O que ver e fazer em Cancún em junho
junho é a época baixa em Cancún, pelo que há normalmente menos turistas e os preços dos voos e dos hotéis baixam. Isto faz com que seja um ótimo destino para muitos viajantes.
As temperaturas em Cancún permanecem quentes durante todo o ano, razão pela qual muitos turistas preferem visitar as Caraíbas no inverno para viver um "segundo verão", mas se viajar para Cancún em junho encontrará preços muito mais acessíveis e poderá desfrutar da cidade e das suas praias sem as multidões da época alta.
Para além disso, junho é também a altura de eventos únicos, como a chegada do tubarão-baleia à costa da Isla Mujeres, e eventos especiais como os saldos e o solstício de verão. Fique e continue a ler se quiser descobrir tudo o que esta cidade tem para oferecer!
1. nadar com tubarões-baleia
Pode não ser a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando planeia a sua viagem a Cancún, mas deve saber que, desde o início de junho até meados de setembro, o imponente tubarão-baleia, o maior peixe do mundo, instala-se na Isla Mujeres em busca de um clima quente e forma a maior concentração desta espécie no mundo.
Há muito turismo organizado em torno deles e muitas empresas prometem avistá-los no conforto de um pequeno barco, embora também seja possível fazer snorkel e até mesmo nadar e mergulhar com eles, uma das melhores coisas para fazer em Cancun.
Os tubarões-baleia podem atingir até 12 metros de comprimento, mas não entre em pânico! Estes animais alimentam-se exclusivamente de plâncton e são muito dóceis, pelo que as actividades com eles são completamente seguras.
Se nadar ou mergulhar não é a sua praia, não perca a experiência de ver um destes animais a partir do barco, vale a pena fazê-lo pelo menos uma vez na vida. Para mais informações sobre esta atividade, pode ler o post sobre os melhores passeios de barco em Cancun.
2. Visitar a Isla Mujeres
Uma vez que já mencionámos esta ilha por causa da sua população de tubarões-baleia, vale a pena mencionar que a Isla Mujeres é um dos destinos mais populares do país entre os turistas. Tem uma das melhores praias de Cancun e não deixa ninguém indiferente, especialmente nos meses de verão, quando as temperaturas são mais quentes e agradáveis.
A ilha recebe o seu nome da civilização Maia, uma vez que as mulheres da época faziam uma peregrinação a este lugar para fazer a passagem simbólica de rapariga a mulher. É por isso que aqui também se encontram as ruínas do templo consagrado a Ixchel, a deusa da lua.
Além disso, quando a noite cai, Isla Mujeres transforma-se numa colmeia de bares e locais de entretenimento, especialmente na Avenida Hidalgo, localizada no centro da cidade. Os ferries partem aproximadamente de meia em meia hora de quatro portos diferentes (do Embarcadero, Playa Caracol, Playa Tortugas e Puerto Juárez) e a viagem demora cerca de 20 minutos. Não perca!
Também pode estar interessado em fazer uma das excursões organizadas à Isla Mujeres, onde os transferes de e para a ilha estão incluídos.
3. fazer uma viagem a Holbox
Embora esteja um pouco mais longe do que a Isla Mujeres, as excursões à Ilha Holbox são sempre recomendadas. Além disso, está com sorte, porque devido às temperaturas e ao clima, junho é o melhor mês para desfrutar de tudo o que este paraíso tem para oferecer e é uma boa altura para viajar para Cancun. Acima de tudo, para admirar a bioluminescência marinha.
A bioluminescência marinha é um fenómeno natural muito especial que só ocorre em alguns locais específicos do nosso planeta. Graças a uma proteína que se encontra na água, esta brilha durante a noite. Basta movê-la um pouco e verá centenas de pequenas luzes, como se fossem pirilampos a nadar! Sem dúvida, uma das coisas a fazer se viajar para Cancun com crianças.
