O que ver e o que fazer em Sorrento em 3 dias
Se está a viajar por Itália, não pode perder a oportunidade de passear pela bela Sorrento. Tem tudo para si, por isso descubra aqui o que fazer nas suas ruas durante três dias. Garanto-lhe três dias de harmonia e relaxamento total.
Na região da Campânia encontra-se uma pequena mas vibrante cidade conhecida como Sorrento, muito perto de Nápoles. Em Sorrento nunca deixará de ver e fazer coisas e, mais importante, nunca deixará de descansar; Sorrento é o epítome do dolce far niente.
Sorrento é o local ideal para ficar, pois é um ponto central para excursões à Costa Amalfitana a partir de Sorrento ou daqui para Nápoles. A cidade é conhecida por acolher belas expedições à ilha de Capri ou a locais históricos como Herculano. Gostaria de planear o seu itinerário comigo? Aqui está um plano para passar três dias fantásticos em Sorrento.
Dia 1: Passeio pelo centro
Ciao, Sorrento! Eu sei que qualquer viagem dentro de um itinerário de viagem é cansativa e ainda mais se apanharam um transfer do aeroporto de Nápoles, mas uma vez em Sorrento, vão ver que é uma cidade muito amigável e que não vão precisar de um carro para se deslocarem. Tudo tem uma localização muito central e foi concebido para uma caminhada confortável.
O seu primeiro dia consistirá em explorar a cidade velha e visitar locais centrais como a Piazza Lauro, a Villa Comunale, a Catedral de Sorrento, entre outras actividades ao ar livre, enquanto desfruta de um delicioso gelado ou de um refrescante limoncello.
Comece o seu dia na Piazza Lauro
Vamos começar o passeio por volta das 10h, terminando a manhã, num dos centros mais coloridos e tradicionais de toda a Itália. Aqui o melhor é começar na Piazza Lauro. Esta grande e moderna praça, criada em meados dos anos 70, é considerada uma das duas praças mais importantes de Sorrento. Está localizada na zona comercial da cidade, no cruzamento do Corso Italia e da estação de comboios Circumvesuviana, que recomendo que utilizem para lá chegar.
A praça recebe-vos com as suas belas palmeiras e árvores frondosas para vos abrigar do calor e do sol, especialmente se pararem num dos belos cafés nas proximidades. De facto, este é o local ideal para tomar o pequeno-almoço. Aqui pode provar uma deliciosa frolla sfogliatella, um bolo redondo de frutas e ricota, nativo apenas da região. Além disso, esta praça é um importante ponto de partida para várias excursões em toda a área.
Em direção ao Corso Italia e à Catedral de Sorrento
Da Piazza Lauro, dirija-se ao Corso Italia, o coração de Sorrento, descendo pelo lado sul da praça. Caminhe ao longo do principal destino de compras de Sorrento enquanto se maravilha com a diversidade comercial que esta bela rua tem para oferecer. Esta será a sua área de transição enquanto se dirige para a magnífica Catedral de Sorrento.
Localizada a cerca de cinco minutos a pé de onde partiu do Corso Italia para leste, encontra-se a Catedral dos Santos Filipe e Tiago. Ao entrar, uma bela igreja católica romana, construída no século X e reconstruída em estilo românico no século XVI, espera por si.
Se visitar esta catedral, poderá conhecer uma página da história italiana, quando a região foi invadida pelo Império Otomano em 1558, através dos restos de mármore da primeira catedral do século X. Uma vez terminada a visita, sugiro que vá a um dos restaurantes do Corso Italia e desfrute de um delicioso limoncello para um lanche ou um prato principal para o almoço.
Informações práticas
-
Localização: Corso Italia, Via Santa Maria della Pietà, 44, 80067
-
Preço: gratuito
-
Horário de abertura: de segunda a segunda, das 8h às 12h30 e das 16h30 às 21h.
Passeio pela cidade velha
Depois da experiência religiosa na catedral, volte para o Corso Italia e continue para leste até chegar à Via Torquato Tasso. Parabéns! Acabaste de iniciar o teu passeio pela Cidade Velha.
