Mais sobre: Tours de Sorrento
Qual é a melhor maneira de descobrir o que ver e fazer em Sorrento? Fácil! Uma excursão organizada. Poderá aproveitar ao máximo a sua visita de um dia ou escolher um percurso mais específico no caso de ficar mais tempo.
Além disso, nesta cidade italiana poderá encontrar passeios que abrangem diferentes temas, desde os mais gerais aos gastronómicos. Não pode perder as que incluem um pequeno passeio.
1. Visita guiada a Sorrento
Um passeio a pé por Sorrento é sempre uma boa opção para conhecer todos os seus segredos. Eles têm guias locais que conhecem a história da sua cidade por dentro e por fora.
Esta é uma ótima maneira de ter uma primeira impressão das atrações da cidade para um passeio mais tranquilo depois, principalmente se for ficar em Sorrento por cerca de 3 dias.
Sorrento não é muito grande, mas tem atracções com uma longa história por detrás. Uma delas é a catedral, que originalmente se situava noutra parte da cidade.
Outro destino a não perder é o Vallone dei Mulini, um vale por trás da central Piazza Tasso, conhecido por uma serração abandonada.
Está com comichão? Com um passeio a pé, descobrirás os segredos de Picasso e verás os edifícios e as belezas naturais que atraíram milhões de viajantes desde a Roma antiga.
- Duração: cerca de 2 horas
- Preço: a partir de 30 euros.
- Recomendado para aqueles que querem caminhar com um guia local.
2. Passeio entre limões
A poucos metros do Museu Correale encontra-se o La Limonaia, um restaurante com um jardim repleto de limoeiros. Para além de jantares e almoços, organizam passeios dedicados ao rei dos frutos locais: o "ovale di Sorrento".
Este é o nome dado ao limão da península de Sorrento; é um fruto de tamanho médio a grande, de forma elíptica e com uma casca intensamente perfumada. Em comparação com o limão tradicional, o seu sumo é mais rico em vitamina C e em sais minerais. O verdadeiro limoncello é feito a partir deste fruto e terá a possibilidade de o provar no final da visita.
Antes de provar o famoso licor, percorrerá o bosque de 8000 metros quadrados. Ao longo do percurso, um guia especializado explicará os métodos de cultivo e as características deste fruto extraordinário. Para além do limoncello, a degustação inclui normalmente compotas e azeite virgem extra com sabor a limão.
- Duração: menos de 1 hora
- Preço: cerca de 25 euros por pessoa. Se desejar almoçar ou jantar, o preço é de cerca de 50 euros (excluindo bebidas).
- Recomendado para aqueles que querem passear num limoeiro no coração de Sorrento.
3. Visita gastronómica de Sorrento
Sem dúvida, um dos melhores passeios de Sorrento. A gastronomia da Costa Amalfitana beneficia de um cenário imbatível, a meio caminho entre o Mediterrâneo e as montanhas verdes do interior. A lista abaixo reúne as iguarias típicas:
- Alici di Cetara, deliciosas anchovas apanhadas no mar ao largo da Costa Amalfitana. Os artesãos limpam-nas, juntam-lhes sal e colocam-nas sob um peso. O líquido produzido pela prensagem é conhecido como colatura e é utilizado principalmente como tempero para massas. Pensa-se que seja um parente do garo, o molho de peixe que era popular na Roma antiga.
- Totani alla praianese, lulas cozinhadas em lume forte com batatas, azeite e alho. É uma receita clássica de verão
- Scialatielli allo scoglio, um tipo de massa semelhante ao esparguete, mas mais curto e de forma irregular. Servido com um molho de peixe fresco.
- Gnocchi alla sorrentina, uma receita conhecida em todo o mundo. Os gnocchi são nhoques com tomate, manjericão, mozzarella e queijo ralado. Depois de cozinhados, são levados ao forno durante alguns minutos para atingirem a textura ideal.
- Torta Caprese, um doce leve mas delicioso. Trata-se de um bolo sem farinha com chocolate preto e amêndoas. É típico de Capri, mas pode ser encontrado em toda a Costa Amalfitana.