Para além do acima exposto, esta ilha mantém-se fiel à sua essência, para começar, nem sequer tem carros! As pessoas e os turistas deslocam-se em carrinhos de golfe. Por isso, relaxe, desfrute das praias, admire a fauna (há muitos flamingos, caranguejos, tartarugas...), deite-se numa das redes e, sobretudo, não se vá embora sem provar o marisco.
Os ferries partem da cidade de Chiquilá, a cerca de 140 quilómetros de Cancún. A viagem de ferry demora cerca de 30 minutos. A partir do barco, poderá desfrutar de vistas privilegiadas sobre o mar e, se tiver sorte, poderá até ver golfinhos.
4. celebrar a espiritualidade do solstício de verão
Para a antiga civilização Maia, o sol tinha uma importância fundamental, especialmente nas suas datas-chave: os solstícios e os equinócios. O solstício de verão ocorre a 21 de junho em todo o mundo, é o dia mais longo do ano e, consequentemente, tem a noite mais curta do ano.
Para os Maias, era sinónimo de que o planeta recebia mais energia solar do que em qualquer outro dia e, por isso, celebrava-se a abundância, a fertilidade e a alegria. Muitas pessoas celebram esta data indo a Chichén Itzá, um dos principais vestígios arqueológicos do Yucatán e um dos mais famosos do México. Embora a distância seja de quase 200 quilómetros, é uma visita a não perder e há muitas empresas que organizam excursões, por isso não tem desculpa!
Aproveite para se purificar e renovar as suas energias numa das ruínas mais impressionantes do mundo, tal como fizeram os Maias.
5. Surpreenda-se com os Voladores de Papantla
E por falar em solstício de verão, outro ritual que se realiza nesta altura do ano é o dos Voladores de Papantla. Nesta cerimónia, quatro homens-pássaro sobem a um poste de 30 metros de altura enquanto tocam flauta e tambor. Este rito é realizado na cidade de Papantla, situada no estado de Veracruz, há mais de 2500 anos.
Cancun fica bastante longe desta zona, mas não desespere! No Parque Xcaret (situado em Playa del Carmen, a uma hora de carro de Cancún), terá a oportunidade de assistir de perto a uma destas cerimónias, para além de muitas outras actividades, como nadar em rios subterrâneos, admirar vestígios arqueológicos e muito mais.
O Parque Xcaret organiza diariamente estes rituais para os turistas. No entanto, tal como acontece com o templo de Chichen Itza, é muito interessante poder vê-lo numa das suas datas tradicionais, como os habitantes locais faziam no passado. Deixo-vos com este post para saberem quais são as melhores excursões ao Parque Xcaret na Riviera Maya a partir de Cancun.
6. Passeio pela Quinta Avenida
Continuando em direção a Playa del Carmen, você encontrará a Quinta Avenida. Esta zona é muito popular e, especialmente nos meses de verão, está cheia de vida.
A avenida tem cerca de 5 quilómetros de comprimento e corre paralela ao mar. Por isso, a qualquer altura, pode apanhar uma das suas ruas estreitas para chegar à praia.
Muitos turistas vêm aqui para fazer compras, almoçar e jantar ou apenas para tomar uma bebida. No entanto, um simples passeio por aqui é altamente recomendado. Também pode acabar no Parque Fundadores, localizado numa das extremidades da praia, onde há muitos eventos e espectáculos.
7. Passe uma tarde no Paradise Island Experience
Não, o Isla Paradise Experience não é uma ilha propriamente dita, mas sim o melhor centro comercial de Cancun. Embora a época oficial de saldos comece no final de junho, é possível encontrar grandes descontos e promoções desde o início do mês.
Neste enorme centro comercial encontrará tudo, desde lojas de moda populares, como a Stradivarius ou a Bershka, até às melhores marcas de luxo, como a Tiffany's ou a Yves Saint Laurent, para citar apenas algumas. Mas aqui também encontrará cinemas, restaurantes e até um museu de tequila!
Não perca o Aquário Interativo de Cancun, que tem mais de mil exemplares de peixes de mais de 140 espécies. Aqui pode tocar em estrelas e ouriços-do-mar, bem como mergulhar nos tanques de peixes - uma aventura para os mais pequenos!
