Mais sobre: Bilhetes e visitas à Basílica de São Marcos em Veneza
A Basílica de S. Marcos fica perto do Palácio Ducal e da Praça de S. Marcos, o centro da vida social e religiosa da cidade. Com mais de 4.000 metros quadrados de mosaicos dourados, pisos de mármore e 500 colunas que datam do século III, é um templo único em Itália.
Sendo uma das atracções mais visitadas de Veneza, obter acesso rápido para evitar filas ou reservar uma visita guiada à Basílica pode ser uma excelente ideia. O acesso às jóias mais importantes de São Marcos, o Museu, o Tesouro e a Espada de Ouro, é pago.
Bilhetes para a Basílica de São Marcos com áudio-guia com terraço e bilhete de barco opcional
Acesso à Basílica de São Marcos ao preço mais baixo
Se não quiser gastar muito dinheiro numa visita à Basílica de São Marcos, este bilhete permitir-lhe-á evitar as filas das bilheteiras e explorá-la ao seu próprio ritmo.
Se não é fã de visitas guiadas, mas não quer perder a oportunidade de ver o interior da Basílica de São Marcos, não se preocupe. Com este bilhete, se o comprar online com antecedência, pode evitar as longas filas que se formam na bilheteira da entrada. Também pode fazer uma visita guiada à Basílica de São Marcos depois da hora de encerramento para evitar as multidões no interior.
Uma vez lá dentro, terá todo o tempo que quiser para apreciar a sua arquitetura, os detalhes do seu altar, os espectaculares mosaicos no seu chão e, claro, as vistas da Praça de São Marcos a partir do seu terraço. Não tenha pressa e desfrute da visita (se precisar, mais tarde digo-lhe o que não deve perder se quiser visitá-la sozinho).
Porque gosto desta opção: para além de ser a mais económica, permite-lhe uma maior flexibilidade de horários para organizar a visita ao seu ritmo.
Recomendado se... quiser visitar o interior da Basílica sem perder tempo na bilheteira e ao melhor preço.
Visita guiada à Basílica de São Marcos
Visita à Basílica de São Marcos com um guia especializado
Descubra todos os cantos e recantos deste impressionante templo numa visita guiada a pé, sem filas nem esperas. Uma opção muito cómoda se quiser conhecer a história e a arquitetura de um dos marcos de Veneza...
Passeie e maravilhe-se com esta obra de arquitetura e ícone veneziano. Faça uma visita guiada à Basílica de São Marcos num pequeno grupo de cerca de 10 pessoas. Aprecie as obras que a rodeiam, as suas cúpulas e os vestígios de grandes artistas que deixaram o seu legado.
Aceda ao terraço e tire as melhores fotografias, desfrute também de um mapa digital com mais de 200 pontos a visitar, o que tornará esta experiência inesquecível.
Porque gosto desta opção: poupará filas e esperas e poderá visitar a basílica com um guia que o fará apreciar cada um dos seus recantos e histórias.
Recomendado se... quiser levar uma recordação completa desta visita, aprendendo com um especialista ao longo do percurso.
Como comprar bilhetes para a Basílica de São Marcos
Visitar esta joia da arte bizantina é uma das actividades obrigatórias se estiver a passear por Veneza. Pode adquirir os seus bilhetes na bilheteira, mas o afluxo de turistas a este local é tão grande que as filas e as esperas são normalmente de 45 minutos ou mais. Além disso, não se pode ter a certeza de entrar à hora desejada ou no dia desejado.
É por isso que recomendo que compre os seus bilhetes antecipadamente para a Basílica de São Marcos através da Internet, assim poupará tempo e poderá organizar melhor o seu itinerário de viagem. Além disso, terá a tranquilidade de ter acesso não só à Basílica, mas também ao Museu, ao terraço e à Pala D'Oro.
Preços dos bilhetes para a Basílica de São Marcos
Até há algum tempo atrás, os bilhetes para a Basílica de São Marcos eram gratuitos. Infelizmente, devido ao enorme afluxo de turistas à cidade de Veneza, isso mudou. Agora pode comprar os seus bilhetes online ou na bilheteira e os preços variam de acordo com a época:
- Entrada geral: entre 3€ e 6€.
- Crianças dos 0 aos 6 anos: grátis
- Entrada para a Pala D'Oro: cerca de 5 euros.
- Entrada para oMuseu de São Marcos: cerca de 7 euros.
- Entrada para oterraço e torre sineira: cerca de 10 euros
Horário de abertura da Basílica de São Marcos
- A Basílica de São Marcos em Veneza pode ser visitada todos os dias do ano, das 9h30 às 17h00, com a última entrada 15 minutos antes da hora de encerramento.
- Aos domingos e feriados, o horário de abertura é limitado às 14h00 às 16h30 e às 14h00 às 16h00 de novembro até à Páscoa do ano seguinte.
O que não deve perder na sua visita à Basílica de São Marcos
Depois de ter escolhido o seu tipo de passeio e para além de explorar a obra-prima da arte bizantina que é a Basílica de São Marcos, existem quatro pontos de interesse especial que não deve perder na sua visita e que são pagos no local, exceto no caso de algumas das excursões que incluem bilhetes de entrada:
Palo de Oro
É a obra artística mais importante da Basílica de São Marcos, um retábulo de grandes dimensões cravejado de esmaltes e pedras preciosas.
Tesouro da Basílica de São Marcos
Trata-se de um tesouro bizantino de ouro e prata proveniente do saque de Constantinopla.
Museu de São Marcos e Cavalos
Este museu está repleto de obras, incluindo as esculturas originais dos Cavalos de São Marcos. Feitas de bronze banhado a ouro, estas esculturas foram encontradas no hipódromo de Constantinopla e faziam parte do espólio roubado durante a Quarta Cruzada. A partir do museu, também é possível ver de perto os tectos e os mosaicos da basílica.
Varanda da Basílica
Do terraço da Basílica de São Marcos, ao qual se acede através da escadaria Loggia del Cavalli, tem-se uma vista única sobre a majestosa Praça de São Marcos. Esta era a varanda real a partir da qual o Doge de Veneza assistia às cerimónias realizadas na praça e a partir dela é possível ver as fachadas com arcadas da praça, a Torre do Sino, a Torre do Oroglio e a fachada do Palácio Ducal.
Ao fundo, vêem-se as colunas de San Marco e San Teodoro e, ao longe, a ilha de San Giorgio Maggiore com a sua imponente igreja sobre a Lagoa.
Vicky's Traveller Tip
Lembre-se que, como é um templo religioso, terá de cobrir os ombros e os joelhos para entrar na Basílica.
Como chegar à Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos está situada no centro da cidade, na Praça de São Marcos, pelo que é muito fácil lá chegar a pé ou de vaporetto. Se viajar para Veneza mas não ficar na cidade, pode chegar à basílica a partir da estação de comboios em meia hora a pé.
Pode aproveitar e comprar um passe de 72 horas, que lhe dá acesso ilimitado a três linhas de transporte aquático que o levarão à Praça de São Marcos, bem como a outros pontos-chave da cidade.
Outras actividades interessantes
Se estiver interessado em visitar a Basílica de São Marcos, pode também querer considerar visitar o Palácio Ducal (veja aqui o meu artigo sobre Bilhetes e visitas ao Palácio Ducal de Veneza). Também recomendo que complete a sua viagem a Veneza com um passeio de gôndola. Para que não tenha dúvidas na hora de marcar o seu itinerário, aqui ficam as melhores opções: Passeios de gôndola em Veneza.