Mais sobre: As 5 melhores excursões ao deserto de Zagora em Marrocos a partir de Marrakech
Zagora é o nome dado à cidade que serve de porta de entrada para o maior deserto de Marrocos: o deserto de Erg Chigaga. Devido à sua proximidade, muitas pessoas chamam ao Erg Chigaga o deserto de Zagora. Como destino turístico, é menos explorado do que o Erg Chebbi, mas é uma alternativa com um potencial extraordinário que deve considerar adicionar à sua lista de coisas a fazer durante a sua viagem a Marraquexe.
1. Excursão de campismo no deserto de Zagora sob as estrelas
Uma excursão para dormir no deserto marroquino é uma proposta fascinante na sua visita ao deserto de Zagora. Os parques de campismo de luxo estão instalados no sopé das dunas, prometendo aos hóspedes a experiência de uma noite no deserto ao estilo de As Mil e Uma Noites.
Alojamento
A maioria dos acampamentos tem uma disposição semelhante: no centro, há uma sala de estar onde se pode relaxar em colchões confortáveis. Alguns incluem tendas abertas com cadeiras, redes, puffs e sofás. A zona de dormir é composta por várias tendas privadas onde se situam os quartos de dormir, e no seu interior encontrará uma variedade de comodidades: camas king-size, tapetes, mesas de cabeceira, espelhos e poltronas.
A maioria dos parques de campismo tem casas de banho, vestiários e zonas de lavandaria. No entanto, devido à escassez de água, em alguns casos, apenas serão fornecidos baldes de água para a higiene pessoal. Não se esqueça de verificar em pormenor todas as facilidades que as excursões oferecem, bem como as que não estão incluídas no pacote, para que possa fazer um orçamento de viagem realista.
Informações úteis
- Preço: Encontrará preços que variam entre 100 e 230 euros por pessoa. Este preço inclui geralmente não só a pernoita no deserto, mas também o transporte de e para Marraquexe, o acompanhamento de um guia profissional, o jantar e o pequeno-almoço.
- Duração da excursão: Normalmente dois dias, uma vez que as excursões partem de Marraquexe no primeiro dia de manhã e chegam no dia seguinte à tarde. A duração total dependerá das actividades no deserto, para além do acampamento noturno.
2. Excursão com passeio de camelo nas dunas de Tinfou em Erg Chigaga
Para viver em pleno o deserto de Zagora, convém planear um passeio de camelo nas dunas, uma forma perfeita de apreciar as cores únicas do pôr do sol em solo marroquino.
As dunas de Tinfou, situadas no Erg Chigaga, são famosas pelas suas qualidades curativas. De facto, os berberes afirmam que são capazes de curar doenças como a artrite reumatoide. Pode pedir ao seu guia para enterrar o seu corpo sob a areia para uma experiência de spa.
Informações úteis
- Preço: O preço médio desta excursão situa-se entre 20 e 40 euros por viagem e por pessoa.
- Duração da excursão: Varia consoante a excursão que reservar, com excursões que vão de 1 hora a um máximo de 3 horas, incluindo várias paragens.
3. Excursão ao deserto de Zagora num 4X4 para visitar o Oásis de M'Hamid
Terá a oportunidade de explorar o deserto do Sahara até ao oásis de M'Hamid a bordo de um 4x4, uma aventura muito original.
M'Hamid é o último grande oásis do deserto e um lugar histórico muito querido pelos habitantes locais. Também conhecido como Bounou, foi outrora o lar de várias tribos berberes do sul (Ait Atta, Drawa e Hassani). Diz a lenda que as caravanas se reuniam aqui antes de partirem para Timbuktu.
Para além de desfrutar de um passeio emocionante pelo deserto num veículo motorizado e das belas paisagens do Oásis, pode também desfrutar de um almoço de lazer no deserto sob fantásticas palmeiras.
Informações úteis
- Preço: Uma excursão ao deserto de Zagora em 4X4 com uma visita ao Oásis de M'Hamid custa normalmente, em média, 70 euros ou mais.
