10 coisas para fazer em Marrakech em maio
Marraquexe, durante o mês de maio, está repleta de eventos culturais e tem muitas actividades ao ar livre para oferecer, graças ao clima quente e agradável. De que está à espera?
Se está a pensar visitar Marrocos durante o mês de maio, não pode deixar de visitar a cidade de Marraquexe e as cidades vizinhas, que durante esta época se tornam um destino turístico obrigatório.
Em maio, Marraquexe e os seus arredores acolhem vários eventos e festivais tradicionais, como o Aïd El-Fitr, a festa do fim do jejum após o Ramadão, ou a conhecida Festa da Rosa.
1. Apreciar a comida local durante o Aïd al-Fitr - Festa do fim do jejum
Seguindo a tradição religiosa do Islão em Marrocos, no mês de maio celebra-se o "Aïd al-Fitr", a festa do fim do jejum. Esta festa é uma das mais importantes do calendário muçulmano, pois marca o fim do Ramadão, o mês sagrado segundo a religião islâmica, durante o qual os muçulmanos jejuam enquanto há luz solar, durante 29 ou 30 dias.
O Aid al-Fitr não é um feriado de um só dia, mas estende-se pelos três primeiros dias de Shawwal, o décimo mês do calendário muçulmano. Por isso, se estiver de visita a Marraquexe nesta data, recomendo que aproveite para provar alguns dos pratos típicos desta celebração:
- Cordeiro com ameixas
- Cuscuz
- Bastilha de frango
- Laasida
- Tagine
- Doces tradicionais marroquinos
Informações úteis
Posso garantir-lhe que não há nada como a autêntica gastronomia de Marraquexe, mas para uma experiência inigualável é preciso saber onde ir. É por isso que recomendo que dê uma vista de olhos a este artigo sobre os melhores restaurantes de Marraquexe. Assim, poderás escolher aquele que é perfeito para os teus gostos.
E se quiser realmente acertar, pode colocar-se nas mãos de um guia especializado, contratando um tour gastronómico por Marraquexe.
2. Fazer uma viagem a Ouarzazate para ver a Festa das Rosas
Situado na província de Ouarzazate, encontra-se o oásis do Vale das Rosas. Aí, durante o segundo fim de semana de maio, realiza-se o Moussem de Kelaa M'Gouna ou Festa da Rosa, em honra da rosa de Damasco. Esta festa secular dura 3 dias e inclui numerosas celebrações, nomeadamente
- Banquetes
- Souks ou mercados com todo o tipo de produtos dedicados às rosas.
- Cantos e danças tradicionais
- Desfiles de carros alegóricos decorados que atravessam uma estrada salpicada de pétalas de rosas
- Um concurso de beleza em que uma mulher é coroada Miss Rosas.
Recomendo que planeie com antecedência e que aproveite a sua viagem a O uarzazate para fazer uma paragem em Ouarzazate, uma bela cidade fortificada que serviu de cenário a filmes famosos de Hollywood, como: Lawrence da Arábia, Babel e Gladiador, entre muitos outros.
3. Desfrutar de uma viagem de um dia a Essaouira
Se viajar para Marraquexe em maio, uma visita de um dia a Essaouira é obrigatória. Uma bela cidade situada na costa de Marrocos que se destaca pelas suas ruas estreitas e cheias de encanto e pelas suas incríveis praias.
Como vai viajar para Marraquexe em maio, em plena época alta do turismo nesta zona, a minha recomendação é que contrate uma visita guiada para visitar Essaouira. Desta forma, não só não terá de se preocupar com a forma de se deslocar de Marraquexe para Essaouira, como terá uma carrinha com ar condicionado para o levar e trazer.
Outra grande vantagem é que terá um guia local que lhe mostrará os segredos desta bela cidade e os lugares mais emblemáticos e, uma vez terminada a excursão, terá tempo livre para desfrutar de Essaouira à sua vontade.
