O que ver e fazer na Cidade do México em 2 dias

A Cidade do México é um dos locais mais bonitos do México, oferecendo história, cultura e opções gastronómicas. Aqui está um itinerário para passar dois dias a explorar as suas ruas e monumentos.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer na Cidade do México em 2 dias

No México | ©Luis Domínguez

A cidade dos mariachis, dos tacos e dos monumentos aztecas é muito grande, mas não se preocupe! Em dois dias é possível desfrutar das melhores coisas para fazer na Cidade do México. O principal é organizar-se e elaborar um itinerário onde especifique o seu percurso e os meios de transporte a utilizar.

Para esta visita, recomendo que visite os melhores bairros da Cidade do México, onde pode encontrar castelos, monumentos cheios de história, exposições de arte e muito mais. Também podes visitar o Anjo da Independência, Xochimilco, os palácios e os museus históricos.

Dia 1: Visita ao centro histórico, ao Zócalo, ao Castelo de Chapultepec e muito mais

Dentro de Chapultepec| ©bruno
Dentro de Chapultepec| ©bruno

Se tem pouco tempo para visitar a cidade, provavelmente vai querer aproveitar os sítios mais populares. Recomendo que se concentre na zona central da cidade, para visitar a Plaza Garibaldi, os melhores museus da Cidade do México, o centro histórico, o Zócalo, a Zona Rosa e o Paseo de la Reforma.

É um passeio que pode ser feito de táxi, autocarro ou metro para maior comodidade. Pode passar algum tempo a explorar, por isso recomendo que passe pelo menos uma hora no centro histórico e no Castelo de Chapultepec. No entanto, se puderes prolongar a tua visita e ficar 5 dias na Cidade do México, terás mais tempo para explorar cada espaço em detalhe.

Praça Garibaldi e Museu da Tequila e do Mezcal

Recomendamos que comece o seu dia na Plaza Garibaldi, um local emblemático da Cidade do México, localizado no bairro de Lagunilla, a norte do Centro Histórico. É um dos melhores locais se quiser desfrutar de um espetáculo de mariachi. Esta praça é famosa, pois reúne uma variedade de grupos musicais mexicanos com os seus trajes típicos.

Perto desta praça está localizado um dos melhores museus da Cidade do México, conhecido como o Museu Tequila e Mezcal. Especificamente, está localizado a menos de um minuto a pé pelo Eje Central Lázaro Cárdenas. Aqui pode aprender mais sobre o fabrico da tequila e de outras bebidas mexicanas.

Arena México

Depois do museu, pode visitar a Arena México, localizada a cerca de 15 minutos de táxi. Aqui pode experimentar a luta livre na Cidade do México. A energia destes eventos é impressionante, com mais de quinze mil pessoas a assistir. Certamente reconhecerá as famosas máscaras que são um símbolo nacional e representam deuses, animais e outras personagens icónicas.

Reserve uma experiência de lucha libre, mariachis e tequila

Centro Histórico da Cidade do México

Para continuar o seu passeio, sugiro que visite os monumentos históricos da cidade. A maneira mais rápida de chegar da Arena México ao Centro Histórico é apanhar um táxi por cerca de 3 euros. Também pode utilizar a linha 3 do metro ou apanhar um autocarro turístico pela Cidade do México.

Esta zona é a melhor opção se quiser provar tacos mexicanos, pois existem muitos restaurantes tradicionais. Também encontrarás bancas de rua que vendem churros e outros produtos locais. Entre estas ruas podes visitar alguns dos melhores museus da Cidade do México e outros locais importantes, tais como:

  • Museo del Templo Mayor: está localizado a menos de cinco minutos a pé da paragem principal do Centro Histórico. Aqui pode aprender sobre as ruínas pré-hispânicas. Tem uma área arqueológica e o preço aproximado para desfrutar das instalações é de 4 euros por pessoa.
  • Museo Archivo de la Fotografía: está localizado a quatro minutos a pé do Museo del Templo Mayor, na rua Seminario. Neste espaço histórico encontrará todo o material fotográfico de acontecimentos marcantes do século XX. O acesso é gratuito, pelo que é uma visita ideal.
  • Catedral Metropolitana: a partir do Museu da Fotografia, pode chegar à Catedral de táxi em menos de cinco minutos. É uma das maiores catedrais da América Latina. Se está a planear coisas para fazer na Cidade do México em agosto, pode aproveitar as festividades do santo padroeiro que têm lugar durante este mês.

As melhores excursões à Cidade do México levam-no numa visita detalhada ao centro histórico. Normalmente, oferecem uma experiência guiada e personalizada, que o ajudará a otimizar o seu tempo e a conhecer o maior número possível de monumentos e locais na área.