- Duração da excursão: A excursão dura normalmente um dia, partindo de manhã cedo até ao pôr do sol.
4. Excursão ao Vale do Draa
Explore uma das atracções turísticas mais populares nas excursões ao deserto de Zagora, visitando o Vale do Draâ. Originalmente conhecido como o Vale das Oliveiras até ao século XIX, este é um povoado de grande valor histórico que durante longos períodos serviu de alojamento às caravanas do deserto. Aproveite o tempo para apreciar a beleza do lugar, prestando especial atenção:
- O belo Palm Grove do Vale do Draâ: Jardins repletos de tamareiras estendem-se por quilómetros entre a cidade e o rio que forma o Vale do Draâ. Mais de 30 variedades de tâmaras crescem nesta região e são colhidas todos os anos de setembro a novembro. As palmeiras deste vale revelaram-se, para além de oferecerem sombra e abrigo a todos os que dela necessitam, uma opção de mercadoria muito versátil, utilizada no fabrico de cestos, esteiras de folhas e outros utensílios.
- O próprio rio Draâ: Nesta zona encontra-se o rio mais longo de Marrocos, que corre das montanhas do Alto Atlas para sudeste. Tem uma extensão de 1100 km, atravessa Zagora e pára numa barragem em Ouarzazate para uma gestão adequada. Em direção ao sul e durante o verão, o rio está normalmente cheio de água, pelo que é típico ver as crianças locais a nadar e a desfrutar das suas águas.
Informações úteis
- Preço: As excursões guiadas ao Vale do Draa custam cerca de 135 euros.
- Duração da excursão: Este tipo de excursão tem uma duração de 10 horas.
5. Excursão para visitar os Kasbahs de Aït Benhaddou
Kasbah é o termo árabe que designa tanto as cidadelas como as fortificações no sentido mais lato da palavra. Aït Benhaddou Kasbahs é uma impressionante construção arquitetónica situada na cidade de Ouarzazate que se tornou mundialmente famosa em 1962, quando se estreou no filme britânico Lawrence da Arábia.
Durante a sua visita a Zagora, poderá ouvir mais do que uma vez a expressão "ver Ouarzazate e morrer", um sentimento frequentemente expresso pelos marroquinos que lhes permite verbalizar o seu respeito e admiração por esta cidade mágica.
Onde fica Ouarzazate?
Ouarzazate é a principal cidade berbere do sul e é mundialmente famosa pelos seus espectaculares pores-do-sol e pelas suas paisagens montanhosas e desérticas. Fica a 2,5 horas de carro de Zagora. Numa viagem a partir de Marraquexe, são 4 horas de carro.
A história da cidade é também fascinante, pois foi outrora um ponto de passagem para os comerciantes africanos que procuravam chegar às cidades do norte de Marrocos e à Europa.
Informações úteis
- Preço: Esta visita custa a partir de 35 €.
- Duração da viagem: 12 horas a partir de Marraquexe.
Como chegar ao deserto de Zagora?
Há várias maneiras de chegar ao deserto de Zagora:
-
Excursões organizadas a partir de Marraquexe: A melhor alternativa é uma excursão organizada de Marraquexe a Zagora. Inclui um passeio totalmente gerido por guias especializados que o levarão pelos locais mais interessantes e cuidarão da sua segurança e bem-estar em todos os momentos.
-
Alugar um veículo privado em Marraquexe: Recomendado se tiver experiência no percurso e quiser ir ao seu próprio ritmo, parando em pontos à sua escolha. O combustível e as portagens devem ser tidos em conta no seu orçamento de viagem.
-
De avião: Se viajar a partir de Marraquexe, não pode voar diretamente para Zagora, pelo que uma opção popular é voar para Ouarzazate e depois fazer um troço de estrada de 2,5 horas.
-
De autocarro: Trata-se de uma viagem longa e complexa que pode ser cansativa e que não recomendo se for a sua primeira vez no país.
