Mais sobre: Tours gastronómicos em Veneza
A gastronomia italiana é conhecida em todo o mundo. Uma das melhores cidades em termos de cozinha é Veneza. A Sereníssima é uma cidade famosa pelas suas osterias e pelos seus bacari, dois tipos de estabelecimentos informais onde se pode conhecer a verdadeira cultura veneziana.
Neste artigo vou falar-vos dos melhores tours gastronómicos em Veneza. Encontrará desde visitas privadas aos melhores estabelecimentos da cidade a visitas de grupo, bem como outras que pode fazer de forma independente. Se é um amante de comida e tem vários dias para viajar, recomendo que faça a maioria dos passeios que sugiro.
1. Visita gastronómica privada a Veneza
Começo esta lista dos melhores tours gastronómicos em Veneza com um dos mais requisitados. Esta atividade tem excelentes avaliações por parte dos utilizadores, o que não é de estranhar tendo em conta as suas características. Neste tour culinário por Veneza, poderá provar as melhores iguarias da gastronomia da cidade. Além disso, esta experiência é totalmente personalizada, tendo em conta os seus gostos e eventuais necessidades.
O passeio será conduzido por um guia local especializado. Ao longo de toda a atividade, serão degustadas 10 refeições típicas venezianas, incluindo sobremesas e bebidas. Como se isso não bastasse, há também a opção de um menu vegan para aqueles que seguem uma dieta vegana. A primeira coisa a fazer é preencher um formulário no qual, através de uma série de perguntas, o guia irá dizer quais são as suas preferências. Em seguida, o especialista fará uma seleção de pratos. Como já referi, o menu inclui tanto bebidas, como o café expresso ou o cocktail veneziano, como receitas, por exemplo, a deliciosa lasanha de peixe, o gelato ou a sandes frita.
Outra grande vantagem deste tour gastronómico privado por Veneza é que, para além de agradar ao seu paladar, poderá ver alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O passeio começa em Campo Manin e termina na Via del Scaleter. Quanto às políticas de cancelamento, se cancelar a sua reserva com 24 horas de antecedência, receberá um reembolso total.
Detalhes interessantes
- Preço: o preço deste passeio gastronómico privado em Veneza é de 185 euros, incluindo bebidas.
- Duração: este passeio pela gastronomia da região dura cerca de três horas.
- Meios de transporte: o passeio é feito a pé, o que permite ver alguns dos locais mais importantes da cidade.
- Vantagens desta opção: a principal vantagem desta atividade é o facto de ser totalmente personalizada, o que a torna ideal para quem necessita de ementas especiais.
- Desvantagens desta opção: a principal desvantagem é o facto de não ser acessível a cadeiras de rodas, embora permita a utilização de carrinhos de bebé.
2. Visita gastronómica de grupo com passeio de gôndola
A segunda opção que proponho é uma visita gastronómica em grupo. Normalmente, partilhará esta experiência com outras 11 pessoas. Desta forma, trata-se de um grupo pequeno, o que é sempre mais cómodo. Durante a visita, degustará os produtos locais de Veneza, como os seus famosos vinhos. Tudo isto sob a atenção personalizada de um guia local especializado no assunto.
Entre as iguarias que irá provar, encontram-se os vinhos típicos da região, sobremesas locais e tapas salgadas de renome. Para além disso, o guia irá contar-lhe as principais curiosidades das diferentes receitas que provar. Da mesma forma, ele também lhe dará conselhos valiosos sobre os restaurantes mais recomendados da cidade, bem como outros pratos típicos que deve provar. Esta experiência irá ajudá-lo durante o resto da sua viagem em Veneza, poupando-o de desilusões e decepções.
A experiência também inclui um passeio num traghetto tradicional de gôndola, para que possa experimentar toda a essência de Veneza (se quiser saber tudo sobre passeios de gôndola, leia este artigo). Ao longo do caminho, o seu guia local irá contar-lhe a curiosa história desta importante cidade italiana. O passeio começa no Campo della Maddalena e termina no Campo San Bortolomio. Como informação adicional de interesse, são permitidos animais de assistência, tais como cães-guia. Além disso, se tiver o azar de fazer a excursão num dia de chuva, terá a oportunidade de remarcar ou receber um reembolso total.
Detalhes de interesse
- Preço: Esta excursão gastronómica em grupo tem um preço total de cerca de 99 euros. Além disso, o cancelamento é gratuito.
- Duração: o passeio gastronómico que proponho tem uma duração de duas horas e meia, incluindo o passeio de gôndola.
- Meios de transporte: a experiência é feita a pé, exceto o passeio ao longo do canal de Veneza.