Recomendo-te que subas a Via Tasso onde verás as fachadas das residências dos nobres com a sua arquitetura de estilo catalão. Imediatamente a seguir, continua até chegar à esquina da Via S. Cesario, onde caminhará ao longo desta movimentada rua pedonal. Em seguida, vira-se à direita na Via Luigi de maio, uma área conhecida pelas suas lojas pitorescas.
Depois de percorrer algumas ruas, chega-se à Piazza Sant'Antonino, que fica mesmo ao lado da Basílica de San Antonino. O mais provável é que queiras visitar o emblema da cidade: a Basílica de San Antonino. É um edifício do século XI onde repousa o túmulo de San Antonino, santo padroeiro da cidade.
Pode concluir o seu passeio pela cidade velha com uma noite incrível num dos seus restaurantes de marisco no Ristorante Zi Ntonio na Via Luigi de maio. Pode saborear uma deliciosa pizza no Ristorante Pizzeria Sant'Antonino, que fica escondido num beco perto da Piazza San Antonino. Se quiser massa com ingredientes mediterrânicos, dirija-se ao Fauno, do outro lado da Piazza Tasso.
Termine o seu dia com um gelato na Piazza Tasso
Se se dirigir para sul pela Via Luigi de maio, chegará ao Corso Italia. Aqui pode parar na Piazza Tasso e aproveitar o percurso para parar numa das gelatarias da cidade velha e comprar um saboroso gelado de limão.
Sim, de facto. Não há nada como terminar um dia cheio e excitante descansando os pés na bela Piazza Tasso e comendo um gelado. Tenho a certeza de que vais pensar que há muitas coisas que deixaste de fora quando chegares à Piazza Tasso, mas não te preocupes, o itinerário para o segundo dia começa neste ponto. A partir da praça, pode apanhar um autocarro para a paragem mais próxima do seu hotel ou pode ir a pé, se este estiver perto do centro.
Dica de viagem
Se decidir ir de carro para Sorrento e não quiser perder tempo à procura de estacionamento na cidade, verifique se a sua reserva de hotel inclui estacionamento para o seu carro.
2. Dia História, arte e cultura nas margens do Mar Mediterrâneo
Depois de um passeio pelas ruas principais e de uma visita a três igrejas, o segundo dia é de merecido descanso. Começamos de manhã cedo, onde vos mostrarei três locais históricos: a Piazza Tasso, o Museo Correale di Terranova e o Vallone dei Mulini.
Os três estão próximos uns dos outros, o que torna a vossa visita agradável, uma vez que podem ir a pé a cada um deles. É a desculpa perfeita para continuar a explorar as ruas de Sorrento. Antes de dar por isso, estará a nadar nas praias quentes de Marina Grande e a relaxar nas cadeiras de spa.
Continuamos de onde parámos: na Piazza Tasso
A Piazza Tasso é a alma da cidade: a partir daqui ninguém se perde e este é um dos pontos de encontro para as excursões de Sorrento que o levam a outros sítios próximos. Em suma, todos os caminhos levam à Piazza Tasso. A estátua de Santo Antonino Abade, padroeiro de Sorrento, abençoa o seu dia com um bom café italiano dos cafés que se alinham na movimentada Piazza Tasso.
A praça que conheceu na noite anterior está situada no topo de um penhasco. Agora tem a oportunidade, à luz do dia e na vida quotidiana dos sorrentinos, de ver as diferentes estéticas históricas das fachadas dos vários edifícios que rodeiam a praça. Pode parar no histórico Bar Fauno e pedir um limoncello ou na colorida loja de recordações Fattoria Terranova.
A praça é dominada por belos edifícios históricos , como o Palazzo Correale, que recomendo que visite. Pode também voltar à igreja barroca de Santa Maria del Carmine que visitou na noite anterior e ver a sua bela fachada exterior.
