10 coisas para fazer em Veneza no verão
Uma das melhores alturas para viajar para Veneza é a época de verão, quando a cidade brilha em todo o seu esplendor e oferece aos visitantes uma grande variedade de actividades.
A Cidade dos Canais é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo. As atracções de Veneza não se limitam aos seus monumentos, igrejas e palácios, pois a própria cidade, com os seus canais e pontes, é uma atração para quem procura um destino onde passar vários dias.
O verão veneziano é normalmente quente e a cidade está cheia de turistas. Apesar destes inconvenientes, ninguém duvida que é uma visita imperdível, pois é nesta altura do ano que a cidade celebra as suas festas e actividades mais atractivas. É também a melhor altura para desfrutar da noite, especialmente num romântico passeio de gôndola sob as estrelas.
1. Dar um passeio romântico à noite pelos canais de Veneza
Se um passeio de gôndola durante o dia já é uma experiência incrível, imagine poder fazê-lo à noite, com os edifícios e pontes pouco iluminados à sua volta. Esta atividade, que o frio do inverno em Veneza não permitiria, é altamente recomendada se viajar no verão. Por isso, não hesite em reservar um passeio de gôndola em Veneza.
Quando escurece, o calor da estação começa a diminuir e é a melhor altura para actividades interessantes. Entre elas, especialmente se viajarem em casal, está um passeio pelos canais da cidade de Veneza e apreciar os reflexos que as luzes deixam na água.
Além disso, a noite é a altura ideal para visitar os canais menos frequentados, bem como as zonas mais afastadas do centro. Se puder, peça ao gondoleiro para passar por baixo da Ponte dos Suspiros enquanto o leva nesta maravilhosa viagem.
2. Veja as estrelas do Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Se há um evento (para além do carnaval) que rivaliza com os melhores marcos de Veneza em termos de atração para os locais e visitantes, é o famoso festival de cinema. De facto, a maioria das pessoas que se deslocam ao Lido, onde se realiza, fazem-no na esperança de vislumbrar uma das estrelas internacionais que participam todos os anos, mas isso só por si é suficiente para o atrair.
O Festival de Cinema de Veneza é o mais antigo festival de cinema do mundo e realiza-se normalmente na primeira semana de setembro. Como já referi, o local é na ilha de Lido e uma das suas principais atracções é ver os actores e actrizes chegarem em gôndolas para apresentarem os seus filmes, sem esquecer, claro, o passeio pelo tapete vermelho.
Tenha em conta que há muitas pessoas que tentam ver estes momentos, por isso, se não quiser ficar na quinta fila, deve chegar cedo. Claro que também pode assistir a uma das projecções como membro do público. Basta comprar bilhetes para aquelas que não são especificamente para jornalistas.
3. Viva a noite veneziana nos bacari e nas esplanadas
O verão é a melhor altura do ano para desfrutar da noite veneziana. Há dois tipos de locais que protagonizam estas noites: os bacari e os terraços de alguns edifícios.
Se procura um ambiente familiar e popular, os bacari são o local ideal para si. São tabernas típicas de Veneza, com poucos lugares sentados e um longo balcão. Os mais populares são os dos bairros de San Polo e Cannaregio. É habitual pedir um copo de vinho ou um spritz, o aperitivo mais popular entre os habitantes locais. Para acompanhar a bebida, nada melhor do que os populares cicchetti, a versão italiana das tapas. Entre outras especialidades, recomendo:
As esplanadas são outra alternativa para tomar uma bebida. A principal vantagem, que não é pouca, é a vista maravilhosa que se tem. No entanto, o preço é normalmente muito mais elevado, uma vez que tendem a pertencer a hotéis de luxo, como o Danieli. Outra opção interessante é reservar um passeio gastronómico por Veneza, onde descobrirá todos os segredos da história da culinária veneziana.
4. Diga adeus ao verão com a Sagra del Pesce e a Regata di Burano.
O melhor lugar para se despedir do verão veneziano é numa ilha próxima, famosa pelos seus trabalhos têxteis: Burano. Por isso, não hesite em reservar uma excursão a Burano. Dois eventos altamente recomendados têm lugar na terceira semana de setembro, para não mencionar que a própria ilha é um ponto de passagem obrigatório para quem viaja para Veneza.
- Regata di Burano: A regata tem características semelhantes às da Regata Storica. Participam nela homens e mulheres com diferentes tipos de barcos. Milhares de venezianos vêm aplaudir os participantes, assim como os turistas da região.
- Sagra del Pesce Realiza-se ao mesmo tempo que a regata e é uma festa dedicada ao peixe. Numerosas bancas são montadas na ilha para vender peixe frito, sempre acompanhado por um bom vinho branco.
Os habitantes de Burano, os venezianos e os turistas juntam-se à festa e apreciam os pratos de peixe entre as casas coloridas características da ilha.
5. Desfrute do gelato veneziano no calor do verão
Se a Itália é a terra do gelato, ou melhor, do gelato, então Veneza é a capital do gelato. Durante os dias quentes de verão, nunca se deve deixar de provar uma das suas variedades.
