Melhor época para visitar Cancún

Águas azul-turquesa, museus subaquáticos, sol durante todo o ano e actividades marítimas sem fim. Cancún é um verdadeiro paraíso que atrai milhares de turistas todos os anos.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

Melhor época para visitar Cancún

Cancún | ©John Hul

É a sua primeira vez no México e está à procura do que ver e fazer em Cancun? Não há problema! Há milhares de coisas para fazer e, no entanto, é importante planear corretamente as suas férias.

Como é frequentemente o caso, é importante escolher a estação certa. Felizmente, Cancún beneficia do clima quente das Caraíbas e é muito difícil perder a estação certa.

Qual é a melhor altura para visitar Cancún?

Snorkelling em Cancún| ©Mdenison
Snorkelling em Cancún| ©Mdenison

Antes de começar a planear as suas férias, é importante ter em mente que Cancún tem apenas duas estações: uma estação mais quente e húmida e uma estação mais fresca e seca.

Em ambos os casos, a temperatura mantém-se quente durante a maior parte do ano. O frio é uma grande incógnita, uma vez que as mínimas não costumam descer abaixo dos 12ºC (o que é muito raro).

Em suma, não há uma má estação para visitar Cancún. Em qualquer caso, cada estação tem as suas próprias características e eventos recorrentes; continue a ler para descobrir quais são!

Reserve a sua excursão à Isla Mujeres a partir de Cancún

Visitar Cancún no inverno

O inverno em Cancún| ©Neil Cornwall
O inverno em Cancún| ©Neil Cornwall

O inverno é sinónimo de época alta. Os preços tendem a ser mais elevados do que o habitual, uma vez que o tempo é agradável e, à noite, a brisa do mar é refrescante sem ser fria.

O México é um país católico e uma das datas mais importantes é o Dia de Reis. Os desfiles são normalmente realizados nas ruas ou no estádio de basebol Beto Avila (Avenida Mayapan Supermanzana 21).

A tradição local é um pouco diferente da espanhola. No México, as crianças deixam um par de sapatos cheios de palha à porta de casa. Após a passagem de Melchor, Gaspar e Baltazar, o feno é substituído por presentes. Tal como em Espanha, nos Estados Unidos come-se a tradicional Rosca de Reyes.

Outra data importante tem lugar 40 dias depois do Natal. A 2 de fevereiro, celebra-se La Candelaria, uma festa religiosa que comemora a apresentação de Jesus no templo de Jerusalém. Neste dia, os habitantes locais vestem uma figura do Menino Jesus e levam-na à igreja para ser benzida.

Durante esta festa, é comum comer tamales e beber atole, uma bebida à base de milho. Já agora, se quiser encontrar os melhores tamales, pode ir a:

  • Flor de Lis (Avenida Sul de Tulum, Supermanzana 15A)
  • Tlayudas Oaxaca (Avenida Nichupte. Fracc. Villas Del Caribe, Supermanzana 99, 64 Batallón de Infantería)
  • El Pocito (31 Norte Lte 23 Mz35 SM 63, Centro)
  • PAISAtamales (Catarina 362-34)

Se vai viajar para Cancún em fevereiro, há uma última data que vale a pena anotar: o Día de la Bandera (Dia da Bandeira). É um momento de unidade nacional e é acompanhado de cerimónias oficiais, peças de teatro e desfiles. Os eventos têm lugar a 24 de fevereiro.

Visitar Cancún no Natal

Durante as férias de Natal, milhares de turistas deslocam-se a Cancún para fugir ao frio. As mínimas não descem abaixo dos 18ºC, as máximas rondam os 28ºC, as chuvas são raras e a humidade é menor do que no verão. O que mais se pode pedir?

Pode fazer todas as actividades aquáticas que quiser: caiaque, snorkeling, jet ski, passeios de catamarã e muito mais. Se não te apetecer, deita-te na areia e aproveita o sol. A costa de Cancún tem 22 quilómetros de comprimento e alterna praias de areia de sonho, como a Playa Tortuga, Chac Mool, Playa Delfines e Playa Caracol.

Quanto às tradições natalícias, Cancún, tal como no resto do México, celebra as pastorelas, pequenas peças de teatro que representam passagens da Bíblia.

Têm lugar nas praias e duram cerca de uma hora. É um espetáculo muito evocativo, especialmente se tiver lugar ao pôr do sol. Começam geralmente na segunda semana de dezembro e terminam antes do dia 25.

