Coisas para fazer em Sorrento
Uma cidade tranquila com incríveis vistas para o mar, um ambiente descontraído e o aroma dos limões. Não faltam motivos para visitar Sorrento, a porta de entrada para a Costa Amalfitana.
A poucos quilómetros de Nápoles, encontra-se a encantadora cidade de Sorrento. É difícil ficar indiferente perante o seu centro histórico perfeitamente preservado, os pomares de citrinos e as falésias com vista para o mar.
Apesar da sua pequena dimensão, há muito para ver e fazer em Sorrento. Tem sido uma popular estância de férias desde a Roma antiga e é um destino perfeito em qualquer estação.
1. Descubra a história assombrada do Duomo
Como muitas igrejas, a Catedral de Sorrento também teve uma vida bastante turbulenta. Originalmente localizada noutro local, foi reconstruída na sua posição atual no século XV.
Alguns anos mais tarde, o Duomo foi danificado durante uma invasão turca. Finalmente, um ciclone arruinou a sua fachada em 1904.
Felizmente, os Sorrentinos sempre se empenharam na reconstrução da igreja. Não se limitaram a restaurar a estrutura, mas encomendaram também obras de embelezamento.
Graças à sua dedicação, hoje podemos admirar o teto pintado com motivos florais e a paleta de Silvestro Buono que representa a Madonna juntamente com São João Batista e São João Evangelista.
- Endereço: Via Santa Maria della Pietà 44, a dois passos do centro de Corso Italia.
- Preço: gratuito. Se preferir visitar com um guia, pode reservar uma das melhores visitas guiadas de Sorrento.
2. Começar o dia na Piazza Tasso
Umas férias em turbilhão ou uma viagem de três dias a Sorrento começam necessariamente aqui. É o coração da cidade e está rodeada de monumentos como o Santuário da Madonna del Carmine e o Museo Correale, uma galeria de arte encomendada pelos irmãos Alfredo e Pompeo Correale.
Para começar o dia com energia, recomendo o pequeno-almoço no Bar Fauno. É uma pastelaria tradicional e, se quiser uma dica, recomendo pedir uma sfogliatella riccia, uma deliciosa massa folhada com recheio de ricota doce.
- Endereço: Piazza Tasso
- Preço: gratuito
3. Entrar no Sedile Dominova
Na Idade Média, os municípios italianos mais importantes eram administrados por um "sedile", ou seja, um congresso de nobres. Os homens mais ricos de Sorrento realizavam as suas reuniões num edifício chamado Sedile Dominova, nome que deriva da expressão latina "domus nova" (casa nova).
O Sedile Dominova é o único edifício sobrevivente na região. As suas paredes e teto estão decorados com o brasão de armas da cidade e os símbolos heráldicos dos nobres que financiaram a sua construção.
Se quiser comer um doce à saída, recomendo que experimente a loja de chocolates gourmet Nino and Friends (Via San Cesareo).
- Endereço: Via San Cesareo 70, a dois passos da catedral.
- Preço: gratuito
4. Fazer uma pausa no Chiostro di San Francesco
O claustro dedicado a São Francisco de Assis é uma fusão perfeita de diferentes estilos arquitectónicos. É dominado pela arquitetura do século XIV, embora não faltem elementos de períodos posteriores. É um lugar calmo, um pequeno oásis de paz para descansar depois de uma excursão ou de uma visita a um lugar movimentado.
Durante o verão, o Chiostro di San Francesco torna-se o palco do Estate Musicale Sorrentina, uma série de concertos ao vivo que animam as noites de Sorrento.
Ao sair, pode prolongar o seu momento de relaxamento na praia de Marameo, um clube de praia muito cénico. Guarda-sóis e espreguiçadeiras ocupam um pedaço de terra a poucos metros da costa. Se está à procura de coisas para fazer com crianças em Sorrento, elas vão adorar este.
- Endereço: Piazza Francesco Saverio Gargiulo
- Preço: gratuito
5. Surpreenda-se com o Vallone dei Mulini
A atração mais evocativa está escondida a poucos metros da Piazza Tasso. Trata-se de um pequeno vale que deve o seu nome a um moinho do século XVII que utilizava as águas de um ribeiro para moer cereais. Mais perto da cidade, encontra-se o edifício mais bem conservado: uma antiga serração.
Em meados do século XIX, o local foi gradualmente abandonado e a natureza foi-se apoderando do lugar. Trata-se de uma zona íngreme, muito húmida e com uma vegetação abundante. As árvores e as plantas envolveram o antigo moinho, criando um postal de conto de fadas.
- Endereço: é possível tirar uma fotografia panorâmica a partir do gradeamento da Via Fuorimura.
