10 coisas para ver e fazer na Cidade do México em junho

Atreva-se a ver uma cidade mágica do alto, só na Cidade do México. Se preferir, pode fazer uma aventura cultural fora da cidade e aproveitar o clima de junho.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer na Cidade do México em junho

Anjo da Independência | ©Virtual_Raide

O mês de junho encerra a primavera e pode desfrutar das últimas actividades da colorida estação, mas não se preocupe, no final do mês chega o verão com festivais e opções fora da cidade. Se a sua viagem coincidir com esta altura do ano, recomendo que opte pelos melhores passeios de bicicleta para celebrar o Dia Internacional da Bicicleta, que faça um passeio de balão de ar quente sobre Teotihuacan e que beba a cerveja original dos Simpsons.

As actividades mais interessantes têm lugar nos primeiros e últimos dias do mês, algo que pode ter em conta ao organizar a sua viagem. Além disso, junho é uma das melhores alturas para explorar a cidade, uma vez que as temperaturas em junho variam entre os 13° e os 26°. A sua mala deve incluir roupa fresca e aberta, mas não exclua os casacos para se cobrir para as noites em que a temperatura tende a descer.

1. Desfrute dos festivais da Cidade do México em junho

Simpson Weekend Fest| ©JosEnrique
Simpson Weekend Fest| ©JosEnrique

Os mexicanos aproveitam as temperaturas quentes para participar em actividades e festivais ao ar livre. Há festivais temporários que surgem anualmente, por isso fique atento aos sítios culturais do governo.

Simpson Weekend Fest

Todos os anos, em junho, os fãs dos Simpsons podem desfrutar de um festival inspirado na famosa série de televisão. As actividades incluem um bazar, teatro, concursos e um concurso de máscaras. O amarelo é a cor certa para participar neste evento e pode dar largas à sua criatividade quando se trata de escolher os seus trajes. No local, pode visitar a Moe's Tavern e experimentar a cerveja Duff, ou provar a Kwif-E Mart, considerada a bebida preferida de Bart Simpson. A entrada custa aproximadamente de 5 a 20 euros.

Reserve seus transfers do Aeroporto da Cidade do México

2. Comemorar o Dia Internacional da Bicicleta

Pessoas em bicicletas| ©Mexico Bike Tour
Pessoas em bicicletas| ©Mexico Bike Tour

Em junho, a Cidade do México celebra o Dia Internacional da Bicicleta, que é um fim de semana de actividades recreativas, ideal para famílias, turistas e habitantes locais. Na praça Zócalo encontrará muitos eventos gratuitos e todos os anos há um cartaz musical para desfrutar de artistas ao vivo.

Além disso, há bancas de comida, atracções no Centro Histórico, terapias de dança e os melhores passeios de bicicleta pelos principais monumentos da cidade. Há zonas onde se podem utilizar as bicicletas gratuitamente e também se organizam exposições de bicicletas antigas.

As famosas biciescuelas, uma iniciativa mexicana que consiste em stands de informação que explicam a importância ecológica deste meio de transporte, são instaladas em diferentes pontos da cidade. Este dia celebra um estilo de vida saudável e promove os veículos amigos do ambiente. As bicicletas chegaram ao México em 1869, mas inicialmente os modelos eram muito caros e tinham rodas difíceis de manusear.

Reservar uma visita guiada à Cidade do México

3. Prepare-se para o solstício de verão ou Litha

Spa no México| ©zscezsar
Spa no México| ©zscezsar

O solstício de verão, mais conhecido como Litha, é considerado o dia mais longo do ano, pelo que é ideal para reservar visitas guiadas à cidade, uma vez que o tempo é escasso. Todos os anos as actividades são diferentes, mas em geral envolvem espectáculos de dança, música ao vivo, acender de velas e fogueiras em parques e praças.

Segundo a cultura maia, é aconselhável tomar um banho de purificação. Na Cidade do México, pode ir ao Calma Float & Wellness, onde oferecem terapia de flutuação, massagens corporais e faciais, bem como banhos em tanques de isolamento sensorial.

Outro plano ideal é participar na colheita de fruta da época, fazer um passeio pela cidade ou assistir às aulas de meditação gratuitas que são organizadas em diferentes partes da cidade.

4. Não perca os eventos e as actividades do Centro de Cultura Digital

Paseo de Reforma| ©Kirk K
Paseo de Reforma| ©Kirk K

O Centro de Cultura Digital, situado no Paseo de Reforma, oferece diferentes espaços, actividades e eventos relacionados com a arte digital. Todos os meses há diferentes projecções e espectáculos e, claro, junho não é exceção.