As visitas gastronómicas começam normalmente com um aperitivo à italiana. Pode provar as carnes curadas e os queijos locais acompanhados por um copo de Spritz. Os pratos acima mencionados são apenas um exemplo, os passeios podem incluir outras receitas típicas.
- Duração: cerca de 3 horas
- Preço: mais de 100 euros.
- Recomendado para quem quer descobrir os ingredientes e as receitas mais deliciosas da Costa Amalfitana.
4. Passeio de barco ao pôr do sol
Um passeio privado com transfer do seu hotel em Sorrento. A navegação é feita num Sorrento gozzo, o barco típico local reinterpretado numa versão moderna. Verá um trecho muito sugestivo da costa de Sorrento, com enseadas e imponentes falésias.
Na minha opinião, o ponto mais interessante situa-se perto da Villa Romana de Pollio Felice. Num pequeno promontório encontram-se as ruínas da residência de verão que pertenceu a Pollio Felice, membro de uma família nobre de Pozzuoli.
Outro ponto de referência do percurso é o Bagno della Regina Giovanna, uma piscina natural no promontório de Punta Capo.
Estes passeios incluem paragens para um mergulho ou snorkelling. A navegação tem lugar numa área marinha protegida, um oásis de paz com águas cristalinas. Durante toda a experiência, desfrutará também de um aperitivo (um copo de prosecco ou outras opções) com snacks. No final da experiência, um miniautocarro levá-lo-á de volta ao seu hotel.
Não é uma opção barata, mas vale definitivamente a pena. Se quiser gastar menos, há passeios de barco a preços mais acessíveis. Pode encontrar toda a informação no artigo sobre os melhores passeios de barco a partir de Sorrento.
- Duração: cerca de 3 horas
- Preço: o preço de um barco privado é de cerca de 400 euros.
- Recomendado para aqueles que querem desfrutar de uma experiência exclusiva.
5. Degustação de vinhos em Sorrento
Se as cidades costeiras se tornaram destinos turísticos de renome internacional, o interior manteve a sua vocação agrícola. As uvas brancas e tintas continuam a ser colhidas nas colinas da zona, produzindo alguns dos melhores vinhos do país transalpino.
As provas são normalmente compostas por quatro copos, dois tintos e dois brancos. Quanto às castas, estas são as mais conhecidas:
- Aglianico, um tinto encorpado, aromas de cereja preta e frutos vermelhos com uma ligeira nota de pimenta preta. A sua origem é desconhecida, podendo ter sido importada pelos Etruscos, vir da Grécia ou talvez de Espanha. O que é certo é que é um dos vinhos mais populares do sul de Itália.
- Falanghina, um vinho branco fresco e aromático, ideal para acompanhar qualquer receita de peixe e marisco. A Falanghina cresce principalmente em solos vulcânicos e acredita-se que tenha sido introduzida no tempo dos romanos.
- Tintore, um tinto robusto cultivado na zona rural de Tramonti. É uma uva de montanha que beneficia da brisa do mar.
- Pepella, de cor amarelo-palha com suaves reflexos verdes. Cresce apenas em três municípios da Costa Amalfitana: Ravello, Scala e Tramonti. É uma vinha rara, pois a produção é limitada em comparação com outras variedades.
Se quiser ir para casa com uma recordação, recomendo a Decanter Sorrento, uma enoteca com restaurante a uma curta distância a pé da cidade velha (Via Atigliana 6).
- Duração: cerca de 3 horas
- Preço: cerca de 100 euros.
- Recomendado para aqueles que querem aprofundar os seus conhecimentos de vinho com um sommelier especialista.
6. Passeio de bicicleta eléctrica em Sorrento
A Costa Amalfitana não é apenas conhecida pelo mar, mas também pelas montanhas que a rodeiam. Um passeio de ebike dar-lhe-á a oportunidade de pedalar entre os olivais e os famosos terraços cultivados.
