Mais sobre: Excursões a Essaouira a partir de Marrakech
Marraquexe é um lugar cativante, mas o seu caos pode ser avassalador. Marraquexe também pede um descanso aos seus visitantes: esse descanso está na costa atlântica e chama-se Essaouira. Conhecida como a "Pérola do Atlântico", esta cidade piscatória é uma óptima maneira de terminar a sua viagem.
Excursão a Essaouira desde Marraquexe
Descubra Essaouira num passeio de um dia com um guia especializado
Descobrirá esta cidade costeira, a sua medina e o seu passeio marítimo numa viagem de ida e volta a partir de Marraquexe.
Passear por Essaouira é como tirar umas férias da agitação da capital, bem como uma óptima oportunidade para provar o seu peixe ou marisco a preços de saldo. Pode visitar Essaouira de forma confortável e completa com esta viagem de ida e volta a partir de Marraquexe.
Esta visita inclui o passeio marítimo, as ruas do centro histórico e, claro, a medina, Património Mundial da UNESCO. Será acompanhado por um guia local que lhe dará a conhecer a grande riqueza cultural desta maravilhosa cidade nas margens do Atlântico.
Além disso, durante a visita a Essaouira, aprenderá como se produz o óleo de argão, um produto típico da região, graças a uma visita a uma cooperativa.
Recomendado se... Não quer perder este pequeno oásis de Marrocos e visitá-lo numa viagem de um dia confortável ao melhor preço possível.
Como é que é uma viagem de um dia a Essaouira?
Essaouira fica apenas a três horas de carro de Marraquexe. Esta distância, combinada com o tamanho desta cidade piscatória, significa que uma viagem de um dia para Essaouira e de volta é uma óptima maneira de conhecer a área. Recomendo esta viagem de um dia a Essaouira, uma vez que será recolhido e deixado no seu hotel e fará várias paragens ao longo do caminho para ver pontos de interesse. Quando chegar a Essaouira, terá tempo para ver a cidade à sua vontade.
O preço desta excursão é bastante acessível e será acompanhado por um guia especializado; a excursão está disponível em inglês, francês, espanhol, italiano, francês, italiano e árabe. O transporte é efectuado em minivan com ar condicionado, muito apreciado neste país e que lhe permitirá esquecer o desconforto e a logística.
A partida de Marraquexe será de manhã cedo, pelo que deverá levantar-se cedo nesse dia; o regresso será ao fim da tarde, pelo que não deverá fazer muitos outros planos nesse dia para além desta excursão, exceto talvez jantar num restaurante perto do seu hotel em Marraquexe.
Itinerário
Antes de chegar a Essaouira, fará algumas paragens. Embora estas possam mudar consoante a data da excursão, quando a fiz eram as seguintes:
- Ounagha: é uma aldeia muito pequena onde se vêem cabras a trepar às árvores para alcançar o que para elas é uma iguaria: nozes de argão. É este alimento que faz com que a carne de cabra desta região seja uma das melhores de Marrocos.
- Cooperativa Marjana: trata-se de uma cooperativa de artesãos fundada por mulheres. Nesta paragem, mostrar-lhe-ão como os membros desta cooperativa tecem peças de vestuário à mão em grandes teares ou algo ainda mais interessante: como tingem a lã com cores vivas.
- Cooperativa Tilila: esta cooperativa dedica-se à produção de óleo de argão e, para além de conhecer as propriedades deste produto cosmético, pode comprá-lo a um preço acessível e com a garantia de que é artesanal e não industrial.
O que não pode faltar numa excursão de um dia a Essaouira
Se partir de manhã cedo, chegará a Essaouira ao meio-dia. Terá muito tempo para visitar a cidade em profundidade, por isso a primeira coisa que recomendo é que dê um passeio pelo centro para se familiarizar com a zona.
Se fizer uma excursão organizada, o guia dir-lhe-á facilmente quais os locais turísticos a visitar, mas lembre-se que neste tipo de excursão estará por sua conta e o guia não o acompanhará durante a sua estadia em Essaouira, mas voltará a encontrá-lo no ponto de encontro no seu regresso. Os principais pontos de interesse a visitar em Essaouira num dia são:
As ruas da Medina
Graças a elas, a cidade de Essaouira foi declarada Património Mundial. As cores branca e azul fazem-nos recuar no tempo enquanto passeamos pelo centro da cidade e nos perdemos nas suas ruas estreitas, com calma e sem pressa. Embora Essaouira esteja habituada aos turistas, não será pressionado a fazer compras como em Marraquexe, o que é um alívio.
