10 coisas para ver e fazer em Cancún em fevereiro
Embora tradicionalmente considerada um destino de verão, Cancún é uma cidade cheia de efervescência, energia e atividade mesmo no mês de fevereiro.
Cancún é um destino único com muito para ver e fazer. E porque o clima em Cancún e na Riviera Maya é semi-tropical, pode visitar quase todas as épocas do ano e passar umas férias fantásticas.
O mês de fevereiro, em particular, tem temperaturas muito mais frescas e agradáveis, uma vez que pertence à chamada estação seca. É também um dos melhores meses para visitar a cidade, pois é inevitavelmente muito menos concorrida do que na época de verão.
1. Desfrute de um passeio de barco romântico em Cancún
Com menos pessoas em Cancun em fevereiro, é a altura perfeita para desfrutar de um passeio de barco ao longo da costa. De facto, é um dos planos mais românticos que pode fazer com o seu parceiro para o Dia dos Namorados na cidade. Há muitos tipos diferentes de passeios de barco em Cancun, mas para um plano de casal eu recomendo o passeio ao pôr do sol.
Esta atividade dura normalmente cerca de 4 horas e meia e pode desfrutar de um agradável passeio ao longo da incrível costa de Cancun e Isla Mujeres, enquanto saboreia deliciosos cocktails e aperitivos.
2. Fazer uma excursão à Riviera Maya
A Riviera Maya é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos da costa das Caraíbas e fevereiro é um bom mês para desfrutar de alguma paz e tranquilidade nestas praias sem a elevada concentração de turistas no verão. É também uma boa altura para desfrutar dos torneios de golfe que se realizam na zona.
Na Riviera Maya também vale a pena visitar Valladolid, uma cidade histórica perto de Cancun com uma arquitetura incrível que certamente irá adorar explorar. Não deixe de visitar o seu Mercado Municipal, um ótimo lugar para ver o pulso da cidade.
Descubra a beleza de Chichén Itzá
Muito perto de Valladolid fica Chichén Itzá, um conjunto de antigas ruínas maias. É um Património Mundial da UNESCO e é universalmente famoso pelas suas incríveis pirâmides antigas.
O edifício mais antigo de Chichén Itzá data do século V. A estrutura mais impressionante de toda a cidade é a pirâmide do Templo de Kukulkan (também conhecido como "El Castillo"). Os nove terraços que o rodeiam simbolizam a crença num céu de nove níveis.
Este sítio está muito bem preservado, pelo que se pode ver perfeitamente como viviam os antigos maias. Fica a cerca de 2,5 horas de Cancun de carro, ou 3 horas de autocarro. Mas a melhor coisa a fazer é apanhar uma excursão organizada a Chichen Itza. Existem diferentes tipos de excursões a Chichen Itza, algumas das quais combinam a visita com outros destinos.
3. Viajar para o paraíso de Isla Mujeres
Isla Mujeres é uma das melhores praias de Cancun e está localizada ao largo da costa, a apenas 20-30 minutos de ferry. Recomendo reservar uma excursão para Isla Mujeres para poder visitar os parques nacionais em paz e sossego e até nadar na famosa Praia do Norte.
A Isla Mujeres oferece vistas de cortar a respiração graças à sua costa rochosa e às suas belas baías. É também o primeiro sítio onde se pode ver o nascer do sol no México. Esta tranquila aldeia piscatória oferece uma pausa relaxante da agitada vida nocturna de Cancun.
Veja tartarugas marinhas a nascer na quinta de tartarugas local e no centro de conservação. Pode dar a volta à ilha num carro de golfe alugado, visitar o templo de Ixchel, visitar o Parque do Recife Garrafon, andar de caiaque, fazer mergulho, mergulhar com tubo de respiração ou visitar as ruínas do século XIX da Hacienda Mundaca.
4. Nadar nos cenotes
A Península de Yucatán, no México, é famosa pelos seus incríveis cenotes, buracos naturais cheios de água formados em cavernas de calcário. Toda a Riviera Maya está coberta por milhares deles, e é possível nadar em muitos deles. Em fevereiro há a vantagem de poder visitar um cenote sem o risco de chuva noutras alturas do ano.
Os cenotes são criados quando a superfície de calcário colapsa, criando uma abertura para o grande sistema de rios subterrâneos do Yucatan.
Alguns dos melhores cenotes perto de Cancun estão localizados na chamada Ruta de Cenotes, perto da cidade de Puerto Morelos, a cerca de 30 minutos de carro. Aqui se encontram o cenote La Noria, o cenote Verde Lucero, o cenote Mojarras e o cenote Selvática, entre muitos outros. E a maioria deles pode ser alcançada nas diferentes excursões guiadas de cenote oferecidas.
5. Deslizar por uma tirolesa
A tirolesa é uma das melhores actividades para fazer em Cancun, por isso não a pode perder, mesmo que pense que tem medo das alturas. fevereiro é um mês ideal para fazer tirolesa, pois passará muito tempo ao ar livre e o clima é mais agradável. Além disso, as tarifas também costumam ser mais baratas neste mês.
Para aceder a ela, é necessário visitar o parque de aventuras Xplor. Tem dois circuitos interessantes de tirolesa, cada um com 7 percursos diferentes, com o ponto mais alto a 45 m. Estes parques de aventuras costumam ter também outras actividades, como os ATV e os cenotes.
