Mais sobre: Os 10 melhores passeios e excursões a partir de Marrakech
Marraquexe tem muitos lugares para descobrir e desfrutar, mas para mergulhar na vida marroquina e para ter uma ideia da natureza e da paisagem do país quando regressar da sua viagem, é aconselhável sair da cidade e fazer uma excursão.
1. Visita à Medina com um guia local
A Medina de Marraquexe é a zona central da cidade onde se desenrola a vida social, económica e comercial. Está rodeada por longas muralhas de adobe, é constituída por ruas estreitas e movimentadas e foi declarada Património da Humanidade. Com esta descrição, é fácil adivinhar que uma visita guiada a esta zona é uma obrigação durante a viagem para conhecer os principais recantos da Marraquexe moderna.
O principal valor desta visita guiada à Medina em inglês, não está nos pontos que vai visitar, mas na orientação do guia local que acompanhará o grupo durante a visita. A sua experiência e conhecimento de Marraquexe e do seu modo de vida é uma atração a que não terá acesso por si próprio.
Itinerário
- O Palácio da Bahia.
- Os túmulos Saadianos.
- O minarete da Kutubia.
- A praça Yamaa el-Fna.
- O souk.
2. Visita guiada a Marraquexe
Nesta visita guiada privada de Marraquexe em inglês, com uma duração de cerca de três horas, visitará a Mesquita de Koutoubia e o Palácio Bahia, e verá alguns dos locais mais emblemáticos de Marraquexe, como o bairro judeu, conhecido como "Mellah", a Mesquita Kasbah, os túmulos saadianos, ou Bab Agnou, um dos 19 portões que formavam a entrada do recinto amuralhado da cidade.
Juntamente com um guia especializado, passeará pelas ruelas da cidade e aprenderá sobre a história e a cultura de Marraquexe. Terá também tempo para relaxar e explorar a cidade por si próprio.
Itinerário
- Praça Jemaa el Fna.
- Palácio da Bahia.
- Bairro judeu.
- Mesquita Kasbah.
- Túmulos de Saadid.
- Bab Agnaou.
- Mesquita de Koutoubia.
3. Visita privada de um dia a Marraquexe
Para os amantes das visitas guiadas, esta é a melhor opção. Nesta visita privada a Marraquexe, o guia dedica-se exclusivamente a um viajante e aos seus companheiros de viagem e não a um grupo organizado. É a forma mais completa de conhecer a cidade de Marraquexe porque, para além da atenção personalizada, é um dos passeios mais longos: 7 a 9 horas a percorrer a cidade e as suas atracções.
A duração do passeio permite cobrir vários aspectos. Há uma parte da visita que se centra no turismo mais "tradicional", ou seja, visitará os monumentos mais importantes da cidade e ficará a conhecer a sua história e a razão da sua importância (note-se que as entradas para estes monumentos não estão incluídas no preço da visita).
Em seguida, o guia levá-lo-á a percorrer as diferentes bancas do souk, onde poderá falar com os comerciantes e artesãos e aprender mais sobre a sua profissão e modo de vida. Finalmente, ao longo da visita, o guia falará também da cultura e da tradição árabes.
Itinerário
- A Mesquita Ben Youssef
- A cúpula almorávida
- A praça de Jamaa el-Fna
- Os túmulos saadianos
- O bairro judeu
- O Palácio Bahia
- O minarete de Kutubia
4. Visita aos souks de Marraquexe
Esta visita aos souks de Marraquexe centra-se essencialmente nas bancas e no souk, bem como no artesanato e nos artigos à venda: cerâmica, pinturas, couro, chá, tapetes, roupas, jóias, especiarias, etc. No entanto, três horas é muito tempo e verá também outras partes menos comerciais da Medina e, mais importante, terá tempo para conversar com o seu guia local sobre as coisas que chamam a sua atenção.
Encontrará o seu guia na Praça Jamaa el-Fna. Se está a pensar qual é o melhor dia para reservar esta excursão, deixe-me dizer-lhe que não importa: o centro de Marraquexe é um fim de semana constante. Tem a possibilidade de escolher a opção de tour privado, pelo que o guia será dedicado apenas a si e aos seus companheiros de viagem.
