Como se deslocar em Marrakech
Se viaja pela primeira vez para Marraquexe e não sabe quais os meios de transporte que pode utilizar para se deslocar na cidade, eu conto-lhe a seguir!
Marraquexe não é uma cidade grande, por isso não é difícil para um turista aprender a deslocar-se pelas suas ruas. Além disso, dispõe de vários meios de transporte que ligam muito bem os diferentes pontos da cidade: autocarro, táxi, carruagens, transferes privados...
Neste post, vamos rever todas as opções de transporte disponíveis para que possa aprender a deslocar-se enquanto desfruta de todas as coisas para ver e fazer em Marraquexe. Vamos começar!
A pé: a melhor forma de se deslocar em Marraquexe
A melhor maneira de se deslocar em Marraquexe, especialmente se quiser ver a Medina, é dar um longo passeio a pé pelas suas ruas sinuosas, estreitas e antigas e pelas suas praças encantadoras. Não há outra maneira! O trânsito não é permitido dentro da Medina. Apenas bicicletas, carrinhos e motos são permitidos dentro da Medina e circulam a alta velocidade, pelo que deve ter cuidado quando passear no centro, pois podem colidir consigo.
Quando visitar a Medina de Marraquexe, lembre-se de seguir algumas regras de trânsito para aproveitar ao máximo a sua visita.
- Mantenha-se sempre à direita.
- Dar prioridade aos veículos de duas rodas.
- Sempre que ouvir alguém a exclamar balak (cuidado) ao fundo, é melhor afastar-se para o lado e ceder-lhe a passagem.
Explorar a Medina de Marraquexe a pé é uma maravilha. Parte do seu encanto reside no facto de se perder no seu labirinto de ruas. Se atravessasse a Medina de carro, a experiência perderia a sua magia. Entrar na Medina a pé é como fazer uma emocionante viagem no tempo até às origens da cidade, onde há sempre pequenos tesouros surpreendentes e fascinantes para ver, como os souks, riads e mesquitas ao longo do caminho.
Táxis: o meio mais cómodo para conhecer Marraquexe e os seus arredores.
Os táxis são outra das melhores formas de se deslocar em Marraquexe. Encontramo-los nas ruas, nas zonas turísticas e no aeroporto. Em comparação com o serviço oferecido em algumas cidades europeias, os táxis de Marraquexe são mais baratos.
Existem dois tipos de táxis na cidade. Ambos têm a mesma cor castanha clara, mas diferem no tamanho, no tipo de carro e no trajeto que podem fazer.
- Petit taxi: Os pequenos táxis são utilizados apenas para viajar dentro de Marraquexe. Têm um taxímetro, embora alguns condutores se possam esquecer de o ligar, pelo que terá de o pedir antes de começar.
- Grand Taxi: Os táxis grandes são utilizados para viajar fora da cidade, ligando-a a outras cidades ou a alguns dos pontos turísticos fora da cidade, como o Palm Grove de Marraquexe ou os Jardins Majorelle. Não têm taxímetro, pelo que terá de regatear o preço da corrida com o motorista e chegar a um acordo.
Em Marraquexe, encontrará também alguns táxis não oficiais que o levarão do aeroporto. Reconhecê-los-á porque não têm taxímetro nem placa de identificação oficial. Esta não é a opção mais aconselhável porque pode não ter as garantias correspondentes e não é segura, mas se decidir utilizá-la, lembre-se de negociar antes de iniciar o preço para não ter problemas mais tarde.
De autocarro urbano: para se deslocar como um verdadeiro cidadão de Marraquexe.
Em comparação com as opções acima mencionadas, o autocarro não é a forma mais popular para os turistas se deslocarem em Marraquexe (embora seja uma opção barata), uma vez que a viagem não é muito confortável. Por exemplo, os veículos urbanos não são muito modernos e estão frequentemente sobrelotados. Além disso, à exceção das paragens nos locais mais turísticos, outras não estão tão bem identificadas, pelo que é fácil perder-se na cidade se não a conhecer bem.
Existem cerca de 30 linhas de autocarros em Marraquexe e a maior parte delas está localizada em redor da Praça Jamaa el-Fna. A título indicativo, a linha 1 vai do Kasbah para o bairro de Gueliz, as linhas 8 e 10 operam entre Jamaa el Fna e a estação de comboios e a linha 12 opera entre o Jardin Majorelle e a estação de autocarros Bab Doukkala.