Tem várias opções para jantar na noite de 24 ou no dia de Natal. Aqui está uma lista de restaurantes que não estão localizados dentro de um hotel ou resort:

  • Marakame, um restaurante-cafetaria conhecido pelo seu rico buffet de Natal com bar aberto (Avenida Xpuhil Sur SM 19, L. 25 M2).
  • Lorenzillos, o templo da lagosta. É preparada em mais de 20 versões diferentes: coco, à moda Maia, frita, grelhada, etc. Também se podem provar as sopas de marisco e os pratos de peixe, camarão ou mesmo carne (Boulevard Kukulcán, Km 10,5, Zona Hoteleira).
  • Puerto Madero, a opção carnívora. É um restaurante argentino com cortes de alta qualidade e óptimas críticas (Boulevard Kukulcán, Km 14,1, Zona Hoteleira).
  • Bubba Gump, o restaurante que presta homenagem a Forrest Gump. Os seus camarões fritos são de lamber os dedos (Flamingo Mall, Km 11,5, Boulevard Kukulcan, Zona Hoteleira).

Para informações mais completas, recomendo que leia o post dedicado às coisas para ver e fazer em Cancun no Natal.

Visitar Cancún na primavera

A primavera em Cancún| ©Christina
A primavera em Cancún| ©Christina

Se quiser poupar algum dinheiro, a primavera deve ser a sua escolha. abril em Canc ún é sempre uma boa opção, mas o mesmo se aplica a maio. Nestes meses, os hotéis oferecem boas ofertas e, se reservar um voo com antecedência, as suas férias podem ser bastante baratas.

Com menos turistas, recomendo que visite as atracções mais populares, como os cenotes. Chac Mool, Tajma-hál, Suytun, Ponderosa e as outras depressões cársicas esperam-no de braços abertos e, com menos pessoas na água, desfrutará ainda mais da experiência.

Em alternativa, pode optar por um passeio todo-o-terreno a partir de Cancún ou por uma excursão às ruínas de Tulum.

Se é um apaixonado pela pesca, gostará de saber que no início de maio se realiza o Torneio de Pesca Desportiva "Don Andrés Garcia Lavin". Trata-se de um torneio muito popular com grandes prémios em dinheiro.

Reserve a sua viagem aos cenotes a partir de Cancún

Visitar Cancún no verão

verão em Cancún| ©chowdhuryfarah
verão em Cancún| ©chowdhuryfarah

O verão coincide com a épocaalta de Cancún. O clima é quente, as máximas podem atingir os 33 graus Celsius, e a precipitação é um pouco mais frequente. Mas não se preocupe, a chuva continua a ser escassa e, após um breve aguaceiro, o sol aparece sempre.

Esta é a época perfeita para um passeio de barco ou uma atividade de mergulho em Cancún. No final de maio, os tubarões-baleia chegam a estas águas devido à abundância de plâncton, o seu alimento preferido. Nadar com os maiores peixes do mundo não tem preço.

A primeira festa tradicional coincide com o início desta época. No dia 21 de junho, dia do Solstício de verão, acendem-se velas ou pequenas fogueiras para afastar as energias negativas. Antigamente, estas oferendas prestavam homenagem aos deuses que asseguravam a passagem dos anos.

O ritual realiza-se em vários locais da região. Um dos mais evocativos tem lugar em Chichen Itza, o famoso sítio arqueológico da península de Yucatán. Vale a pena reservar uma excursão a Chichen Itza a partir de Cancún para desfrutar do ambiente.

No final do verão, o Dia da Independência do México é celebrado a 16 de setembro. Nesta mesma data, em 1810, o país norte-americano conseguiu libertar-se do domínio espanhol que durava há três séculos.

Nesta data, o Palácio Municipal de Benito Juárez é iluminado com as cores da bandeira e a praça em frente enche-se de música ao vivo, trajes tradicionais e comida típica.

A Avenida Tulum, no centro, é palco de um desfile militar e, à noite, o fogo de artifício encerra as celebrações.

Reserve a sua excursão a Chichen Itza a partir de Cancún

Visitar Cancún no outono

O outono em Cancún| ©michael_jeddah
O outono em Cancún| ©michael_jeddah

Se tiver liberdade para escolher as suas férias, recomendo-lhe que as faça no outono. Nesta altura do ano, a humidade é mais amena e as temperaturas mantêm-se suficientemente elevadas (cerca de 27º).

Além disso, poderá desfrutar dos encantos de Cancún com mais tranquilidade, uma vez que a maioria dos turistas chega durante o verão ou em dezembro.

Se isto não bastasse, há mais uma atração: o Dia dos Mortos (Día de los Muertos). Nos dias 1 e 2 de novembro, os mexicanos montam altares decorados com flores de calêndula, velas, comida, caveiras e outras oferendas. De acordo com o folclore local, as almas dos mortos regressam temporariamente ao mundo dos vivos para passar algum tempo com as suas famílias.

Em Cancún, encontrará altares nas ruas, bem como em bares e hotéis. Para viver esta experiência de uma forma diferente, pode optar pelo Festival das Tradições da Vida e da Morte que se realiza no Parque Xcaret. Para mais informações, recomendo que leia o post sobre excursões ao Parque Xcaret a partir de Cancun.