Diz-se que, após um período em que perdeu a sua popularidade, o gelato recuperou o seu esplendor quando o mercador veneziano Marco Polo regressou da sua viagem à China. A rota aberta por Polo trouxe para Veneza uma série de receitas de gelado que fascinaram a nobreza da cidade e que, a partir daí, se espalharam pelo resto de Itália. Atualmente, Veneza tem um grande número de gelatarias onde se podem encontrar todos os tipos de sabores. Entre as mais destacadas estão as seguintes:
- Bacaro del Gelato: oferece gelados totalmente artesanais a um preço muito acessível. Um dos sabores mais populares é o de chocolate e pistáchio.
- Suso: localizado muito perto de Rialto, neste local encontrará gelados com sabores muito originais e com nomes venezianos, como Opera ou Bellini.
- La MelaVerde: localizado não muito longe da Praça de São Marcos, La Mela Verde oferece uma boa variedade de sabores, todos eles feitos à mão.
- Gelato Fantasy: alguns consideram-na a melhor gelataria da cidade. O seu gelado mais popular é o cremino de pistácio, embora a taça de gianduiotto, uma especialidade veneziana, não fique muito atrás.
E se reservar uma excursão gastronómica a Veneza e tiver a oportunidade de os provar, não hesite em fazê-lo.
6. Relaxar numa das praias de Veneza.
Viajar por Veneza no verão, com as multidões de turistas e as filas para entrar na Basílica de São Marcos ou no Palácio Ducal, pode ser cansativo. A solução é passar uma manhã ou uma tarde a relaxar numa das praias perto da cidade.
As mais conhecidas são as da ilha de Lido, às quais se chega de vaporetto. Para o fazer, reserve um passe de transporte de Veneza e pode lá chegar sem custos adicionais. Estas praias foram escolhidas pela burguesia europeia para passar o verão e hoje são consideradas as melhores da zona. As praias do Lido são de areia fina e o cenário é bastante bonito e pitoresco. No entanto, as multidões em julho e agosto tendem a ser bastante elevadas.
Os que preferem fugir às multidões (ainda que só um pouco) podem escolher praias noutras ilhas, como Jesolo, Eraclea ou Cavallino. A melhor classificada é Jesolo, onde também se pode visitar o seu belo farol.
7. Não perca o grande espetáculo de La Regata Storica
A Regata St orica é um dos eventos mais emocionantes e envolventes do verão veneziano, tanto para os habitantes locais como para os visitantes. Se estiver em Veneza durante a Regata Storica, pare o que estiver a fazer e não perca a colorida procissão e a emoção das competições. Se puder, tente arranjar um lugar nas bancadas com vista para a Ponte de Rialto.
Esta regata (regatas, na verdade) é uma homenagem à dependência da cidade dos cursos de água que formam muitas das suas ruas. Realiza-se normalmente no primeiro domingo de setembro e as quatro regatas envolvem diferentes tipos de barcos, incluindo gôndolas.
Muitos dos participantes, especialmente os gondoleiros, vestem-se com trajes de época para percorrer o Grande Canal de Veneza. Tanto o desfile que antecede a corrida como as próprias corridas são acompanhados por espectáculos musicais, comida e bebida tradicionais, especialmente vinho.
8. Participe na Festa del Redentore, o festival mais importante do verão.
No terceiro fim de semana de julho, Veneza celebra a festa mais importante do verão, com actividades que se prolongam pelos dias seguintes: a Festa do Redentor, que para além do seu aspeto religioso, oferece aos venezianos e aos visitantes um fantástico espetáculo de fogo de artifício, danças, comida tradicional e três regatas de barcos típicos venezianos.
Esta festa é celebrada há cinco séculos e comemora o fim da terrível epidemia de peste que devastou a cidade entre 1575 e 1577. No final da epidemia, quando um terço dos habitantes de Veneza tinha morrido, foi construída a Igreja do Redentor na ilha de Giudecca, em frente à cidade.
Os venezianos começam a preparar-se para as festividades logo no sábado à tarde. Primeiro, montam os seus barcos, decorados com luzes coloridas e lanternas, e com pequenas mesas para comer. O ambiente na água é de festa, com música, comida e cânticos. Embora não seja fácil, é possível encontrar alguém que aceite colocá-lo no seu barco para participar ativamente. Por outro lado, ao longo das margens dos canais, são colocadas grandes mesas (sobretudo no canal da Giudecca) onde são servidos pratos tradicionais ao jantar.
Fogo de artifício
Em seguida, milhares de pessoas tentam encontrar o melhor local para assistir ao fogo de artifício. É difícil encontrar um bom lugar, pois muitas pessoas ficam lá durante algumas horas. O fogo de artifício começa normalmente por volta das 23h30 e dura, no mínimo, 45 minutos.