Reservar uma visita guiada à Cidade do México

Zócalo

O Zócalo| ©Kelvin Flores
O Zócalo| ©Kelvin Flores

Para continuar o seu passeio, pode dirigir-se ao Zócalo, situado no centro da cidade. A partir da catedral, pode ir a pé em menos de quatro minutos. Sugiro que comece por explorar a Plaza de la Constitución, conhecida como uma das principais praças da Cidade do México. Nos arredores, há espectáculos de dançarinos aztecas, que certamente reconhecerá pelas suas penas e maquilhagem feita à mão.

Se vier às oito da manhã, poderá provavelmente assistir à cerimónia diária de hasteamento da bandeira, que inclui espectáculos de tambores e pequenos desfiles. Também pode aproveitar para ver os edifícios da zona, como o Palácio Presidencial. Ou aventure-se nas melhores excursões gastronómicas da Cidade do México, que exploram as bancas de rua da zona.

Reserve um passeio gastronómico pelo centro da CDMX

Zona Rosa

Para seguir o passeio pode apanhar o autocarro da linha 4, ou as linhas de metro 1 e 2, para chegar à Zona Rosa. É uma das melhores zonas para ficar, pois está rodeada de galerias de arte, locais de entretenimento e restaurantes. Recomendo que passeie pelas ruas comerciais de Antuérpia, Londres, Génova e Hamburgo. Também pode visitar o Museu de Cera, onde encontrará esculturas e bonecos de personagens fictícios e ícones nacionais.

Angel de la Independencia e Paseo de la Reforma

Depois de passear pelo centro, pode dirigir-se ao Angel de la Independencia, um ponto de passagem obrigatório durante a sua visita. Fica a oito minutos a pé da Zona Rosa. Aqui pode tirar fotografias e aproveitar os melhores passeios de bicicleta na Cidade do México.

A partir deste ponto é muito fácil encontrar um dos locais mais emblemáticos da cidade, mais conhecido como o Paseo de la Reforma. É uma avenida larga onde se encontra o Auditório Nacional, o bairro Roma, a Alameda Central, entre outros. Se quiseres conhecer toda a zona, recomendo-te que organizes um itinerário de pelo menos 4 dias na Cidade do México e que lhe dediques um dia inteiro.

Castelo de Chapultepec e Bosque de Chapultepec

No final da tarde, sugiro que se dirija ao Bosque de Chapultepec. Está localizado a cinco minutos de carro do Paseo de la Reforma. É uma das florestas mais importantes do mundo e é fácil de percorrer, pois está dividida em quatro secções. Sugerimos-lhe que dê um passeiono pequeno comboio, ou que visite o Museu do Sítio, onde descobrirá a história do local.

A poucos passos de distância está o Castelo de Chapultepec, onde se pode ver a carruagem real usada pela monarquia há anos atrás para se deslocar pela cidade. Também encontrará jardins, murais, salas preservadas e peças arqueológicas. Existem experiências guiadas que facilitam a visita e optimizam o seu tempo.

Reserve uma visita ao Castelo de Chapultepec e ao Museu de Antropologia

Polanco

Do Castelo de Chapultepec chega-se a Polanco de táxi em menos de cinco minutos. Se procura coisas para fazer na Cidade do México à noite, o autocarro noturno tem uma rota que passa por esta zona. Este é um bairro famoso, onde se encontram lojas de luxo, restaurantes de renome e eventos culturais.

Alguns dos sítios que se podem visitar são:

  • Museu Soumaya: aqui encontrarás exposições de diferentes tipos de arte de diferentes períodos. O autocarro turístico da Cidade do México passa por esta zona, mas também se pode apanhar um táxi e chegar lá em menos de três minutos.
  • Aquário Inbursa: é um dos maiores aquários da América Latina, ideal se estiver a viajar com crianças. Pode lá chegar a pé a partir do museu em menos de três minutos. Tem um programa de conservação de espécies e pode entrar gratuitamente se tiver o City Passport.
  • Avenida Presidente Masaryk: Polanco é um dos melhores bairros da Cidade do México e é conhecido pelas suas pequenas ruas com lojas de luxo. É aqui que se pode terminar o dia, aproveitar para comer nos melhores restaurantes ou visitar as principais montras. Esta avenida fica a nove minutos de carro do aquário.

Reservar um passeio gastronómico por Polanco

Dia 2: Passear pelos bairros tradicionais, subir à Torre Latinoamericana e ver os palácios mais populares

Em Coyoacán| ©Fido
Em Coyoacán| ©Fido

No seu segundo e último dia, não pode deixar de visitar os melhores bairros da Cidade do México, pois são zonas tradicionais. Também pode aproveitar o dia para comprar bilhetes para a Torre Latinoamericana, um dos miradouros mais populares da cidade.

Bairro de San Angel e Coyoacan

Para começar o dia, recomendo acordar cedo e ir até os povoados de San Angel. Este é um bairro encantador nos arredores da cidade, localizado a cerca de uma hora de táxi ou de carro. A partir dos seus terraços pode desfrutar de vistas panorâmicas do nascer do sol. O autocarro turístico da Cidade do México faz um percurso por esta zona. É uma opção mais económica, que permite visitar os museus Frida Kahlo e Diego Rivera.