Mas não se vá já embora! A 3 minutos a pé do centro comercial, encontra-se a Sky Wheel ou Gran Rueda de Cancun, uma roda gigante de 70 metros de altura que promete proporcionar uma das melhores vistas de toda a cidade. Não perca!
8. Assistir a concertos, bailes e peças de teatro
Como em qualquer outra cidade, o verão em Cancun começa em junho e com ele vem todo um programa de concertos, festivais, espectáculos de dança e peças de teatro que inundam a cidade e animam as pessoas.
Claro que os eventos mudam todos os anos. Por isso, veja os concertos previstos para o seu cantor ou banda preferidos, porque, se forem internacionais, farão certamente uma paragem em Cancún!
Recomendo que consulte o programa cultural e de lazer para os dias da sua viagem e que compre os bilhetes para os eventos com antecedência. Pode consultá-la aqui.
9. Comemorar o Dia da Marinha
Todos os anos, no dia 1 de junho, Isla Mujeres celebra o Dia Nacional da Marinha, para prestar uma homenagem especial aos marinheiros mexicanos e, em geral, a qualquer trabalhador cuja atividade se desenvolva ou esteja relacionada com o mar, como comerciantes, pescadores ou corpos de segurança e proteção, entre outros.
Por isso, alguns dias antes, é organizado um extenso programa cultural e diversas actividades, que culminam no dia 1, com a cerimónia comemorativa e a oferenda floral de Bahía Mujeres.
Além disso, se é fã de desportos de praia, durante estes dias também há torneios de voleibol e futebol de praia a que pode assistir.
10. Visite a maior convenção das Caraíbas mexicanas
Estou a falar do Geek Fest, uma convenção anual de 3 dias que se realiza no início de junho em Cancun e que reúne mais de 2.000 fãs de manga, anime, banda desenhada, jogos de vídeo, cosplay e muito mais.
Aqui pode conhecer todas as novidades que saíram no último ano, assistir a conferências e concertos, participar em torneios e concursos, conhecer criadores e artistas e muitas outras actividades.
Também pode encontrar produtos exclusivos e obter descontos nos stands da convenção.
Se também é apaixonado por este mundo, esta convenção é altamente recomendada. Pode encontrar todas as informações e comprar bilhetes diretamente no seu sítio Web.
Preços em Cancún no mês de junho
junho é já a época baixa em Cancún, pelo que a afluência de turistas é muito menor. Isto significa que os preços dos voos, hotéis e serviços turísticos são um pouco mais acessíveis do que nos meses de época alta.
Isto também significa que poderá desfrutar das praias e atracções de Cancún de uma forma muito mais relaxada e descontraída, uma vez que não haverá tanta sobrelotação como noutras alturas.
No entanto, recomendo que organize a sua viagem com pelo menos 6 meses de antecedência. Desta forma, conseguirá obter as melhores tarifas, especialmente nas companhias aéreas. Lembre-se de que, para viagens internacionais, é melhor procurar um alojamento que ofereça cancelamento gratuito.
O tempo em Cancún em junho
O dia 1 de junho é considerado o início da época dos furacões no México, pelo que muitos turistas preferem planear as suas férias noutras datas. No entanto, estes fenómenos atmosféricos são bastante raros: só se registaram dois nos últimos 30 anos e sempre entre agosto e outubro. Por isso, não deverá ter problemas durante a sua viagem.
O clima de Cancún é semi-tropical, pelo que as temperaturas tendem a manter-se quentes durante todo o ano, embora aumentem ligeiramente nos meses de verão.
Em geral, durante o mês de junho, em Cancún e arredores, há poucas probabilidades de chuva e os dias são geralmente soalheiros. As temperaturas variam entre uma máxima de 32⁰C e uma mínima de 25⁰C.
A temperatura da água também é bastante quente nos meses de verão, tornando a natação e o snorkelling perfeitos (especialmente se houver tubarões-baleia!).