Partilhar o afeto da cidade pelo seu Vallone dei Mulini
Da praça, dirigir-se para o Vallone dei Mulini. Virar para sul na Via Caruso. A partir daqui, são apenas dois minutos a pé para sul e encontrá-los-á a menos de 200 metros da praça. Trata-se de um pequeno vale com um moinho de moagem de trigo que pode datar do século XV ou XVI. A fissura na rocha, que ocorreu há cerca de 35.000 anos.
A origem do vale é o resultado da erupção mais violenta da história da caldeira vulcânica, os Campos de Phlegraean. A erosão das águas e o tempo poliram esta maravilha natural onde a base de tufo, que era o canal natural da água do mar que fazia funcionar o moinho, foi progressivamente gravada. Uma reminiscência natural das paisagens autóctones de Itália onde se podem tirar fotografias fantásticas.
A história espera-o no Museu Correale de Terranova
Depois de ver o impressionante moinho, é altura de voltar à Piazza Tasso pela Via Caruso e, a partir daqui, dirigir-se ao histórico Museo Correale. Quando estiver na praça, caminhe para leste ao longo da Corso Italia e atravesse imediatamente para norte, o que o levará à Via Correale. O museu fica no final desta rua, do outro lado da Via Capasso.
Este é atualmente o Museo Correale em Terranova, inaugurado em 1924, mas antigamente esta villa era conhecida como Palazzo Correale. Dispõe de 24 salas de exposição em quatro pisos do complexo residencial. As salas estão dispostas de acordo com um esquema cronológico onde se pode aprender sobre a história do Reino de Nápoles através do seu mobiliário e da porcelana de Capodimonte. Os frescos do século XVII irão contar-lhe o espírito da época da Contra-Reforma, que estava no seu auge.
O aspeto mais impressionante das suas instalações é que poderá aceder a um dos mais belos jardins da cidade, e mesmo de Itália, a partir do hall de entrada. A visita pode durar duas ou três horas, consoante o tempo que se dedique às obras, às instalações e ao jardim.
Informações práticas
-
Localização: Via Correale, 50, 80067, Sorrento
-
Preço: Os bilhetes para o Museo Correale em Terranova variam entre 3 e 8 euros.
-
Horário de abertura: De segunda a sábado, o horário de abertura é entre 9:00 e 14:00 horas. Sugiro que compre os seus bilhetes antes do meio-dia para que possa, pelo menos, desfrutar do museu durante as duas horas restantes. Encerrado aos domingos.
Almoçar bem no maravilhoso Marina Grande
Pronto, já vos mostrei três locais históricos, agora é altura de aproveitar a praia. Do museu, caminhe até ao Parque Lauro, um pequeno santuário adjacente à Piazza Lauro, e desça o parque até ao Corso Italia. A partir daqui, é melhor apanhar o autocarro D-E, EAV, SITA, que o levará diretamente à Marina Grande. O custo da viagem não é mais do que € 1,5 em transportes públicos.
Você merece um bom almoço com seu limoncello subsequente para digestão nos restaurantes incríveis, Trattoria da Emilia Porta Marina, que oferece pratos incríveis de frutos do mar e também Il Monazzero di Teresina, onde você pode comer pizzas com tomates frescos de Sorrento.
Passar a tarde no belo burgo de Marina Grande, em Sorrento
Marina Grande é uma pitoresca comunidade piscatória. O peixe, o marisco e o tomate acompanham-no com um vinho refrescante ao longo das margens que misturam as cores vivas dos edifícios com as plácidas águas azul-turquesa do Mediterrâneo, de onde pode fazer os belos passeios de barco para as mais belas praias e costas de Itália a partir de Sorrento.
Passe a sua tarde aqui, enquanto dorme uma sesta na praia com os seus entes queridos, desfrutando de um copo de vinho nas margens do Mediterrâneo; o mar abraça-o com o seu aroma e as ondas batem nos seus ouvidos. Esta é uma das melhores coisas para fazer em Sorrento com as crianças.
Dica de viajante
Sorrento caracteriza-se pelo seu desnível. Se ficar muito cansado ou tiver problemas de mobilidade e não conseguir subir ou descer escadas, a cidade tem elevadores públicos disponíveis a um custo não superior a 2 euros.