No regresso, pode apanhar o autocarro turístico, um táxi ou a linha 1 e 2 do metro. Desta forma, chegará ao Barrio de Coyoacán. Este é um centro turístico que foi criado pelos indígenas mexicanos. Nesta zona, recomendo que passe pelo Mercado 89, onde encontrará delícias gastronómicas, bem como pelo Jardín Allende, onde há centenas de exposições de arte.

Alugar o autocarro turístico CDMX

Torre Latino-americana

Se quiser ver a cidade de cima, pode dirigir-se à Torre Latinoamericana. Para chegar de Coyoacán, pode apanhar a linha 2 do metro ou um táxi. Normalmente é um local muito concorrido, pois oferece um museu com a história do monumento, um restaurante nas alturas e uma experiência de vista panorâmica.

Tem cerca de 139 metros de altura e foi concluído em 1956. Se está a pensar em comprar bilhetes para a Torre Latinoamericana, deve considerar onde estão localizadas as principais atracções:

  • Loja de lembranças no 37º andar.
  • Restaurante MIRALTO no 41º andar, bem como uma cafetaria mais pequena no 37º andar.
  • Museu do Bicentenário no 36º andar, enquanto o Museu da Cidade e a Torre se encontram no 38º andar.
  • Terraços e plataformas de observação do 42º ao 44º andar.

Comprar bilhetes para a plataforma de observação da Torre Latino-Americana

Arte de rua do Chilango

Para continuar o passeio, sugiro que vá ao Street Art Chilango. Fica a quatro minutos de táxi da Torre Latinoamericana. Também pode apanhar o autocarro da linha 1 ou o autocarro noturno, caso queira aproveitar as coisas para fazer na Cidade do México à noite.

Nesta zona, pode apreciar a arte urbana, explorar os graffiti e os murais, ou aproveitar as melhores excursões da Cidade do México que lhe darão a conhecer a arte de rua da região e que podem até ser feitas de bicicleta.

Reservar um tour de arte de rua de bicicleta

Palácio Iturbide

Palácio de Iturbide| ©Dan
Palácio de Iturbide| ©Dan

O Palácio de Iturbide é uma paragem obrigatória que recomendo que façam durante a vossa visita à cidade. Está localizado a poucos minutos da Street Art Chilango. Pode apanhar um táxi por cerca de 2 euros, ou apanhar as linhas 2 e 3 do metro. É uma joia do barroco mexicano que data de 1779.

É um plano gratuito, onde encontrará artesanato mexicano, bem como experiências imersivas. Note-se que a fotografia com flash não é permitida, a fim de cuidar das exposições artísticas.

Reservar uma visita guiada aos Palácios da CDMX

Palácio de Belas Artes

Para terminar o passeio, sugiro que visite o Palácio de Bellas Artes. Trata-se de um recinto cultural, situado a cinco minutos de táxi do Palácio de Iturbide. Note-se que a entrada é gratuita aos domingos, no resto da semana tem de pagar uma taxa de aproximadamente 5 euros por pessoa.

No interior, encontrará alguns dos melhores museus da Cidade do México, uma vez que cada canto alberga um pedaço da história mexicana. Pode assistir a um espetáculo de ballet folclórico, explorar a Sala Adamo Boari e o Museu Nacional de Arquitetura, que tem colecções do património arquitetónico da região.

Comprar bilhetes para o espetáculo do Ballet Folklorico

Uma comparação de coisas para ver e fazer na Cidade do México em 2 dias

  • Dia 1: Visite o centro histórico, o Zócalo, o Castelo de Chapultepec e muito mais
  • Visite a Plaza Garibaldi, o Museu da Tequila e da Mezcla, a Arena México, o Zócalo, a Zona Rosa, o Anjo da Independência, o Paseo de la Reforma, o Bosque e o Castelo de Chapultepec e Polanco.
  • Recomendo que se desloque de táxi, autocarro turístico ou mesmo a pé, pois as atracções são muito próximas umas das outras.
  • Dia 2: Passeio pelos bairros tradicionais, subida à Torre Latinoamericana e visita aos palácios mais populares.
  • Passeio pelos bairros de San Angel e Coyoacan, Torre Latinoamericana, Street Art Chilango, Palácio de Iturbide e Palácio de Bellas Artes.
  • Pode viajar de táxi, autocarro turístico, metro ou autocarro noturno.

Com este itinerário, poderá desfrutar de uma visita completa num curto espaço de tempo. Terá espaço para visitar lugares emblemáticos e jóias escondidas na cidade. Se ainda quiser viver outras experiências, como uma excursão às Pirâmides de Teotihuacan a partir da Cidade do México, recomendo que prolongue a sua viagem por mais alguns dias.