Pode encontrar mais informações no seu sítio Web, mas as actividades são geralmente gratuitas. Há também exposições dinâmicas, interactivas e sensoriais, bem como eventos cinematográficos.

Reservar uma excursão de autocarro hop-on hop-off pela Cidade do México

5. Participar na maratona anual do Dia do Pai

Maratona no México| ©Christian Ramiro González
Maratona no México| ©Christian Ramiro González

Todos os anos é realizada uma maratona na Floresta de Tlalpan para celebrar o Dia do Pai. Este pulmão local é uma área protegida com cursos de verão e primavera, mais de 206 espécies de flora, entre as quais se destaca o bunting, e cerca de 134 espécies de fauna.

Pode viver uma experiência refrescante e fugir da agitação da cidade, é uma corrida matinal ideal para ver o nascer do sol. Em diferentes pontos da cidade, encontrará exposições e música ao vivo. No sítio Web oficial, pode encontrar a contagem decrescente para a maratona e mais informações sobre as inscrições.

6. Faça um passeio de balão e conheça Teotihuacán

Passeio de balão sobre Teotihuacán| ©Manuel Quinones
Passeio de balão sobre Teotihuacán| ©Manuel Quinones

Não dá para sair da Cidade do México sem visitar Teotihuacan, um complexo arqueológico localizado no nordeste do país. Recomendo que opte por visitas guiadas para fazer um passeio de balão de ar quente sobre a região.

Esta experiência permitir-lhe-á ver Teotihuacan das alturas durante pelo menos quarenta e cinco minutos, enquanto a adrenalina corre nas suas veias. Neste paraíso, pode desfrutar de um pequeno-almoço mexicano, passear pelas aldeias circundantes e apreciar:

  • Os tianguis de artesanato e gastronomia que se realizam exclusivamente todas as segundas-feiras.
  • O Jardim dos Cactos que vos levará cerca de vinte e cinco minutos por zona, poderão ver o cato candelabro, um dos mais gigantes do mundo, almoçar no restaurante, visitar a galeria de arte e conhecer uma variedade de propostas de jardins: italianos, japoneses, tropicais, cactos, primaveris e muito mais.
  • Labirinto dos Sentidos cujo lema é "o único labirinto que não é feito para o perder, mas para o encontrar". O custo para aceder a todas as áreas é de cerca de 14 €.
  • Balnearios de Cuauhtémoc, com uma variedade de piscinas para adultos e crianças, a entrada é totalmente gratuita.
  • Um passeio de bicicleta pela zona arqueológica permitir-lhe-á apreciar a construção dos edifícios pré-hispânicos. Desta forma, poderá ver a Calzada de los Muertos e as Pirâmides do Sol e da Lua, onde poderá apreciar grutas, restos de ossos, jóias e obsidiana.
  • Palácio de Quetzalpapallotl, faça uma paragem especial neste imponente palácio decorado com borboletas e penas. Se quiser saber mais sobre a sua história, dê um passeio pelo Museu da Cultura que exibe cerâmicas, têxteis, pedras e ossos. Visite o Museu de Murais que apresenta pinturas da cidade antiga e modelos que mostram como era Teotihuacan no passado.
  • Compre obsidiana, muitas pessoas vêm para comprar esta preciosa pedra negra que ocorre naturalmente na área.

Reserve uma excursão às Pirâmides de Teotihuacan a partir da Cidade do México

7. Conheça o Museu do Chocolate

Degustação de chocolate| ©Dimitri dF
Degustação de chocolate| ©Dimitri dF

Quase toda a gente gosta de chocolate e, provavelmente, tem curiosidade em conhecer o processo de produção e como funciona a cultura do cacau. Por isso, uma visita ao Museu do Chocolate é perfeita para uma experiência gastronómica e uma visita guiada às suas instalações. Entre março e junho, há noites especiais no museu, ideais para participar em workshops ou assistir a uma degustação.

Há uma loja de recordações e uma loja de chocolates que vende chocolates com selo mexicano. A entrada geral custa cerca de 4 euros, mas também há pacotes para famílias. Algumas atracções têm um custo adicional que deverá ter em conta antes de organizar a sua visita.

8. Aprender sobre a cultura coreana na Cidade do México

Museu das Culturas do Mundo| ©Ulises Moreno
Museu das Culturas do Mundo| ©Ulises Moreno

Para explorar a cultura asiática, especificamente os segredos da história coreana, faça uma visita ao Museu das Culturas do Mundo, que exibe uma variedade de países. Originalmente a casa da moeda mexicana, tem agora uma sala internacional euma sala mediterrânica que alberga colecções da Grécia, Pérsia, Roma, Mesopotâmia e Egipto.