Porque é que eu gosto desta excursão
O coração de Marraquexe é, sem dúvida, o souk e as suas bancas de especiarias, comida, couro, artesanato, cosméticos, etc. Passear pelo souk é ficar a olhar para cada canto, não porque se esteja necessariamente à procura de algo, mas porque se sente que há milhares de objectos à nossa procura para nos contarem a sua história.
Cada especiaria tem o seu propósito, cada artesão tem a sua técnica, cada pintor tem o seu canto preferido da cidade e cada cor tem o seu significado. Por esta razão, de todos os passeios que fiz durante a minha visita, o meu preferido foi o que me levou a "fazer compras" na Medina.
Um conselho: regatear é uma arte em Marraquexe, por isso não se deixe levar pelos preços elevados ou pelas pretensões dos comerciantes.
5. Visita gastronómica de Marraquexe
A comida é uma das grandes atracções desta cidade, mas, embora possa parecer o contrário, nem sempre é fácil encontrar boa comida durante a sua visita. Por isso, se gosta de experimentar coisas novas e de experimentar sabores, recomendo esta visita gastronómica guiada para conhecer as especialidades locais. Faça-o no início da sua viagem, será muito útil para escolher restaurantes e pratos nos dias seguintes.
A coisa mais importante a saber se está interessado na comida marroquina em geral e na comida de Marraquexe em particular, é que nesta cultura comer e beber não é apenas uma formalidade, mas um modo de vida, uma forma de partilhar costumes e socializar. Nesta visita, o guia, para além de lhe oferecer algumas degustações (lembre-se de que não se vai sentar para comer, mas a ideia é que experimente diferentes alimentos e sabores), ensinar-lhe-á o verdadeiro significado da cultura culinária marroquina e dos pratos típicos.
Pratos típicos de Marraquexe
- Salada marroquina
- Tajines (carnes e legumes cozinhados em lume brando e condimentados)
- Cuscuz
- Mechoui (borrego cozinhado em lume brando)
- Tanjia (guisado de borrego com especiarias e limões cristalizados e cozinhado durante horas)
- Kaab el-ghazal (croissants recheados com pasta de amêndoa e aromatizados com água de flor de laranjeira)
6. Excursão às montanhas do Atlas e ao deserto de Agafay com passeio de camelo
A principal atração desta excursão de um dia é uma visita aprofundada ao deserto de Agafay, que é um deserto perto de Marraquexe (muito popular para passeios de camelo como os que estão incluídos na excursão) onde crescem as plantas que produzem o óleo de Argan (se tiver oportunidade, aconselho-o a comprar uma garrafa, uma vez que noutros países é normalmente mais caro e nem sempre puro).
O preço da excursão inclui também bebidas, guia, transporte do hotel, passeio de camelo e, por um suplemento, almoço.
Itinerário
- O deserto de Agafay
- As montanhas do Atlas
- As cascatas do Atlas
- O vale de Imlil
- O vale de Asni
- O vale de Amizmiz
- Aldeias berberes
- Cascata do Naqab
7. Excursão a Ouarzazate e Kasbah Ait Ben Haddou
Conhecida como a "Porta do Deserto do Saara", Ouarzazate é uma cidade situada a 200 quilómetros de Marraquexe, rodeada de espaços fortificados de origem berbere, conhecidos como kasbahs. Se isto não lhe diz nada, os nomes dos filmes rodados nesta aldeia de barro, Ait Ban Haddou, tais como: A Múmia, Guerra das Estrelas, Laurence da Arábia, Gladiador ou Alexandre, o Grande.
A excursão a Ouarzazate e Kasbah Ait Ben Haddou, disponível em inglês, francês, espanhol, italiano e árabe, pode demorar cerca de doze horas (o local fica a cerca de 4,5 horas de Marraquexe) e terá a opção de contratar um guia e almoço por um suplemento.
