Veneza à noite: guia prática para a descobrir
Quando o sol se põe e a noite cai, descobrimos uma Veneza diferente, mas ainda mais bonita. Para saber o que ver e o que fazer na noite veneziana, basta continuar a ler.
Durante o dia, as ruas de Veneza estão cheias de vida e de turistas. Isto é inevitável, mas pode tornar difícil, por vezes, apreciar a beleza da cidade da forma que ela merece. Mas quando a noite cai, temos uma nova oportunidade de admirar as suas virtudes e de o fazer de uma perspetiva diferente e mais calma.
Ver os seus monumentos iluminados, explorar os canais à noite ou aproveitar um jantar inesquecível são algumas das melhores coisas para ver e fazer em Veneza. Se quiser saber o resto, aqui está um guia com os melhores planos para visitar a cidade dos canais à noite.
Espectáculos noturnos: teatro e música ao vivo
Veneza está historicamente ligada ao entretenimento devido aos seus teatros, ao seu mundialmente famoso carnaval e, claro, à sua música, pelo que uma das opções de entretenimento noturno que pode considerar é reservar um bilhete para uma peça de teatro ou para a ópera.
Se quiser ter uma experiência veneziana completa, pode fazê-lo reservando um bilhete para o Teatro La Fenice, o teatro mais famoso de Veneza e uma das mais prestigiadas casas de ópera do mundo. O edifício sofreu vários incêndios, o último dos quais em 1996, mas as renovações preservaram o encanto do edifício.
Como alternativa aos teatros, há espectáculos de música ao vivo. São muito comuns em Veneza e realizam-se quase todas as noites em muitos pontos da cidade. Por exemplo, os amantes da música ao vivo podem desfrutar de um concerto de música barroca na Igreja de San Vidal:
- Com bilhetes para o concerto Interpreti Veneziani, poderá desfrutar de obras de Bach, Mozart ou Vivaldi por este famoso grupo barroco nas instalações da Igreja de San Vidal, fundada no século IX.
- Com os bilhetes para L Musici Veneziani será transportado para a Veneza do século XVIII, apreciando as Quatro Estações de Vivaldi.
Praça de São Marcos à noite
A Praça de São Marcos é o coração da cidade. Durante o dia, a grande maioria dos visitantes da cidade reúne-se aqui, mas à noite as coisas mudam. A praça torna-se muito mais calma e permite admirar os seus monumentos, como a Torre do Relógio ou a torre sineira de São Marcos, com o bónus adicional da iluminação nocturna que, em geral, é muito bem sucedida em toda a cidade.
Estar sozinho na praça à noite a contemplar os seus imponentes edifícios é uma experiência única que não deve deixar de fazer, mas se a visitar apenas à noite, vai perder muitos pormenores e, sobretudo, muita informação.
A minha sugestão é, por isso, que reserve uma visita guiada à Praça de São Marcos. Esta visita tem lugar de manhã com um guia, para que possa conhecer todos os aspectos importantes da praça e dos seus monumentos. Depois, visite-a novamente à noite e admire-a à vontade. Desta forma, terá a experiência completa de uma das praças mais famosas do mundo.
O edifício mais bonito de Veneza iluminado. Basílica de São Marcos à noite
Na minha opinião, e na de muitos que visitam Veneza, a Basílica de São Marcos é o edifício mais bonito da cidade. E as vistas nocturnas reforçam essa opinião. A iluminação é muito bem feita e vê-se que foi concebida para realçar as virtudes da fachada. Os frescos, os mosaicos e as esculturas da basílica brilham à noite e as cores douradas são ainda mais impressionantes.
Se durante o dia a acqua alta ou a chuva tiver deixado o chão molhado, terá a oportunidade de tirar uma fotografia espetacular do reflexo da basílica iluminada no chão da praça. A tranquilidade e o silêncio da noite também o ajudarão a passar alguns minutos a contemplar a Basílica de São Marcos.
Um plano perfeito é reservar os bilhetes para a Basílica de São Marcos o mais tardar às 15:30h. Se estiver em Veneza no outono ou no inverno, já estará escuro quando sair da Basílica, pois em Veneza escurece por volta das 16h30m.