- Vantagens desta opção: a principal vantagem deste passeio é o facto de incluir um passeio de gôndola, o que o torna uma experiência muito completa. Para além disso, receberá também informações interessantes sobre a cidade de Veneza.
- Desvantagens desta opção: Se tiver de destacar uma desvantagem, o aspeto menos vantajoso desta excursão é o facto de ser feita em grupo. Embora não seja um grupo grande, oferece uma experiência menos personalizada do que as visitas privadas.
3. Visite o famoso Hard Rock Café em Veneza
Nas opções anteriores, sugeri um passeio por toda a cidade. Desta vez, recomendo um passeio que consiste numa visita ao famoso Hard Rock Café de Veneza, um dos melhores estabelecimentos da cidade. Esta atividade é óptima se vai estar na cidade durante vários dias e já provou os pratos mais típicos da gastronomia italiana.
Consiste num jantar americano à base de hambúrgueres, iguarias de frango, sanduíches e outras receitas típicas. Pode escolher entre diferentes menus: o Gold, o Diamond e o Ultimate. O menu Gold é composto por dois pratos e o menu Ultimate é composto por três pratos. O que diferencia o Diamante do Ultimate é a T-shirt colecionável incluída no Ultimate. Além disso, durante o delicioso jantar, pode desfrutar de um concerto de rock ao vivo, algo muito típico desta cadeia de restaurantes. Entre as bandas sonoras, encontrará clássicos como Jimi Hendrix ou The Beatles.
Não posso deixar de referir as belas vistas que servirão de montra durante o seu jantar, uma vez que o Hard Rock Café de Venecia está localizado em frente ao Grande Canal. Se tiveres filhos pequenos, eles têm um menu infantil, perfeito para crianças com menos de 10 anos de idade. Por outro lado, o menu inclui uma bebida, seja refrigerante, chá ou café. Finalmente, o restaurante tem relíquias autografadas por grandes músicos.
Detalhes interessantes
- Preço: esta visita ao Hard Rock Café em Veneza custa a partir de 28 euros.
- Duração: A duração da atividade dependerá do número de convidados, uma vez que não há limite de tempo.
- Meio de transporte: O transporte para o restaurante Hard Rock Café não está incluído na atividade, pelo que pode escolher o que mais lhe convier.
- Vantagens desta opção: Poderá saborear uma abundância de cozinha típica americana enquanto desfruta de um concerto de rock, tudo isto com as melhores vistas da cidade.
- Desvantagens desta opção: a única desvantagem desta atividade é que só inclui uma bebida, o que pode não ser suficiente tendo em conta a quantidade de pratos disponíveis.
4. Visita gratuita às melhores osterias e bacari de Veneza
Desta vez, proponho um passeio gastronómico ideal para um dos seus dias em Veneza. É um ótimo plano se quiser algo informal para se sentir como um verdadeiro veneziano e conhecer os melhores restaurantes de Veneza para uma refeição barata. As Osterias são um tipo de bar comum em Itália. Um estabelecimento informal que serve vinho e especialidades regionais. Os comensais sentam-se normalmente em mesas partilhadas para saborear pratos de massa, carne ou peixe. Quanto aos bacari, são tabernas onde se serve vinho e cicchetti, que é o equivalente veneziano da tapa espanhola.
Este passeio é gratuito e pode gerir o seu próprio tempo e percursos. Recomendo que se dirija a San Polo para os melhores cicchetti de marisco. Nesta zona, encontrará a Cantina Mori, famosa pelos seus pratos de bacalhau e polvo. Clique aqui para ver o menu da Cantina Mori. Em San Polo, encontrará também o Pronto Pesce, cuja especialidade é o croissant de peixe-espada com vieiras. Se gosta mais de carne do que de peixe, recomendo o All'Arco ou a Osteria Bancogiro. No primeiro estabelecimento, as almôndegas com aioli são comuns. No segundo, recomendo que experimente os crostini de polenta.
Detalhes interessantes
- Preço: este passeio gastronómico tem um preço variável, dependendo do número de estabelecimentos a que decidir ir e do que consumir neles.
- Duração: tal como o preço, a duração do passeio também depende inteiramente de si.
- Meio de transporte: como se trata de uma visita autoguiada, pode escolher o meio de transporte que mais lhe convém.
- Vantagens desta opção: a maior vantagem que vejo neste passeio é poder descobrir a essência mais pura de Veneza, longe do lado mais turístico da cidade.
- Desvantagens desta opção: como se trata de um passeio gastronómico autónomo, tem a desvantagem de poder escolher estabelecimentos inadequados.
