Mais sobre: Transferes de/para Marrakech
Se há um aeroporto onde vale a pena contratar um serviço de transporte com antecedência, esse aeroporto é o de Marraquexe (Menara). À chegada, encontrará táxis, veículos não oficiais (e não muito seguros) e quase ninguém aceita pagamentos com cartão.
Como ir do aeroporto de Marraquexe para o centro da cidade
A distância entre o aeroporto Menara e o centro da cidade é de apenas 6 km. Isto não significa que o aeroporto esteja bem ligado ao centro da cidade por transportes públicos. A melhor maneira de chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto, tendo em conta o preço, a disponibilidade e o conforto, é um transfer privado de/para o aeroporto. Falar-lhe-ei mais sobre este e outros transfers que possam ser do seu interesse.
Transfer privado do aeroporto para o seu hotel
Este serviço de transfer privado do aeroporto para o centro de Marraquexe é semelhante ao anterior, mas com a grande diferença de que não terá de partilhar o veículo com outros viajantes. O motorista estará exclusivamente à sua espera e do seu grupo e deixá-lo-á à porta do seu hotel sem qualquer paragem intermédia.
O procedimento é o mesmo que para reservar um transfer partilhado: fornecer os dados do seu voo online e marcar um ponto de recolha com um motorista de confiança à chegada ao aeroporto de Marraquexe. A diferença é que o serviço tem um valor ligeiramente superior e não precisa de viajar em grupo para utilizar este serviço, uma vez que está disponível numa base individual por apenas dez euros.
Outra vantagem desta opção é o facto de poder entender o seu motorista em inglês, espanhol ou francês, o que é bastante conveniente num país onde a língua predominante é o árabe. Em suma, uma opção de excelência para o transporte para o seu hotel por um quarto do preço que custaria em muitos outros aeroportos.
Transfer partilhado do aeroporto para o seu hotel
Se estiver a viajar acompanhado, esta é a melhor opção. Por um preço a partir de 6 euros por pessoa, um motorista profissional e de confiança vai buscá-lo à chegada e levá-lo ao seu hotel. Se precisar de contratar este serviço para o transferir do seu hotel para o aeroporto, também está disponível na sua viagem de regresso pelo mesmo preço.
A reserva deste transfer partilhado do aeroporto para o centro de Marraquexe pode ser feita com antecedência e é muito simples. Ao reservar online, receberá um e-mail a pedir os dados do seuvoo e do seu hotel. Estes dados são necessários para que o motorista o encontre à chegada (mesmo que o seu voo esteja atrasado). Será informado por e-mail do ponto de encontro, mas normalmente o motorista estará à sua espera com uma placa com o seu nome, para que não se perca. Esta reserva garante não só um preço justo, mas também uma chegada segura ao seu hotel.
Transfer privado do seu hotel para o aeroporto
Também pode reservar este serviço no sentido inverso: transfer privado do centro de Marraquexe para o aeroporto, o motorista irá buscá-lo ao seu hotel a tempo de chegar ao aeroporto para a partida do seu voo.
Não se esqueça de indicar corretamente o endereço do seu hotel ou riad para que o motorista possa arranjar um ponto de encontro nas proximidades, no caso de não conseguir levar o carro até à porta. Dica de viagem da Ana: Não se deixe seduzir pelos motoristas que o abordam à chegada ao aeroporto; os preços que oferecem para o levar são inflacionados e não é seguro.
Transfer entre o aeroporto e Marraquexe de autocarro
Existem dois tipos de autocarros a partir do aeroporto. O autocarro ALSA (linha 19) pára em pontos-chave como a praça Jamaa el-Fna, Gueliz, Hivernage, a estação de autocarros ou a estação de comboios. Das 6h15 às 23h30, o serviço de autocarro é ininterrupto, passa a cada 20 a 45 minutos, demora cerca de 20 minutos (se não houver trânsito... em Marraquexe, o tempo de viagem é sempre aproximado) e custa cerca de 3 euros.
Numa paragem um pouco mais isolada, fora do aeroporto (terá de sair do terminal através do parque de estacionamento e caminhar ao longo da estrada que sai do aeroporto), encontra-se o autocarro da linha 11. É a forma mais barata de chegar ao centro, pelo que, por apenas 50 cêntimos, terá paragens na praça Yamaa el-Fna ou nos Jardins Menara. Mas seja paciente, pois os horários dos autocarros podem variar em Marraquexe.
Transfer entre o aeroporto e Marraquexe de táxi
Há sempre táxis. Se não tiver reservado o seu transfer com antecedência e não quiser utilizar o autocarro, encontrará certamente vários táxis à sua espera quando chegar ao aeroporto; a verdadeira dificuldade é distingui-los dos milhares de motoristas que oferecerão os seus serviços "gratuitamente". Os táxis oficiais são de cor bege e têm uma placa de identificação no topo.
A questão mais controversa dos táxis em Marraquexe é o taxímetro: nem todos estão dispostos a colocá-lo e nem todos os táxis funcionam. Isto significa que a forma mais comum de fixar o preço do transfer é através do método de regateio, em que os motoristas procuram sempre o valor mais alto da tarifa. A primeira oferta pode ser de 50 euros e depois, dependendo da sua reação, baixam o preço para começar a negociar de forma mais realista.