8. Excursão ao Vale do Ourika
O Vale de Ourika é uma das zonas mais bonitas de Marrocos, tanto pela atração da sua paisagem como pela paz e tranquilidade do local. Se procura uma excursão onde possa desconectar e ir ao seu próprio ritmo e aprender um pouco mais sobre o modo de vida dos habitantes locais, esta é uma das suas melhores opções.
Durante a visita ao Vale de Ourika, fará um passeio em grupo pelas zonas com as melhores vistas da região e depois poderá passear pela aldeia ao seu próprio ritmo. O almoço não está incluído e o guia local também não (embora possa contratar os seus serviços por um suplemento adicional de três euros); a excursão consiste num transfer do seu hotel em Marraquexe num veículo com ar condicionado com capacidade para cerca de 15 pessoas.
9. Excursão às cascatas de Ouzoud
As cascatas de Ouzoud são uma das excursões mais longas (cerca de 10 horas no total). O cenário fica a cerca de três horas de carro de Marraquexe, mas o espetáculo que se desfruta à chegada vale bem a pena. Situadas numa paisagem de colinas áridas, estas são as cascatas mais altas do Norte de África, e esta excursão permite-lhe passear à volta delas, relaxar nas suas margens ou observar os macacos que vivem na zona.
As cascatas de Ouzoud são uma das principais atracções montanhosas de Marrocos e este plano foi concebido para que possa explorá-las ao seu próprio ritmo. O ponto de partida e de regresso será o seu hotel em Marraquexe e pode trazer o seu próprio almoço (recomendo-o) ou comprar algo nos cafés locais.
10. Excursão a Essaouira
Essaouira é uma aldeia piscatória longe das paisagens montanhosas e dos desertos, mas continua a ser uma das excursões mais populares a partir de Marraquexe. Esta cidade, conhecida como a "Pérola do Atlântico", é ideal para um dia de descanso da azáfama de Marraquexe, para saborear o seu excelente peixe e, se for mais do que um dia, para fazer alguns dos percursos pedestres que partem de lá.
Se quiser saber mais sobre esta excursão a Essaouira, pode consultar este outro artigo em Excursões a Essaouira a partir de Marrakech.
Informações práticas sobre as visitas guiadas a Marraquexe
Cuidado com os guias não oficiais na Medina
É frequente que os habitantes locais (muitas vezes crianças) se aproximem de si enquanto passeia pelo souk e lhe peçam para o "mostrar" a cidade em troca de uma gorjeta. Não se trata de guias especializados e tudo o que fazem é levá-lo a passear pelo souk sem lhe explicar nada.
De facto, por vezes, pode até ser um pouco arriscado, porque a "visita" é feita longe da zona turística segura. Tenha em atenção este facto e desconfie de tais propostas (mais vale prevenir do que remediar) e reserve a sua visita com antecedência para evitar desilusões ou enganos.
Aproveite ao máximo a sua visita guiada
Aproveite a oportunidade oferecida pela visita guiada para colocar ao seu guia todas as questões que possa ter; se é ou não obrigado a aceitar chá de menta se lhe for oferecido, a melhor forma de se vestir, como cumprimentar os habitantes locais, como se comportar em locais sagrados, etc.
Sobre as fotografias
Em Marrocos, pode achar tudo tão exótico que é comum querer tirar mil e uma fotografias. Não haverá qualquer problema em tirar fotografias de monumentos, mas se for tirar fotografias de pessoas ou de artesanato , peça autorização antecipadamente.
Ana's Traveller Tip
Desconfie dos habitantes locais que vão ao seu encontro no souk e lhe oferecem uma visita guiada por conta própria.
Se está interessado em visitas guiadas e excursões em Marraquexe, também terá interesse em
A melhor coisa das visitas guiadas à cidade, pelo menos para mim, é poder sentir-me como um local durante algumas horas e não só ver os principais pontos turísticos, mas ter a informação para os compreender e contextualizar. Se procura uma sensação semelhante, recomendo que escolha um passeio de camelo onde terá contacto com os berberes que vivem em aldeias no deserto. Aqui pode ler o meu guia sobre Passeios de camelo em Marrakech.