Uma vista nocturna do Palácio Ducal
Outro dos edifícios mais importantes e mais visitados de Veneza é o Palácio Ducal. Localizado mesmo ao lado da Basílica de São Marcos, este palácio também tem uma atração especial à noite e a sua fachada branca brilha ainda mais quando iluminada à noite.
Mas a melhor parte do Palácio Ducal à noite não está no exterior, mas sim no interior. Por isso, a minha recomendação é a seguinte: reserve os seus bilhetes para o Palácio Ducal com antecedência, o que também lhe garante um acesso direto sem filas, e visite o edifício depois do almoço.
O Palácio fecha às 18:00 de novembro a abril e às 19:00 no resto do ano. Como nessa altura do dia já está escuro durante a maior parte do ano, quando sair poderá ver a maravilhosa fachada iluminada.
Fotografar a Ponte dos Suspiros à noite
A Ponte dos Sus piros é um dos monumentos mais fotografados de Veneza. Pertence ao próprio Palácio Ducal e situa-se no estreito canal por detrás dele. Durante o dia é quase impossível tirar uma fotografia junto à ponte sem que apareçam dezenas de outros turistas, por isso, se quiser tirar a melhor fotografia, é uma missão muito mais fácil à noite.
Apartir da Ponte della Paglia obterá a melhor fotografia. As paredes que rodeiam a Ponte dos Suspiros permanecem escuras à noite, enquanto a ponte é iluminada, destacando-se ainda mais do canal. É um belo cartão postal noturno que vale a pena imortalizar, e sem a dificuldade de se espremer entre centenas de pessoas com o mesmo objetivo em mente.
O postal mais famoso de Veneza: a Ponte de Rialto à noite
A Ponte de Rialto não é apenas uma das principais atracções turísticas de Veneza, é também o melhor ponto de observação do Grande Canal. As gôndolas que passam sob o seu arco são o mais famoso cartão postal de Veneza e à noite é ainda mais bonito.
À noite, o tráfego no Grande Canal é muito reduzido e apenas algumas gôndolas com casais a bordo circulam sob a ponte. É uma boa altura para tirar fotografias da Ponte de Rialto iluminada. Daqui também se pode admirar o Grande Canal à noite. Os palácios construídos nas suas margens são iluminados e, nalguns casos, os seus majestosos interiores podem ser vislumbrados. Um dos mais famosos postais noturnos de Veneza.
Um romântico passeio noturno de gôndola
Veneza é considerada uma das cidades mais românticas do mundo. E quando a noite cai, é ainda mais romântica. Se viaja em casal, o melhor a fazer é dar um passeio noturno de gôndola pelos canais com a sua cara-metade. Os próprios gondoleiros são excelentes cúmplices para criar uma atmosfera ideal e desfrutar de uma noite única.
Há gôndolas por todo o lado que o levarão para onde quiser ir, embora eu recomende que percorra o Grande Canal e os locais mais turísticos, como a Ponte dos Suspiros.
Pode escolher um passeio de gôndola com um máximo de 5 pessoas e comentários em inglês ou um passeio privado e muito mais romântico. Se escolher o último horário disponível no momento da reserva, por volta das 17h, dependendo da época do ano pode estar a anoitecer ou já fechado à noite.
Miradouro de Santa Maria della Salute
Junto à igreja de Santa Maria della Salute encontra-se um conhecido miradouro para ver o pôr do sol em Veneza. Muitos turistas vêm aqui ao pôr do sol, mas poucos o visitam à noite. Isto é um erro, pois as vistas nocturnas de Punta della Dogana são igualmente espectaculares.
É um dos locais preferidos dos fotógrafos profissionais, pois é possível ver parte da Praça de São Marcos, com o Palácio Ducal e o Campanário iluminados, e a Basílica de San Giorgio Maggiore com uma iluminação nocturna espetacular.