5. Visita à Cantina do Spade
Muito perto de Rialto encontra-se uma das mais antigas osterias de Veneza: a Cantina do Spade. Com quase 600 anos de história, este estabelecimento é um ponto obrigatório na sua visita a Veneza. A coisa mais famosa da Cantina do Spade são as provas de vinho que oferece aos seus clientes. Portanto, se gosta de vinho, é altamente recomendável que vá a uma degustação de vinhos.
Para além do acima mencionado, deve também experimentar as tapas ou cicchetti na Cantina do Spade. No menu, destaca-se a sopa de mexilhão. Outros pratos de peixe e marisco incluem lulas pretas com polenta, bigoli em tinta de lula e polvo pequeno. Para além do menu de marisco, recomendo também a mozzarella in carozza. Por fim, opte pelo tiramisu, que será um dos melhores que já provou. Se ainda tiver espaço, experimente os bussolai, que são biscoitos com sabor a limão e baunilha em forma de donuts.
Detalhes interessantes
- Preço: O preço de uma visita à Cantina do Spade varia entre 15 e 40 euros, consoante o número de pratos que pedir.
- Duração: a duração dependerá da velocidade a que for servido, mas costuma rondar os 40 minutos, em média.
- Vantagens desta opção: conhecer uma das mais antigas osterias de Veneza e saborear pratos deliciosos.
- Desvantagens desta opção: Terá de reservar a sua mesa com bastante antecedência, para não ficar sem espaço.
6. Experimente o menu da osteria Ai Storti
A poucos metros do estabelecimento anterior, encontrará um local ideal para os amantes do vinho. Ai Storti fica em Rialto e tem uma carta de vinhos ampla e variada de muito boa qualidade. Aqui poderá conhecer a cultura italiana e a sua riqueza gastronómica por dentro. Para acompanhar o seu copo de vinho, experimente os cicchetti do Ai Storti.
Destacam-se os pratos de peixe e marisco. É claro que também encontrará massas, pizzas e carnes no menu. No entanto, recomendo que deixe para outra ocasião, pois há outros estabelecimentos em Veneza mais conhecidos por este tipo de pratos.
Pormenores interessantes
- Preço: as tapas e as bebidas do Ai Storti são médias, nem demasiado baratas nem demasiado caras para Veneza.
- Duração: o local costuma ter muito movimento, pelo que é normal que demore muito tempo a ser servido. Como aproximação, demorará entre 40 minutos e uma hora a comer.
- Prós desta opção: Irá provar um dos locais mais autênticos de Veneza e saborear um bom vinho.
- Desvantagens desta opção: Entre as experiências dos utilizadores, o tratamento recebido pelo pessoal da osteria destaca-se por não ser muito agradável.
7. Visita gastronómica aos mercados de Rialto e Cannaregio
O Mercado de Rialto é o centro nevrálgico de Veneza há mais de 700 anos. Está situado junto à Ponte de Rialto. Aqui encontrará peixarias , quitandas, legumes da época e carne de qualidade. Todas as lojas vendem produtos frescos e locais. Recomendo que percorra as bancas e compre em algumas delas. Depois, continue o seu free tour gastronómico, atravessando de gôndola o Grande Canal, onde não faltam actividades. Do outro lado, Cannaregio, um bairro conhecido pela sua grande variedade de bares e restaurantes típicos de Veneza.
Entre os melhores estabelecimentos de Cannaregio está a Birreria Zanon. Este bacari é conhecido pela sua cerveja e cicchetis. Por outro lado, a próxima paragem do passeio é a osteria Barababao, um pequeno restaurante famoso pelos seus pratos de peixe, como a massa com amêijoas e tinta de lula ou a massa com camarões. No Barababao pode também provar um dos melhores tiramisu da cidade. Para depois do jantar, dirija-se à Calle Terra San Leonardo. Aqui encontrará o Torrefazione Cannaregio, um excelente café local.
Detalhes interessantes
- Preço: os sítios que recomendo não são muito caros, pois são informais. Talvez o menos barato seja a osteria Barababao, onde o preço médio ronda os 14/20 euros por prato.
- Duração: Este passeio não é apenas gastronómico, mas também cultural. É aconselhável parar nas pequenas ruas por onde passa e saborear cada canto de Veneza. Por esta razão, a duração do passeio pode ser de cerca de 3 horas.
- Vantagens desta opção: como se trata de um free tour gastronómico, tem total liberdade de movimentos, deixando-se guiar apenas pelo que o seu estômago mandar.
- Desvantagens desta opção: é provável que tenha de esperar para ser servido em alguns dos estabelecimentos que recomendo.