O passeio começa em Sorrento e termina na vizinha Massa Lubrense. Todo o itinerário percorre as estradas menos movimentadas do interior, tem uma extensão de 15 quilómetros e uma inclinação total de 100 metros.
Não se preocupe, é uma experiência ao alcance de todos: a assistência aos ped ais ajuda-o a superar as subidas mais difíceis.
Uma paragem com degustação de limoncello em Il Convento, uma quinta em Massa Lubrense, está normalmente incluída no preço. Os seus limões são cultivados sem herbicidas, respeitando o ambiente.
Pode comprar uma garrafa como recordação e não só de limoncello; Il Convento também produz mirto (obtido a partir das bagas homónimas), arancello (licor de laranja), nocillo (elixir de nozes) e muito mais.
Regra geral, estes passeios incluem um guia especializado qualificado pela Federação Italiana de Ciclismo, bem como o aluguer de uma bicicleta eléctrica, um capacete e algumas garrafas de água. Pode encontrar mais informações no sítio Web da Enjoy Bike Sorrento.
- Duração: cerca de 2 horas
- Preço: 60 euros ou pouco mais
- Recomendado para aqueles que querem fazer uma atividade que está longe das rotas turísticas tradicionais.
7. Passeio fotográfico num Fiat 500 antigo
O Fiat 500 foi o carro que impulsionou a Itália. Foi lançado em 1957 e é o símbolo não só do Made in Italy no mundo, mas também do milagre económico do país. Por estas razões, os italianos têm-no em grande estima e não é raro ver modelos bem conservados nas estradas do país.
Em Sorrento, pode escolher os percursos organizados por Positano Dolce Vita. Na minha opinião, a proposta deles é a melhor que existe. Dispõem de uma equipa de fotógrafos que irá imortalizar os momentos mais significativos da atividade. Além disso, o serviço inclui motorista, recolha no hotel e uma fotografia Polaroid de recordação.
Se escolher a opção do pôr do sol, desfrutará também de um aperitivo num hotel de luxo. O passeio realiza-se durante todo o ano, mas a hora de partida varia consoante as estações: no verão, começa por volta das 18:30, enquanto na primavera, no outono e no inverno, a partida será às 17:00.
- Duração: cerca de 2 horas
- Preço: entre 250 euros e 300 euros.
- Recomendado para aqueles que querem reviver a atmosfera do passado.
Quando é a melhor altura para visitar Sorrento?
Se não quiser encontrar muitos turistas, é melhor viajar na primavera. As temperaturas máximas são normalmente superiores a 20 graus Celsius e os dias de chuva são raros. Esta é a altura ideal para passeios, visitas turísticas e uma excursão a Capri a partir de Sorrento.
Outra boa altura para visitar é o outono. Quando as folhas ficam vermelhas, Sorrento ganha um encanto diferente. O inverno é bastante mais calmo e muitos hotéis e restaurantes estão fechados. No entanto, pode ser uma boa altura para encontrar alojamento económico. O verão é uma óptima estação, mas haverá muitos turistas.
Onde se pode tomar uma bebida em Sorrento?
Depois de um dia de turismo, vale a pena relaxar com um cocktail na mão, especialmente se, ao mesmo tempo, puder desfrutar de uma vista sobre o Mediterrâneo. Em Sorrento, pode tomar uma boa bebida nos seguintes bares:
- Insolito, uma opção altamente recomendada no coração da cidade (Corso d'Italia 38).
- Bellavista Terrace, o terraço do hotel La Favorita. Ideal para tomar uma bebida com vista para o Vesúvio e o Golfo de Nápoles (Via Tasso esquina Piazza Vittorio Veneto).
- D'Anton, um espaço elegante que prepara cocktails clássicos e modernos. As suas criações destacam-se pela sua beleza e atenção aos pormenores (Piazza Sant'Antonino, 3/4).
- Café Latino, um jardim com limoeiros, gazebos e plantas, o local ideal para encontrar um pouco de frescura nas noites de verão. Está situado no centro histórico de Sorrento (Corso Italia 24).