Combine sempre a tarifa com antecedência ou peça ao motorista para ligar o taxímetro e esteja atento ao preço que os motoristas privados pré-contratados cobram pela viagem do aeroporto para a cidade. Tenha em atenção que, após as nove da noite, é aplicada a tarifa nocturna e os preços são aumentados em 50%. Em todo o caso, por razões de segurança, é preferível utilizar um táxi oficial do que um dos motoristas independentes que lhe são propostos à chegada ao aeroporto.
Não se esqueça de levar sempre dinheiro, pois praticamente nenhum aceita cartões de crédito. Se pretender pagar em euros, provavelmente não recusarão, mas ser-lhe-á cobrado um suplemento.
Como ir do aeroporto de Marraquexe para outros locais
A maior parte dos viajantes que chegam ao aeroporto de Menara têm como destino final o centro de Marraquexe, nomeadamente o interior da Medina. No entanto, à chegada, pode considerar (ou precisar) de ir para outro destino. As opções de transporte são semelhantes, mas há algumas diferenças de distância e de preço a considerar.
Para o deserto do Sara
Começo a lista com o deserto mais famoso, não porque seja uma opção viável para lá chegar a partir do aeroporto, mas para que possa considerar as distâncias entre as diferentes partes do país ou, mais exatamente, o estado dos transportes e das estradas. Se o seu principal destino em Marrocos for o deserto do Sara, terá de passar primeiro por Marraquexe.
Este deserto fica bastante longe da cidade e é mais frequentemente visitado com transferes e excursões organizadas. Nenhum transporte o levará do aeroporto para o deserto; a sua única possibilidade de evitar passar por Marraquexe seria combinar com uma excursão organizada, em troca de um suplemento, para o ir buscar lá, se a chegada do seu voo coincidir com a hora de partida de uma excursão. Deixo-vos aqui um artigo que escrevi sobre Os 10 melhores passeios e excursões a partir de Marrakech para que possa planear a sua visita.
Para Essaouira
Essaouira é uma das excursões mais comuns a partir de Marraquexe, mas é semelhante ao Deserto do Saara: a menos que a empresa que organiza a sua excursão esteja disposta a ir buscá-lo ao aeroporto em vez do seu hotel, é melhor visitar Marraquexe primeiro e reservar uma excursão organizada. Leia mais aqui: Excursões a Essaouira a partir de Marrakech.
Para a estação de comboios ou de autocarros
Se o seu destino final for a estação de comboios ou de autocarros da cidade, não será difícil chegar lá. Ambas estão localizadas no centro da cidade (a norte dos Jardins Menara), antes de chegar ao interior da Medina. Tanto os autocarros como os táxis pré-reservados não terão qualquer problema em levá-lo até lá pelo mesmo preço.
No entanto, certifique-se de que não obtém um preço mais elevado se for levado a pensar que a estação fica mais longe do que realmente fica. Dica de viajante da Ana Se contratar um transfer do aeroporto ou vice-versa fora de um sítio Web oficial, lembre-se de que o costume em Marrocos para fixar preços é regatear.
Dicas para a sua chegada ao aeroporto de Marraquexe
Chegar ao aeroporto de Menara é, afinal, a sua chegada a Marraquexe, pelo que poderá ter algumas dúvidas sobre como se deslocar na cidade, para além dos transportes. Algumas das perguntas mais comuns são:
A cidade é segura?
A cidade é bastante segura, mas provavelmente não terá essa sensação à chegada se nunca tiver visitado Marrocos antes. A enchente de motoristas que se oferecem para lhe dar boleia à chegada ou as ruas estreitas e solitárias em algumas partes da Medina podem fazê-lo pensar que não é seguro, mas isso está longe de ser verdade. Nunca é demais ser cauteloso - afinal de contas, é uma cidade com uma cultura diferente com a qual não está familiarizado - mas não é preciso ter medo em Marraquexe. Para saber mais sobre segurança em Marraquexe, leia este post.
Onde é que troco dinheiro?
Evite trocar dinheiro no aeroporto. As taxas não serão tão boas como em qualquer casa de câmbio no centro da cidade e também não precisa de o fazer, pois muitos locais aceitam euros à chegada (por exemplo, num táxi). Uma boa dica é trocar o dinheiro antes de viajar, perguntando ao seu banco com antecedência.
Sobre o trânsito
O trânsito em Marraquexe é imprevisível e nada fluido; embora o Google diga que deve chegar ao centro da cidade em cerca de 15 minutos, a viagem pode demorar até uma hora.
Por isso, é importante saber como se deslocar em Marraquexe antes de viajar. Mesmo assim, a teoria é uma coisa e a prática é outra. Se não tiver um transporte reservado com antecedência, verá que dezenas de motoristas o vão rodear à chegada ao aeroporto,oferecendo-lhe boleia e tentando mesmo levar a sua bagagem diretamente para o carro deles sem negociar um preço.
Sobre os preços
Se nunca esteve em Marrocos, uma oferta de 20 euros em cada sentido pode parecer razoável; seria, se não fosse o facto de a viagem até à cidade poder custar menos de metade desse valor... O meu conselho é que não se deixe seduzir pela insistência destes condutores: eles vão inflacionar muito os preços (uma vez que em Marraquexe o costume para fixar os preços dos produtos ou serviços é regatear) "por precaução" e não é seguro entrar num veículo que não seja oficial ou que não tenha as garantias correspondentes.