Mais sobre: Excursões a Capri a partir de Sorrento
Conhecida como a "Pérola do Mediterrâneo", Capri é uma das ilhas mais encantadoras de Itália. É um destino do jet set internacional desde os anos 60 e as celebridades continuam a regressar para apreciar o mar cristalino, os hotéis elegantes e a Via Camerelle, a rua das lojas de luxo.
Há muito para ver e fazer em Sorrento e se ficar mais do que um dia, recomendo que complete as suas férias com um mini cruzeiro a Capri.
1. Rota para Capri com paragem na Grotta Azzurra
O mais clássico dos passeios de barco a partir de Sorrento. Capri fica muito perto da costa e o acesso é muito fácil. O barco não se limita a chegar ao porto, mas segue a linha da costa para poder admirar os encantos da ilha:
- AGrotta Azzurra, a atração mais famosa de Capri. Trata-se de uma gruta marinha natural e diz-se que o imperador Tibério costumava nadar aqui. A Grotta Azzurra é bastante larga (25 por 60 metros), mas o acesso é muito mais estreito. Para entrar, terá de se deitar no fundo de um barco a remos. Infelizmente, não poderá nadar, mas poderá apreciar o contraste entre a água cristalina e o teto rochoso escuro.
- Punta Carena, onde se encontra o farol da ilha. É o segundo maior de Itália e a sua silhueta é ainda mais visível ao pôr do sol. Perto do farol encontra-se um dos mais belos restaurantes panorâmicos de Capri, o Lido di Faro.
- Grotta Verde, a gruta verde ou gruta dos turcos. Os piratas costumavam esconder-se aqui para montar armadilhas para os navios que passavam.
- Faraglioni, três picos rochosos que se erguem do mar. São o símbolo indiscutível da ilha e, se quiser vê-los enquanto saboreia um bom prato de peixe, recomendo que reserve uma mesa no La canzone del mare (Via Marina Piccola 93).
- Villa Malaparte, a residência racionalista de Curzio Malaparte, escritor, jornalista e poeta. Está situada num promontório rochoso que se projecta para o Mediterrâneo. É considerada uma das obras-primas da arquitetura moderna.
- Arco Naturale, uma formação rochosa da época paleolítica que tomou a forma de um arco.
- Grotta Bianca, uma gruta perto de Punta della Chiavica. Estende-se por cerca de 30 metros e caracteriza-se por rochas brancas. Durante o século XVII, os habitantes locais refugiaram-se aqui para escapar aos piratas.
Uma vez desembarcado, terá a oportunidade de passear por Capri, um lugar que cativou milhões de turistas em todo o mundo.
Para uma pausa num pequeno oásis verde, recomendo um passeio pelos Jardins de Augusto e pela Via Krupp, jardins em socalcos com vista para os faraglioni.
- Duração: 8 horas
- Preço: cerca de 60 euros.
- Recomendado para aqueles que querem ver as atrações mais populares de Capri sem gastar muito.
2. Mini cruzeiro para casais
Uma experiência privada, perfeita para uma noite romântica. Normalmente, os percursos são efectuados num gozzo sorrentino, o barco típico da cidade. Não se preocupe, é um barco moderno com casa de banho e um pequeno camarim.
A navegação segue o mesmo itinerário que a anterior, embora a Grotta Azzurra normalmente tenha um custo extra.
Terá à sua disposição um skipper experiente que fala inglês e no frigorífico encontrará água, bebidas, prosecco e o famoso limoncello. Esta é uma experiência exclusiva e existem diferentes opções de preços disponíveis.
- Duração: cerca de 8 horas
- Preço: a partir de 1300 euros.
- Recomendado para quem quer fazer algo mais sofisticado.
3. Excursão a Capri e Baía de Ieranto
- Duração: cerca de 8 horas
- Preço: cerca de 50 euros.
Quando é a melhor altura para ir a Capri?