4. Desfrute de uma experiência única no Festival Transahara
Se procura uma nova experiência na sua viagem a Marraquexe em maio, não perca o Festival Transahara, um festival de música eclética realizado no coração do Saara, na zona de Merzouga, que se realiza habitualmente entre a segunda e a terceira semana de maio.
A sua paisagem, famosa pelas incríveis dunas de areia dourada do Erg Chebi e pelo belo lago, é o cenário perfeito para a introspeção e a reconexão com a natureza... e com a música, claro!
O Festival Transahara é uma maravilhosa mistura de diferentes culturas e expressões artísticas que vibram com a música ao ritmo do deserto, não pode perder!
5. Descubra a Medina de Marraquexe com uma visita privada
Se vai visitar Marraquexe em maio, deve saber que a primavera é a época alta deste destino turístico, pelo que as suas ruas estarão cheias de visitantes de todo o mundo que querem descobrir os seus segredos.
Por isso, convido-o a explorar cada centímetro da Medina de Marraquexe sem se preocupar com possíveis burlas ou armadilhas turísticas, contratando uma visita privada à Medina.
Graças ao guia especializado que o acompanhará e lhe mostrará os lugares mais importantes e emblemáticos da Medina, descobrirá autênticos artesãos e artistas incríveis que trabalham nesta área criando belos tapetes, lâmpadas, jóias e roupas. Aprenderá também as noções básicas de regateio para obter os melhores preços e descontos exclusivos nas suas lojas preferidas.
6. Faça um passeio de camelo pelo Palm Grove ao pôr do sol.
Se visitar Marraquexe em maio, não pode ir embora sem dar um passeio de camelo. Nesta altura do ano, a melhor maneira de o fazer é alugar um passeio de camelo no Palm Grove ao pôr do sol.
Em maio o tempo é quente e seco, mas ao pôr do sol a temperatura é fresca e muito agradável, pelo que é a melhor altura do dia para esta atividade. Além disso, o céu ao pôr do sol é fantástico em maio, pois o céu está normalmente muito limpo, oferecendo belas vistas. Estas visitas incluem normalmente:
- Vestido Touareg e um cheich, que é um lenço Touareg para proteger o rosto do sol.
- Visita a uma casa berbere, onde se pode saborear um lanche típico marroquino acompanhado do tradicional chá de menta.
- Minivan com ar condicionado
7. Reserva de uma visita guiada aos montes Atlas
Pensava que Marraquexe era só deserto? Nada poderia estar mais longe da verdade. A verdade é que Marraquexe se situa no sopé da Cordilheira do Atlas, que atravessa a Argélia, a Tunísia e Marrocos e separa as costas mediterrânica e atlântica do deserto do Sara.
É uma paisagem incomparável, repleta de aldeias tradicionais berberes que merecem ser visitadas. Porque é que recomendo uma viagem à Cordilheira do Atlas em maio? Porque Marraquexe em maio é caracterizada por bom tempo e temperaturas primaveris. No verão, por outro lado, a temperatura pode subir até aos 40 graus Celsius e no inverno as probabilidades de chuva são muito elevadas.
Ao longo do percurso, ficará maravilhado com as vistas das cascatas e dos vales que irá encontrar. Também pode tomar chá com uma família berbere e aprender mais sobre a sua cultura. E, claro, esta viagem não pode terminar sem um passeio de camelo.
8. Sumo de laranja na Praça das Especiarias
A primavera é a melhor altura para visitar Marraquexe. Durante o dia, é deliciosamente quente e estival e, à noite, a temperatura é deliciosamente refrescante. E não há melhor maneira de terminar um longo e quente dia de turismo do que com uma bebida refrescante e vitaminada antes de um delicioso jantar no mesmo terraço.
Dirija-se à Place des Spices e sente-se na esplanada de um dos melhores restaurantes da Medina de Marraquexe, o Cafe Des Epices.
maio é a altura ideal para desfrutar do seu belo terraço com vistas deslumbrantes sobre a cidade, do seu delicioso sumo de laranja e da grande variedade de pratos no menu.