Finalmente, há um último festival que fecha o inverno. Não é muito mexicano, mas foi adotado devido à proximidade geográfica e cultural com os Estados Unidos. Naturalmente, estou a falar do dia de São Patrício (17 de março).

Os hotéis e resorts organizam eventos e, como alternativa, pode ir ao Mccarthy's Irish Pub Cancun (Plaza Solare, 222 Avenida Bonampak, Avenida Sayil Esq, Zona Hotelera).

Reserve a sua viagem para Tulum a partir de Cancún

Quando é a estação das chuvas?

Museu Maia| ©David Stanley
Museu Maia| ©David Stanley

Na cidade da Riviera Maya, a estação das chuvas é entre maio e outubro. Ao contrário de outras localidades das Caraíbas, Cancún não é normalmente afetada por furacões. Na maioria dos casos, há apenas chuvas tropicais que despejam água durante a tarde (entre as 16:00 e as 17:00) e depois o sol volta a aparecer.

Caso tenha azar, aqui fica uma lista de opções de interior para os dias de mau tempo:

  • Museo Maya, reúne objectos encontrados nos sítios arqueológicos de Chichen Itza, Palenque e Comalcalco (Boulevard Kukulcan km 16,5, Zona Hoteleira).
  • Aquário interativo, onde se pode tocar com a mão (literalmente) arraias, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e pepinos-do-mar. Uma opção perfeita se viajar para Cancún com crianças (La Isla Shopping, Boulevard Kukulcan Km. 12,5, Zona Hoteleira).
  • Planetário Ka'Yok' (Palenque s/n Mz 5 21)
  • Dubai Palace, o casino de Cancun (Avenida Tulum Col. Súpermanzana 8, Manzana 1 Lote 2)
  • Museu Sensorial da Tequila. Aprenderá como se produz este famoso licor, o seu processo de envelhecimento e como degustá-lo da melhor forma (Boulevard Kukulcan Km 11,5, Zona Hoteleira).

É seguro viajar para Cancún?

Dia do Museu Aquático em Cancun| ©sanap501
Dia do Museu Aquático em Cancun| ©sanap501

Claro que sim! Em Cancún, a segurança da polícia estatal é reforçada pela segurança privada. Sem dúvida, a zona hoteleira é a mais segura de todo o país. Quanto à cidade em si, terá de seguir as orientações habituais: evite as zonas remotas e tente não andar sozinho nas ruas, especialmente à noite.

De acordo com os habitantes locais, o triângulo formado pelo Mercado 28 (San Miguel de Allende 28), o Parque de las Palapas e a estação central de autocarros ADO (Pino Lote 1 e 2, Supermanzana 23) é a zona segura da cidade.

Como posso chegar a Cancún a partir do aeroporto?

São necessárias 10 horas para chegar à Riviera Maya a partir de Espanha. Depois de uma viagem tão longa, tenho a certeza de que vai querer chegar rapidamente ao seu alojamento. Por isso, recomendo-lhe que contrate um transfer do aeroporto de Cancún. Em alternativa, pode optar por:

  • Oautocarro ADO, uma solução rápida e barata. A viagem demora cerca de meia hora e custa cerca de 4 euros. Pode encontrar mais informações no sítio Web oficial
  • Táxi, a opção cómoda mas não barata. O motorista encontra-o no terminal de chegadas e acompanha-o até à porta do hotel. Se não reservar com antecedência, terá de pagar uns impressionantes 35 euros por uma viagem de 20/30 minutos.
  • Carro alugado. Não recomendado se o seu hotel ou alojamento não dispuser de um parque de estacionamento.

Tabela de comparação

Carros de aluguer| ©Obi
Carros de aluguer| ©Obi

Reserve o seu transfer do aeroporto de Cancún

  • inverno
  • dezembro - fevereiro
  • Máxima: 27º Celsius
  • Mínima: 20º C
  • Estação: Alta
  • Precipitação: escassa
  • Festas típicas: Vírgen de Guadalupe, Natal, Dia de Reis, La Candelaria, Ano Novo, Dia da Bandeira
  • primavera
  • março - maio
  • Máxima: 31º Celsius
  • Mínima: 21º Celsius
  • Estação: Baixa
  • Precipitação: baixa
  • Festas típicas: Dia de S. Patrício, Férias da primavera, Dia da Criança, 5 de maio
  • verão
  • junho - agosto
  • Máxima: 24º Celsius
  • Mínima: 31º Celsius
  • Estação: Alta
  • Precipitação: Frequente
  • Festas típicas: Dia do Pai, Virgen del Carmen, Ano Novo Maia
  • outono
  • setembro - novembro
  • Máxima: 30º Celsius
  • Baixa: 22º Celsius
  • Estação: Baixa
  • Precipitação: Frequente (setembro e outubro) e escassa (novembro)
  • Feriados típicos: Independência do México, 12 de outubro, Halloween, Dia dos Mortos, Aniversário da Revolução Mexicana, Ação de Graças