Termine o seu dia a festejar nas discotecas da Piazza Lauro
Ainda com energia? Junto à Piazza Lauro encontrará locais onde pode ir dançar ao som da música que está na moda no país ou na região. A zona é bastante segura. Tenho a certeza de que vais adorar as festas e a vida nocturna de Sorrento. Neste caso, a minha recomendação é ir ao Fauno Notte Club, a discoteca mais tradicional e histórica de Sorrento, que pode recebê-lo durante toda a noite.
Depois de desfrutar da praia, lave o sal do mar num dos chuveiros públicos das praias e dirija-se ao seu hotel se quiser mudar de roupa ou tomar um bom duche. Os autocarros D-E, EAV e SITA levam-no diretamente à Praça Lauro.
A zona contrasta com a cidade velha, pois a arquitetura é mais moderna e as lojas são mais contemporâneas do que as marcas familiares. Poderá jantar aqui e provar os risottos ou as caçarolas mediterrânicas vendidas nos restaurantes perto da praça.
3. Dia Conclua a sua viagem em Sorrento entre conventos e museus
Ao amanhecer do terceiro dia, pode tomar um pequeno-almoço sem pressa e depois partir para a Piazza Gargiulo. A partir daí, irá a mais três locais que a cidade tem para oferecer: o Convento de São Francisco, a Igreja de São Francisco, o Museu Leonardo Da Vinci e sugiro que termine com um pôr do sol único na Villa Comunale, adjacente ao convento.
Estes locais são próximos uns dos outros e fáceis de alcançar a pé. Além disso, a partir da Villa Comunale pode descer até ao porto e à Marina Piccola de Sorrento para uma última refeição nas margens de Sorrento.
Início na Piazza Gargiulo
A Piazza San Francesco Saverio Gargiulo é um dos lugares mais enérgicos da cidade devido à paz transmitida pela sua fonte. Mais uma vez, o seu ponto de partida é a Piazza Tasso, onde subirá a Via Sant'Antonino, adjacente à praça que já viu. De Tasso ao convento são cinco minutos de caminhada, pois ficam a 300 metros um do outro.
A praça tem o nome de San Francesco Saverio Gargiulo (1840-1922), famoso jurista e filósofo da região. Este espaço é tomado como ponto de referência para muitos concertos ou exposições que se realizam ao longo do ano em Sorrento. Digo-vos que vão apreciar a paz deste lugar e que vão querer parar o tempo para apreciar a cidade quotidiana dos habitantes locais. A praça fica a poucos metros da bela Igreja e do Claustro de San Francesco.
Deleite-se com o silêncio e a paz do Claustro de San Francesco
O Claustro de São Francisco de Assis é um dos monumentos mais antigos de Sorrento. Do outro lado da Piazza Gargiulo encontra-se o edifício que alberga três instituições: o claustro, a igreja de São Francisco e o museu Leonardo Da Vinci. Esta estrutura arquitetónica dinâmica, que remonta ao século XIV, é única no seu design.
O claustro foi construído sobre os restos de um mosteiro do século VII. No seu interior, encontram-se escavações arqueológicas onde se podem ver vestígios de templos pagãos em estilo barroco do século XIV. No pátio, encontra-se uma antiga e bela árvore de tronco oblíquo, que serve de cenário aos numerosos casamentos que se realizam no interior do claustro.
A igreja contígua ao mosteiro é embelezada por um jardim de arbustos floridos e árvores ornamentais. No verão, o claustro acolhe a arte nos seus espaços e transforma-se numa galeria de exposições. A entrada é gratuita.
Informações práticas sobre o mosteiro
-
Localização: Via S. Francesco, 12, 80067
-
Preço: gratuito
-
Horário: das 9:00 às 18:00 horas.
A arte e a história do Quattrocento esperam-no no Museu do Orgulho Italiano
A dois passos da igreja, encontra-se a entrada do Museu do Orgulho Italiano, onde Leonardo da Vinci é o protagonista. No museu, é possível conhecer a vida e a obra do enigmático artista numa exposição que alterna objectos físicos com salas virtuais que condensam as narrativas históricas por detrás do mito e da lenda de Da Vinci.