Vantagens de visitar o deserto de Zagora
- Excelente para evitar multidões: Ideal para evitar multidões durante as épocas de maior afluência turística. Muito íntimo e romântico.
- Ideal para evitar viagens longas: Se partir da cidade de Marraquexe, o Erg Chigaga oferece-lhe a vantagem de poder fazer uma viagem ao deserto em apenas 2 dias, com um tempo máximo de 8 horas de estrada, incluindo paragens interessantes.
Desvantagens de escolher o deserto de Zagora para a sua viagem
- Menos opções de alojamento: Em comparação com Erg Chebbi, encontrará menos acampamentos no deserto e menos opções de alojamento. No entanto, as ofertas existentes são igualmente confortáveis e luxuosas.
- As dunas: Na minha opinião, a maior desvantagem é que as dunas do Erg Chigaga, por terem menos acumulação de areia e consequentemente menos altura, são menos impressionantes.
Qual é a melhor altura para visitar o deserto de Zagora em Marrocos?
A melhor altura do ano para visitar o deserto de Zagora, em Marrocos, é por volta de maio ou de outubro. Em ambos os períodos, as temperaturas diurnas são bastante amenas e os dias são menos quentes.
Durante os meses de inverno do Sara, as temperaturas nocturnas descem frequentemente abaixo de zero. Se está habituado ao frio e consegue suportar este tipo de situações, pode considerar visitar o deserto no inverno. Por outro lado, nos meses de verão, o calor do deserto é particularmente difícil de suportar, com temperaturas médias que rondam os 45 graus Celsius. De facto, algumas excursões são obrigadas a encerrar durante algumas semanas nos meses de julho e setembro.
O que vestir no deserto de Zagora?
De um modo geral, lembre-se que os marroquinos são uma cultura conservadora. Tente vestir-se de acordo com os seus costumes para não os ofender. Quando fizer caminhadas no deserto, use roupa de algodão ou de linho que seja respirável. Também é útil levar chapéus, bonés e óculos de sol, bem como um lenço para proteger o rosto.
À noite, as temperaturas são muito baixas, por isso leve roupa quente e meias. Outros artigos úteis incluem um kit básico de primeiros socorros, protetor solar, um carregador portátil (pode encontrar alguns que carregam com a luz do sol), água fresca e um lanche rico em proteínas.
Dicas para poupar dinheiro na sua próxima viagem ao deserto de Zagora
Aqui está um post com sugestões de coisas para fazer na sua viagem a Marraquexe e algumas dicas baseadas na experiência que podem tornar a sua viagem mais confortável e agradável.
- Os preços em Marrocos raramente são fixos, pelo que terá de usar as suas capacidades de regatear durante a sua viagem.
- Tente acordar os preços dos táxis com antecedência, antes de entrar no veículo. Aqui, os táxis não têm taxímetro e poderá acabar por pagar mais do que o previsto se não negociar a tarifa com o condutor.
- Se estiver à procura de comida barata em destinos como Zagora, opte por comida de rua em vez de refeições informais. Para além de ser mais barata, é normalmente confeccionada na hora e 100% autêntica comida marroquina.
- Uma excursão para dormir no deserto marroquino está na lista das actividades mais fascinantes que poderá fazer durante a sua visita ao deserto de Zagora.
- Ao escolher uma excursão no deserto ou qualquer outra atividade, pesquise em pormenor o que está incluído e o que não está, antes de optar pelo preço mais barato da lista. Em várias ocasiões, vi excursões um pouco mais caras que incluíam complementos muito interessantes, como comida e transporte para o hotel, pelo que, no fim de contas, acabavam por ser mais baratas para o viajante.
Outras excursões ao deserto de Marraquexe
Se a sua estadia em Marrocos for suficientemente longa ou se desejar simplesmente conhecer outras alternativas de excursões aos fabulosos desertos marroquinos, eis uma lista de destinos no deserto que podem ser do seu interesse.