9. Visitar o Jardim Majorelle, o oásis de Yves Saint Laurent
A temperatura média em Marraquexe, em maio, ronda os 28°C, podendo mesmo chegar aos 37°C. Por isso, se o dia estiver demasiado quente, sugiro que visite um verdadeiro oásis no meio da agitação da cidade, o Jardim Majorelle.
Situado no bairro de Gueliz, foi concebido pelo pintor francês Jacques Majorelle em 1924, que o transformou num jardim botânico com uma grande variedade de árvores e plantas, bem como de aves que encontraram neste refúgio a sua casa. Majorelle também construiu uma moradia de dois andares, pintada com o seu famoso azul Majorelle, para ser a sua casa e estúdio.
O mais interessante de tudo é que, em 1980, foi adquirido por Yves Saint Laurent e pelo seu sócio, Pierre Bergé. Juntos, restauraram o esplendor do jardim, que tinha sido um pouco negligenciado desde a morte do pintor, e tornou-se o local preferido de YSL para desenhar as suas colecções.
10. Descubra o Festival Malhoun de Canções Patrióticas
Se gosta de conhecer as tradições culturais enraizadas dos locais que visita, não pode perder o Festival Malhoum e da Canção Patriótica. Este festival dedica-se a preservar o património musical marroquino, bem como a promover a canção patriótica tradicional, através de conferências e debates entre especialistas, bem como noites musicais e incríveis exposições de arte de que pode desfrutar.
Aqui estão alguns dos locais onde, em edições anteriores, se realizaram os concertos deste festival tradicional:
- A Câmara de Artesanato
- Fundação Dar Bellarj Dar Bellarj
- Teatro Real
- Teatro da Casa da Cultura de Daoudiate
Qual é a temperatura em maio em Marraquexe?
Um dos factores a considerar quando se decide a melhor altura para visitar Marraquexe é o clima. Em maio, estamos a falar de um clima subtropical semidesértico, pelo que visitar esta parte de Marrocos na primavera é a melhor opção.
O melhor de tudo é que, tanto em Marraquexe como em grande parte de Marrocos, o mês de maio é seco, pelo que quase não chove. Assim, poderá desfrutar do sol durante toda a sua viagem, permitindo-lhe aproveitar ao máximo as actividades ao ar livre sem sofrer com o calor.
Não esquecer que, devido à sua distância do mar e à sua altitude, há bastante oscilação térmica, pelo que arrefece à noite.
- inverno
- dezembro - fevereiro
- Clima: Frio
- Máxima 13ºC
- Mínima 6ºC
- primavera
- março - maio
- Clima: Temperado
- Máxima 37ºC
- Mínima 17ºC
- verão
- junho - setembro
- Clima: Tórrido
- Máxima 42ºC
- Mínima 21ºC
- outono
- outubro - novembro
- Clima: Temperado
- Máxima 28ºC
- Mínima 15ºC
O que levar na mala para uma visita a Marraquexe em maio?
Como pode ver, se visitar Marraquexe em maio, desfrutará de um clima quente, que se tornará cada vez mais quente à medida que junho se aproxima.
Assim, aqui ficam algumas dicas para visitar Marraquexe sobre o que vestir para tirar o máximo partido da experiência:
- Roupa confortável, fresca e leve (algodão ou linho) para o calor.
- Calçado fresco, confortável e respirável.
- Chapéu ou boné e óculos de sol para se proteger do sol.
- Creme protetor para evitar queimaduras solares.
- Um bom repelente para aplicar todos os dias.
O uso do véu feminino
É importante ter em conta que Marraquexe tem uma cultura muçulmana muito conservadora. Por esta razão, e especialmente no que diz respeito à moda feminina, o meu conselho é que escolha roupas mais recatadas que cubram os ombros e as pernas. Desta forma, evita-se chamar a atenção e evitar situações desagradáveis.
Não é necessário usar véu na rua, mas pode ser-lhe pedido para entrar em algumas mesquitas, pelo que aconselho a levar um lenço fresco na mala. Desta forma, não lhe faltará nada durante as suas excursões em Marraquexe!