- Preço: gratuito
6. Admirar a melhor vista da cidade
Os habitantes locais e os turistas não têm dúvidas: as melhores vistas da cidade podem ser apreciadas a partir da Villa Comunale de Sorrento. A residência data do século XIX e está rodeada por um grande parque com laranjeiras, azinheiras, pinheiros e camélias.
Pode ser visitada todos os dias da semana, das 8:00 às 23:00. Pessoalmente, recomendo subir ao pôr do sol para ver o pôr do sol.
O ponto alto da Villa Comunale é o terraço com vista para o mar, de onde se pode desfrutar de uma vista deslumbrante sobre o Golfo de Nápoles e o Vesúvio.
As duas cidades não ficam muito longe uma da outra e a capital regional é facilmente acessível de comboio na linha Circumvesuviana. Se estiveres interessado, aconselho-te a ler o post que explica o que ver e fazer em Nápoles.
- Endereço: Via San Francesco, acessível subindo um lance de escadas. Em alternativa, pode apanhar um elevador da empresa Sorrento Lift. Liga a Villa Comunale ao porto
- Preço: o acesso é gratuito. Se decidir apanhar o elevador, um bilhete único custa cerca de 1 euro.
7. Dar um passeio num pomar de citrinos
A Costa Amalfitana é famosa pelos seus limões. As plantações nas encostas íngremes viradas para o mar são o postal mais típico e seria uma pena regressar a casa sem ter visto um pomar de perto.
Em Sorrento, existe uma quinta encantadora onde se pode saborear um copo de limoncello à sombra de uma pérgola. Chama-se I giardini di Cataldo e está situada na Via Correale 27, a cerca de 10 minutos a pé do porto. A família Esposito cuida desta terra desde 1800.
Os limões são os protagonistas deste pomar urbano, a visão deles suspensos no ar, com os seus ramos apoiados na estrutura metálica é muito evocativa.
Pode aproveitar a oportunidade para comprar uma lembrança. Pode escolher um babà al limoncello (o doce típico de Nápoles com um recheio diferente) ou uma marmelada de limão.
- Endereço: Via Correale 27
- Preço: gratuito, menos o que se pode gastar no local.
8. Dar um mergulho no Bagni della Regina Giovanna
Sorrento é um destino turístico há muitos anos e um dos hóspedes mais ilustres foi a rainha de Nápoles, Joana II de Anjou. Durante a sua estadia na cidade, a aristocrata costumava tomar banho numa esplêndida piscina natural perto de Punta Campanella.
Não existem instalações turísticas nem restaurantes nos Bagni della Regina Giovanna. É um ambiente completamente natural que requer uma caminhada de cerca de trinta minutos através da mancha mediterrânica.
Para desfrutar da experiência, há duas coisas a ter em conta: levar calçado de snorkeling (há rochas) e ter cuidado com as correntes.
- Endereço: Punta Campanella
- Preço: gratuito
9. Saborear a gastronomia local
O prato estrela da cidade é o gnocchi alla sorrentina, massa de batata com tomate, mozzarella cremosa e manjericão fresco. É um prato conhecido em todo o mundo e as suas origens remontam ao início do século XVII.
Segundo a lenda, as batatas apareceram pela primeira vez em Sorrento em 1600. Um cozinheiro que geria uma taberna na Piazza Tasso começou a fazer experiências com as batatas e descobriu que, fervendo-as, podia obter uma massa adicionando água e uma pitada de farinha.
Em seguida, preparou um prato com outro ingrediente das Américas, o tomate, e mozzarella local.
O sucesso foi imediato e, alguns séculos depois, continua a ser um êxito não só em Sorrento, mas em todo o mundo. Para provar o gnocchi alla sorrentina, recomendo que reserve uma mesa no Cantinaccia del Popolo (Vico Terzo Rota 6) ou no restaurante Zi'Ntonio Mare (Via Marina Grande 180).
- Endereço: ambos os restaurantes estão situados na parte antiga da cidade
- Preço: ambos os estabelecimentos são adequados para todas as carteiras.
10. Fazer um passeio de barco
Sorrento é a porta de entrada para a Costa Amalfitana e fica a poucos quilómetros de Capri, Ischia e Procida. Não faltam opções quando se trata de escolher um mini cruzeiro, especialmente se visitar esta área na primavera ou no verão. Para mais informações, leia o nosso post sobre os melhores passeios de barco em Sorrento.
- Endereço: Em Sorrento, os passeios de barco geralmente começam no porto vizinho de Massa Lubrense. Não se preocupe, a maioria das excursões inclui um transfer do seu hotel.
- Preço: a partir de 60 euros por pessoa
Quão fácil é chegar a Nápoles a partir de Sorrento?