6. Comemore o Dia da Constituição no centro de Cancun
O Dia da Constituição é celebrado no México a 5 de fevereiro e o centro de Cancún é um ótimo local para desfrutar de desfiles, concertos, festivais, celebrações de rua e outros eventos deste feriado.
No centro da cidade também pode desfrutar da famosa luta livre mexicana. A luta livre é uma experiência cultural mexicana única em Cancun. Há dois lutadores mascarados, o "bom" e o "mau", que usam uma mistura de luta livre, acrobacias e manobras teatrais numa tentativa de vencer. Os eventos de luta livre são realizados no centro da cidade, na Arena Cancun, todas as terças, sextas e domingos à noite.
Não deixe de passear pela Avenida Tulum para ver e experimentar a verdadeira Cancun. E se quiseres experimentar a comida típica, não deixes de provar os tacos dos vendedores que aí se encontram. Embora eu recomende fazer uma visita gastronómica a Cancún se não quiser perder nenhum sabor.
7. Participar numa Cerimónia Temazcal
Um ritual temazcal é uma cerimónia de purificação tradicional maia que tem lugar numa pequena cabana. Para participar, tem de ficar em fato de banho ou em roupa interior e depois entrar na chamada cabana do suor, que é aquecida com pedras quentes e água, transformando-a numa sauna a vapor. Em fevereiro, é possível desfrutar desta tradição ancestral de forma muito mais íntima.
Um xamã local dirige toda a cerimónia e assiste os participantes. A cerimónia do temazcal decorre na escuridão total, enquanto o xamã derrama água sobre as pedras quentes, entoando cânticos e utilizando diferentes ervas para invocar os espíritos.
O temazcal é praticado desde tempos antigos, sendo considerado uma cerimónia de purificação que limpa o corpo, a mente e a alma. Enquanto o corpo transpira na pequena cabana, entra-se num estado profundo de meditação, reforçado pelos cânticos xamânicos quase hipnóticos.
8. Celebrar o dia da Candelária com os habitantes locais
O dia 2 de fevereiro é o Dia da Candelária (também conhecido como Dia do Tamale). No Dia da Candelária, as pessoas vestem figuras do Menino Jesus com trajes especiais e levam-nas à igreja para serem benzidas. Também se reúnem com a família e os amigos para comer tamales, um prato típico mexicano feito de milho e banana.
O Dia da Candelária é celebrado a 2 de fevereiro porque era o dia em que os agricultores levavam as suas espigas de milho para serem abenço adas para uma boa colheita.
Como isto não é algo que se celebre em restaurantes ou bares turísticos, terá de se misturar com os locais para celebrar este feriado.
9. Admire as melhores vistas da cidade a partir da Torre Cénica de Cancún
A Cancun Scenic Tower oferece vistas absolutamente espectaculares da costa das Caraíbas e da própria Cancun. É a estrutura mais alta de todas as Caraíbas mexicanas. Esta torre de 100 metros de altura está aberta todos os dias do ano, das 9h00 às 21h00, e em fevereiro terá de esperar em filas menos concorridas. Tenha em atenção que, para aceder à torre, tem de subir a uma cabina com capacidade para 60 pessoas e, no verão, as esperas podem ser longas.
Enquanto a torre roda lentamente 360 graus para lhe dar uma espetacular vista aérea de toda a Zona Hoteleira, pode ouvir a história de Cancún.
A viagem até ao topo da torre demora cerca de 5 minutos e pode passar mais 15 minutos a tirar fotografias enquanto o convés roda, proporcionando-lhe incríveis vistas panorâmicas.
10. Ir às compras
Cancun é uma cidade movimentada, com muitos centros comerciais, feiras de artesanato e lojas.
Em fevereiro, é possível encontrar ofertas ainda melhores do que noutros meses do ano, pelo que pode aproveitar a sua viagem para comprar roupa, sapatos, malas, acessórios e tudo o que precisar.
O centro comercial mais importante de Cancún é o Mercado 28 Não é um centro comercial típico, mas uma enorme feira da ladra com centenas de vendedores que oferecem tudo, desde têxteis a artigos de couro e maracas. No Mercado 28 pode encontrar excelentes lembranças mexicanas feitas à mão, ideais para presentes de viagem. Não hesite em pôr à prova as suas capacidades de regatear, resistindo à primeira oferta do vendedor.
Cancún tempo em fevereiro
Em fevereiro, os dias em Cancún são quentes, mas a humidade é consideravelmente mais baixa do que no verão. As noites são um pouco mais frescas do que na época de verão, mas são suficientemente quentes para um agradável banho no mar e nas piscinas.
Cancún goza de um clima agradável e soalheiro durante todo o ano. Na verdade, as temperaturas em Cancún não mudam muito durante o ano, o que muda é a humidade. A temperatura em fevereiro não desce abaixo dos 23 graus Celsius, pelo que pode ser um mês muito agradável para desfrutar de Cancún. Se é uma daquelas pessoas que não gosta do calor, este pode ser um dos melhores meses para passar as suas férias.
No entanto, se ainda está a pensar quando viajar para esta cidade mexicana, dê uma vista de olhos no nosso post sobre a melhor altura para visitar Cancun