O fogo de artifício é lançado a partir da ilha de Giudecca, o que faz com que as formas e as luzes do fogo de artifício se reflictam maravilhosamente na água. A sensação é de que toda a baía fica iluminada durante este período.
Após o fogo de artifício, a festa continua no Lido (outra ilha a não perder), com dança e música até de madrugada. De manhã, tem lugar a Regata do Redentor, na qual participa um grande número de barcos típicos.
9. Participar na história milenar da festa de San Piero em Casteo
Uma das celebrações mais históricas de Veneza é a Festa de São Piero de Casteo. Não só poderá participar nesta tradição secular, como também poderá desfrutar de música ao vivo e de bancas com pratos típicos venezianos.
O evento tem lugar durante vários dias consecutivos no final de junho (embora possa por vezes chegar aos primeiros dias de julho). Tem uma origem religiosa e, de facto, começa com uma missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo próprio Patriarca da cidade. A missa é seguida de uma procissão ao longo das águas do canal de San Giuseppe e os pescadores da cidade oferecem o chamado "anillo piscatore" ao Patriarca.
A maior parte das actividades tem lugar em frente à Basílica de San Pietro, situada no bairro de Castello (sestiere), a leste do centro histórico. É possível lá chegar a pé ou através de um dos vaporettos venezianos que circulam na zona.
10. Ir ao cinema de verão na Arena di Campo San Polo
Ir a um cinema de verão é, para muitos, uma forma de regressar à infância. E se o puder fazer numa cidade como Veneza, as sensações multiplicam-se. O Cinema Arena Campo de San Polo é o local ideal para desfrutar de algumas horas de cinema, de convívio e de encontro na Cidade dos Canais.
O local onde se realizam as projecções situa-se no Campo San Polo, no bairro de San Polo. Trata-se de um cinema ao ar livre com uma longa história na cidade e que funciona apenas entre o final de julho e os últimos dias de agosto em Veneza.
O ecrã do cinema ao ar livre é o maior de toda a cidade e mostra normalmente repetições dos filmes mais populares do ano. Ocasionalmente, porém, há alguns novos lançamentos. Embora a experiência valha a pena mesmo que não se saiba italiano, alguns destes filmes são exibidos na versão original.
O tempo em Veneza no verão
O verão em Veneza é normalmente bastante quente e húmido. No início, em finais de junho, pode haver períodos de chuva, mas a precipitação diminui à medida que a estação avança. As temperaturas ultrapassam frequentemente os 30 graus Celsius. Em todo o caso, não se esqueça de consultar a previsão meteorológica pouco antes da sua viagem para a tornar mais fiável.
- junho
- Últimos dias do mês
- Máxima 27ºC
- Mínima 16ºC
- Chuva: 7 dias do mês
- julho
- Mês inteiro
- Máxima 30ºC
- Mínima 19ºC
- Chuva: 5 dias
- agosto
- Mês inteiro
- Máxima 29ºC
- Mínima 18ºC
- Chuva: 5 dias
- setembro
- Primeiras três semanas
- Máxima 25ºC
- Mínima 14ºC
- Chuva: 5 dias
Existe um código de vestuário para as igrejas?
É do conhecimento geral que os turistas que visitam o Vaticano têm de seguir certas regras de vestuário, mas será que o mesmo acontece nas igrejas venezianas?
Em princípio, a maioria das igrejas não tem qualquer código de vestuário, embora possa sempre ser-lhe dito alguma coisa. Este é o caso mais frequente na Basílica de São Marcos. Aí, provavelmente, ser-lhe-á pedido que cubra as pernas e os ombros e, normalmente, há uma banca onde se vendem panos castanhos para usar como lenço ou sarongue.
Os prós e os contras de viajar para Veneza no verão
As atracções de Veneza fazem dela uma cidade que vale sempre a pena visitar. Mas, mesmo assim, cada estação tem as suas vantagens e desvantagens.
Ao contrário de Veneza no inverno, as vantagens de viajar para Veneza no verão são as seguintes
- Mais horas de sol: não só chove muito menos, como há muitas horas de luz do dia e, por isso, é possível prolongar as visitas.
- Pode ir à praia: Veneza não é normalmente considerada um destino de praia, mas se não consegue passar sem se deitar na areia e dar um mergulho, encontrará várias praias nas ilhas próximas.
- Mais ambiente: os bares da cidade começam a encher-se ao cair da noite. É a altura ideal para tomar um aperitivo nas esplanadas e apreciar a música que anima a noite.
Por outro lado, também encontrará algumas desvantagens se viajar durante o verão:
- O calor durante o dia: o verão veneziano deixa sempre alguns dias de calor excessivo. A humidade, além disso, não ajuda a tornar o ambiente agradável.
- Preços mais elevados: como é época alta, os preços dos voos e do alojamento sobem muito. O meu conselho é tentar reservar com bastante antecedência.
- Grande número de turistas: A cidade enche-se de visitantes durante os meses de verão. Os passeios turísticos não serão tão confortáveis como gostaria e há longas filas de espera para entrar nos locais mais populares.