Praça Mulay el Hassan
Este é o coração de Essaouira. É nesta praça que as ruas convergem de um lado e a muralha e o mar do outro. É um local ideal para fazer uma pausa e sentar-se para tomar um café ou chá num dos seus terraços. É também um local chave durante o seu passeio pela cidade.
A muralha da Skala de la Ville
Em frente à praça, encontra-se a muralha da cidade (uma construção berbere do século XVIII) e um passeio ao longo dela é obrigatório em Essaouira. É interessante saber que esta muralha foi um dos cenários da conhecida série Game of Thrones, e é provável que encontre uma referência a ela durante o seu passeio ao longo da muralha.
O que também vai encontrar, se mantiver os olhos bem abertos, é um buraco na muralha de onde se pode ver a ilha de Mogador. Prepare a sua máquina fotográfica e ponha-se em fila para imortalizar estas vistas. Por fim, se é fã de compras e de artesanato, a parte inferior da muralha tem várias lojas onde pode passear e, se tiver sorte, encontrar alguns tesouros diferentes do souk de Marraquexe.
O porto
Essaouira é conhecida por ser uma cidade piscatória, pelo que uma visita ao porto da cidade é obrigatória. Para além das belas paisagens junto ao mar, o que se pode apreciar aqui é um fabuloso banquete de peixe e marisco a um preço muito acessível. A hora de almoço em Marrocos é entre as duas e as três da tarde, mas é possível que alguns destes restaurantes, habituados aos turistas, o sirvam fora de horas, especialmente se for fim de semana.
A praia
Se gosta de dar um mergulho, passear na areia ou ver o pôr do sol a partir das rochas, a praia de Essaouira está à sua espera. Durante todo o ano, a temperatura da água é de 18 graus Celsius, o que, no verão, pode ser um alívio para quem está a fugir do calor sufocante de Marrocos.
Comer em Essaouira
Comer nesta cidade piscatória merece uma menção especial. O peixe e o marisco servidos no porto fazem as delícias de todos os visitantes, especialmente pela relação qualidade-preço. Por cerca de 8 ou 10 euros pode comer peixe de excelente qualidade e por cerca de 15 euros pode banquetear-se com ele. Aproveite a oportunidade.
O guia da sua excursão ou qualquer um dos habitantes locais com quem converse pode recomendar lugares, mas pode sentar-se em qualquer restaurante do porto à vontade, pois a qualidade e os preços são semelhantes em todos eles.
Esqueça o menu à la carte; aqui tudo é cozinhado na grelha. Escolher um prato nos restaurantes do porto será fácil; normalmente têm o peixe do dia exposto e o preço é pago ao peso. Se lhe quiserem cobrar um valor acima dos preços locais que lhe pareça "muito europeu", recuse a oferta e dirija-se a outra banca; podem estar a tentar aproveitar-se de si.
Quando ir a Essaouira
O tempo
O clima em Essaouira permite-lhe visitar em qualquer altura do ano. agosto é o mês mais quente com uma temperatura média de 28 graus Celsius e janeiro é o mês mais frio com uma temperatura média de 10 graus Celsius.
Em todo o caso, aconselho-o, sobretudo no verão, a não se guiar muito pelo termómetro porque, devido à humidade, o frio do vento será muito superior ao do termómetro. Quanto à precipitação, de dezembro a março encontrará mais dias de chuva, mas no resto do ano praticamente não chove em Essaouira.
Números de turistas
Em termos de número de turistas, a melhor altura para visitar Essaouira dependerá um pouco dos seus planos de viagem. A cidade não é geralmente muito povoada, mas tende a receber mais turistas nos meses de primavera, que é a época alta para viajar para Marrocos, ou nos meses de outono, uma vez que Essaouira é ventosa e esta é a melhor altura para a prática de surf e desportos semelhantes.
Conselhos para uma viagem a Essaouira
Se já esteve em Marraquexe, sabe que quando se trata de fazer a mala para a sua viagem a Marrocos, há certas regras a respeitar no que diz respeito ao vestuário. O ideal é não usar nada transparente ou demasiado apertado, mas aqui, tal como em Marraquexe, estão habituados aos turistas, pelo que não é necessário cobrir-se, embora deva vestir-se com alguma contenção se quiser evitar situações desconfortáveis. Lembre-se que esta é a cultura deles, não a sua.