Sim, a linha ferroviária Transvesuviana liga regularmente as duas cidades. O tempo de viagem varia ligeiramente: 1 hora e 10 minutos se o comboio parar em todas as estações ou 50 minutos (os comboios marcados com a abreviatura DD não param em todas as estações).
O bilhete custa cerca de 4 euros. Para mais informações, leia o post sobre como chegar a Sorrento e à Costa Amalfitana a partir de Nápoles.
Vale a pena fazer uma viagem de um dia a Sorrento?
Sim, embora eu recomende ficar pelo menos uma noite. Deixar a cidade quando a noite a envolve é um pouco triste. De facto, Sorrento é uma boa alternativa se quiser visitar a zona.
Sorrento é também um bom ponto de partida para subir ao Vesúvio ou explorar Nápoles, a capital da região.
Outra bela cidade, a poucos quilómetros de Sorrento, é Vico Equense, a primeira cidade da península de Sorrento. É conhecida sobretudo pelas Terme di lo Scrajo, um complexo nascido no final do século XIX que explora as nascentes de água sulfurosa.
Se decidir visitar, recomendo que prove uma iguaria local: provolone del Monaco, um queijo doce e picante feito a partir do leite de vacas locais. Pode prová-lo na queijaria De Gennaro, nas alturas de Vico Equense (Via Raffaele Bosco 956).
Onde se pode tomar um aperitivo em Sorrento?
Se eu tivesse que escolher apenas um bar, seria o Vista Sky Bar, o lounge panorâmico do Hotel Mediterraneo (Corso Marion Crawford 85). Aqui pode terminar o dia com um copo de champanhe nas mãos.
Pode desfrutar das vistas de maio a outubro e os dias de abertura estão sujeitos às condições climatéricas. Eis algumas outras opções recomendadas:
- Bar del Carmine, uma boa seleção de pratos no coração de Sorrento(Piazza Tasso 38).
- Prosit, ideal se quiser provar presuntos e carnes curadas locais. Peça um vinho para acompanhar estas iguarias (Corso Italia 8).
- Syrenuse, um bar e restaurante aberto durante a maior parte do dia, do pequeno-almoço ao jantar. A partir daqui, pode desfrutar de uma vista sobre o porto da cidade (Via Sant'Antonino 14).
Para além de um passeio de barco, que mais há para fazer no verão?
Na estação mais quente, Sorrento tem muito para oferecer. Uma atividade recomendada é o paddle surf ou SUP. É uma atividade ao ar livre que consiste numa forma de se deslocar sobre a água remando de pé sobre uma prancha. Nasceu na famosa praia de Waikiki, no Havai, e espalhou-se por todos os cantos do planeta.
Às portas da Costa Amalfitana, há várias opções para esta modalidade. A minha recomendação é o SUP de Sorrento, que organiza percursos de 2 horas até aos famosos Bagni della Regina Giovanna. Também tem alguns passeios muito sugestivos ao pôr do sol (Via Marina Grande 90).
Se preferir um meio de transporte mais tradicional, recomendo o aluguer de um barco a pedais ou de uma canoa. Neste caso, podes dirigir-te à Cooperativa Azzurro Sorrento que se encontra na marina (Via Marina Grande 192).
Natal em Sorrento: uma óptima época para viajar
No início de dezembro, luzes e grinaldas adornam as ruas da cidade velha e a grande árvore na Piazza Tasso cativa os olhos dos habitantes locais e dos turistas. Cerca de 500 metros mais à frente, a Piazza Veniero acolhe mercados de Natal, enquanto a vizinha Villa Fiorentino ganha vida com noites temáticas.
Também pode aproveitar a sua estadia em Sorrento para visitar Nápoles no Natal. A cidade do Vesúvio é conhecida pelas lojas de artesanato de San Gregorio Armeno. Esta rua concentra as oficinas que fazem figuras de presépio, chifres da sorte e estatuetas que reproduzem os personagens da tradição napolitana.
Como me posso deslocar em Sorrento?
Para visitar a cidade, basta caminhar. Algumas zonas são pedonais e são, portanto, a forma mais fácil de se deslocar. A cidade velha é caracterizada por ruas estreitas; irá apreciá-la especialmente durante o verão graças às sombras lançadas pelos edifícios históricos.
No entanto, se quiser explorar os arredores, recomendo duas opções: contratar uma excursão - por exemplo, uma excursão a Pompeia a partir de Sorrento - ou reservar uma excursão ao longo da Costa Amalfitana com uma visita a Positano. Outra óptima opção é fazer uma das excursões a Capri a partir de Sorrento.
Claro que, se preferir ir por sua conta, pode alugar uma scooter e percorrer a Costa Amalfitana por sua conta.