Jantar a bordo do Galeão de Veneza
Outro programa noturno favorito para quem procura uma noite romântica é um cruzeiro com jantar no galeão veneziano. Este famoso navio recria um galeão gigantesco e oferece um cruzeiro de três horas na lagoa veneziana, enquanto desfruta de uma experiência gastronómica requintada.
O menu é composto por pratos de peixe e marisco de toda a Veneza e, claro, massas italianas frescas. Tanto a comida como o serviço estão ao nível de um restaurante requintado.
A desvantagem é que os lugares são limitados e é necessário reservar com bastante antecedência. Os preços são elevados, cerca de 100 euros por adulto e 60 euros por criança, mas a experiência de jantar num galeão de Veneza é única no mundo.
Jantar no Bacari de Veneza
Os bacari são as tabernas típicas de Veneza. São pequenos locais situados maioritariamente nas margens dos canais, com um grande bar e um bom ambiente para um jantar tranquilo. São um ponto de encontro comum para os venezianos que se reúnem para jantar e, sobretudo, para beber vinho ou um Spritz, uma combinação de água, vinho e gás com uma rodela de laranja, muito típica de Veneza e arredores.
Croutons com bacalhau, folpetti estufado, mozzarella in carrozza e sardinhas ao sabor são alguns dos pratos típicos destas tabernas que se encontram por toda a Veneza, embora se destaquem as localizadas na zona de Sestieri de San Polo e Cannareggio.
Outra opção muito interessante é reservar um passeio gastronómico à hora do jantar, onde não só provará vinhos, tapas e sobremesas típicas da região, como também fará um passeio de gôndola pelo Grande Canal e verá a Ponte de Rialto iluminada (dependendo da época do ano). Ótimo!
Experimente a Ópera Itinerante
Em alguns dos palácios do Grande Canal há espectáculos noturnos únicos em Veneza, conhecidos como ópera itinerante. Nesta ópera, os músicos e cantores não estão no palco, mas espalhados pelos corredores de um palácio veneziano. Como espetador, pode misturar-se com eles e ficar totalmente imerso no espetáculo.
Um dos palácios que acolhe este tipo de ópera é o Palazzo Barbarigo Minotto, situado no Grande Canal. As suas salas acolhem espectáculos de obras como La Traviata, Rigoletto e o Barbeiro de Sevilha.
Vida nocturna em Veneza
Veneza não é conhecida pelas suas festas nem por ter grandes discotecas e locais de diversão, mas isso não significa que não se possa sair e divertir na cidade: há várias zonas com um ambiente jovem e animado onde se pode sair, embora se deva ter em conta que os horários de funcionamento são bastante diferentes dos de Espanha.
Os bares começam a animar-se por volta das 22h00, mas a maioria fecha entre as 12h00 e a 1h00. No entanto, em alguns dos locais mais turísticos, a festa pode prolongar-se até às 3h00.
Os bairros de Canneregio e San Polo são os mais animados e onde se situa a maior parte dos bares da cidade. Também na parte sul de Veneza, no bairro de Dorsoduro, há um bom ambiente e muitos locais de diversão para todos os gostos.
Conselhos para desfrutar de Veneza à noite
Para aproveitar ao máximo a sua experiência nocturna em Veneza, aqui estão alguns conselhos para o ajudar a tirar o máximo partido da noite veneziana:
- Uma das principais vantagens de ver Veneza à noite é o facto de as suas ruas estarem vazias. Se quiser ver a cidade praticamente sozinho, é melhor fazer a sua viagem no inverno, pois escurece muito cedo. Se conseguir tolerar o frio e a humidade.
- A maioria das visitas guiadas e eventos noturnos, como a ópera ou o jantar no galeão, são mais exclusivos e têm lugares limitados. Deverá reservar com pelo menos 3 dias de antecedência.
- Devido à humidade de Veneza, as noites são geralmente frias, mesmo na primavera. Não seja demasiado confiante e lembre-se de levar roupas quentes na sua mala.
- As horas de jantar começam normalmente às 19:30 e prolongam-se até às 22:00. Nos locais mais turísticos é mais flexível e alguns sítios fecham mais tarde do que as 22:00.