A ilha azul é um destino típico de verão, mas eu não recomendo visitar em julho e agosto. Nesses meses, o charme de Capri é ofuscado pela presença de um grande número de turistas. junho é uma boa opção, assim como setembro. No entanto, a melhor altura é a primavera, quando a natureza deixa o inverno para trás e o aroma da flor de laranjeira e do jasmim perfuma as ruas.
Quando há menos turistas, visitar a ilha é mais fácil e será mais fácil encontrar um lugar nos melhores restaurantes. Para desfrutar da brisa do mar, recomendo Il Riccio, um restaurante gourmet a dois passos da Gruta Azul (Via Gradola 4/11, Anacapri).
É possível viajar de Sorrento para Capri no inverno?
Sim, a navegação não pára nos meses mais frios. No entanto, por vezes o mar agitado interrompe as ligações entre as ilhas e o continente. É melhor verificar a previsão do tempo, mas não se preocupe, em caso de cancelamento, receberá um reembolso total.
Com um pouco de sorte, poderá desfrutar do sol mesmo no inverno. A Grotta Azzurra continua aberta e, se o tempo o permitir, não há nada melhor do que relaxar um pouco nas praias públicas de Marina Grande ou Palazzo a Mare. À noite, recomendo comer no Aumm Aumm (Via Caprile 18).
O que é que posso comprar como recordação?
Capri é um destino para se apaixonar e tenho a certeza de que vai querer voltar para casa com uma boa recordação. Para além de ímanes e postais, há outros produtos que vale a pena comprar como presente para si ou para um ente querido:
- Perfumes feitos com essências locais. A marca mais famosa é a Carthusia, cuja loja fica a dois passos da Certosa di San Giacomo, o mosteiro mais antigo de Capri (Via Matteotti 2D).
- Ravioli capresi, deliciosas massas recheadas com caciotta sorrentina (um queijo rústico típico do centro e do sul de Itália), parmesão e manjerona. Pode comprá-los no Capri Pasta (Via Parroco 12), situado no centro da cidade.
- Sandálias feitas à mão. Na ilha, a loja de referência é a Da Costanzo. Nos anos 60, Sofia Loren e Jacqueline Kennedy encomendaram sapatos feitos à medida e, atualmente, continua a ser um destino de celebridades (Via Roma 49).
- Limoncello, o refrescante licor de limão. Em Capri ainda é feito de acordo com o método tradicional. É possível comprar uma garrafa na loja da Via Roma 79.
- Cerâmica, um souvenir muito típico que se pode encontrar em muitas lojas. No entanto, as melhores podem ser encontradas na Sea Gull (Via Roma 25).
Posso deslocar-me em Capri com os transportes públicos?
As excursões incluem tempo livre para visitar a ilha. Para aproveitar ao máximo o seu tempo, é importante conhecer os meios de transporte de Capri:
- Os autocarros. Eles ligam Capri e Anacapri, uma pequena cidade no norte da ilha. O bilhete custa cerca de 2 euros e a viagem dura cerca de 20 minutos. São veículos minúsculos e podem transportar cerca de 10 pessoas. Não se preocupe, as viagens são regulares e o serviço funciona sem problemas. Pode encontrar os horários no sítio Web oficial da empresa de transportes.
- Funicular. Liga o porto à cidade de Capri. As cabines partem a cada quarto de hora e o bilhete custa cerca de 2 euros. Importante: se estiver a viajar com bagagem grande, terá de comprar um bilhete adicional.
- Teleférico, partindo da Piazza Vittoria, no centro de Anacapri, até o topo do Monte Solaro. Do cimo do monte, tem-se um panorama de cortar a respiração. O bilhete custa cerca de 12 euros (ida e volta).
Há táxis em Capri?
Claro que há! Encontrará táxis no porto e nas zonas centrais, mas também pode chamá-los na rua, o que não é muito comum em Itália. Reconhecê-los-á pelo seu aspeto invulgar: são descapotáveis e podem transportar até 6 passageiros. Uma viagem do porto para Capri custa normalmente cerca de 20 euros.