O que levar para a excursão
Para esta viagem em particular a Essaouira a partir de Marraquexe, recomendo sapatos confortáveis (embora também não vá caminhar longas distâncias; é mais para conforto durante a viagem), roupa leve e, se for no inverno, uma manga para o caso de arrefecer ao fim da tarde. Se for num veículo com ar condicionado, leve algo para se cobrir durante a viagem.
Não seria má ideia (pelo menos no meu caso não foi, e senti falta) ter algo para comer e beber durante a viagem, porque, mesmo que esteja à espera de chegar a Marraquexe uma hora depois da sua chegada, pode haver imprevistos e no caminho de volta não terá nenhuma paragem onde possa comer.
Aprender sobre a cultura local
Se levar um guia consigo na sua viagem a Essaouira, não hesite em fazer-lhe perguntas, não só sobre a história e os pontos turísticos do local, mas também sobre locais para comprar artesanato, locais para comer de acordo com os seus gostos, ou cantos menos conhecidos da cidade onde pode tirar belas fotografias.
Quanto a este último, pense duas vezes antes de fotografar os habitantes locais sem pedir autorização; alguns podem ficar irritados ou os artesãos podem pensar que está a copiar o seu trabalho. Se lhes perguntar educadamente com a sua máquina fotográfica se pode fotografá-los, eles dar-lhe-ão autorização ou afastar-se-ão se não quiserem sair.
Compras em Essaouira
Quando se trata de fazer compras, tenha em atenção que muitas das paragens que fizer na rota Marraquexe-Essaouira o levarão a encontrar artesãos locais. É provável que alguns o aconselhem a fazer compras de forma mais discreta do que em Marraquexe, mas não se deixe tentar.
Os marroquinos estão habituados a negociar com os turistas, pelo que começarão sempre por um preço mais elevado do que aquele por que estão dispostos a vender-lhe a peça em causa. O que vai querer comprar em Essaouira, para obter uma boa relação qualidade/preço, é o óleo de argão, mas se os preços que lhe indicarem forem semelhantes aos preços europeus, então vai querer dar-lhes um desconto.
Dica de viagem da Ana
Tenha cuidado com os "táxis não oficiais" em Marraquexe que o abordam para o levar a lugares como Essaouira. Para além de não serem condutores profissionais, podem não respeitar as medidas de segurança.
Chegar a Essaouira por conta própria
A forma mais fácil de chegar a Essaouira a partir de Marraquexe é através de uma excursão organizada, pois além de ter um preço muito razoável, o transporte privado permite poupar em logística e tempo de espera (o que num país como Marrocos pode ser uma grande vantagem). No entanto, existem também outras alternativas de transporte a partir de Marraquexe:
Autocarro
Parte da estação de autocarros de Marraquexe e há várias empresas (nomeadamente a CTM) que o levam até lá em duas horas e meia. Um bilhete de ida e volta custa-lhe cerca de 70 dirham (6,40 euros). Se for de autocarro, lembre-se de três coisas: chegue cedo à estação na ida, não chegue demasiado tarde no regresso de Essaouira e seja paciente se, em vez de cumprirem os horários, os autocarros partirem simplesmente quando estiverem cheios.
Aluguer de um táxi
Em Marraquexe, é comum negociar uma tarifa diária com alguns taxistas e, durante o dia, o táxi estará à sua disposição para o levar onde quiser. Esta pode ser uma opção se quiser visitar mais sítios para além de Essaouira, mas não será barato (embora possa sempre negociar o preço) e não é a opção mais confortável, pois a maioria dos táxis em Marrocos não são propriamente luxuosos e a condução geralmente também não é a mais segura.
Se gostou da excursão a Essaouira, também pode gostar
Se a experiência de ir a Essaouira a partir de Marraquexe lhe agrada, está com sorte. A localização da capital de Marrocos tem muitos outros locais próximos para excursões durante a sua visita. Estas incluem viagens nocturnas ao deserto, excursões a outras aldeias da região ou excursões para ver paisagens naturais. Pode ler mais sobre o que visitar enquanto viaja em Marraquexe neste artigo em Passeios de camelo em Marrakech e este em Os 10 melhores passeios e excursões a partir de Marrakech.