatura na cidade não é muito variável.
Maravilhe-se com a Cattedrale di Santa Maria del Fiore (o Duomo)
A grandiosa catedral de Florença é um símbolo orgulhoso da cidade e a sua cúpula é um testemunho da grandeza artística e técnica de Brunelleschi, que concebeu uma nova estrutura arquitetónica para criar uma abóbada dupla, que pode ser visitada numa excursão ao Duomo.
O interior da Catedral é um lugar como nenhum outro, e transmite uma sensação de infinito quando se olha para a impressionante cúpula com frescos.
O Duomo na sua totalidade é a visita mais importante que pode fazer em Florença, para admirar a catedral, o batistério e a torre do sino como um todo.
Respira-se história no Palazzo e na Ponte Vecchio
Uma visita ao Palazzo Vecchio vale a pena apenas pelo famoso Salone dei Cinquecento, uma espetacular galeria de imagens onde estão preservadas pinturas de Vasari e onde se pode admirar a grandeza de Florença na era Medici. O Salone dei Cinquecento foi a sede da corte do Duque Cosimo I, o seu Conselho de quinhentos membros.
Não é apenas no Salone dei Cinquecento que encontrará obras de arte de cair o queixo, todo o Palazzo contém uma coleção de arte esmagadora e salas de grande interesse, como a Sala dos Mapas Geográficos, e pode encontrar artefactos únicos, como a máscara mortuária do poeta Dante Alighieri.
Claro que o exterior do Palazzo Vecchio e os seus arredores são um passeio inesquecível, especialmente ao longo da Ponte Vecchio, uma ponte medieval que ao longo da sua história tem sido um importante centro comercial da cidade de Florença, e que durante a Segunda Guerra Mundial foi deixada intacta pela artilharia alemã, segundo a lenda, por ordem expressa de Adolf Hitler.
Visitar o David na Galleria dell'Accademia
Não conheço ninguém que tenha viajado a Florença sem visitar o David de Miguel Ângelo. Não só é uma das obras escultóricas mais importantes do Renascimento, como também é uma óptima desculpa para visitar um impressionante museu dedicado a este período histórico. É por isso que pode reservar uma excursão a Florença e Pisa a partir de Roma com bilhetes para a Galleria dell'Accademia incluídos.
Aqui pode ver inúmeras obras de arte, como trípticos religiosos, um exuberante salão de esculturas repleto de bustos e até admirar instrumentos musicais originais do período.
Passeio pela Piazza della Signoria
Esta é a praça mais importante de Florença, o centro da vida pública da cidade, onde encontrará muitas lojas, bares e restaurantes, e esculturas (incluindo uma cópia do David de Miguel Ângelo, mesmo no local onde a escultura original se encontrava).
A Fonte de Neptuno é outra maravilha arquitetónica da praça, juntamente com edifícios importantes como o Tribunal dos Mercadores, o Palazzo Uguccioni e a Loggia della Signoria, um pórtico de estilo gótico que agora funciona como um museu ao ar livre que abriga as esculturas da praça.
Não deixe de visitar Santa Maria Novella
Esta igreja em cruz latina concentra grande parte da sua beleza na sua fachada, uma das mais importantes obras arquitectónicas do Renascimento florentino. Inspirada numa das basílicas mais antigas da Toscana, San Miniato al Monte, a igreja de Santa Maria Novella eleva o motivo de mármore bicolor a uma beleza inigualável.
No interior da igreja, pode admirar uma série de pinturas renascentistas e visitar a Farmácia de Santa Maria Novella, a mais antiga da Europa, construída no início do século XIII.
Outras actividades que podem interessar-lhe
Enquanto estiver em Roma, pode aproveitar ao máximo a sua estadia fazendo uma série de excursões a outras cidades e regiões. Antes de se decidir por uma, recomendo que leia as nossas dicas aqui: As 9 melhores excursões a partir de Roma.
E se é do tipo que gosta de ter as coisas claras, recomendo que não olhe a volta e faça uma excursão a Pompeia, onde pode ver os estragos do Vesúvio e olhar por uma janela para a Roma Antiga. Leia tudo sobre isso aqui: Excursões a Pompéia a partir de Roma.
Agora, vamos aproveitar Florença! É uma cidade que tem muito a acrescentar à sua viagem a Itália e o complemento perfeito para Roma, e passear pelas suas ruas encantadoras vai deixá-lo com algumas memórias que não vai esquecer.