A exposição mais interessante é a sala coreana que revela detalhes da sua cultura, como danças, crenças, história e uma variedade de peças que representam a moda coreana. O ideal é visitar no final de junho, quando o sol começa a brilhar e há dias muito quentes. Desta forma, terás um plano coberto completamente gratuito.

Também podes passear pela Koreatown, onde se vendem doces coreanos, leites aromatizados e coisas relacionadas com bandas de k-pop. Há também lojas que vendem produtos coreanos para cuidados faciais e salas de karaoke.

9. Assistir à Parada do Orgulho LGBTTTIQ

Pessoas no Orgulho| ©TJ DeGroat
Pessoas no Orgulho| ©TJ DeGroat

Em junho, a Cidade do México celebra o mês do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual, Travesti, Transgénero, Transexual, Intersexo e Queer (LGBTTTIQ) e, para comemorar, há uma variedade de actividades, incluindo um desfile pelas principais ruas da cidade. Cada ano tem um tema diferente e oferece palestras informativas, é um evento mundial realizado para recordar os motins de 1969 em Nova Iorque, causados por abusos policiais durante uma rusga a um bar gay.

Além disso, há concertos ao vivo, espectáculos de música, dança e teatro, galerias de arte e outras actividades que apoiam o evento.

10. Dar um passeio de bicicleta à volta do Anjo da Independência

Anjo da Independência| ©Christian Hipólito
Anjo da Independência| ©Christian Hipólito

Um dos monumentos mais importantes da cidade é o Anjo da Independência, recomendo que faça um passeio de autocarro com paragens gratuitas, para chegar a este ponto localizado na Reforma. Durante o mês de junho, muitas pessoas rodeiam a escultura em bicicletas, pelo que pode aproveitar para explorar as lojas da zona.

Perto está o Museu de Cera, que tem mais de 230 figuras de figuras icónicas nacionais e internacionais, e a entrada varia entre 8 e 13 euros, dependendo do tipo de visita. Também aqui se encontra o Museu Ripley's e um cinema 4D com efeitos especiais de neve, água e ar.

Reservar uma visita guiada à Cidade do México

Fluxo turístico da Cidade do México em junho

Viajar pelo México| ©africankelli africankelli
Viajar pelo México| ©africankelli africankelli

junho é a melhor altura para visitar a Cidade do México se quiser desfrutar de um fluxo turístico reduzido, uma vez que é época baixa, pelo que encontrará as principais atracções desimpedidas.

É a oportunidade perfeita para se inscrever em visitas guiadas pela cidade. Sugiro que aprecie cada monumento em pormenor e aproveite as melhores actividades de verão.

Outras opções pouco turísticas incluem:

  • Coisas para fazer na Cidade do México em abril, pode aproveitar a primavera e fazer um passeio de trajinera por Xochimilco.
  • O que fazer na Cidade do México emmaio, uma óptima opção para visitar a Floresta de Chapultepec, sem as multidões.
  • O que fazer na Cidade do México emsetembro, ideal para aproveitar os últimos raios de sol do verão.
  • O que fazer na Cidade do México emoutubro, ideal para aproveitar as assustadoras celebrações do Dia das Bruxas. Tenha em mente que durante os últimos dias do mês, o número de turistas pode aumentar ligeiramente.

Locais com pouca afluência de turistas na Cidade do México em junho

  • O Kiosko Morisco está localizado em Santa María la Ribera e, durante o mês de junho, oferece locais ideais para tirar fotografias sem multidões.
  • OPlanetário Luis Enrique Erro, com uma taxa de entrada estimada em 4 €, oferece factos interessantes sobre o espaço, constelações e os eventos astronómicos mais incríveis que ocorreram na Cidade do México.
  • A colónia de San Rafael e a sua icónica Galeria de Arte Contemporânea é uma paragem sem multidões para espectáculos de arte, exposições e projecções de filmes.
  • NosMercados de San Juan encontrará pratos feitos de insectos que fundem a cozinha mexicana e asiática.

Reservar uma excursão à Cidade do México

Preços na Cidade do México em junho

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Em junho, encontrará voos mais baratos, bem como alugueres de automóveis com desconto e alojamento acessível a partir de 10 euros por noite. Há muitas ofertas baratas ou gratuitas, e o melhor é que é um mês cheio de concertos e eventos recreativos relacionados com coisas para fazer no verão.

Reserve os seus transferes do Aeroporto da Cidade do México