Os horários dos autocarros para se deslocar em Marraquexe começam por volta das 6h e terminam às 22h. A frequência da maioria dos trajectos é de 15 a 20 minutos.
Autocarro turístico: a forma mais prática de se deslocar em Marraquexe
Uma forma divertida de se deslocar em Marraquexe é apanhar o autocarro turístico, uma vez que permite explorar os pontos altos da cidade num curto espaço de tempo, fazendo uma das duas rotas existentes (Tour Histórico e Tour do Palmeiral) enquanto viaja confortavelmente sentado.
Além disso, ao contrário dos autocarros urbanos em que se compra um bilhete para uma única viagem, o autocarro turístico rege-se pelo sistema Hop-on Hop-off em que se paga por dias de utilização e se pode entrar e sair quantas vezes se quiser nas paragens ao longo do percurso. Isto é muito prático porque, se estiver a visitar Marraquexe pela primeira vez, pode explorá-la ao seu próprio ritmo e desenhar o seu próprio itinerário à sua medida.
Os dois percursos do autocarro turístico têm uma duração aproximada de 1 hora e partem da paragem do Posto de Turismo.
Os horários de funcionamento são os seguintes
- Visitahistórica: das 9h00 às 19h00 (inverno) e das 20h30 (verão).
- Visita aopalmeiral: das 10 às 17 horas (inverno e verão).
De carruagem puxada por cavalos: a opção mais original
Em frente aos grandes hotéis de Marraquexe e na Praça Foucauld, ao lado da Praça Jamaa el Fna, encontrará belas carruagens verdes puxadas por cavalos, nas quais poderá dar um passeio pelo centro da cidade, se lhe apetecer descobrir a cidade de uma forma romântica.
É possível fazer vários circuitos. Por exemplo, o circuito em torno das muralhas da cidade demora normalmente cerca de 90 minutos e o circuito em torno do Palm Grove demora cerca de 3 horas. Estas carruagens não têm taxímetro, pelo que terá de regatear o preço com o condutor, consoante o percurso e a duração da viagem.
Muitos turistas escolhem esta opção para se deslocarem em Marraquexe de uma forma original, por isso, se quiser apanhar uma boleia a um bom preço, recomendo que evite as horas de ponta (8h, 12h, 17h30 e 19h30).
De bicicleta, mota ou carro: para aventureiros e independentes
Outra opção para se deslocar em Marraquexe é alugar um veículo para conduzir você mesmo. No caso de um carro ou de uma mota, para conduzir em Marrocos, é necessário possuir uma carta de condução internacional durante o período de validade da mesma. No entanto, este período não pode exceder um ano.
Esta é uma boa opção se viajar para Marraquexe em casal ou em grupo, pois pode dividir os custos de transporte e é mais barato em geral. Além disso, o aluguer de um carro dá-lhe mais liberdade para explorar a cidade e outras partes do país, visitando paisagens e aldeias encantadoras. Para saber qual a melhor agência de aluguer para si, recomendo que utilize um site onde possa comparar opções, como o Rentalcars.com ou o Auto Europe.
Quanto às bicicletas, são a melhor opção, juntamente com as motas, se quiser visitar zonas como a Medina e o Kasbah sem se cansar muito a andar. Pode alugar bicicletas em lojas da cidade como a Atlas Sport ou a Pikala Bikes. E para alugar motas, pode consultar o sítio Web Rentalmotorbike.com ou Riderly.
O transfer privado: de e para o aeroporto
Se está a visitar Marraquexe pela primeira vez, uma outra forma de se deslocar na cidade é reservar um transfer privado entre o aeroporto e o seu alojamento para o levar ao seu destino de uma forma confortável, rápida e segura.
Os transfers privados são uma excelente opção que recomendo que experimente. Ao contratar este serviço, um motorista profissional irá buscá-lo à chegada ao aeroporto de Menara, ajudá-lo-á com a sua bagagem e levá-lo-á sem demora até à porta do seu hotel. Com um preço fixo e sabendo antecipadamente quanto lhe vai custar. Sem surpresas, sem eternos regateios.
Outra vantagem dos transfers para se deslocar em Marraquexe é que viajará em veículos modernos equipados com todas as comodidades e fará uma viagem tranquila acompanhado por um motorista que conhece Marraquexe perfeitamente e com quem se poderá entender em espanhol, francês ou inglês para pedir qualquer recomendação. Isto é fantástico, pois o árabe é a língua predominante em Marrocos, pelo que não haverá qualquer barreira linguística.