Mas não é só Da Vinci que é o foco deste museu, aqui foram organizadas várias excursões e eventos sobre outras grandes figuras italianas. A entrada no museu custa menos de 10 euros, mas há descontos para crianças com menos de 12 anos e é totalmente gratuita para crianças com menos de seis anos.
Informações práticas
-
Localização: Via S. Francesco, 12, 80067
-
Preço: a taxa de entrada é de cerca de 10 euros.
-
Horário de abertura: das 9:00 às 18:00 horas.
Almoçar na Villa Comunale e visitar o museu arqueológico
A Villa Comunale em Sorrento é o melhor lugar para admirar o pôr do sol de Sorrento. Situa-se na mesma rua que a praça e o claustro de San Francesco. Idealmente, pode refrescar-se nos banhos aqui, desfrutar de um almoço e de um doce com um bom café, enquanto relaxa nos jardins do La Villa Restaurant & Bar, um restaurante panorâmico com as melhores vistas de Sorrento.
Quando lá estiver, aperceber-se-á de que a villa fica nos jardins dos frades franciscanos, onde foi construída em 1877 e 1879. É descrito como um pequeno parque com as melhores vistas para o mar e tem belos passeios através de jardins e oliveiras que datam de séculos atrás.
Além disso, no interior também terá a oportunidade de visitar o Museu Arqueológico George Vallet, que tem achados incríveis das escavações que foram realizadas em Sorrento, juntamente com um valioso mosaico que representa um ninfeu. Este museu assemelha-se mesmo ao Museu Arqueológico de Nápoles.
Termine o seu dia nas margens da Marina Piccola
Já visitou a Marina Grande no dia anterior, agora vai conhecer a mais pequena: Marina Piccola. Da Villa pode descer até à Marina Piccola por menos de 2 euros através de um elevador eficiente e confortável e se quiser poupar esses euros pode optar pelas escadas gratuitas.
Sugiro que desça à Marina Piccola quando o belo pôr do sol tiver passado na Villa Comunale e que jante depois de contemplar a maravilhosa paisagem da Costa Amalfitana, onde pode assistir ao regresso dos viajantes das suas excursões aquáticas a este belo local.
Alugar um carro ou confiar nos autocarros?
Vai precisar de alugar um carro em Sorrento? Bem... não. Sorrento tem um sistema de transportes públicos eficiente que inclui elevadores para o levar a percorrer a cidade. Agora, se quiser planear uma excursão às cidades vizinhas e estiver a pensar em como visitar Pompeia por conta própria, então usar um carro é a melhor maneira de lá chegar.
Mas Sorrento também tem excursões a Pompeia que pode fazer de forma rápida e barata para estes destinos imperdíveis em Itália, sem precisar de um carro. Qual é a limitação mais importante para ter um carro? Sem dúvida, o estacionamento. Na alta temporada, Sorrento fica lotada e pode ser uma dor de cabeça conseguir uma vaga livre lá dentro. Já para não falar do custo dos parques de estacionamento privados, que podem custar até 10 euros por hora.
O que levar na mala para uma visita a Sorrento
As temperaturas de verão em Sorrento são extremamente quentes, podendo ultrapassar facilmente os 30°C. Por esta razão, aconselho-o a investir num bom protetor solar. Hidrate-se o mais possível e leve sempre uma garrafa de água na sua mochila. Isto também será necessário se for no inverno, mas com um casaco. Os Invernos em Sorrento não são muito frios, mas mesmo assim deve levar pelo menos uma camisola e um casaco.
Não se esqueça de levar bons sapatos desportivos para caminhar pelas antigas ruas de pedra da cidade e, se quiser, combine-os com um chapéu ou boné da moda. Sorrento é sinónimo de caminhadas constantes e é possível fazer excursões que o ajudarão a não se cansar tanto, mas mesmo assim é necessário estar sempre confortável.